Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pintura do tipo SPARKLE

+34
Juninho Sampaio
JAZZigo
Stormbringer
patriciofernandes
siodoni
fheliojr
Bananoise
vinibassplayer
bodhan
vcrz
Ronyldo D`Santos Luthier
Groovin
Tarcísio Caetano
Paulo Penna
Rico
CG
Renato
Fernando Zadá
Jãozeiro
emachado
Nelson Bass
Maurício_Expressão
Pz123
HenriqueBessa
Uchoa
dibass
joabi
Cantão
Andremoura
Zubrycky
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Bruno da Rosa
Sentinela
38 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Sex maio 22, 2020 6:48 pm

Ola, pessoal !

Pretendo construir um baixo com luthier e estou pensando na cor.

Me interessei e achei muito bonito essa cor: https://www.music-man.com/pdn/starry-night

Mas, meu luthier orientou que SPARKLE muda o timbre do instrumento devido a todo esforco em fazer a pintura e tal.

O baixo que irei construir é um modelo baseado no Jazz Bass anos 75, com escudo preto e a escala clara.

Obrigado !
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Bruno da Rosa Sex maio 22, 2020 7:04 pm

Não muda em absolutamente nada o som. Ele deve é estar com preguiça de fazer porque dá "trabalho".
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex maio 22, 2020 7:10 pm

Mas, meu luthier orientou que SPARKLE muda o timbre do instrumento devido a todo esforco em fazer a pintura e tal.
Isso não existe...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Sex maio 22, 2020 7:10 pm

Sentinela escreveu:Mas, meu luthier orientou que SPARKLE muda o timbre do instrumento devido a todo esforco em fazer a pintura e tal.

Pintura do tipo SPARKLE SimilarJointDuckbillplatypus-size_restricted
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Convidado Sex maio 22, 2020 7:28 pm

É rapaz. Acho que a galera está te recomendando trocar de luthier.

Pintura do tipo SPARKLE Captur61

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Sex maio 22, 2020 8:59 pm

Pior que agora eu quero saber o nome do luthier!!! Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Bruno da Rosa Sex maio 22, 2020 11:06 pm

Vai ver o luthier falou que vai mudar o som porque vai fazer a pintura de má vontade, aí certamente quando for pegar pra fazer o resto vai sair tudo errado Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sex maio 22, 2020 11:42 pm

Se o baixo for pintado com uma cor sólida o som será sólido.





:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Andremoura Sáb maio 23, 2020 12:54 am

Zubrycky escreveu:Se o baixo for pintado com uma cor sólida o som será sólido.





:troll:
Melhor que crackelado.... What a Face What a Face What a Face
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Sáb maio 23, 2020 1:03 am

allexcosta escreveu:Pior que agora eu quero saber o nome do luthier!!! Laughing
WAR ?  Laughing
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Sáb maio 23, 2020 1:20 am

Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente. Ouvindo novamente o que ele me explicou:

"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som. Nao é que vai matar o som do instrumento, mas, em teoria, perde do que uma pintura mais fina. Eu tenho feito a pintura nos instrumentos cada vez mais fina para eles timbrarem mais. O Sparkle vai o dobro disso para poder nivelar."
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Sáb maio 23, 2020 1:38 am

Sentinela escreveu:Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente.
Cara , admiro muito o trabalho do Márcio , mas se eu fosse fazer um baixo com um luthier e escolhesse essa cor , seria essa cor e ponto final , independente do timbre final , que prazer eu teria em ter o baixo dos meus sonhos , feito pra mim , na cor que não escolhi ?
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por joabi Sáb maio 23, 2020 1:43 am

Ah, tá... bem diferente a explicação dele. No primeiro post você disse que "muda o som em função do esforço pra fazer a pintura". Aí ficou a sensação de preguiça por parte do luthier, mas agora está claro que não é nada disso.

Muita gente defende essa posição, de usar menos material para acabamento, principalmente em instrumentos com madeiras boas. Tenho um baixo que eu queria com acabamento "glossy" e o luthier praticamente me implorou para deixar só na madeira... aceitei, e não me arrependo.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Sáb maio 23, 2020 2:50 am

Cantão escreveu:
Sentinela escreveu:Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente.
Cara , admiro muito o trabalho do Márcio , mas se eu fosse fazer um baixo com um luthier e escolhesse essa cor , seria essa cor e ponto final , independente do timbre final , que prazer eu teria em ter o baixo dos meus sonhos , feito pra mim , na cor que não escolhi ?

hhehehe....não é bem assim amigo. A orientacao dele tambem influencia, pois a questao nao é somente o "baixo dos meus sonhos". Nisso esta incluso e bem mais que a cor, a sonoridade. Concorda ? Eu entendo e concordo que a cor tem que ser uma bonita e que agrade a nós. Mas, a sonoridade é tudo para o musico.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Sáb maio 23, 2020 2:56 am

joabi escreveu:Ah, tá... bem diferente a explicação dele. No primeiro post você disse que "muda o som em função do esforço pra fazer a pintura". Aí ficou a sensação de preguiça por parte do luthier, mas  agora está claro que não é nada disso.

Muita gente defende essa posição, de usar menos material para acabamento, principalmente em instrumentos com madeiras boas. Tenho um baixo que eu queria com acabamento "glossy" e o luthier praticamente me implorou para deixar só na madeira... aceitei, e não me arrependo.




Sim, mas foi isso que ele me explicou. Que o trabalho que dá na pintura comum, para o sparkle, que é o dobro, influencia um pouco no timbre do instrumento. Pelo tanto de material pra nivelar. Preguiça nao. Ate porque luthier não pinta instrumentos. A maioria terceiriza isso. Por isso, inclusive que o custo aumentaria um pouco pra mim. Ele me falou que como nunca pintou nessa cor de sparkle, iria pesquisar mais. Apenas me alertou sobre essa questao e me deixou a vontade pra decidir.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por dibass Sáb maio 23, 2020 9:11 am

Olha concordo um pouco com a explicação dele mas ...
acredito também que se perdesse tanto de som assim não estariam usando mais o acabamento sparkle

a Ana Karina Sebastião tem usando um jazz bass sparkle que é tagima com supervisão do Zaganin
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Sáb maio 23, 2020 9:57 am

Acabamento mais grosso tem uma influência razoável em instrumentos acústicos e nenhuma (controverso talvez) em instrumentos sólidos.

Alguns dos melhores timbres de baixo da história foram gravados por instrumentos com uma camada incrivelmente grossa de acabamento.

A Fender começou a usar fullerplast em 1963 e todos os instrumentos com acabamento nitro desde então saía com fullerplast por baixo.

Pra quem não sabe, fullerplast é um tipo de acabamento muito, mas muito grosso, praticamente vitrificado.

Lutheria não é ciência exata e não é possível se afirmar que o Márcio está errado no que diz, mas é fora do consenso da maioria dos luthiers e mesmo cientistas que já se dedicaram ao assunto.

E o uso da palavra "esforço" realmente foi inadequado. Ele quis dizer quantidade de material. Não sei bem qual a história do Márcio como luthier, mas se ele tiver treinamento clássico é fácil entender o motivo pelo qual ele fala isso. Todo luthier com tal treinamento é doutrinado a fazer acabamento mais fino.

Sobre o fullerplast, leia mais:

"Fact:
All Fender Guitars made since 1963 are Polyester coated. Lacquer is put on top of the poly to satisfy the general publics belief that Nitro Cellulose (nitro) Lacquer finished guitars "breathe", "dry" and generally have become the bottom line for creating great tome. I'm talking USA, Vintage collectable instruments that the general public has bought, traded, and sold for over 50 years. They came from the Fender factory with a hard plastic jacket underneath it. a suffocating wolf, masquerading under a cloak of Lacquer Fender later switched to 100% Poly and UltraViolet cured resin on Squire, Mexican, Japanese, some USA and all other imports till this day.

Fact:
The two-part catalyzed coating named "Fullerplast" (Fuller for Fuller O'Brien, the products creator, and plast for the obvious PLASTIC"), solved all of Fenders finishing problems; encasing the deep wood pores in a self-hardening plastic that wrapped the body in a rock-hard solid coffin. In some cases we have found it to be as thick as a.060 string. Yes, all of the wood moisture and characteristics are sealed in a virtual time-capsule, only to be vented from the body through screw holes and paint fractures. Share this info and be the hit of your next guitar gathering!

Fact:
Fender rarely mentions Fullerplast, or the way it prepares its bodies before applying Lacquer. If they mention it at all
So, when someone tells you that a Fender "nitro-cellulose" or "nitro" finished guitar will sound better, have more warmth, or will dry out... they really don't have the full story.

Ask any seasoned guitar craftsman what happens when you will apply paint stripper to a Fender "nitro" finish. The nitro color comes off within minutes, leaving the guitar with a rock-hard plastic coating that can not be removed with any chemical means. Sandpaper barely scratches this coating, but will remove it with mechanical help. Heat Guns will remove the coating, but not by softening it. Apply heat to the Fullerplast coating and it will remain solid until about 300F, at which time it will crack, and pop off of the guitar.

It's a fact, , its scientific, and it's the skeleton in Fenders closet, that they never want to be seen. They have kept it locked away like a bastard child, allowing players, collectors, and experts to spread the "nitro" legend as the holy-grail of tone!

When did Fender start the plastic coating process, and why?

Most experts agree that Fullerplast was started to be used by Fender in 1963
There are many experts that are willing to share the facts with the guitar community, just as I am.

The most time consuming part of finishing a solid guitar body, is the process of filling the wood pores, and allowing the paint to lay flay, with a gloss found on Grand Pianos, or automobiles. Fender needed a fast and easy solution in order speed up production during the guitar craze of the early 1960s. Encasing the wood in a smooth, hard, "glass" jacket would eliminate up to 20 hours in each body prep. Fender even experimented with a hot dip that resembled a candy apple method. The problem was that the dip mixture would need to be at a temperature that would damage the wood, or cause body moisture to create "steam pops" in the coating

When Fender switched to Alder (from Ash) as it's primary body wood in mid 1956, many books and authorities state Fender started using the product called "Fullerplast" This is a very misunderstood product. For example, there is a picture in Tom Wheeler's American Guitars, page 54 (upper left corner), of a man with long rubber gloves dipping bodies into a tank at Fender in the late 1950's. The description incorrectly denotes the man is applying Fullerplast to the bodies. Most likely, this man is staining the Alder bodies yellow, a process used on Alder from 1956 and later before spraying the sunburst finish.. Thanks to VintageGuitarHQ for this info

Fullerplast is a clear, sprayed chemically curing sealer, unaffected by solvents after it dries. It's invention is often given credit to Fuller O'Brien (but often though to be named after the city of Fullerton, the home of Fender) Whether either is the case, it is now manufactured and distributed by Van Dee

Fullerplast soaks into the wood and creates a seal that prevents following coats from soaking into the wood like a sponge. This means spraying the color coats is easier and the coats can be applied thinner (saving material, money and dry time). Even though alder is a "closed pore" wood, the first few coats of lacquer will soak in like a sponge without some type of sealer coat. Fullerplast dries in 15 minutes, and is paintable in one hour. It is also applied very thin.
Most experts agree the actual product Fullerplast actually started to be used around 1963 at Fender. Prior to that, Fender used other products as their sealer coat, but they did the same thing. The sealer allowed any color coat (be it sunburst or a custom color) to not soak into the wood. Since the sealer is essentially a clear inexpensive primer, less color would be needed (and color costs a lot more money than a cheap sealer).

Another misconception about Fullerplast is it's color. The sealers Fender used including Fullerplast were clear, not yellow. The yellow seen in the unpainted portions of a 1956 and later Alder body is actually a stain or dye applied under the sealer coat. This was used to simplify the sunbursting process. The Alder bodies are dipped in a vat of yellow stain/dye. Next the Alder body is sealed with a very thin coat of clear sealer (i.e. "Fullerplast"). After drying, the sunburst procedure is continued by spraying the translucent red (starting in 1958) and dark blackish-brown on the edges of the body, which completes the sunburst look. Finally a clear coat is sprayed over the entire body to seal the colors. By dipping the alder bodies in a yellow stain first, instead of spraying yellow lacquer, there is one less step of lacquer to mix, spray, and dry. *

By fall 1964, Fender changed the yellow making it more whitish and opaque to better hide flaws in the wood. This allowed Fender to use cheaper Alder with more cosmetic flaws. The more whitish yellow was then sprayed over the sealer coat, as were the red and brown of the Sunburst. That is why the red and yellow now looks much different on late 1964 and later Fenders. This new whitish-yellow bleeds through the translucent red making it more orangish. Note that even though Fender was now spraying the yellow after the Fullerplast, they still continued to stain or dye the bodies yellow before the sealer coat.

Current use of Polyester and UV coatings on Fender Guitars.
Probably cause for another article is the case of Ultra Violet cured paints and sealers now used by most production guitar manufacturers. UV allows a very thick and durable coating to be applied directly over bare wood without any need for pore filling. UV cures the paint to its hardest state within minutes, not allowing the finish to soak into the wood.

If you have ever chipped an Ibanez guitar, you know what I mean.
Essentially, beneath every vintage Fender is an Ibanez coating in-waiting for you.

WIN A BET,
BUT GET A PUNCH
The next time someone brags about how good their "lacquer" Fender guitar sounds, because it breathes, try this.

Take a cotton swab dipped nail polish remover, and take a wipe at an inconspicuous area on the guitar. Either
1) The finish will remain un-touched, or
2) You will wipe away the color coat, and see the rock-hard, insoluble Fullerplast.

If all the finish comes off and you get to bare wood, the Fender guitar has been stripped and refinished.

Either way, you get to say you know something, before you hit the floor."
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Uchoa Sáb maio 23, 2020 10:16 am

Luthier bom esse ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por HenriqueBessa Sáb maio 23, 2020 1:08 pm

dibass escreveu:
a Ana Karina Sebastião tem usando um jazz bass sparkle que é tagima com supervisão do Zaganin

Era isso que eu ia falar... até onde sei o baixo dela teve bastante atenção do Zaganin... pelo menos é o que falam...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Sáb maio 23, 2020 2:00 pm

Sentinela escreveu:
Cantão escreveu:
Sentinela escreveu:Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente.
Cara , admiro muito o trabalho do Márcio , mas se eu fosse fazer um baixo com um luthier e escolhesse essa cor , seria essa cor e ponto final , independente do timbre final , que prazer eu teria em ter o baixo dos meus sonhos , feito pra mim , na cor que não escolhi ?

hhehehe....não é bem assim amigo. A orientacao dele tambem influencia, pois a questao nao é somente o "baixo dos meus sonhos". Nisso esta incluso e bem mais que a cor, a sonoridade. Concorda ? Eu entendo e concordo que a cor tem que ser uma bonita e que agrade a nós. Mas, a sonoridade é tudo para o musico.
Baixos com sonoridade excelente já existem prontos , se vc comprar um Lakland DJ e mandar pintar ele de Sparkle mudará alguma coisa na sonoridade ? Se eu fosse fazer um baixo com luthier iria com bala na agulha , pois escolheria o modelo , madeiras , hardware , cor e tudo o mais que optasse por ter no baixo , e claro , não ficaria barato , ouvir o que diz o luthier sobre o que é pertinente ou não , é óbvio que é importante , mas não acredito que a cor escolhida seria um empecilho , o que o Márcio tem a dizer sobre o JB da Ana Karina , ou aquele Sparkle no baixo dela é diferente?
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Pz123 Sáb maio 23, 2020 4:31 pm

Sentinela escreveu:Ele me falou que como nunca pintou nessa cor de sparkle, iria pesquisar mais..

Ué..
Estranho que no próprio Instagram do Zaganin tem pelo menos 2 baixos sparkles que estão entre as últimas postagens lá.. Provavelmente recentes.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Sáb maio 23, 2020 4:40 pm

Pz123 escreveu:
Sentinela escreveu:Ele me falou que como nunca pintou nessa cor de sparkle, iria pesquisar mais..

Ué..
Estranho que no próprio Instagram do Zaganin tem pelo menos 2 baixos sparkles que estão entre as últimas postagens lá.. Provavelmente recentes.
Então né...🤔 Me parece controverso.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por joabi Sáb maio 23, 2020 4:41 pm

Só pra deixar claro, concordo com a opinião do Cantão. Se o cliente quer de um jeito e o luthier tem condições e capacidade para executar aquele tipo de serviço, a opinião que deve prevalecer é a do cliente/artista.

Citei o exemplo do meu baixo porque era um instrumento que ficava bem das duas formas. Minha preocupação era com a proteção contra riscos e batidas, e a do luthier com o timbre. Felizmente ainda não tive nenhum incidente mais grave, mas tomo muito mais cuidado com esse baixo do que com os outros.

Sem querer poluir o tópico, o meu baixo em questão é esse abaixo, bem diferente do proposto no tópico:

Baixo Lancer:

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Sáb maio 23, 2020 5:14 pm

^^^Esse seu baixo é fantástico Joabi , instrumento de sonho mesmo...👏👏👏
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 23, 2020 9:05 pm

Andremoura escreveu:
Zubrycky escreveu:Se o baixo for pintado com uma cor sólida o som será sólido.





:troll:
Melhor que crackelado.... What a Face What a Face What a Face

O crackelado faz o som do baixo roncar, meu caro. Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 23, 2020 9:12 pm

Cantão escreveu:
allexcosta escreveu:Pior que agora eu quero saber o nome do luthier!!! Laughing
WAR ?  Laughing

Ri Muito
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 23, 2020 9:20 pm

Cantão escreveu:
Sentinela escreveu:Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente.
Cara , admiro muito o trabalho do Márcio , mas se eu fosse fazer um baixo com um luthier e escolhesse essa cor , seria essa cor e ponto final , independente do timbre final , que prazer eu teria em ter o baixo dos meus sonhos , feito pra mim , na cor que não escolhi ?

É a mesma coisa que você ir a um alfaiate para fazer um terno sob medida mas com a cor escolhida pelo alfaiate e não por você.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 23, 2020 9:20 pm

joabi escreveu:Só pra deixar claro, concordo com a opinião do Cantão. Se o cliente quer de um jeito e o luthier tem condições e capacidade para executar aquele tipo de serviço, a opinião que deve prevalecer é a do cliente/artista.

Citei o exemplo do meu baixo porque era um instrumento que ficava bem das duas formas. Minha preocupação era com a proteção contra riscos e batidas, e a do luthier com o timbre. Felizmente ainda não tive nenhum incidente mais grave, mas tomo muito mais cuidado com esse baixo do que com os outros.

Sem querer poluir o tópico, o meu baixo em questão é esse abaixo, bem diferente do proposto no tópico:

Baixo Lancer:


Lindo baixo! claps
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 23, 2020 9:25 pm

Adoro esse tipo de cor. Meu Danelectro DC Bass é Silver Sparkle. notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Sáb maio 23, 2020 10:21 pm

Zubrycky escreveu:Adoro esse tipo de cor. Meu Danelectro DC Bass é Silver Sparkle. notme
Que por sinal é um baixo que eu acho lindão...👍
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 23, 2020 10:26 pm

Cantão escreveu:
Zubrycky escreveu:Adoro esse tipo de cor. Meu Danelectro DC Bass é Silver Sparkle. notme
Que por sinal é um baixo que eu acho lindão...👍

Eu também! E meu ombro ama aquele baixo! hyper
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Dom maio 24, 2020 3:51 am

Pessoal, eu acho que vocês estão confundindo meu pedido de opinião.
Primeiro, eu me referi a uma cor, do tipo sparkle, do link que postei. Eu sei que o Marcio faz baixos desse tipo (sparkle) desde 2006 que eu lembro. Um foi ate pro Tiago Espirito Santo, que depois um colega comprou. Alias, foi nessa mesma epoca que eu comprei meu N Zaganin Blend com ele e vi vários sparkles. Mas, o que falei foi sobre o sparkle do link que eu postei.
Segundo, o que ele faz na Tagima, nao tem nada a ver com a N Zaganin. Na Tagima ele dá o crivo final do projeto que ele faz parte, mas nao é somente ele. Ele nao é o dono da Tagima. Se o baixo signature do fulano é assim ou assado, o esquema lá é outro. Os instrumentos são feitos pra vender.
Terceiro, o projeto que eu e ele estamos quase desenvolvendo é para uma baixo com som de Marcus Miller. Por isso que pedi a opiniao de voces tambem sobre a tal cor sparkle. Porque a orientação que obtive dele é que o sparkle altera o timbre do instrumento. Pra quem procura um som de Marcus Miller, como eu, nao posso arriscar a ter a sonoridade alterada por causa de tipo de cor ainda que esta seja bonita. Baixo dos sonhos pra mim tem que ter som e nao headstock escrito fender ou fodera.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 11:02 am

Sentinela escreveu:Terceiro, o projeto que eu e ele estamos quase desenvolvendo é para uma baixo com som de Marcus Miller. Por isso que pedi a opiniao de voces tambem sobre a tal cor sparkle. Porque a orientação que obtive dele é que o sparkle altera o timbre do instrumento. Pra quem procura um som de Marcus Miller, como eu, nao posso arriscar a ter a sonoridade alterada por causa de tipo de cor  ainda que esta seja bonita. Baixo dos sonhos pra mim tem que ter som e nao headstock escrito fender ou fodera.

Tive os dois baixos do Marcus Miller nas minhas mãos, 4 e 5 cordas, além de tudo pude possuir e tocar em mais de 50 baixos Fender JB da década de 70 e te garanto: difícil alguém fazer uma pintura mais grossa que a desses baixos.

Agora, se a discussão não é quantidade de material e sim a cor, é um pouco demais pra mim...

Caso existisse um instrumento preciso o suficiente para medir alterações sonoras relacionadas à cor, tipo de tinta ou mesmo quantidade de demãos de verniz em um instrumento, o resultado certamente seria da ordem de 0.0000001% ou algo assim.

Acredite, estamos discutindo saci-pererê, nego d'água, boi tatá... Acho que até o chupa-cabra periga ser muito mais real que isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Zubrycky e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Cantão Dom maio 24, 2020 11:25 am

Bom , você pediu opiniões , eu dei a minha...mas me parece que você já tinha optado por fazer o Bass seguindo as orientações do Márcio no que diz respeito a cor , então pra que o tópico ? Pelo que conheço do trabalho dele vai ficar um instrumento excelente sem dúvidas , independente da  cor ou técnica usada na pintura...boa sorte brother...👍
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 11:38 am

Sentinela escreveu:Pessoal, eu acho que vocês estão confundindo meu pedido de opinião.

Não sei nem se você pediu opinião nesse tópico, pediu?

E vira um paradoxo... Se o que seu luthier diz é suficiente pra você (e deveria ser), pra que o tópico?

Se você não confia na informação dele a ponto de pedir a nossa, por que fazer com ele?

Mais prático e óbvio seria você discutir esses detalhes com seu luthier e simplesmente trazer a decisão tomada aqui, talvez já com o instrumento pronto, fotos, etc...

Abrir um tópico como esse pra depois vir com "é o fulano de tal, vocês acham que ele ia falar besteira?" é completamente desnecessário e quase ofensivo. Além de ser uma perda desnecessária do tempo de quem opinou.

O dinheiro é seu, faça o baixo que quiser com quem quiser com a pintura que quiser... Só não finja que nossa opinião faz alguma diferença quando ela não faz. thumbs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Tarcísio Caetano, Bananoise e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 12:13 pm

Sentinela escreveu:O baixo que irei construir é um modelo baseado no Jazz Bass anos 75

O que seriam os "anos 75"? scratch

Sentinela escreveu:Terceiro, o projeto que eu e ele estamos quase desenvolvendo é para uma baixo com som de Marcus Miller.

(...)

Baixo dos sonhos pra mim tem que ter som e nao headstock escrito fender ou fodera.

Sua lógica continua paradoxal, já que o Marcus Miller usa, e sempre usou, baixos Fender. Fodera também, o fretless...

Aliás, o Fender MM tira bem o som do artista pra quem tem técnica similar a ele.

Todo o raciocínio me parece meio fora de lugar, motivo pelo qual sempre aconselhei colegas de fórum (aqueles que querem conselho, é óbvio) pra tentar procurar um instrumento de linha que tenha o que se procura.

Poucos baixistas realmente têm necessidade de um instrumento custom. Aliás, alguém tentando tirar o som do Marcus Miller me parece ser um baixista que realmente não precise disso, já que o Miller é um baixista que sempre utilizou equipamentos banais, como um Fender JB modificado com um dos prés mais simples e comuns da época, o Bartolini TCT (primeiro pré era um Stars que não é mais fabricado). E mesmo antes da modificação, ele já tirava o som Marcus Miller.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Zubrycky, gloliveira e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Maurício_Expressão Dom maio 24, 2020 1:26 pm

Quando fui na fábrica em Corona da Fender, perguntei sobre os processos de medicão da qualidade da pintura dos baixos e guitarras.
Eles nem sabiam o que eram esses processos e equipamentos de medicão da qualidade. Eu trabalhava na época numa cabine de pintura de aeronaves. Com critérios muito rígidos de qualidade e processos muito objetivos de medicão de qualidade.
Processo de pintura de meu dia a dia era bem diferente da pintura de instrumentos, mas algumas coisas eram comuns, Como a tinta, que em sua grande maioria é poliuretano.
O processo base coat, clear coat, e a adicão de flocos, para fazer a pintura sparkle e o polimento final.
Realmente é muito mais demorado, caro e difícil fazer uma pintura sparkle de uma sólida convencional. E ela fica realmente bem mais espessa.
Mas na realidade, a pintura na Fender é bem empírica até hoje, e depende fundamentalmente do pintor que a executa.
Para quem conhece pintura, na cor sunburst dos baixos dos anos 70 é nítido que eles trocaram o pintor numa época. O sunburst era de uma forma num ano e de outra forma no ano seguinte.
E é totalmente diferente na fábrica nova de 1987 em diante.
Acho que se um pintor de um fabricante de instrumento (de instrumento sólido em escala industrial), ler um tópico deste, vai dar muita risada... Ele simplesmente vai lá e pinta o instrumento e só...
Se muda timbre, ou não, o fabricante, em minha opinião, não tem a mínima ideia...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Zubrycky e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Dom maio 24, 2020 4:07 pm

É muito difícil para mim acreditar que o tipo/espessura de pintura usada no corpo seja realmente capaz de mudar o timbre de um instrumento elétrico maciço.

Talvez esteja equivocado, mas isso me soa como crendice.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Nelson Bass Dom maio 24, 2020 7:52 pm

Achei curioso o tópico, eu tenho um Sting Ray 2006 que a pintura do fundo meio que rachou, ela apresenta uns trincos bem extensos, fiquei assustado com a espessura da tinta, tem uma base branca muito grossa antes da cor.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por emachado Dom maio 24, 2020 8:20 pm

Eu já fiz o contrário: retirar uma tinta super grossa (trechos com até 3mm) em duas guitarras minhas, uma Eagle e uma Squier. Refiz o acabamento com nitro o mais fino possível.
A diferença foi perceptível. Mais brilhante. O ataque fica mais evidente. Maior volume tocando com ela desligada.

Contudo, não acredito que uma pintura adequada deixe um instrumento "bom" ficar "péssimo". E nem o contrário. Mas é um componente a ser somado ao resultado final do instrumento.

A tinta do acabamento vai interferir pouco se o luthier aplicar quilos de fundo para corrigir detalhes decorrentes de pouco tempo dedicado ao lixamento.

Muitos instrumento são pintados com tintas e fundos automotivos. Primer PU cinza em geral é grosso pra caramba e, pior ainda, meio que "emborrachado". Pode ser que o luthier em questão utilize produtos para madeira.

Um meio termo seria a pintura "perolizada": fundo PU + poliéster perolizado + verniz pu. O efeito "glitter" não é tão evidente, mas é uma opção com espessura próxima à uma aplicação padrão de PU.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Jãozeiro Dom maio 24, 2020 9:34 pm

Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Dom maio 24, 2020 11:03 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Pessoal, eu acho que vocês estão confundindo meu pedido de opinião.

Não sei nem se você pediu opinião nesse tópico, pediu?

E vira um paradoxo... Se o que seu luthier diz é suficiente pra você (e deveria ser), pra que o tópico?

Se você não confia na informação dele a ponto de pedir a nossa, por que fazer com ele?

Mais prático e óbvio seria você discutir esses detalhes com seu luthier e simplesmente trazer a decisão tomada aqui, talvez já com o instrumento pronto, fotos, etc...

Abrir um tópico como esse pra depois vir com "é o fulano de tal, vocês acham que ele ia falar besteira?" é completamente desnecessário e quase ofensivo. Além de ser uma perda desnecessária do tempo de quem opinou.

O dinheiro é seu, faça o baixo que quiser com quem quiser com a pintura que quiser... Só não finja que nossa opinião faz alguma diferença quando ela não faz. thumbs

Sim, mas por isso que vim pedir a opiniao de voces. Nao estou fingindo coisa alguma.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Dom maio 24, 2020 11:12 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:O baixo que irei construir é um modelo baseado no Jazz Bass anos 75

O que seriam os "anos 75"? scratch

Sentinela escreveu:Terceiro, o projeto que eu e ele estamos quase desenvolvendo é para uma baixo com som de Marcus Miller.

(...)

Baixo dos sonhos pra mim tem que ter som e nao headstock escrito fender ou fodera.

Sua lógica continua paradoxal, já que o Marcus Miller usa, e sempre usou, baixos Fender. Fodera também, o fretless...

Aliás, o Fender MM tira bem o som do artista pra quem tem técnica similar a ele.

Todo o raciocínio me parece meio fora de lugar, motivo pelo qual sempre aconselhei colegas de fórum (aqueles que querem conselho, é óbvio) pra tentar procurar um instrumento de linha que tenha o que se procura.

Poucos baixistas realmente têm necessidade de um instrumento custom. Aliás, alguém tentando tirar o som do Marcus Miller me parece ser um baixista que realmente não precise disso, já que o Miller é um baixista que sempre utilizou equipamentos banais, como um Fender JB modificado com um dos prés mais simples e comuns da época, o Bartolini TCT (primeiro pré era um Stars que não é mais fabricado). E mesmo antes da modificação, ele já tirava o som Marcus Miller.

Fender anos 70, foram aqueles que o captador da ponte é mais próximo a ela. Eu ja toquei nos fender anos 60 e pra mim a diferença é razoavelmente grande, principalmente nos médios. Pelo menos, pra mim.

Eu optei em fazer com a N Zaganin por causa da tocabilidade. Eu poderia ter comprado já um Fender MM. Inclusive meu professor tem um. Mas, percebi ( ja que tenho 2 N Zaganin, inclusive um JB tambem ), que o braço do Fender é duro. Voce toca com ele 1h30 mais ou menos e ja cansa, ombro dolorido, etc. Quando voce toca nos baixos da N Zaganin, voce fica tocando 3h a 4h e não cansa. Nao sei explicar ao certo o porque disso, mas é o que posso dizer. A tocabilidade é outra.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Dom maio 24, 2020 11:15 pm

Zubrycky escreveu:É muito difícil para mim acreditar que o tipo/espessura de pintura usada no corpo seja realmente capaz de mudar o timbre de um instrumento elétrico maciço.

Talvez esteja equivocado, mas isso me soa como crendice.

Concordo, por isso vim pedir a opiniao de voces.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Dom maio 24, 2020 11:20 pm

Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.

Bom, pode ser. Mas, na minha humilde opiniao, um baixo com escala clara não tem menos som que um de escala escura. Eu tenho os 2 ( um MM escala clara e um JB escala escura ). Para os meus ouvidos, a escala clara tem um som mais brilhante e agudo do que a escala escura sim. Alias, por isso que pretendo trocar meu JB de escala escura, porque prefiro o som mais estalado. Já li uma entrevista do Roger Sadowsky que o mesmo diz que a sonoridade do baixo vem mais do tipo de madeira do braço e da escala do que do corpo.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 11:39 pm

Sentinela escreveu:Fender anos 70, foram aqueles que o captador da ponte é mais próximo a ela. Eu ja toquei nos fender anos 60 e pra mim  a diferença é razoavelmente grande, principalmente nos médios. Pelo menos, pra mim.

Ah tá... Anos 70 eu tô ligado. "Anos 75" é que me confundiu um pouco.

Sentinela escreveu:Eu optei em fazer com a N Zaganin por causa da tocabilidade. Eu poderia ter comprado já um Fender MM. Inclusive meu professor tem um. Mas, percebi ( ja que tenho 2 N Zaganin, inclusive um JB tambem ), que o braço do Fender é duro. Voce toca com ele 1h30 mais ou menos e ja cansa, ombro dolorido, etc. Quando voce toca nos baixos da N Zaganin, voce fica tocando 3h a 4h e não cansa. Nao sei explicar ao certo o porque disso, mas é o que posso dizer. A tocabilidade é outra.

Legal então.

Já toquei em alguns Fender com tocabilidade acima da média pra o tipo de construção. Os MM não eram desses...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Dom maio 24, 2020 11:52 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Fender anos 70, foram aqueles que o captador da ponte é mais próximo a ela. Eu ja toquei nos fender anos 60 e pra mim  a diferença é razoavelmente grande, principalmente nos médios. Pelo menos, pra mim.

Ah tá... Anos 70 eu tô ligado. "Anos 75" é que me confundiu um pouco.

Sentinela escreveu:Eu optei em fazer com a N Zaganin por causa da tocabilidade. Eu poderia ter comprado já um Fender MM. Inclusive meu professor tem um. Mas, percebi ( ja que tenho 2 N Zaganin, inclusive um JB tambem ), que o braço do Fender é duro. Voce toca com ele 1h30 mais ou menos e ja cansa, ombro dolorido, etc. Quando voce toca nos baixos da N Zaganin, voce fica tocando 3h a 4h e não cansa. Nao sei explicar ao certo o porque disso, mas é o que posso dizer. A tocabilidade é outra.

Legal então.

Já toquei em alguns Fender com tocabilidade acima da média pra o tipo de construção. Os MM não eram desses...

Alex, conversei agora um especialista em pinturas de guitarras e baixos. Ele me falou que a diferenca, se houver, é em microns e nem milimetros, com relacao ao Sparkle. E na opiniao dele, não ira afetar em nada o timbre a ponto de nem o musico perceber, muito menos a plateia. Me explicou que fosse assim, pode jogar os MusicMan fora entao. Ja pintou mais de 200 MM e ninguem sentiu diferenca.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por allexcosta Seg maio 25, 2020 12:02 am

Sentinela escreveu:Alex, conversei agora um especialista em pinturas de guitarras e baixos. Ele me falou que a diferenca, se houver, é em microns e nem milimetros, com relacao ao Sparkle. E na opiniao dele, não ira afetar em nada o timbre a ponto de nem o musico perceber, muito menos a plateia. Me explicou que fosse assim, pode jogar os MusicMan fora entao. Ja pintou mais de 200 MM e ninguem sentiu diferenca.

É o que a gente tá te dizendo aqui há 3 dias... up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Sentinela Seg maio 25, 2020 12:30 am

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Alex, conversei agora um especialista em pinturas de guitarras e baixos. Ele me falou que a diferenca, se houver, é em microns e nem milimetros, com relacao ao Sparkle. E na opiniao dele, não ira afetar em nada o timbre a ponto de nem o musico perceber, muito menos a plateia. Me explicou que fosse assim, pode jogar os MusicMan fora entao. Ja pintou mais de 200 MM e ninguem sentiu diferenca.

É o que a gente tá te dizendo aqui há 3 dias... up

Hehehe.....mais ou menos né....rs
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Uchoa Seg maio 25, 2020 9:43 am

Para notar a diferença só com ouvido de morcego em sólidos !

O resto é placebo . IMHO up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do tipo SPARKLE Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos