Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

+11
Tarcísio Caetano
joabi
BLZENI
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Bruno da Rosa
Zubrycky
Edu Fettermann
AndréBurger
Rico
Raul S.
15 participantes

Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Raul S. Dom Jun 28, 2020 6:59 pm

hoje me deparei com esse vídeo de Video Killed the Radio Star, do The Buggles.
execução impecável, melhor que a versão de estúdio



também lembrei-me de bandas como smashing pumpkins que, no caso específico, aceleravam e sujavam um pouco as músicas, fazendo valer a pena assistir aos shows

no tópico Sugestão de músicas em outros idiomas postei alguns trechos de uma produção ao vivo da banda islandesa Sigur Rós chamada Heima; um deleite, tanto na execução quanto no ambiente:



este último exemplo não é tecnicamente um ao vivo tradicional; é uma passagem de som/ensaio gravado simulando o que viria a ser a apresentação final. Nine Inch Nails trabalha com muito sintetizador e camadas de efeitos, já nos shows e nessas sessões você tem algo mais orgânico do que a versão de estúdio. na minha opinião, melhor que o original



por último, e pra não me alongar muito no tópico, Radiohead com Like Spinning Plates, do álbum ao vivo I Might Be Wrong. a gravação original não é tocada no piano, completamente eletrônica e quebrada, algo bastante diferente do que se ouve aqui:



e a lista segue...
quem tiver alguma música que considere exemplo de uma verdadeira "evolução" na execução ao vivo, seja muito bem-vindo!
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Rico Dom Jun 28, 2020 7:22 pm

Eu acho que banda com B maiúsculo é assim mesmo, né?

Quando eu tocava com o Yellow, tinham músicas (umas três) que cresciam no palco. A gente já esperava... Um monte de improvisos, e por tocar há tanto tempo com os mesmos caras, a gente já sabia mais ou menos o que vinha, embora sempre fosse diferente a cada show.

Normalmente a gente surpreendia todo mundo que acompanhava a banda e conhecia as músicas... O lance era deixar fluir... Tocar a música, usar os sentidos...

E surtia efeito... Era uma galera público de rock velho. Os caras queriam isso mesmo. Tocar até cair os dedos, rsrsrs... Deixavamos a responsa pra quem vinha depois...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Convidado Dom Jun 28, 2020 7:28 pm

Excelente tópico! Tem muita banda que priorizo apresentação ao vivo. Jorn é um bom exemplo...


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Convidado Dom Jun 28, 2020 7:46 pm

Sepultura na era Max, absolutamente tudo era melhor ao vivo...






Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por AndréBurger Dom Jun 28, 2020 9:13 pm

Faustão tem razão, né. Quem sabe faz ao vivo.
Sempre que procuro um álbum eu vou direto no ao vivo. Se o som me agradar depois eu vou conferir o trabalho de estúdio. Na maioria das vezes volto para o disco ao vivo.

Em relação a bandas brasileiras, eu já não noto tanta diferença entre as versões ao vivo e estúdio. Você pega os Clubes da Esquina e parecem ter sido gravados ao vivo em estúdio. Gravações de jazz a mesma coisa.

A diferença maior entre estudio e ao vivo se dá com artistas de vertente mais Pop. Parece que tem que maquiar tanto o som no estúdio que nem dá para ver a banda direito.

(Falando em Ao vivo: logo mais Milton Nascimento em Live:
https://www.youtube.com/watch?v=tQb7h-1Yp2U )

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Convidado Dom Jun 28, 2020 10:25 pm

AndréBurger escreveu:A diferença maior entre estudio e ao vivo se dá com artistas de vertente mais Pop. Parece que tem que maquiar tanto o som no estúdio que nem dá para ver a banda direito.

Isso é verdade! Eu com meu coração de side man adoro cantoras de vários estilos, inclusive Pop e isso é bem evidente!

Nelly Furtado ao vivo nem lembra aquela coisinha miuda dos álbuns que toca nas FMs por exemplo...



Natalie Imbruglia...



Avril Lavigne...



Amy Winehouse...



Podia passar a noite aqui quotando exemplos!



Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Edu Fettermann Dom Jun 28, 2020 10:55 pm

O disco ao vivo do Iced Earth em Atenas é a melhor coisa da carreira deles. Nada de estúdio chega nem perto. Tem banda que é banda de "ao vivo", não tem jeito. A música ganha outra energia, outra dinâmica. Esse foi o primeiro exemplo que me veio à mente, mas certamente vou lembrar de outros se der uma vasculhada aqui.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Zubrycky Dom Jun 28, 2020 11:09 pm

Esse tópico me fez lembrar de uma frase (creditada ao grande Tim Maia, não tenho certeza se a frase é mesmo dele) que diz: "Gravação é gravação e ao vivo é ao vivo".
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Zubrycky Dom Jun 28, 2020 11:21 pm

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Bruno da Rosa Seg Jun 29, 2020 1:44 am

Eu tenho o hábito de sempre procurar a versão live das músicas que eu gosto. E é bem aquilo, com algumas você se decepciona, com outras você não vê nada diferente da gravação, mas quando a surpresa é ser melhor que a gravação, aí a sensação é de êxtase, vontade de ter estado pessoalmente naquele show.

Melvins, uma das bandas percursoras do Grunge, com uma música em versão prolongada


The Cure com "A Forest" em uma versão que não existe em nenhum CD
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por allexcosta Seg Jun 29, 2020 1:44 am

São milhões de exemplos...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 29, 2020 3:19 am

allexcosta escreveu:São milhões de exemplos...
No mínimo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por BLZENI Seg Jun 29, 2020 11:22 am

Qualquer música do Rush, com excessão da Spirit of Radio, que a versão de estudio pra mim é imbativel!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Edu Fettermann Seg Jun 29, 2020 1:35 pm

Outro exemplo pra mim é o Acústico MTV da Cássia Eller. Pra mim, é a melhor obra da carreira dela.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por allexcosta Seg Jun 29, 2020 3:03 pm

Versão ao vivo melhor que de estúdio (que já é boa).

Da desconhecida cantora Cubana, Gloria Estefan, acompanhada pela também desconhecida banda "Miami Sound Machine".  Wink

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por joabi Seg Jun 29, 2020 3:04 pm

Ao vivo é sempre outra energia... para bandas legais, é claro. Very Happy

Dave Matthews Band




joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por joabi Seg Jun 29, 2020 3:06 pm

allexcosta escreveu:
Da desconhecida cantora Cubana, Gloria Estefan, acompanhada pela também desconhecida banda "Miami Sound Machine".  Wink

VIDEO

hahaha
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Convidado Seg Jun 29, 2020 3:24 pm

Marcus Miller é meu baixista favorito no momento. Ouço demais, mas tudo ao vivo. Digo até mesmo que não gosto dos álbuns de estúdio...

Um exemplo da notável diferença... Embora eu entenda a tentativa de colocar uns timbres e elementos de produção para dar um ar mais sofisticado nos albuns, no caso do MM eu acho que o tiro sai pela culatra. Acaba soando até um pouco feio e caricato nos albuns de estúdio.... ao vivo acho SEMPRE melhor.






Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por AndréBurger Seg Jun 29, 2020 3:34 pm

Ao vivo da pra ouvir a Glória.
Não é a mesma energia de um Geezer mas quebra o galho clown

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jun 29, 2020 3:46 pm

Escutar ao vivo, para mim, tem que ser outra música [entre aspas o negrito]. Outro arranjo, outra interpretaçao.
Para escutar o mesmo, prefiro a gravaçao de estúdio.
Tenho vários shows, mas é muito mais curiosidade de ver os músicos tocando.

Obs: Meu teclado está nas últimas. Está deixando de produzir alguns caracteres.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Pz123 Seg Jun 29, 2020 8:44 pm

joabi escreveu:Ao vivo é sempre outra energia... para bandas legais, é claro. Very Happy

Dave Matthews Band


Vi eles ao vivo no SWU de Itu (2009?).

Exatamente isso que vc falou.. a banda dele é fantástica e a energia é boa demais.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Jãozeiro Seg Jun 29, 2020 11:12 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Escutar ao vivo, para mim, tem que ser outra música [entre aspas o negrito]. Outro arranjo, outra interpretaçao.
Para escutar o mesmo, prefiro a gravaçao de estúdio.

Concordo e discordo. 
É legal quando a banda faz.ao vivo coisas que impressionam, que não fizeram no estúdio e deixam a música melhor.

Agora, o que já me decepcionei com versões ao vivo, meu Deus do céu...

Tem banda que não tem respeito à propria obra. Improvisar é uma coisa. Cagar na música é outra. É vocalista que não canta a letra certo, é baterista que deixa a música muito mais rápida, é mixagem ruim...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Convidado Seg Jun 29, 2020 11:18 pm

^

Tem casos também em que a gravação é épica demais...



Nesse caso aqui, mesmo os caras quebrando tudo no aovivão, deixando os músicos convidados constrangidos com a performance, ainda sou mais o disco


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Zubrycky Ter Jun 30, 2020 12:43 am

Bom, já que o assunto são versões ao vivo, deixo aqui, com o coração pesaroso, uma daquelas que considero como sendo uma das melhores exibições vocais que já tive o prazer de ouvir nessa vida.



Descanse em paz, Benny Mardones.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por fheliojr Ter Jun 30, 2020 11:29 pm

Jãozeiro escreveu:...É legal quando a banda faz.ao vivo coisas que impressionam, que não fizeram no estúdio e deixam a música melhor.

Agora, o que já me decepcionei com versões ao vivo, meu Deus do céu...

Tem banda que não tem respeito à propria obra. Improvisar é uma coisa. Cagar na música é outra. É vocalista que não canta a letra certo, é baterista que deixa a música muito mais rápida, é mixagem ruim...

[2]

Parece q o pessoal não faz sequer questão de disfarçar que está "cumprindo tabela".
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Vinicius F Sex Jul 03, 2020 4:04 pm

100% Jamiroquai.

Ao vivo é outra vibe, muito mais funky...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ao vivo melhor do que a versão de estúdio Empty Re: Ao vivo melhor do que a versão de estúdio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos