Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

+14
Mauricio Luiz Bertola
Tarcísio Caetano
Fernando Zadá
Zubrycky
Davi Motta
Jãozeiro
tfk
RobertoGrecoJr
mum
Ivanov_br
CG
Edão
allexcosta
Julesnidhogg
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Julesnidhogg Seg Jul 06, 2020 2:47 pm

Muito boa tarde a todos ! Smile

Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês, se possível Wink
Quero aprender a tocar baixo com a finalidade de tocar na igreja onde eu congrego, e apareceu na minha cidade uma oportunidade muito boa (levando em conta o preço do instrumento), um Tagima Millenium 6 cordas aparentemente em ótimo estado, por apenas R$ 750,00. Porém, como citado, eu vou comprar pra aprender a tocar.
O preço está bom, mas, será que compensa pegar um 6c pra aprender ou tenho que buscar um 5 cordas ?


Agradeço a ajuda Very Happy

Julesnidhogg
Membro

Mensagens : 9
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 06, 2020 2:50 pm

Julesnidhogg escreveu:O preço está bom, mas, será que compensa pegar um 6c pra aprender ou tenho que buscar um 5 cordas ?

Bem-vindo.

Por favor explique o que significa "compensar".

Grato.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Julesnidhogg Seg Jul 06, 2020 2:53 pm

allexcosta escreveu:
Julesnidhogg escreveu:O preço está bom, mas, será que compensa pegar um 6c pra aprender ou tenho que buscar um 5 cordas ?

Bem-vindo.

Por favor explique o que significa "compensar".

Grato.

"Compensar" no sentido de "dificuldade" no aprendizado. Seria tão mais dificil aprender em um 6c do que em um 5c ? Eis a minha insegurança em comprar ou não !. Smile

Julesnidhogg
Membro

Mensagens : 9
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 06, 2020 2:58 pm

Julesnidhogg escreveu:"Compensar" no sentido de "dificuldade" no aprendizado. Seria tão mais dificil aprender em um 6c do  que em um 5c ? Eis a minha insegurança em comprar ou não !. Smile

Se você deseja as notas extras de um 6 cordas, não há problema em começar num 6 cordas.
Mesma coisa pra um 5.

A maioria das pessoas começa num 4 cordas.

Algum motivo te faz buscar baixos com voz estendida?

Se é um baixo pra você aprender, preço de oportunidade não deveria ter influência alguma. Se é pra você fazer rolo e te deixar mais perto do que você quer, faz...

Enfim, é necessário explicar melhor o raciocínio por traz do dilema pra alguém poder te ajudar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Convidado Seg Jul 06, 2020 3:00 pm

Julesnidhogg escreveu:Muito boa tarde a todos ! Smile

Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês, se possível Wink
Quero aprender a tocar baixo com a finalidade de tocar na igreja onde eu congrego, e apareceu na minha cidade uma oportunidade muito boa (levando em conta o preço do instrumento), um Tagima Millenium 6 cordas aparentemente em ótimo estado, por apenas R$ 750,00. Porém, como citado, eu vou comprar pra aprender a tocar.
O preço está bom, mas, será que compensa pegar um 6c pra aprender ou tenho que buscar um 5 cordas ?


Agradeço a ajuda Very Happy

Para efeito prático é indiferente. O que ocorre é que um 6c te dá maior extensão. Seria como comparar um teclado 88 teclas com um 76.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Edão Seg Jul 06, 2020 3:04 pm

Pelo preço, vale.
Aprender, você aprende em um instrumento de 4, 5 ou 6 cordas, independentemente. Basta estudar, preferencialmente, com um professor, ou mesmo sozinho como autodidata.
Mas tem que estudar, se não pode ser um baixo de 4, 5 ou 6 cordas que o resultado pode ser até a desistência.
Bons estudos!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1967
Localização : Rio Branco/AC

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Julesnidhogg Seg Jul 06, 2020 3:06 pm

allexcosta escreveu:
Julesnidhogg escreveu:"Compensar" no sentido de "dificuldade" no aprendizado. Seria tão mais dificil aprender em um 6c do  que em um 5c ? Eis a minha insegurança em comprar ou não !. Smile


Se é um baixo pra você aprender, preço de oportunidade não deveria ter influência alguma. Se é pra você fazer rolo e te deixar mais perto do que você quer, faz...

Enfim, é necessário explicar melhor o raciocínio por traz do dilema pra alguém poder te ajudar.

Fiquei interessado por imaginar que, aprendendo em um instrumento com 6 cordas, eu não precisaria trocar daqui a algum tempo, como talvez pudesse acontecer se eu comprasse um de 4 cordas por exemplo. E é claro, pelo preço que está muito abaixo do valor de mercado.

Agradeço a ajuda ;D

Julesnidhogg
Membro

Mensagens : 9
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Convidado Seg Jul 06, 2020 3:09 pm

Julesnidhogg escreveu:

Fiquei interessado por imaginar que, aprendendo em um instrumento com 6 cordas, eu não precisaria trocar daqui a algum tempo, como talvez pudesse acontecer se eu comprasse um de 4 cordas por exemplo. E é claro, pelo preço que está muito abaixo do valor de mercado.

Agradeço a ajuda ;D

Isso é relativo. Às vezes você chega no ponto em que o baixo não te veste por conta do timbre ou qualidade. Tem gente que sai do 4 para 5 ou 6, mas o caminho oposto também ocorre.

Numero de cordas não tem a ver com qualidade do baixo ou dificuldade em doma-lo. Por mais redundante que isso seja, é só extensão de oitava.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 06, 2020 3:20 pm

Julesnidhogg escreveu:Fiquei interessado por imaginar que, aprendendo em um instrumento com 6 cordas, eu não precisaria trocar daqui a algum tempo, como talvez pudesse acontecer se eu comprasse um de 4 cordas por exemplo. E é claro, pelo preço que está muito abaixo do valor de mercado.

Baixos de 6 cordas não são a evolução dos de 5, que tampouco são a evolução dos de 4.

Essa idéia de comprar algo só porque está barato não funciona bem no Brasil, que é um país com pouco dinheiro circulando e o bem pode ficar parado por meses. Ainda mais um baixo de 6 cordas que possui liquidez muito baixa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por CG Seg Jul 06, 2020 3:32 pm

Julesnidhogg escreveu:

Fiquei interessado por imaginar que, aprendendo em um instrumento com 6 cordas, eu não precisaria trocar daqui a algum tempo, como talvez pudesse acontecer se eu comprasse um de 4 cordas por exemplo. E é claro, pelo preço que está muito abaixo do valor de mercado.

Agradeço a ajuda ;D

Sempre toquei em 4 cordas, nunca senti necessidade de um 5 cordas. 6 cordas eu nem cogito ter um um dia. É como o pessoal falou, 6 cordas não é evolução de um 5 cordas que não é uma evolução de um 4 cordas.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Ivanov_br Seg Jul 06, 2020 3:38 pm

Recomendo começar num 4 cordas. Existem modelos acessíveis com ótima qualidade para a faixa de preço.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por mum Seg Jul 06, 2020 3:38 pm

Para ajudar na sua decisão: As musicas e baixistas que você gosta, usam baixos de 4, 5 ou 6 cordas?
Se usam baixos de 5 ou 6 cordas, já é meio caminho andado para a sua escolha.

Se usam baixos de 4 cordas, eu recomendaria ir em um baixo de 4 cordas mesmo, para voce conhecer melhor o instrumento e depois decidir se faz sentido ter uma (ou duas) cordas a mais.

Mas nada é definitivo: eu mesmo comecei com baixos de 4c, depois comprei alguns de 5c, em um momento fiquei apenas com baixos de 5c, e hoje estou apenas com baixos de 4c, que me atendem pra 90% das coisas que eu toco.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Julesnidhogg Seg Jul 06, 2020 3:43 pm

mum escreveu:Para ajudar na sua decisão: As musicas e baixistas que você gosta, usam baixos de 4, 5 ou 6 cordas?
Se usam baixos de 5 ou 6 cordas, já é meio caminho andado para a sua escolha.

Se usam baixos de 4 cordas, eu recomendaria ir em um baixo de 4 cordas mesmo, para voce conhecer melhor o instrumento e depois decidir se faz sentido ter uma (ou duas) cordas a mais.

Mas nada é definitivo: eu mesmo comecei com baixos de 4c, depois comprei alguns de 5c, em um momento fiquei apenas com baixos de 5c, e hoje estou apenas com baixos de 4c, que me atendem pra 90% das coisas que eu toco.

Sempre que vejo, os musicos usam o de 5 cordas, dificilmente um de 4. Esse aqui que eu achei me interessou muito pelo preço, que aparentemente tá muito bom. Pra tocar na igreja eu não sei se realmente necessitaria ter um de 6 cordas, mas, oportunidade boa né ? ;P

Grato a todos pela grande ajuda Very Happy

Julesnidhogg
Membro

Mensagens : 9
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Seg Jul 06, 2020 4:32 pm

Acho que o rapaz vai sair daqui com mais dúvidas do que certezas.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por tfk Seg Jul 06, 2020 4:42 pm

Julesnidhogg escreveu:
mum escreveu:Para ajudar na sua decisão: As musicas e baixistas que você gosta, usam baixos de 4, 5 ou 6 cordas?
Se usam baixos de 5 ou 6 cordas, já é meio caminho andado para a sua escolha.

Se usam baixos de 4 cordas, eu recomendaria ir em um baixo de 4 cordas mesmo, para voce conhecer melhor o instrumento e depois decidir se faz sentido ter uma (ou duas) cordas a mais.

Mas nada é definitivo: eu mesmo comecei com baixos de 4c, depois comprei alguns de 5c, em um momento fiquei apenas com baixos de 5c, e hoje estou apenas com baixos de 4c, que me atendem pra 90% das coisas que eu toco.

Sempre que vejo, os musicos usam o de 5 cordas, dificilmente um de 4. Esse aqui que eu achei me interessou muito  pelo preço, que aparentemente tá muito bom. Pra tocar na igreja eu não sei se realmente necessitaria ter um de 6 cordas, mas, oportunidade boa né ? ;P

Grato a todos pela grande ajuda Very Happy

Não se prenda ao valor do novo que vc viu em algum lugar para achar que a oportunidade é boa, ainda mais no momento em que estamos vivendo. Esse modelo em específico não é dos mais comerciais do mercado e como já disseram 6 cordas tem ainda menos liquidez o que faz o preço cair mais. Para aprender, eu escolheria outro baixo (de preferência 4 cordas).
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por CG Seg Jul 06, 2020 4:44 pm

Julesnidhogg escreveu:

Sempre que vejo, os musicos usam o de 5 cordas, dificilmente um de 4.

Para vc ver como tudo é relativo, os musicos que eu tenho como referência só usam 4 cordas.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 06, 2020 4:47 pm

Cara, compre. Comece com um 6 cordas. Não tem problema nenhum com isso, muito pelo contrário. 
6 cordas é vida. 

Quando alguém vai aprender piano, nenhum pianista no sistema solar diz assim para a pessoa: "comece com um teclado 4 oitavas, depois você passa para o piano". 
Não, você começa de primeira diante de um piano de verdade com 88 teclas pesadas. E isso é maravilhoso. 

Mas estranhamente no mundo do baixo elétrico tem essa conversa de que tem que começar com um 4 cordas.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por tfk Seg Jul 06, 2020 5:05 pm

^Não acho que vc esteja errado. No entanto, me parece que o autor do tópico está considerando o 6 cordas por uma questão de "oportunidade" de mercado e não porque ele tocou e gostou do instrumento ou porque ele tem alguma referência de alguém que usa um 6 cordas.

O lance de recomendar 4 cordas está muito relacionado com a compra do primeiro instrumento. Normalmente, um 6 cordas não é uma escolha óbvia. Não são todas as marcas que têm modelos de 6 cordas, não se encontra em todas as lojas para testar, além de serem mais pesados e terem um custo maior para dar um tapa (tipo trocar as cordas que pode parecer bobeira, mas as vezes quem tá começando está com as contas apertadas e a troca de um jogo de 6 cordas pode ter um custo razoável).

Além disso, como já foi dito um baixo de 6 cordas tem menor liquidez e é comum ver iniciantes desanimando no aprendizado. Recolocar o 6 cordas no mercado é bem mais difícil que por exemplo um SX JB 4 cordas.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 06, 2020 5:59 pm

tfk escreveu:
Não são todas as marcas que têm modelos de 6 cordas, não se encontra em todas as lojas para testar, além de serem mais pesados e terem um custo maior para dar um tapa (tipo trocar as cordas que pode parecer bobeira, mas as vezes quem tá começando está com as contas apertadas e a troca de um jogo de 6 cordas pode ter um custo razoável).

tkf, praticamente todas as marcas têm baixos 6 cordas e muitas lojas também têm esses baixos. E sobre custo de encordoamento, de caro pra caro um encordoamento 4c também não é lá baratinho. Inclusive há encordoamentos 4c mais caros do que encordoamentos 6c. E também existem baixos de 4c que são pesados. 
Acho que nada disso que vocẽ disse joga necessariamente a favor do 4 cordas e contra o 6 cordas pra alguém começar. 

tkf escreveu:Além disso, como já foi dito um baixo de 6 cordas tem menor liquidez e é comum ver iniciantes desanimando no aprendizado. Recolocar o 6 cordas no mercado é bem mais difícil que por exemplo um SX JB 4 cordas.

Qualquer coisa é difícil de vender. Coloque um SX JB 4c por 600 reais na OLX e você vai ver se em um mês alguém chegou e pagou 600 reais em dinheiro sem choro no baixo...
Não vejo por que um 6c seria tão mais difícil de vender. São instrumentos até bem procurados. Tem muita gente que gostaria de comprar um 6c. Eu diria que é quase tão fácil de vender quanto um 4c.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Convidado Seg Jul 06, 2020 6:06 pm

CG escreveu:
Julesnidhogg escreveu:

Sempre que vejo, os musicos usam o de 5 cordas, dificilmente um de 4.

Para vc ver como tudo é relativo, os musicos que eu tenho como referência só usam 4 cordas.

Tem também aqueles que usam 5 cordas mas tocam somente com 4 e apoiam o dedão na si.

dancetroll

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 06, 2020 6:13 pm

ˆ Eu também não sou chegado no 5c. Sei lá, acho que fica "no meio do caminho". Não tem a pegada e simplicidade do 4c e não tem o "plus" do 6c. Mas isso é muito pessoal.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Davi Motta Seg Jul 06, 2020 6:21 pm

Compre, aprenda, toque e seja feliz.

Independente do instrumento que vc pegar nesse início de vida musical, a troca por outros ou aquisição de outros instrumentos é algo quase inevitável, conforme vc vai conhecendo as opções no mercado e claro, frequentando esse fórum. Haha
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por CG Seg Jul 06, 2020 6:49 pm

Henri-Q escreveu:

Tem também aqueles que usam 5 cordas mas tocam somente com 4 e apoiam o dedão na si.

:viva: Dance 2 bem eu tocando um 5 cordas... A dózinha eu nem sei pra que serve....
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 06, 2020 7:19 pm

Davi Motta escreveu:Compre, aprenda, toque e seja feliz.
[2]
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 06, 2020 7:25 pm

CG escreveu:
Julesnidhogg escreveu:

Sempre que vejo, os musicos usam o de 5 cordas, dificilmente um de 4.

Para vc ver como tudo é relativo, os musicos que eu tenho como referência só usam 4 cordas.

2

(Mas nada contra outros tipos de baixo)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 06, 2020 7:40 pm

Julesnidhogg escreveu:Pra tocar na igreja eu não sei se realmente necessitaria ter um de 6 cordas, mas, oportunidade boa né ?

Ainda acho que não é assim que funciona.

A necessidade de um baixo de 6 cordas não tem nada a ver com "tocar na igreja". E comprar um baixo pra aprender não tem a ver com oportunidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por CG Seg Jul 06, 2020 9:00 pm

Só pra deixar claro, não tenho nada contra quem toca baixos de 5, 6 ou mais cordas...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 06, 2020 9:14 pm

Jãozeiro escreveu:Cara, compre. Comece com um 6 cordas. Não tem problema nenhum com isso, muito pelo contrário. 
6 cordas é vida. 

Quando alguém vai aprender piano, nenhum pianista no sistema solar diz assim para a pessoa: "comece com um teclado 4 oitavas, depois você passa para o piano". 
Não, você começa de primeira diante de um piano de verdade com 88 teclas pesadas. E isso é maravilhoso. 

Mas estranhamente no mundo do baixo elétrico tem essa conversa de que tem que começar com um 4 cordas.

Por que isso seria algo estranho, tendo em vista que o contrabaixo elétrico começou como um instrumento de 4 cordas e que, ainda que isso seja recente, há toda uma tradição musical feita com essa primeira versão dele? scratch
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 06, 2020 9:35 pm

Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:Cara, compre. Comece com um 6 cordas. Não tem problema nenhum com isso, muito pelo contrário. 
6 cordas é vida. 

Quando alguém vai aprender piano, nenhum pianista no sistema solar diz assim para a pessoa: "comece com um teclado 4 oitavas, depois você passa para o piano". 
Não, você começa de primeira diante de um piano de verdade com 88 teclas pesadas. E isso é maravilhoso. 

Mas estranhamente no mundo do baixo elétrico tem essa conversa de que tem que começar com um 4 cordas.

Por que isso seria algo estranho, tendo em vista que o contrabaixo elétrico começou como um instrumento de 4 cordas e que, ainda que isso seja recente, há toda uma tradição musical feita com essa primeira versão dele? scratch 

E exatamente em que isso invalida a pessoa de começar com um 6 cordas sem problema algum?

A pessoa tem que começar com um 4 cordas porque 60 anos atrás só tinha baixo 4c e um monte de música é tocada com 4c...?

O que isso tem a ver com o processo de aprender a tocar contrabaixo"? Eu não imagino um bom professor chegar pra um aluno e dizer isso que você disse. 

"Olha, novo aluno, quando seus país não eram nascidos só existia 4 cordas. E obras maravilhosas foram feitas com essas mesmas 4 cordas. Não me apareça na primeira aula com mais que 4 cordas, por favor. Você, por esses motivos supracitados, deve começar com um baixo 4 cordas".
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 06, 2020 9:42 pm

Jãozeiro escreveu:
Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:Cara, compre. Comece com um 6 cordas. Não tem problema nenhum com isso, muito pelo contrário. 
6 cordas é vida. 

Quando alguém vai aprender piano, nenhum pianista no sistema solar diz assim para a pessoa: "comece com um teclado 4 oitavas, depois você passa para o piano". 
Não, você começa de primeira diante de um piano de verdade com 88 teclas pesadas. E isso é maravilhoso. 

Mas estranhamente no mundo do baixo elétrico tem essa conversa de que tem que começar com um 4 cordas.

Por que isso seria algo estranho, tendo em vista que o contrabaixo elétrico começou como um instrumento de 4 cordas e que, ainda que isso seja recente, há toda uma tradição musical feita com essa primeira versão dele? scratch 

E exatamente em que isso invalida a pessoa de começar com um 6 cordas sem problema algum?

A pessoa tem que começar com um 4 cordas porque 60 anos atrás só tinha baixo 4c e um monte de música é tocada com 4c...?

O que isso tem a ver com o processo de aprender a tocar contrabaixo"? Eu não imagino um bom professor chegar pra um aluno e dizer isso que você disse. 

"Olha, novo aluno, quando seus país não eram nascidos só existia 4 cordas. E obras maravilhosas foram feitas com essas mesmas 4 cordas. Não me apareça na primeira aula com mais que 4 cordas, por favor. Você, por esses motivos supracitados, deve começar com um baixo 4 cordas".

Meu caro, por gentileza releia o que eu disse. Fui bem claro, penso, ao dizer que entendo o porquê de se dizer, no mundo do contrabaixo elétrico, para que se comece com um instrumento de 4 cordas.

Afinal de contas, repito, historicamente, a versão elétrica do instrumento começou dessa forma e muita música foi (e continua sendo) feita com esse tipo de contrabaixo. Há uma tradição aqui*.

Foi apenas isso e tão somente isso o que eu disse. Nada mais. Não teci nenhum tipo de consideração de caráter pedagógico contra o início do aprendizado do contrabaixo elétrico com um instrumento com 6 cordas.

Dito isso, respondendo à sua pergunta, obviamente qualquer um pode começar com qualquer instrumento que desejar.

*A tradição do contrabaixo elétrico não pode ser comparada como sendo equivalente à do piano porque a versão moderna do piano, com 88 teclas e criada pela Steinway, existe desde o final da década de 1880 e desde então se tornou o padrão para este instrumento e o seu respectivo repertório. Ao contrário do contrabaixo elétrico, não existe uma tradição musical consolidada para as primeiras versões do piano (Não me refiro aqui à outros instrumentos antigos com teclados).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jul 06, 2020 11:40 pm

Que eu saiba já existiam acústicos com 5 cordas antes de surgir o elétrico com 4 cordas....
Então quantidade de cordas acaba sendo gosto mesmo mas nem sei se acho esse valor tão abaixo que justifique pelo valor.....
Com esses mesmo valor você pega um bom 4 cordas que inclusive caso desista é mais fácil de vender sem perder muito dinheiro.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 06, 2020 11:57 pm

Falando sério...

Eu já comprei e vendi uns 300 instrumentos na vida pra ganhar um troco.

Mesmo assim, não me arriscaria num baixo 6 cordas durante uma pandemia num país como o Brasil só porque tá barato.

Se você nem entende bem a diferença entre quantidade de cordas num baixo, vai num 4 cordas de boa liquidez.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Jul 07, 2020 10:14 am

Fernando Zadá escreveu:Que eu saiba já existiam acústicos com 5 cordas antes de surgir o elétrico com 4 cordas....
Então quantidade de cordas acaba sendo gosto mesmo mas nem sei se acho esse valor tão abaixo que justifique pelo valor.....
Com esses mesmo valor você pega um bom 4 cordas que inclusive caso desista é mais fácil de vender sem perder muito dinheiro.
Giovanni Bottesini, considerado até hoje um dos maiores virtuosos do contrabaixo acústico, e compositor de várias peças fundamentais e que compõe qualquer repertório de contrabaixo solo que se prese, tocava em um instrumento de 3 cordas.
https://en.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Bottesini
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 07, 2020 11:54 am

allexcosta escreveu:Falando sério...

Eu já comprei e vendi uns 300 instrumentos na vida pra ganhar um troco.

Mesmo assim, não me arriscaria num baixo 6 cordas durante uma pandemia num país como o Brasil só porque tá barato.

Se você nem entende bem a diferença entre quantidade de cordas num baixo, vai num 4 cordas de boa liquidez.
Concordo com essa opinião.
Se o referido forista já fosse um baixista de nível médio ou avançado, a compra de um 6 cordas seria mais... adequada (não sei se essa palavra expressa bem o que quero dizer...).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Ter Jul 07, 2020 12:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:Falando sério...

Eu já comprei e vendi uns 300 instrumentos na vida pra ganhar um troco.

Mesmo assim, não me arriscaria num baixo 6 cordas durante uma pandemia num país como o Brasil só porque tá barato.

Se você nem entende bem a diferença entre quantidade de cordas num baixo, vai num 4 cordas de boa liquidez.
Concordo com essa opinião.
Se o referido forista já fosse um baixista de nível médio ou avançado, a compra de um 6 cordas seria mais... adequada (não sei se essa palavra expressa bem o que quero dizer...).


Recomendada seria a palavra ?
Natural ?

RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por vinibassplayer Ter Jul 07, 2020 1:33 pm

Julesnidhogg escreveu:Muito boa tarde a todos ! Smile

Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês, se possível Wink
Quero aprender a tocar baixo com a finalidade de tocar na igreja onde eu congrego, e apareceu na minha cidade uma oportunidade muito boa (levando em conta o preço do instrumento), um Tagima Millenium 6 cordas aparentemente em ótimo estado, por apenas R$ 750,00. Porém, como citado, eu vou comprar pra aprender a tocar.
O preço está bom, mas, será que compensa pegar um 6c pra aprender ou tenho que buscar um 5 cordas ?


Agradeço a ajuda Very Happy

boa tarde e bem vindo!
a quantidade de cordas nao interfere no aprendizado.
o preço esta otimo, se o baixo estiver bom.
se comprar, leve pra um luthier regular e compre cordas novas.
ao comprar, va com alguem que ja toca pra ele poder conferir se o baixo realmente esta em bom estado.

abç
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Julesnidhogg e JUNIORGTR gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Julesnidhogg Ter Jul 07, 2020 2:54 pm

vinibassplayer escreveu:
Julesnidhogg escreveu:Muito boa tarde a todos ! Smile

Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês, se possível Wink
Quero aprender a tocar baixo com a finalidade de tocar na igreja onde eu congrego, e apareceu na minha cidade uma oportunidade muito boa (levando em conta o preço do instrumento), um Tagima Millenium 6 cordas aparentemente em ótimo estado, por apenas R$ 750,00. Porém, como citado, eu vou comprar pra aprender a tocar.
O preço está bom, mas, será que compensa pegar um 6c pra aprender ou tenho que buscar um 5 cordas ?


Agradeço a ajuda Very Happy

boa tarde e bem vindo!
a quantidade de cordas nao interfere no aprendizado.
o preço esta otimo, se o baixo estiver bom.
se comprar, leve pra um luthier regular e compre cordas novas.
ao comprar, va com alguem que ja toca pra ele poder conferir se o baixo realmente esta em bom estado.

abç

Obrigado Very Happy

Aliás, agradeço a todos pelo debate em torno da minha dúvida bounce

Julesnidhogg
Membro

Mensagens : 9
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 07, 2020 3:09 pm

A quantidade de cordas interfere de maneira capital no aprendizado do contrabaixo. Influencia em tudo, na técnica, nas soluções que você encontra, no fraseado com o qual você se sente confortável, na verticalização ou horizontalização das escalas, tríades, tétrades e solos...

Se o cara fala "quero tocar como o Nico, o Patitucci, o Pipoquinha, mesmo fraseado, mesma escolha de notas, sotaque, etc..." ele precisa sim de um 6 cordas.

Se ele quer um baixo pra tocar música do U2 uma corda dá...

Só que um novato normalmente não sabe que ele quer tocar como o Nico...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Julesnidhogg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Julesnidhogg Ter Jul 07, 2020 3:13 pm

allexcosta escreveu:

Se ele quer um baixo pra tocar música do U2 uma corda dá...

Só que um novato normalmente não sabe que ele quer tocar como o Nico...

Eu não querer tocar música do U2 ja é meio caminho andado, eu acho... lol!

Julesnidhogg
Membro

Mensagens : 9
Localização : Caratinga - MG

Marlim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por CG Ter Jul 07, 2020 3:21 pm

allexcosta escreveu:
Se ele quer um baixo pra tocar música do U2 uma corda dá...

Tio é definitivamente fã do Adam Clayton... What a Face
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 07, 2020 3:26 pm

^ Não é nem esse mérito. E pode se tocar muito bem com uma corda. É o que é...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por RobertoGrecoJr Ter Jul 07, 2020 4:14 pm

allexcosta escreveu:^ Não é nem esse mérito. E pode se tocar muito bem com uma corda. É o que é...

Indo mais além e pedindo permissão para uma analogia, uma vez vi um vídeo de um menino que montou uma "bateria" com baldes de plástico (Inclusive contando com pratos de plástico e papelão) que me impressionou e emocionou com musicalidade e garra muito mais expressiva do que muitos bateristas com verdadeiros arsenais.

RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Uchoa Ter Jul 07, 2020 5:02 pm

Uma corda leva o repertório do U2 Laughing lol!
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 07, 2020 5:30 pm

e se ele entrou aqui e quer tocar o importante é começar.
é diferente?
é sim mas.......??
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 07, 2020 5:43 pm

Uchoa escreveu:Uma corda leva o repertório do U2 Laughing lol!

Acho que meia corda leva...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 07, 2020 5:46 pm

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Jãozeiro Ter Jul 07, 2020 6:56 pm

Problema é que muitos ainda acham que funciona assim:

"Começa com um 4 cordas. Quando você for um baixista intermediário você passa pra mais cordas".
Isso leva ao pensamento (errôneo) de que um 6 cordas é pra baixista "avançado", vivido, que já aprendeu um monte de coisa. E não tem nada a ver.

Alguém aqui toca violão?
Então, olha só que coisa, tem 6 cordas. Desde o primeiro acorde torto e dolorido que você faz com 12 anos de idade, estão lá as 6 cordas e ninguém se assusta com isso.

Mas no baixo, se falar em começar com 6 cordas, meu Deus...

Não tem nada demais. Ainda mais pra quem tá começando. Quem tá começando não tem esses muros e dogmas. Se a pessoa tá começando com um 6 cordas, o "normal" pra ela vai ser 6 cordas. Não vai ser mais difícil ou mais fácil. Aquela quantia de cordas vai ser o natural pra ela.

O argumento de revenda, de demanda, de mercado e momento atual, esse tipo de coisa, ok, pode até se discutir. Agora, dizer que o carinha tem que começar com um 4 cordas porque pra iniciante é melhor, porque vai ser mais fácil, por "n" coisas semelhantes a essas, isso aí é um mito cuja raíz é profunda na mente de muita gente ainda.

Não sou mais do que ninguém aqui (muito pelo contrário), mas tenho absoluta certeza do que estou dizendo: não existe um problema sequer em um iniciante começar com um 6 cordas. 

Ah, e sobre o Nico, que todos aqui (inclusive eu) o têm como um dos maiores, se ele estivesse nesse tópico, ele diria isso: "iniciante tem que começar logo com um 6 cordas".
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

vinibassplayer, Marlim e JUNIORGTR gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jul 08, 2020 2:15 pm

Eu acredito, repito mais uma vez, eu acredito, que cada um deva começar com o baixo que deseja com o número de cordas que deseja, observadas algumas condições. Primeiro que o baixo deve estar dentro do alcance do bolso da pessoa, segundo que o baixo deve ser tal que estimule o aprendizado de cada um, ou seja, deve ser bom o suficiente para que ele consiga fazer os exercícios e tocar observando critérios de ergonomia. Digo isso, pois há casos de pessoas que desanimaram dos estudos pela péssima condição dos instrumentos que tocava e(ou) pelo instrumento não ser adequado para a pessoa no que diz respeito à ergonomia. Queiram ou não queiram, o baixo de quatro cordas é o standard dos baixos, o modelo básico. É possível se aprender com ele, é mais difícil a pessoa ter algum problema de aprendizado ou de execução de exercícios e é um ótimo modelo para ela ter um primeiro contato com o instrumento e saber de fato o que ela quer da vida. Após um primeiro contato com o instrumento, que a pessoa decida o que ela quer da vida, inclusive se quer ou não continuar a aprender o instrumento.

Está acontecendo algo aqui nesse tópico que tenho visto na maioria dos existentes aqui no fórum. O famosos erro de interpretação. Ninguém está julgando se tal número de cordas é melhor, ninguém aqui está falando que baixo tem que ter tal cordas e afins. Só estamos comentando. Baixo é bom com todo e qualquer número de cordas. Não há preconceito. Só há sugestões de se trilhar um rumo que possa ser mais tranquilo para quem está iniciando no instrumento.

Já que o Jãozeiro falou do violão. Ninguém fala das cordas do violão pois o seis cordas é standard. Saindo disso são os sete cordas que também só abrangem um grupo específico. E violão se toca de outra forma. As seis cordas estão lá pois você precisa delas para fazer os acordes. Experimente tocar violão com quatro cordas para ver se haverá algum resultado. Será trágico e bem mais difícil. Mas o baixo é possível se tocar com uma corda se assim a pessoa desejar. São outros quinhentos. E para você ver como que até o violão possui seus caminhos pré trilhados, é que a maioria dos professores recomendam que seus alunos iniciem os estudos com um violão clássico com cordas de nylon e afinação padrão. Alguém pode querer aprender violão com cordas de aço e outras afinações? Pode, mas aí já foge do standard. Pra ser sincero, com o costume que os professores tem de ensinar as coisas do mesmo jeito há tanto tempo, creio que muitos teriam dificuldades de ensinar algum aluno que quisesse aprender violão com afinação em sol aberto por exemplo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 08, 2020 3:07 pm

Jãozeiro escreveu:Não sou mais do que ninguém aqui (muito pelo contrário), mas tenho absoluta certeza do que estou dizendo: não existe um problema sequer em um iniciante começar com um 6 cordas.

Concordo.

Jãozeiro escreveu:Ah, e sobre o Nico, que todos aqui (inclusive eu) o têm como um dos maiores, se ele estivesse nesse tópico, ele diria isso: "iniciante tem que começar logo com um 6 cordas".

Diria mesmo. Aliás, ele recomendava isso pra todo baixista, mesmo os que normalmente usassem baixos com outra quantidade de cordas.

Dito isso... Existe uma linguagem típica do baixo elétrico na música mundial, e as variantes mais comuns dessa linguagem não pedem 6 cordas. O cara que nem sabe o que quer ainda talvez queira, ou mesmo deva, ficar dentro do "típico" e migrar quando/se sentir necessidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Cantão Qua Jul 08, 2020 4:02 pm

allexcosta escreveu:A quantidade de cordas interfere de maneira capital no aprendizado do contrabaixo. Influencia em tudo, na técnica, nas soluções que você encontra, no fraseado com o qual você se sente confortável, na verticalização ou horizontalização das escalas, tríades, tétrades e solos...

Se o cara fala "quero tocar como o Nico, o Patitucci, o Pipoquinha, mesmo fraseado, mesma escolha de notas, sotaque, etc..." ele precisa sim de um 6 cordas.

Se ele quer um baixo pra tocar música do U2 uma corda dá...

Só que um novato normalmente não sabe que ele quer tocar como o Nico...
Concordo com tudo o que você disse sobre a interferência da quantidade de cordas ser capital  no aprendizado do instrumento...👍

Eu , como comecei no de quatro cordas , tocava U2 com uma , e ainda me sobravam 3 cordas pra me pavonear por aí , pagando uma de baixistão... Laughing
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ? Empty Re: Tagima millenium 6 por ótimo preço - compensa ou não ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos