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Instrumento de luthier. Há preconceito?

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Mensagem por vcrz Qua Jul 15, 2020 1:19 pm

Fernando Zadá escreveu:
Não me entenda mal. Não foi uma critica a você e sim um questionamento mesmo....
O que nos move? Música, equipamento? Marca no headstock?
Preferem uma boa ferramenta conhecida a uma excelente feita por alguém sem renome?

Ok estúdio e produtores tem um certo fetiche por marcas mesmo, principalmente os menos esclarecidos mas o ponto central deveria ser a música e a diferenciação nesse sentido...

Não sei se é o mundo ou o ser humano que tem essa fixação por mistério! Rssss

Tranquilo, tinha escrito mais na resposta e editei pq as vezes/atualmente a gente leva tudo a ferro e fogo mas opiniões conflitantes não devem ser motivos de justificativas idiotas, eu gosto de trocar de baixo hahahhaha, não tem nenhuma justificativa que justifique o injustificável. Hahahahahahahaha. O melhor não me prende, uma coisa que eu sinto, é quando eu comprei baixos novos, eu fiquei mais tempo, eu curti o instrumento. Agora na roleiragem não tenho apego não.

É misterio mesmo. Pq tem vezes que eu pego um baixo e me apaixono.... Duas semanas depois... Já quero outra coisa.

Acho que sou apenas fiel a minha esposa, até pq não sei se tem outra que pouco fala das minhas trocas de baixo.

Mas como eu disse, não sou contra luthier, sou contra no meu caso de roleiro.

Penso muito no caso da pessoa que gasta uma grana fazendo custom e depois põe a venda, tipo, l cara adora jazz bass, mas na hora de fazer o custom, taca um cap precision e um MM na ponte, toca 4 cordas mas faz de 5 pq é melhor... Ai o baixo fica pronto, é ótimo, bem construído mas não é perfeito... Pq o cara gosta de jazz bass.

Como eu disse, o meu s.martin é questão de tempo, pq eu sei o que eu quero e não quero nada miralabolante ou inovador, é só uma junção das minhas experiências em questão de conforto e tocabilidade.


Última edição por vcrz em Qua Jul 15, 2020 3:15 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 15, 2020 1:54 pm

Faz parte.... Rssss
Já teve gente que atazanou aqui para vender um baixo até me convencer e depois de 10 dias vendeu o baixo.... imagina se eu não queria matar o fulano....
Outro pra quem vendi um baixo e o cara teve a manha de vender o baixo antes de receber.... me ligou cedo no dia seguinte para nem enviar para ele mas sim para o novo dono.....
Acho que só tem maluco por aqui mesmo! KKKKkkkkkkk
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Jul 15, 2020 2:05 pm

"Acho que sou apenas fiel a minha esposa, até pq não sei se tem outra quem pouco fala das minhas trocas de baixo" - vcrz


Essa parte vou complementar pra você!!!

Acho que sou apenas fiel a minha esposa, até pq não sei se tem outra quem pouco fala das minhas trocas de baixo e ela tem a senha do fórum, vai ver isso e ficar muito feliz!!! love love love love


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Mensagem por vcrz Qua Jul 15, 2020 2:30 pm

Ops... Hahahaha
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 15, 2020 2:38 pm

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
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Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 15, 2020 5:16 pm

Num grupo do Facebook tem um S. Martyn Jazz Bass 5 cordas, 24 casas. Baixo com top em alguma coisa flamed, braço bird's eyes, tarraxas hipshot ultralite, ponte hipshot também. Enfim, um senhor baixo.

O cara troca por Stingray, ou por baixos do seu interesse.
Ou então vende pelo valor de 6,5k.
Acho difícil ambos acontecerem (alguém chegar com um MM na troca ou dar 6,5k no baixo).

O baixo tá há mais de um mês anunciado, não recebeu nenhum comentário. Aliás, o único comentário é do próprio vendedor dando up no anúncio, há 2 semanas.
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 15, 2020 7:09 pm

Esse é mais ou menos o valor pelo que sei de um zero com o Samuel e ainda seguindo suas especificações....
Óbvio que o céu é o limite em se tratando de detalhes, madeiras e upgrades mas você faz um excelente baixo zero nesse valor.
Tirou do luthier mesmo que tenha tocado nele só uma semana o valor cai.
Não tem jeito

Mas minha experiência diz que se oferecer menos a vista geralmente tem jogo.
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Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 15, 2020 7:19 pm

^ Sim, com certeza. Alguém com grana na mão à vista...se o vendedor bater o pé e não diminuir o preço é porque tudo bem pra ele ficar com o instrumento anunciado mais de ano recebendo ofertas ridículas, hehe...

E se você disse que um S. Martyn novo é vendido por mais ou menos isso, então ele tá vendendo caro mesmo.
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Mensagem por Nelson Bass Qua Jul 15, 2020 7:57 pm

Um problema ao meu ver é a questão da liquidez, se alguém resolve vender um instrumento de luthier geralmente é mais difícil que instrumento de marca como Fender ou MM, mas me parece os Zaganin e S. Martyn já não são tão difíceis de negociar. Tive contato com bons baixos de luthier, mas não achei que existisse uma diferença muito grande em relação à bons instrumentos de fábrica, quando se trata de violões por exemplo essa diferença geralmente é absurda.
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Mensagem por vcrz Qua Jul 15, 2020 8:00 pm

Como eu disse, baixo de luthier tem seu público, fato que luthiers renomados e conhecidos, a probabilidade de vender é maior.

A grande questão é isso da desvalorização, vc construiu um baixo único, que não foi barato, as vezes até mais caro que um de "marca" e resolve vender e não adianta a especificação do baixo pra ser atrativo tem que ter preço, infelizmente.
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Mensagem por Stormbringer Qua Jul 15, 2020 8:04 pm

Eu tenho plena noção que se eu precisar de dinheiro, não vai ser vendendo os baixos que vou conseguir Razz

Talvez tirando os circuitos ativos OPB-3 dos meus 5 cordas e vende-los separadamente eu consiga liquidez sem tomar tanto preju, fora isso, os baixos mesmo nunca que eu consigo 50% do que paguei.
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 15, 2020 8:39 pm

Fernando Zadá escreveu:
Óbvio que o céu é o limite em se tratando de detalhes, madeiras e upgrades mas você faz um excelente baixo zero nesse valor.
.

Jãozeiro escreveu:^
E se você disse que um S. Martyn novo é vendido por mais ou menos isso, então ele tá vendendo caro mesmo.


Como comentei o baixo pode chegar a muito mais obviamente mas sei que tem baixos do Samuel nessa faixa de preço inclusive acho que um RAS headless cheio de nheconheco ta por ai.
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Mensagem por CG Qua Jul 15, 2020 8:42 pm

Esse daqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1558098082-baixo-smartyn-modelo-blaze-headless-_JM?searchVariation=58312216260#searchVariation=58312216260&position=4&type=item&tracking_id=d58a5953-5567-404a-aaae-85cbbafee628
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 15, 2020 9:00 pm

Esse é zero acho que o próprio Samuel esta vendendo deveria ser dos que vinham pra MusicShow.
O Samuel estava fazendo uns para trazer no ano passado e retrasado ele vendeu tudo que trouxe.
Ano retrasado ele trouxe tipo uma dúzia e vendeu uns 13! KKKK
Vendeu até um Little meu que estava lá só pro povo conhecer! Kkkk
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Mensagem por Zubrycky Qua Jul 15, 2020 9:50 pm

Algumas observações esparsas.

1) Coleciono instrumentos e tenho, em minha coleção, 3 guitarras, 1 banjo tenor e 2 baixos de luthier (3, se incluirmos o Misterioso). Todos são ótimos instrumentos dentro de suas respectivas propostas e alguns deles são os únicos de sua espécie no mundo.

2) Nunca tive um instrumento feito para as minhas especificações. Ainda.

Faz parte dos meus planos fazer instrumentos com alguns luthiers que tenho em mente para executarem os meus designs. Mas tudo ao seu tempo.

3) Não tenho nada contra designs fora do padrão. Para mim, quanto mais inusitado e único, melhor.

4) Valor de revenda? Por uma série de razões, nunca dei a mínima para isso (Embora não julgue quem ache isso importante).

5) Não tenho nada contra um tipo de baixo com a captação de outro. Gosto desse tipo de projeto. Você tem o som de um instrumento com a ergonomia de outro.

6) O já citado Misterioso me foi vendido como sendo um baixo de Luthier. Era assim que ele estava anunciado na loja e, justamente por isso, ele estava muito barato.

7) Já vi instrumentos de luthier não tão bem feitos ou cujo som/projeto eu não gostei.

8 ) Como colecionador, tenho que ser honesto. Embora parte de mim lamente que instrumentos de luthier não tenham valor de mercado em boa parte das vezes, outra parte de mim prefere que assim seja porque isso faz com que eventualmente esse tipo de instrumento possa ser adquirido por um bom preço.  notme
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Mensagem por Zubrycky Qua Jul 15, 2020 10:13 pm

Sobre pessoas que fazem um instrumento dos sonhos com um luthier e logo depois se desfazem dele, algumas teorias...

- Às vezes o verdadeiro sonho delas nunca foi ter um instrumento de luthier mas um instrumento que já existe e que tem o logo mágico no headstock.

- Às vezes o músico não precisa realmente de um instrumento de luthier. Existem casos de músicos que, com um conceito sonoro na cabeça e anos de experiência já vividos, encomendam esse tipo de instrumento por precisarem de um instrumento com características de construção específicas necessárias para que as técnicas deles tenha a sua execução facilitada.

Para o resto, talvez um instrumento de luthier seja desnecessário.

- Às vezes, na vida, em muitas coisas, no fim das contas vale aquele ditado inglês eternizado pelo Motörhead: "The chase is better than the catch".



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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Jul 16, 2020 6:26 am

Como já escrevi aqui várias vezes: Não dou a mínima para nome famosão em headstock. Pode ser qual for. Posso achar bonito, adorar o timbre, mas se for para comprar, supondo ter grana, será para vender e conseguir algum lucro. Mas como não sou roleiro, tenho dificuldades até de presentear alguém, não entro nesta.

Minha primeira experiência com um luthier foi um desastre!
Mas nem por isso julguei que um instrumento feito desta forma fosse sempre ruim.

Tenho dois instrumentos assim, e sou apaixonado por eles. E nem são tão "específicos": um é um PB clássico, apesar de visualmente ter detalhes da "assinatura do luthier", e o outro foi montado com pedaços criados por luthierias diferentes: corpo da Kaiser Guitars/SP e braço Warmoth/USA. (também é um PB, com a variável da ponte piezo).

Mas nem sempre o baixo de luthier tem características "somente ao gosto do comprador". Tem JB ou PB com desenho clássico, hardware clássico e captação FENDER (feitos pela Fender, mesmo!), madeiras "clássicas". Mas por ser baixo de luthier não fascina quase ninguém.

Já tive um Squier VM JB com captação DD, e que o próprio Allex tocou aqui em casa, e lembro dele comentando sobre a similaridade ao timbre do Fender. Já tive um Squier Active Deluxe muito legal. Tive um SX PB que encantou muito músico profissional que veio aqui em casa experimentar. Alguns queriam até comprar, fizeram proposta, acabei vendendo.
Tive um Tune 6 cordas que me fez ficar apaixonado, mas a vontade impensada de ter um acústico novamente, acabei trocando em um NS NXT vertical. Fato curioso sobre o Tune: Estava com ele no Ademir trocando as cordas e dando aquele "tapa" na regulagem, quando um baixista daqui de BH, profissa, pediu para experimentar o baixo. Nunca tinha visto um "ao vivo". E lá foi o cara arrepiando no Tune, e neste meio tempo, chegam outros 3 baixistas, dois eu conhecia, todos profissas, também. Ficaram na salinha de espera, aguardando sua vez. Chegaram conversando animados, mas ao ouvirem o que estava rolando da área de regulagens da luthieria do Ademir, comentaram: Uai, que sonzeira é esta? Que baixo será? Yamaha? Warwick? E vieram ver. Eu ouvi isso tudo, porque estava bem à porta de entrada, de modo a poder ficar de frente ao músico que estava com meu baixo. Ao notarem que não era nenhum dos instrumentos esperados, fizeram cara de desânimo e voltaram à salinha de espera.

Como já escreveram aqui em outras oportunidades, MUITOS baixistas compram baixos de marcas conhecidas porque seus ídolos tem aquela marca e querem soar parecido ou igual a ele. Acabam descobrindo que não é bem assim, que não há esta garantia intrínseca, mas se consolam em ter o tal baixo de tal marca.

Meu primeiro ídolo foi o Chris Squire. E, acreditem ou não, NUNCA quis ter um Rickenbaker ou um Moradian, ou um Tobias ou um Fender. Sou fá do Mike Rutherford e NUNCA quis ter um Shergold ou um Alvarez ou um Status ou um Fender ou Steinberger ou Yamaha. Sou fanzaço do Percy Jones e idem conforme acima. Sou alucinado com o Anthony Jackson e idem. Evidentemente, não levando em consideração a importante questão de ter recursos financeiros.

No meu caso, ter um instrumento de luthier, nem é a questão das tais "especificidades" de um design ou captação ou hardware "diferente", mas sim o fato de me satisfazer com algo em que tive "um certo controle" sobre o que foi feito.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 16, 2020 9:25 am

CG escreveu:Esse daqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1558098082-baixo-smartyn-modelo-blaze-headless-_JM?searchVariation=58312216260#searchVariation=58312216260&position=4&type=item&tracking_id=d58a5953-5567-404a-aaae-85cbbafee628


E essas fotos estão feias sem edição. Ele deveria colocar as que eu editei.
Mas, é assunto pra depois isso.
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Mensagem por allexcosta Qui Jul 16, 2020 10:44 am

Tarcísio Caetano escreveu:No meu caso, ter um instrumento de luthier, nem é a questão das tais "especificidades" de um design ou captação ou hardware "diferente", mas sim o fato de me satisfazer com algo em que tive "um certo controle" sobre o que foi feito.

Perceba que, assim como ter uma determinada marca no headstock, isso também é um tipo de fetiche.
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Mensagem por Luiz Velhinho Qui Jul 16, 2020 3:39 pm

Meu segundo baixo foi um Wood Scorpion 5c que tocava quando fazia aula de baixo com o Francisco Falcon. No dia que meti a mão naquele baixo, sabia que seríamos amigos. Eu melhorei como baixista e o baixo me atende hoje mais ainda do que me atendia quando comprei. Lá se vai 20 anos de amizade.
É o único instrumento que nunca foi pensado em ser negociado. Nunca toquei em um baixo que me atendesse tão bem em todos os sentidos. Mas fui comprando outros ao longo do tempo por diversão. JAZZigo entende.
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Mensagem por JAZZigo Qui Jul 16, 2020 5:37 pm

Luiz Velhinho escreveu:JAZZigo entende.
Perfeitamente, mas a culpa não é minha! Razz
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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Jul 16, 2020 6:27 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:No meu caso, ter um instrumento de luthier, nem é a questão das tais "especificidades" de um design ou captação ou hardware "diferente", mas sim o fato de me satisfazer com algo em que tive "um certo controle" sobre o que foi feito.

Perceba que, assim como ter uma determinada marca no headstock, isso também é um tipo de fetiche.
Sem dúvida nenhuma. Não me escuso da culpa.
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Mensagem por Zubrycky Qui Jul 16, 2020 10:03 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:No meu caso, ter um instrumento de luthier, nem é a questão das tais "especificidades" de um design ou captação ou hardware "diferente", mas sim o fato de me satisfazer com algo em que tive "um certo controle" sobre o que foi feito.

Perceba que, assim como ter uma determinada marca no headstock, isso também é um tipo de fetiche.
Sem dúvida nenhuma. Não me escuso da culpa.

Não vejo razão para culpa. Deve ser ótimo poder escolher quais pedaços de madeira e quais componentes virarão um instrumento feito para você. De certa forma, é como mandar um alfaiate fazer uma roupa sob medida.

Ainda terei essa experiência, tanto com um luthier quanto com um alfaiate.


Última edição por Zubrycky em Qui Jul 16, 2020 10:31 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Qui Jul 16, 2020 10:07 pm

Zubrycky escreveu:Sobre pessoas que fazem um instrumento dos sonhos com um luthier e logo depois se desfazem dele, algumas teorias...

- Às vezes o verdadeiro sonho delas nunca foi ter um instrumento de luthier mas um instrumento que já existe e que tem o logo mágico no headstock.

- Às vezes o músico não precisa realmente de um instrumento de luthier. Existem casos de músicos que, com um conceito sonoro na cabeça e anos de experiência já vividos, encomendam esse tipo de instrumento por precisarem de um instrumento com características de construção específicas necessárias para que as técnicas deles tenha a sua execução facilitada.

Para o resto, talvez um instrumento de luthier seja desnecessário.

- Às vezes, na vida, em muitas coisas, no fim das contas vale aquele ditado inglês eternizado pelo Motörhead: "The chase is better than the catch".

(vídeo)

Esqueci de outra teoria (E aqui falo sem julgar ninguém): Pessoas que acreditam que a mera posse de um instrumento dos sonhos feito sob medida é o que as transformará, assim, num passe de mágica, nos músicos que elas sonham em ser. Como não é assim que as coisas acontecem, a decepção é inevitável.
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Mensagem por CG Qui Jul 16, 2020 10:29 pm

Sobre fazer o instrumento:
Meu baixo custou na época 650 dolares. Um Fender MIM nos Estados Unidos custava 500 dolares, aqui esse mesmo baixo custava 1200 dolares. Eu usei um hardware desejável por todos. O baixo tem SPB3, ponte Gotoh, tarraxas Wilkinson... Coisas que eu não teria em nenhum baixo de fabrica pelo mesmo valor. Sendo um precision e tendo esse hardware, não tem como dar errado.
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 17, 2020 10:27 am

Zubrycky escreveu:
Zubrycky escreveu:Sobre pessoas que fazem um instrumento dos sonhos com um luthier e logo depois se desfazem dele, algumas teorias...

- Às vezes o verdadeiro sonho delas nunca foi ter um instrumento de luthier mas um instrumento que já existe e que tem o logo mágico no headstock.

- Às vezes o músico não precisa realmente de um instrumento de luthier. Existem casos de músicos que, com um conceito sonoro na cabeça e anos de experiência já vividos, encomendam esse tipo de instrumento por precisarem de um instrumento com características de construção específicas necessárias para que as técnicas deles tenha a sua execução facilitada.

Para o resto, talvez um instrumento de luthier seja desnecessário.

- Às vezes, na vida, em muitas coisas, no fim das contas vale aquele ditado inglês eternizado pelo Motörhead: "The chase is better than the catch".

(vídeo)

Esqueci de outra teoria (E aqui falo sem julgar ninguém): Pessoas que acreditam que a mera posse de um instrumento dos sonhos feito sob medida é o que as transformará, assim, num passe de mágica, nos músicos que elas sonham em ser. Como não é assim que as coisas acontecem, a decepção é inevitável.


Acontece também o caso do cara que compra um Flea e acha que vai sair dando slap sujo o resto da vida...
Ou comprar um Geddy Lee e tocar igual, etc...
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Mensagem por Stormbringer Sex Jul 17, 2020 10:33 am

Juninho Sampaio escreveu:Acontece também o caso do cara que compra um Flea e acha que vai sair dando slap sujo o resto da vida...

Ri Muito

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Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 10:44 am

A verdade é que 99% dessa história toda de instrumento é fetiche.

A imensa maioria de nós tem instrumentos melhores que nós somos como músicos. Quem aqui hoje deixa de fazer uma frase, de colar num bumbo com bom gosto, ou de tocar Teen Town com boa musicalidade e sotaque adequado porque tem um SX, Squier ou Tagima? Venhamos e convenhamos, ninguém...

Se música fosse o mais importante pra gente, a seção "Técnica e Teoria" seria a mais movimentada do fórum.

Da mesma maneira que o viciado em jogo acorda a cada dia sentindo necessidade do frio na barriga que o barulho de moeda na slot machine faz, ou o cara gritando "bingo", ou mesmo o sorteio do bicho do dia, muitos de nós somos viciados em abrir uma bag ou estojo e ver brotar o nome "7ender" de lá de dentro, triunfante, como se tocasse sozinho... Aquela borboleta mágica de abalone com madrepérola então, grita pra o mundo "sou ricooooooooooooo", "sou o baixista mágico das galáxias".

E no fim das contas não é nada disso... Mas somos criaturas bobas dadas às coisas menos importantes.
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Mensagem por WHead Sex Jul 17, 2020 10:45 am

^ claps
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 17, 2020 10:49 am

allexcosta escreveu:A verdade é que 99% dessa história toda de instrumento é fetiche.

A imensa maioria de nós tem instrumentos melhores que nós somos como músicos. Quem aqui hoje deixa de fazer uma frase, de colar num bumbo com bom gosto, ou de tocar Teen Town com boa musicalidade e sotaque adequado porque tem um SX, Squier ou Tagima? Venhamos e convenhamos, ninguém...

Se música fosse o mais importante pra gente, a seção "Técnica e Teoria" seria a mais movimentada do fórum.

Da mesma maneira que o viciado em jogo acorda a cada dia sentindo necessidade do frio na barriga que o barulho de moeda na slot machine faz, ou o cara gritando "bingo", ou mesmo o sorteio do bicho do dia, muitos de nós somos viciados em abrir uma bag ou estojo e ver brotar o nome "7ender" de lá de dentro, triunfante, como se tocasse sozinho... Aquela borboleta mágica de abalone com madrepérola então, grita pra o mundo "sou ricooooooooooooo", "sou o baixista mágico das galáxias".

E no fim das contas não é nada disso... Mas somos criaturas bobas dadas às coisas menos importantes.


Teve um cara que vende instrumentos e sigo ele no insta. ELe postou uns Fodera e alguém comentou algo e ele respondeu. Sou rico! assim...
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Mensagem por Zubrycky Sex Jul 17, 2020 10:52 am

^
Quem pode, pode.
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Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 10:59 am

Juninho Sampaio escreveu:Teve um cara que vende instrumentos e sigo ele no insta. ELe postou uns Fodera e alguém comentou algo e ele respondeu. Sou rico! assim...

E às vezes nem é...

E se for também, qual a diferença que isso faz?
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 17, 2020 11:12 am

Achei ele arrogante!
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Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 11:15 am

Juninho Sampaio escreveu:Achei ele arrogante!

Tem todo tipo de gente no mundo...
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jul 17, 2020 11:34 am

Zubrycky escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:No meu caso, ter um instrumento de luthier, nem é a questão das tais "especificidades" de um design ou captação ou hardware "diferente", mas sim o fato de me satisfazer com algo em que tive "um certo controle" sobre o que foi feito.

Perceba que, assim como ter uma determinada marca no headstock, isso também é um tipo de fetiche.
Sem dúvida nenhuma. Não me escuso da culpa.

Não vejo razão para culpa. Deve ser ótimo poder escolher quais pedaços de madeira e quais componentes virarão um instrumento feito para você. De certa forma, é como mandar um alfaiate fazer uma roupa sob medida.

Ainda terei essa experiência, tanto com um luthier quanto com um alfaiate.
Meu caro Zubrycky, a frase "Não me escuso da culpa" deveria ser entendida como "Exatamente, tenho este desejo/fetiche".
Deveria ter colocado entre aspas, mas sou refém do pensamento de que as pessoas entenderão corretamente aquilo que está em minha cabeça. E é, claro, quase impossível.
Se estivéssemos cara-a-cara, com certeza você entenderia vendo minhas feições e gestos.

Não me sinto culpado pelas minhas escolhas, apesar de querer voltar no tempo de mudar várias e várias delas.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Jul 17, 2020 12:10 pm

allexcosta escreveu:A verdade é que 99% dessa história toda de instrumento é fetiche.

A imensa maioria de nós tem instrumentos melhores que nós somos como músicos. Quem aqui hoje deixa de fazer uma frase, de colar num bumbo com bom gosto, ou de tocar Teen Town com boa musicalidade e sotaque adequado porque tem um SX, Squier ou Tagima? Venhamos e convenhamos, ninguém...

Se música fosse o mais importante pra gente, a seção "Técnica e Teoria" seria a mais movimentada do fórum.

Da mesma maneira que o viciado em jogo acorda a cada dia sentindo necessidade do frio na barriga que o barulho de moeda na slot machine faz, ou o cara gritando "bingo", ou mesmo o sorteio do bicho do dia, muitos de nós somos viciados em abrir uma bag ou estojo e ver brotar o nome "7ender" de lá de dentro, triunfante, como se tocasse sozinho... Aquela borboleta mágica de abalone com madrepérola então, grita pra o mundo "sou ricooooooooooooo", "sou o baixista mágico das galáxias".

E no fim das contas não é nada disso... Mas somos criaturas bobas dadas às coisas menos importantes.

Allex acordou poético hoje! Rssss
Mas é isso ai.
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Mensagem por siodoni Sex Jul 17, 2020 1:04 pm

allexcosta escreveu:A verdade é que 99% dessa história toda de instrumento é fetiche.

A imensa maioria de nós tem instrumentos melhores que nós somos como músicos. Quem aqui hoje deixa de fazer uma frase, de colar num bumbo com bom gosto, ou de tocar Teen Town com boa musicalidade e sotaque adequado porque tem um SX, Squier ou Tagima? Venhamos e convenhamos, ninguém...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 17, 2020 1:06 pm

siodoni escreveu:
allexcosta escreveu:A verdade é que 99% dessa história toda de instrumento é fetiche.

A imensa maioria de nós tem instrumentos melhores que nós somos como músicos. Quem aqui hoje deixa de fazer uma frase, de colar num bumbo com bom gosto, ou de tocar Teen Town com boa musicalidade e sotaque adequado porque tem um SX, Squier ou Tagima? Venhamos e convenhamos, ninguém...

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Mensagem por gloliveira Sex Jul 17, 2020 1:50 pm

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Mensagem por Sentinela Sex Jul 17, 2020 7:17 pm

Da minha parte não tenho preconceito nenhum. Confio no meu luthier ( Marcio Zaganin), pela experiencia que tem já de anos e anos. Converso com ele e já sabe em segundos o que esta ocorrendo no meu bass quando levo pra ele ver. Acho que o feeling dele é excelente pra perceber as coisas e no momento não acho que tem ninguem melhor no Brasil. Não é a toa que foi convidado pelo dono da Tagima pra ser o supervisor técnico e viajar pelo mundo pra ver tudo que acontece no business dos instrumentos musicais. Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz. Só ter a harmonia boa de madeira de qualidade, com um bom captador e com bom hardware e deixar ele bem regulado. Ja fizemos outro projeto de jazz bass de 4 cordas e fica pronto em novembro, tudo bem pensado em todos os detalhes. Entao, um instrumento feito por um bom luthier, fica melhor que o de série porque foi feito pra voce e do jeito que voce pediu. O preconceito tá nas pessoas, mas isso pouco importa pra voce, certo ? O instrumento é meu, eu que vou tocar e a tocabilidade e a sonoridade pra mim é o que vale.


Última edição por Sentinela em Sáb Jul 18, 2020 2:40 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Sex Jul 17, 2020 7:30 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:
Zubrycky escreveu:Sobre pessoas que fazem um instrumento dos sonhos com um luthier e logo depois se desfazem dele, algumas teorias...

- Às vezes o verdadeiro sonho delas nunca foi ter um instrumento de luthier mas um instrumento que já existe e que tem o logo mágico no headstock.

- Às vezes o músico não precisa realmente de um instrumento de luthier. Existem casos de músicos que, com um conceito sonoro na cabeça e anos de experiência já vividos, encomendam esse tipo de instrumento por precisarem de um instrumento com características de construção específicas necessárias para que as técnicas deles tenha a sua execução facilitada.

Para o resto, talvez um instrumento de luthier seja desnecessário.

- Às vezes, na vida, em muitas coisas, no fim das contas vale aquele ditado inglês eternizado pelo Motörhead: "The chase is better than the catch".

(vídeo)

Esqueci de outra teoria (E aqui falo sem julgar ninguém): Pessoas que acreditam que a mera posse de um instrumento dos sonhos feito sob medida é o que as transformará, assim, num passe de mágica, nos músicos que elas sonham em ser. Como não é assim que as coisas acontecem, a decepção é inevitável.


Acontece também o caso do cara que compra um Flea e acha que vai sair dando slap sujo o resto da vida...
Ou comprar um Geddy Lee e tocar igual, etc...

Independentemente do instrumento que se tem em mãos, ninguém escapa de si mesmo.
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Mensagem por Zubrycky Sex Jul 17, 2020 7:32 pm

Juninho Sampaio escreveu:Achei ele arrogante!

O saudoso Pedro de Lara disse certa vez uma frase da qual nunca me esquecerei: "Tem gente que é tão pobre, mas tão pobre que só tem o dinheiro". Rolling Eyes
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Mensagem por Groovin Sáb Jul 18, 2020 9:01 am

Acredito que, como em todo comércio ou prestação de serviços existem as pessoas as quais, de certa forma, "mancham" o ramo que atuam. Vejo que na luthieria não é diferente.

Talvez isso pode ser uma das causas desse preconceito que estamos discutindo por aqui.
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Mensagem por fheliojr Sáb Jul 18, 2020 8:28 pm

bodhan escreveu:...Talvez o momento, com o empobrecimento generalizado e a alta dos preços, favoreça o crescimento dos instrumentos de luthier...

Com instrumentos cujos preços partem de 6 mil reais? Sei não, viu?!

Sentinela escreveu:...Não é a toa que foi convidado pelo dono da Tagima pra ser o supervisor técnico e viajar pelo mundo pra ver tudo que acontece no business dos instrumentos musicais...

Sei lá, isso não diz tanto assim...


Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

Se isso procedesse, não se teria tantos instrumentos ruins por aí.

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Mensagem por Zubrycky Sáb Jul 18, 2020 9:00 pm

fheliojr escreveu:
bodhan escreveu:...Talvez o momento, com o empobrecimento generalizado e a alta dos preços, favoreça o crescimento dos instrumentos de luthier...

Com instrumentos cujos preços partem de 6 mil reais? Sei não, viu?!


Duvido muito. Ainda mais sem o prestígio de algum logo mágico no headstock e sem valor de revenda na grande maioria dos casos.

fheliojr escreveu:
Sentinela escreveu:...Não é a toa que foi convidado pelo dono da Tagima pra ser o supervisor técnico e viajar pelo mundo pra ver tudo que acontece no business dos instrumentos musicais...

Sei lá, isso não diz tanto assim...

Não mesmo, mas talvez numa dessas viagens ele tenha aprendido como a pintura influencia no som do instrumento... :troll:

fheliojr escreveu:

Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

Se isso procedesse, não se teria tantos instrumentos ruins por aí.


Verdade.

Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

Bom, um certo luthier muito conhecido por estas bandas conseguiu a façanha de errar muuuuuito ao fazer um Precision... hide

Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

É fácil, desde que a pintura não seja sparkle... notme
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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 2 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:06 am

Zubrycky escreveu:
fheliojr escreveu:
bodhan escreveu:...Talvez o momento, com o empobrecimento generalizado e a alta dos preços, favoreça o crescimento dos instrumentos de luthier...

Com instrumentos cujos preços partem de 6 mil reais? Sei não, viu?!


Duvido muito. Ainda mais sem o prestígio de algum logo mágico no headstock e sem valor de revenda na grande maioria dos casos.

fheliojr escreveu:
Sentinela escreveu:...Não é a toa que foi convidado pelo dono da Tagima pra ser o supervisor técnico e viajar pelo mundo pra ver tudo que acontece no business dos instrumentos musicais...

Sei lá, isso não diz tanto assim...

Não mesmo, mas talvez numa dessas viagens ele tenha aprendido como a pintura influencia no som do instrumento... :troll:

fheliojr escreveu:

Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

Se isso procedesse, não se teria tantos instrumentos ruins por aí.


Verdade.

Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

Bom, um certo luthier muito conhecido por estas bandas conseguiu a façanha de errar muuuuuito ao fazer um Precision... hide

Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

É fácil, desde que a pintura não seja sparkle... notme


Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?


Última edição por Sentinela em Dom Jul 19, 2020 4:10 am, editado 1 vez(es)
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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 2 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:09 am

fheliojr escreveu:
bodhan escreveu:...Talvez o momento, com o empobrecimento generalizado e a alta dos preços, favoreça o crescimento dos instrumentos de luthier...

Com instrumentos cujos preços partem de 6 mil reais? Sei não, viu?!

Sentinela escreveu:...Não é a toa que foi convidado pelo dono da Tagima pra ser o supervisor técnico e viajar pelo mundo pra ver tudo que acontece no business dos instrumentos musicais...

Sei lá, isso não diz tanto assim...

Se pra voce nao diz, pra mim sim.


Sentinela escreveu:...Construir um bom instrumento é facil, como ele mesmo diz...

Se isso procedesse, não se teria tantos instrumentos ruins por aí.


É verdade, por isso que não fico elocubrando e confiando em tantas bobagens que se escrevem na internet. O que vale é o instrumento musical ter a tocabilidade e a sonoridade boa pra voce. E nao para os outros. Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.
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Mensagem por Stormbringer Dom Jul 19, 2020 10:06 am

Noooooossssssa, nem lembrava mais da história da pintura sparkle
pior que o cara lança essas idéias e o nego vai acreditar.
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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 2 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 10:28 am

Acho que o pessoal confunde um pouco o significado da palavra "preconceito", que nada mas é que um conceito prévio.

Tem gente que só de saber que um instrumento é feito por luthier, acha que aquele instrumento será melhor que a média. Isso é um preconceito.

Eu tenho um preconceito sobre instrumentos Yamaha. Mesmo antes de vê-los, assumo que são bem feitos e boas opções pela faixa de preço. Isso é resultado da minha experiência com a marca.

Já com a Fender, por exemplo, não me permito ter um preconceito, preciso do pós-conceito, aquele que tenho depois de testar o instrumento em questão.

Passei praticamente 3 semanas dentro da Mlaghus, indo lá todos os dias. Conheci a fundo a filosofia da empresa e seus processos de produção. Confio que um baixo da marca será muito bem feito e soará muito bem, mesmo antes de tê-lo em mãos.

E assim vai...
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Mensagem por CG Dom Jul 19, 2020 11:17 am

Então tio, eu criei o tópico justamente por causa do pré conceito.

Teve outro tópico aí que o forista postou "não compro instrumento feito por luthier", isso me indica que o forista ja tem o conceito pré estabelecido que justifica essa afirmação, eu gostaria de entender qual era... De qualquer forma eu já cheguei a algumas conclusões.
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