Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perguntas sobre PHX Jazz Bass

+9
siodoni
Juninho Sampaio
Victorpsilva
Fernando Zadá
vinibassplayer
Jãozeiro
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
campos
13 participantes

Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por campos Dom Jul 19, 2020 1:17 pm

Aproveitando o tópico, um amigo pergunta se valeria à pena comprar para o filho dele - canhoto - um PHX jazz bass. As outras opções canhotas que encontrou foram Memphis ativo e Strinberg (mesmo preço, todos os 3 cerca de R$ 800); e SX e Cort Action Plus PJ, ambos cerca de R$ 1.700 (ele achou meio caro).
Ou seja, paga 800 ou paga 1700.
Esse PHX presta? Que marca é essa?

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jul 19, 2020 1:28 pm

campos escreveu:Aproveitando o tópico, um amigo pergunta se valeria à pena comprar para o filho dele - canhoto - um PHX jazz bass. As outras opções canhotas que encontrou foram Memphis ativo e Strinberg (mesmo preço, todos os 3 cerca de R$ 800); e SX e Cort Action Plus PJ, ambos cerca de R$ 1.700 (ele achou meio caro).
Ou seja, paga 800 ou paga 1700.
Esse PHX presta? Que marca é essa?
São instrumentos razoáveis.
Considero a maioria deles melhor que os Strinbergs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 8:51 pm

Não posso falar sobre o Jazz Bass, mas certa vez espanquei toquei um Precision dessa marca e o instrumento me causou uma ótima impressão.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 8:59 pm

campos escreveu:Aproveitando o tópico, um amigo pergunta se valeria à pena comprar para o filho dele - canhoto - 

Diga a seu amigo considerar a possibilidade de o filho dele começar com um instrumento para destro. Caso ele vá adiante na música, a vida dele com a aquisição de instrumentos vai ser muito mais fácil.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por vinibassplayer Dom Jul 19, 2020 11:30 pm

Jãozeiro escreveu:
campos escreveu:Aproveitando o tópico, um amigo pergunta se valeria à pena comprar para o filho dele - canhoto - 

Diga a seu amigo considerar a possibilidade de o filho dele começar com um instrumento para destro. Caso ele vá adiante na música, a vida dele com a aquisição de instrumentos vai ser muito mais fácil.

até pq qdo vc tá aprendendo do zero, qqr lado vai ser a msm dificuldade.. eu por exemplo so 100% canhoto mas aprendi meus instrumentos como destro, e sempre me foram relatadas as mesmas dificuldades dos canhotos aprendendo 'invertido'..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por campos Qua Jul 22, 2020 7:19 pm

O filho já toca guitarra como canhoto, não vai começar do zero.

Esse negócio de canhoto x destro é uma longa discussão, e sem vencedores. Cada um pensa de um jeito. Sou canhoto tocando como destro, graças ao meu primeiro professor de violão. Já li muito sobre isso e descobri que existem vários graus de canhotos. Uns são mais canhotos que outros.
E eu preferia ter aprendido como canhoto.
Mas com as cordas na posição normal. Tem uns canhotos que tocam com o E grave para baixo, acho bizarro.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 22, 2020 7:48 pm

É mais pela questão de facilitar bastante a vida pra comprar Instrumentos. Mas se ele já toca como canhoto, aí não tem jeito, tem que ser instrumento pra canhoto mesmo. 

De cabeça lembro de dois virtuosos que são canhotos mas tocam como destro: Pipoquinha e Kiko Loureiro.

E Eric Gales (acho que ninguém conhece), um guitarrista de nível absurdo de bom, é canhoto, toca com guitarra de destro, mas como canhoto mesmo. As cordas graves ficam pra baixo e as agudas pra cima, hehe.
Não sei se deu pra entender. Ele é canhoto. Pegou uma guitarra normal de destro e virou uns 180%, apenas isso, hehe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 22, 2020 7:53 pm

Eric Gales:

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Eric-gales-1496739760-02-430x241

Perguntas sobre PHX Jazz Bass A-464309-1482248254-7651-jpeg
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 22, 2020 8:42 pm

Jãozeiro escreveu:É mais pela questão de facilitar bastante a vida pra comprar Instrumentos. Mas se ele já toca como canhoto, aí não tem jeito, tem que ser instrumento pra canhoto mesmo. 

De cabeça lembro de dois virtuosos que são canhotos mas tocam como destro: Pipoquinha e Kiko Loureiro.

E Eric Gales (acho que ninguém conhece), um guitarrista de nível absurdo de bom, é canhoto, toca com guitarra de destro, mas como canhoto mesmo. As cordas graves ficam pra baixo e as agudas pra cima, hehe.
Não sei se deu pra entender. Ele é canhoto. Pegou uma guitarra normal de destro e virou uns 180%, apenas isso, hehe.
Eric Gales é um fenômeno!
Tem vários músicos que tocam assim - ao contrário, sem inverter as cordas.
Não é algo usual.
Jimi Hendrix, por exemplo, invertia...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 22, 2020 9:01 pm

Que não invertem tem Eric Gales,Mono Neon, Dick Dale, se não me engano Canhoto da Paraiba também, e o Edgar Scandurra.
Eric Gales é um absurdo tocando.

Canhotos que tocam como destro tem mais uma penca também Thiago do Espirito Santo, Steve Morse e mais uns
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 22, 2020 9:02 pm

Ah sobre o baixo já tive um que peguei fretless. Era normal o antigo dono desdentou ele.
Era bom eu achei bem honesto mas o meu pesava uma tonelada.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qua Jul 22, 2020 9:20 pm

campos escreveu: (...) Tem uns canhotos que tocam com o E grave para baixo, acho bizarro.

Um sensacional músico canhoto que não inverteu as cordas do baixo é o grande Jimmy Haslip.



Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Victorpsilva Qui Jul 23, 2020 9:52 am

Pessoal inventa essas ideias de baixo e guitarra de canhoto, mas nunca vi um piano ou teclado de canhoto.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 11:09 am

Victorpsilva escreveu:Pessoal inventa essas ideias de baixo e guitarra de canhoto, mas nunca vi um piano ou teclado de canhoto.

Não há nenhum absurdo aqui. Estamos falando, afinal de contas, de instrumentos diferentes com ergonomias completamente diferentes.

Sendo assim, esta comparação não é válida.

No caso do piano, a disposição das teclas do grave para o agudo não favorece nenhuma das mãos. Ambas têm seus obstáculos a serem vencidos pela prática.

P.S.: Já toquei com bateristas canhotos e somente um deles não invertia as peças da bateria.

P.S.: Existe pelo menos um piano para canhotos.

https://www.classicfm.com/discover-music/instruments/piano/lefthand-piano-christopher-seed/


Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 11:17 am

Sobre o piano, vale lembrar que ele não é um instrumento portátil, de forma que os pianistas acabam se apresentando com o piano que já está no local da apresentação.

Sendo assim, não há nenhum sentido em gastar dinheiro para mandar fazer um piano para canhotos, aprender a tocar nele e não ter como se apresentar ao vivo por não ser capaz de tocar com os pianos que estão nos locais de apresentação.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 11:24 am

Encontrei mais um piano para canhotos.

https://www.sheargoldmusic.co.uk/kawai-announce-new-left-handed-piano/
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Victorpsilva Qui Jul 23, 2020 11:25 am

Para bateristas a posição das peças é apenas uma convenção, e bons bateristas conseguem conduzir com ambas as mãos, acabando por se tornar ambidestros no instrumentos, como é o caso do Carter Beaufort da Dave Matthews Band. Para o piano o mesmo é válido.

A questão é que para guitarra, violão e contrabaixo se acredita que formar as notas com a mão esquerda é mais fácil, mas será mesmo? Na verdade os níveis de dificuldade de ambas as mãos são equivalentes, e se você for tocar um violão clássico dedilhado ou um ska na guitarra poderá ter dificuldade na mão que deveria ser a mais safa, a direita. A verdade é que tudo é questão de treino. Para canhotos realmente é mais fácil escrever com a esquerda, utilizar o mouse, e etc. Mas em instrumentos que utilizam as duas mãos não há grandes diferenças, porque será necessário treinar igualmente as duas...

O formato dos instrumentos e as mãos utilizadas para cada finalidade são pura convenção e não tem nada a ver com ser destro ou canhoto.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 23, 2020 11:40 am

Pipoquinha é canhoto!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Jãozeiro Qui Jul 23, 2020 11:51 am

^ Eu entendo de verdade tudo o que você disse, Victor. Mas desconfio que, apesar de concordar, seja mais fácil falar do que fazer...

É fácil falar para os canhotos: "se adaptem ao meu mundo destro, não existem maiores dificuldades", mas...e se inverter a questão? E se falassem que nós, destros, lá no início teríamos que começar com um instrumento canhoto? Será que lidaríamos com toda essa naturalidade que cobramos dos canhotos? É de se refletir...

E uma percepção pessoal sobre baixo/guitarra/violão e mão direita/esquerda: no começo a mão da escala é mais difícil. Depois, no avanço do aprendizado do instrumento, a mão da palheta/pizzicato é muitíssimo mais difícil e desafiadora do que a mão da escala.

Perceba: se um guitarrista/baixista quiser ele faz ligados o dia inteiro, rápidos e limpos, com alguma prática. Mas experimente fazer a mesma coisa, com a mesma fluência, palhetando, ou no dedo. É muito mais difícil. Eu diria que alguns anos de prática intensa separam um do outro. Vale pra slap, tapping, sweep, qualquer coisa. A mão que ataca as cordas é a que manda.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 12:00 pm

Victorpsilva escreveu:
O formato dos instrumentos e as mãos utilizadas para cada finalidade são pura convenção e não tem nada a ver com ser destro ou canhoto.

Entendo e respeito o seu ponto de vista, mas permita-me fazer um contraponto.

O formato dos instrumentos é determinado pelos seus princípios físicos de geração e amplificação do som (colunas de ar, cordas tangidas e peles ou pratos percutidos são coisas muito diferentes entre si).

Existem, para cada instrumento, formatos consagrados pela tradição mas nenhum deles é uma mera convenção.

Tudo tem um motivo.

Além disso, estatisticamente, canhotos são uma minoria. Sendo assim, os formatos predominantes dos instrumentos musicais e as suas respectivas escolas de estudo a respeito do uso das mãos para tocá-los não foram criadas tendo em vista as necessidades específicas dos canhotos.

Enfim, estamos falando de instrumentos musicais diferentes e de músicos diferentes. Sendo assim, não dá para jogar tudo em um mesmo balaio e reduzir tudo à convenções.

Cada caso é um caso.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Victorpsilva Qui Jul 23, 2020 12:04 pm

Será que o que chamamos de baixo para destro realmente seria o mais fácil para destros? Quando andava de skate eu andava com a base de canhoto, porque era mais natural pra mim, fazia mais sentido mesmo sendo destro.

A verdade é que tocar um instrumento é sempre uma experiência nova e cada um vai desenvolver a estratégia que parecer mais adequada. Não tem certo e errado. Já parou pra pensar em carro, por exemplo? Faz tanto sentido a embreagem ser no pé esquerdo? Faz sentido a marcha ser na mão direita? Será que canhotos tem alguma dificuldade com essa disposição?

Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 12:04 pm

Sugiro um exercício que já fiz antes e que acabei de repetir: Peguem um baixo, invertam a posição dele (para que as funções das mãos fiquem invertidas) e tentem tocar qualquer coisa... Wink

Boa sorte! Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Jãozeiro Qui Jul 23, 2020 12:14 pm

Zubrycky escreveu:Sugiro um exercício que já fiz antes e que acabei de repetir: Peguem um baixo, invertam a posição dele (para que as funções das mãos fiquem invertidas) e tentem tocar qualquer coisa... Wink

Boa sorte! Wink

Mas aí é diferente porque você, há muitos e muitos anos já toca (na condição de destro). Aí não tem condição mesmo. 

O que o Victor fala é diferente... pra alguém que começa do zero, que não tem nem noção do que a mão esquerda e a direita fazem no instrumento. 
Para essa pessoa (canhota), se você disser que a mão direita é a do pizzicato/palheta e a mão esquerda é a da escala, ela vai aprender dessa forma como sendo a correta, a natural. Ela não vai ter nenhuma referência prática anterior no instrumento dizendo que o certo pra ela é a mecânica contrária.

Eu, como disse no post anterior, entendo e pondero os dois lados da discussão.


Última edição por Jãozeiro em Qui Jul 23, 2020 12:19 pm, editado 3 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Victorpsilva Qui Jul 23, 2020 12:15 pm

A primeira vez que eu peguei num violão eu usava ele invertido, porque achava mais fácil. Depois é que aderi ao 'modo destro'. Com um pouco de treino acho que dá pra tocar sim, mas de início não vai ser possível porque todo mundo sempre treinou a vida inteira de um jeito e mudar é sempre difícil.

Se você pegar instrumentos simétricos, não tem muito essa de 'canhoto' ou 'destro'. Dá pra tocar dos dois jeitos e vai o que for mais confortável. A minha suposição é que isso não tem a ver totalmente com ser canhoto ou destro, mas varia de pessoa pra pessoa.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por campos Qui Jul 23, 2020 1:45 pm

Esses caras que tocam com o E grave para baixo dão sempre a mesma explicação: o irmão mais velho era destro e tinha um violão, não deixava trocar as cordas e ele não tinha dinheiro para comprar outro violão.
E não usou como destro porque achou mais fácil tocar como canhoto, virando o violão, mas não as cordas.
Não tinha ninguém para dizer a ele o que fazer. A natureza musical comandou.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Victorpsilva Qui Jul 23, 2020 2:49 pm



Vejam a manha desse cara com as cordas invertidas.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Juninho Sampaio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por siodoni Qui Jul 23, 2020 2:56 pm

Eu era canhoto quando comecei na pré-escola, mas a professora me fez ser destro Very Happy

Resultado, chuto com a esquerda, minha letra é horrível (Very Happy) e faço muitas coisas a mão esquerda sem perceber.

Mas quando comecei a tocar eu poderia optar, optei ser destro pela maior facilidade de se encontrar instrumentos. Ser canhoto é muito dificil.

Quase tudo é pensado pros destros. Desde maçanetas, tesouras e etc.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por heenrique_bass Qui Jul 23, 2020 3:03 pm

Pegando o gancho sobre esse assunto de canhoto/destro. Eu sou canhoto e toco instrumento de cordas como destro, mas creio que a primeira vez que peguei um instrumento, peguei como canhoto mas nem me interessei, ai já a segunda vez, peguei como destro, foi meio natural, pelo que lembre.

Porém, talvez eu tenha desenvolvido um vício na mão esquerda que minha mão fica um pouco estranha, sendo que meu polegar fica reto atrás do braço do instrumento e não meio inclinado e meio curvado como se eu pegasse automaticamente com a mão direita. Sendo assim, tenho algumas dificuldades em relação a digitação e desconformo se tocar por algumas horas. Vim percebendo isso faz uns dois anos atrás, até quando eu fazia aula o professor me alertou sobre.

Mas to tentando estudar pra mudar essa posição e ficar mais confortável.
Agora, em relação a mão direita, também tenho dificuldade em passagens mais rápidas tanto pizzicato quando com palheta, um exemplo, esses dias tava tirando a música YYZ do Rush no pizzicato e aquela passagem que tem pós a intro (que repete algumas vezes e o Geddy Lee usa bastante), travo pra tocar na velocidade normal, mas ai já creio que seja falta de estudo, ai venho tocando com o bpm menor e vai tranquilo.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 959
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jul 23, 2020 7:04 pm

Tem uma história que eu não vou atribuir a nenhum grande compositor pq realmente não lembro qual foi ("Bach" ou "Mahler" talllllvez):
Um dos alunos dele perguntou quanto tempo levava para dominar a mão esquerca. Ele respondeu "Anos".
Aí perguntou quanto tempo levaria para dominar a mão direita: "A vida toda" foi a resposta dele.

Mesmo que esse diálogo sequer tenha existido ele demonstra algo que se pensava lá no barroco (e provavelmente antes).

Se pensarmos em um instrumento de arco, realmente é mais difícil tocar com a mão direita. Não por uma questão de ritmo, mas de desenvolvimento da motricidade fina.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Victorpsilva Qui Jul 23, 2020 8:21 pm

Será mesmo, Rafael? Duvido muito que haja um componente biológico importante em relação ao uso da mão direita. A motricidade fina se desenvolve com o uso, tanto é que tem gente tocando violão com pé ou pintando com a boca. Acho que é muito mais uma questão cultural que qualquer outra coisa. Um violoncelo ou um violino ou mesmo um contrabaixo acústico podem ser tocados com as mãos invertidas, sem grandes perdas. São instrumentos com o corpo simétrico e não precisariam de grandes alterações.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 9:09 pm

campos escreveu:Esses caras que tocam com o E grave para baixo dão sempre a mesma explicação: o irmão mais velho era destro e tinha um violão, não deixava trocar as cordas e ele não tinha dinheiro para comprar outro violão.
E não usou como destro porque achou mais fácil tocar como canhoto, virando o violão, mas não as cordas.
Não tinha ninguém para dizer a ele o que fazer. A natureza musical comandou.

Cada caso é um caso e cada músico tem a sua própria história. Não dá para jogar todo mundo no mesmo balaio.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 9:36 pm

Baixistas canhotos que tocam com as cordas invertidas.

Keith Horne.



Wayman Tisdale.



Stan Sargeant.



Chris Walker.



(Chris Walker e Stan Sargeant tocaram com o grande Al Jarreau)

Jeff Schmidt.



Larry Williams.



Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jul 24, 2020 10:54 am

Victorpsilva escreveu:Será mesmo, Rafael? Duvido muito que haja um componente biológico importante em relação ao uso da mão direita. A motricidade fina se desenvolve com o uso, tanto é que tem gente tocando violão com pé ou pintando com a boca. Acho que é muito mais uma questão cultural que qualquer outra coisa. Um violoncelo ou um violino ou mesmo um contrabaixo acústico podem ser tocados com as mãos invertidas, sem grandes perdas. São instrumentos com o corpo simétrico e não precisariam de grandes alterações.

Eu não disse que era impossível, mas ok, também não desenvolvi muito o raciocínio. Deixa eu detalhar melhor:

- O Uso do arco exige domínio de motricidade fina. Isso é um fato;
- De modo geral, quando alguém vai aprender um instrumento de arco, já desenvolveu a motricidade fina na mão direita;

Com base nessas duas premissas, você já tem uma tendência bem estabelecida nos instrumentos de corda: Mão esquerda pra "escala/espelho" e mão direita para o ritmo.

Tornou-se cultural para instrumentos que não necessitariam? Provavelmente.
Mas é uma orgem bastante biológica.

Não disse em nenhum momento que não possa ser invertido isso, mas há uma tentencia "natural" e até lógica para as coisas serem como são.

E aí também entra uma questão de pressão social.

Você consegue achar em algum lugar o video de um violinista, violista, celista ou baixista tocando de forma canhota em uma formação clássica? (câmara, orquestra etc...)
Se achar, por favor, compartilha aqui (sem ironia, é uma constação séria mesmo). E digo isso como alguém que já pesquisou sobre o assunto: Aqui tem um contexto mais detalhado: https://www.contrabaixobr.com/t34158-contrabaixo-acustico-para-canhotos

Junte o fator biológico da motricidade fina se desenvolver de um lado com a necessidade de padrões que o ser humano gosta de implementar e você tem a pressão para os músicos tocarem do jeito "direito".

Sobre inverter um instrumento de arco: As aparências enganam. Não é porque as voltas dos instrumentos clássicos são simétricas que ele é mais fácil de inverter, pelo contrário. Instrumento de arco possuem "alma", que é uma barra harmônica ligando o tampo ao fundo. Essa barra fica embaixo do pé "agudo" do cavalete e toca o fundo em um local específico.
Detalhe importante: Boa parte dos fundos de instrumentos de arco são abauloados, então o luthier precisa deixa uma pequena elevação mais retinha em um ponto específico para ficar a alma do instrumento.
A alma nao é colada e fica no lugar apenas devido a pressão do fundo de o tampo nela. Não é raro ela cair ao trocar as cordas de um contrabaixo e é necessário o equipamento certo pra colocar ela no lugar.

rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por RLugão Sex Jul 24, 2020 12:44 pm

Estava lendo esse tópico e achei bem interessante. Ano passado quase comprei um Precision da PHX (estava por 650,00 novo) em uma loja aqui de Niterói, mas fiquei na dúvida se valeria a pena (Aquela história do bom demais pra ser verdade). Queria um instrumento "alternativo" mais em conta, pra quando não me sentisse seguro de levar o Fender. Pergunto aos que já testaram: Se por acaso eu encontrar novamente a esse preço, posso comprar sem hesitação?
RLugão
RLugão
Membro

Mensagens : 94
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 24, 2020 12:46 pm

^
Eu o compraria (já espanquei toquei esse modelo e gostei dele), mas não sem testar o baixo antes.


Última edição por Zubrycky em Sex Jul 24, 2020 7:54 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por RLugão Sex Jul 24, 2020 12:53 pm

Zubrycky escreveu:^
Eu o compraria (já toquei esse modelo e gostei dele), mas não sem testar o baixo antes.

Obrigado, irmão!!! Vou ficar de olho aqui... vai que... Wink
RLugão
RLugão
Membro

Mensagens : 94
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 24, 2020 7:58 pm

RLugão escreveu:
Zubrycky escreveu:^
Eu o compraria (já toquei esse modelo e gostei dele), mas não sem testar o baixo antes.

Obrigado, irmão!!! Vou ficar de olho aqui... vai que... Wink

Disponha, meu caro! Estamos aqui para isso!



Boa sorte! E não se esqueça de testar o baixo antes de comprá-lo! Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Groovin Sáb Jul 25, 2020 10:37 am

Zubrycky escreveu:
RLugão escreveu:
Zubrycky escreveu:^
Eu o compraria (já toquei esse modelo e gostei dele), mas não sem testar o baixo antes.

Obrigado, irmão!!! Vou ficar de olho aqui... vai que... Wink

Disponha, meu caro! Estamos aqui para isso!
[ vídeo ]

Boa sorte! E não se esqueça de testar o baixo antes de comprá-lo! Wink

Chapolin é (era) monstro! Laughing
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Zubrycky Sáb Jul 25, 2020 8:04 pm

Groovin escreveu:
Zubrycky escreveu:
RLugão escreveu:
Zubrycky escreveu:^
Eu o compraria (já toquei esse modelo e gostei dele), mas não sem testar o baixo antes.

Obrigado, irmão!!! Vou ficar de olho aqui... vai que... Wink

Disponha, meu caro! Estamos aqui para isso!
[ vídeo ]

Boa sorte! E não se esqueça de testar o baixo antes de comprá-lo! Wink

Chapolin é (era) monstro! Laughing

Apesar de amar o Chaves sempre achei o Chapolin um seriado muito mais consistente. No Chaves, há alguns episódios irregulares (principalmente os da fase do Restaurante da Dona Florinda), o que não acontece com o Polegar Vermelho.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Groovin gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre PHX Jazz Bass Empty Re: Perguntas sobre PHX Jazz Bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos