Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

4 participantes

Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Seg Ago 03, 2020 9:18 am

Bom dia a todos, como vão?

Comprei um Tagima TBM 5 nesse final de semana com o foco em aprender em mexer na elétrica de instrumentos (peguei por um preço muito bom).

A ideia inicial seria tirar o pré dele e deixar ele todo passivo. E surgiram algumas dúvidas (mais relacionadas a compra de materiais), preciso de 2 pots correto? Ambos de 250k?

Em outro tópico eu vi o Guga Ramone comentar que ele ligou série, paralelo e bobinas splitadas com um pot 2p4t, como seria essa ligação?

Penso nessa opção justamente para não ficar com o plate ali "vazio".

Se alguém conseguir compartilhar o esquema da ligação, gostaria de tentar (e providenciar os materiais para isso).

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por CG Seg Ago 03, 2020 9:32 am

Tytoos, use pots 250k linear para tone e logarítmico para volume.

Quanto a ligação split, guitarrista gosta muito de fazer isso, no site da Seymour Duncan tem uns esquemas que vc pode usar.

Eu tinha um esquema de split no meu antigo SX com captadores DiMarzios (que são hambuckers) raramente eu usava em situações praticas, mas vale pra vc treinar.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Seg Ago 03, 2020 10:03 am

CG escreveu:Tytoos, use pots 250k linear para tone e logarítmico para volume.

Quanto a ligação split, guitarrista gosta muito de fazer isso, no site da Seymour Duncan tem uns esquemas que vc pode usar.

Eu tinha um esquema de  split no meu antigo SX com captadores DiMarzios (que são hambuckers) raramente eu usava em situações praticas, mas vale pra vc treinar.

Obrigado pelo retorno! Vou fuçar lá no site da Seymour, a ideia é justamente essa, treinar essas ligações e treinar fazer solda também.

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Sex Ago 07, 2020 10:29 pm

CG escreveu:Tytoos, use pots 250k linear para tone e logarítmico para volume.

Quanto a ligação split, guitarrista gosta muito de fazer isso, no site da Seymour Duncan tem uns esquemas que vc pode usar.

Eu tinha um esquema de  split no meu antigo SX com captadores DiMarzios (que são hambuckers) raramente eu usava em situações praticas, mas vale pra vc treinar.

Fala CG veja se você consegue me dar uma luz, resolvi fazer as ligações hoje, seguindo o diagrama da Seymour. Só que estou com o seguinte problema: Não sai som algum, se eu mudo a ligação do jack (que eu acho que é o terra), ai fica uma chiadeira só com o pot do volume no meio, se eu coloco ele todo aberto ou fechado essa chiadeira some.

Será que eu preciso trocar o jack? No esquema da seymour ele tem 2 conexões e o jack que está no tagima tem 3.

Outro ponto, esse jack já estava com mal contato desde que peguei ele, será que é problema nele?

Fiz as seguintes ligações:

Fio vermelho + fio preto juntos.
Fio desencapado + branco + amarelo + terra (ponte): juntos.
Fio azul não utilizei (é mais um terra?)

Minhas soldas não estão lá essas coisas mas para quem está aprendendo fiquei razoavelmente feliz.


Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Whatsa10
Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Whatsa11
Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) C435a810

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por CG Sex Ago 07, 2020 10:34 pm

Vc tem duas bobinas nesse captador, quais as cores dos fios que saem dele?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Sex Ago 07, 2020 10:57 pm

CG escreveu:Vc tem duas bobinas nesse captador, quais as cores dos fios que saem dele?

Segui as dicas do Guga Ramone e outro tópico:

Quanto à fiação do captador do TBM4, é pra ser a seguinte:
Fio amarelo: Bobina 1 +
Fio branco: Bobina 1 -

Fio vermelho: Bobina 2 +
Fio preto: Bobina 2 -

Malha = terra

Apenas não sei qual das bobinas é a da frente (braço) e a de trás (ponte). Só quando eu fizer as ligações vou ter certeza disso.

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por CG Sáb Ago 08, 2020 8:16 am

Não vai funcionar do jeito que vc fez...

Tente terra, fio branco e preto juntos
amarelo e vermelho na outra ligação.
Ai vc liga as bobinas em paralelo

Seu jack é stereo, se possivel troque por um mono
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Sáb Ago 08, 2020 2:34 pm

CG escreveu:Não vai funcionar do jeito que vc fez...


Tente terra, fio branco e preto juntos
amarelo e vermelho na outra ligação.
Ai vc liga as bobinas em paralelo

Seu jack é stereo, se possivel troque por um mono

Tentei refazer no esquema que você falou e não rolou, também testei tirando a malha e idem.

Tirei fotos melhor para tentar demonstrar:

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Whatsa12

Ligação que fiz no tone: liguei um capacitor sozinho na perna do meio do pot, fio preto saindo de uma perna do pot está ligado no fio amarelo e vermelho do pot do volume. Fio ver está ligado no capacitor e indo para o terro do jack.

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Whatsa13

Ligação que fiz no volume: Fio amarelo + vermelho em uma perna, dessa perna sai o fio preto para o tone. Fio preto + branco direto no potenciometro com a perna dele dobrada para encostar no corpo, o terra se junta nessa ligação(fio preto) e um quarto fio preto sai dessa ligação para a ligação no capacitor (No corpo do tone). Na perna do meio faço a ligação de um fio verde que vai direto para o jack, e faço uma ponte com o fio branco por sem jack stereo.

Sem essa última ligação do frio branco no jack, ficava um pequeno chiado, quando liguei o chiado sumiu.

Dúvidas: existe a chance do meu jack estar zoado? Existem a possibilidade das minhas soldas estarem uma porcaria? Existe alguma forma de eu ligar o cap direto no jack só para testar o funcionamento dele?

E queria agradecer muito CG pela ajuda que tem prestado.

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Guga Ramone Sáb Ago 08, 2020 3:53 pm

Tytoos, perdoe a sinceridade mas as soldas estão bem feias. Pratique um pouco com outros fios e potenciômetros velhos. Quando estiver mais confiante volte e refaça toda a ligação do baixo. Troque o jack estéreo por um mono de boa qualidade. Eu tenho usado bastante os jacks Santo Ângelo e Amphenol, tem se mostrado muito bons e duráveis.

Quanto à ligação elétrica, já detalhei neste outro post: https://www.contrabaixobr.com/t41844-transformacao-tbm-5#852609

Preste bastante atenção na sequencia da ligação e faça um passo de cada vez.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Sáb Ago 08, 2020 7:15 pm

Guga Ramone escreveu:Tytoos, perdoe a sinceridade mas as soldas estão bem feias. Pratique um pouco com outros fios e potenciômetros velhos. Quando estiver mais confiante volte e refaça toda a ligação do baixo. Troque o jack estéreo por um mono de boa qualidade. Eu tenho usado bastante os jacks Santo Ângelo e Amphenol, tem se mostrado muito bons e duráveis.

Quanto à ligação elétrica, já detalhei neste outro post: https://www.contrabaixobr.com/t41844-transformacao-tbm-5#852609

Preste bastante atenção na sequencia da ligação e faça um passo de cada vez.

Guga pelo contrário, críticas são sempre bem vindas, minhas soldas estão horríveis, cagadas, uma m!@#$. Preciso treinar mais mesmo.

Eu fiquei a tarde toda brincando com ligações, primeiro liguei o cap direto no jack para pelo menos ver se o problema não era nele, ele está funcionando. Ai comecei a fazer algumas associações, refiz as ligações e agora consegui fazer funcionar, eu acabei usando aquele fio azul que é o aterramento do cap (Senti que tirou um pouco do chiado).

Queria tirar 2 dúvidas com vocês (agora que pelo menos ele está funcionando):

1-) Esse cap passivo tem um chiado bem chato, com o tone zerado melhora mas com o tone todo aberto fica bem abelhudo, quando eu fizer o isolamento com o cobre tende melhorar?
2-) Devo refazer a elétrica na próxima semana, vou comprar o jack e aproveitar e comprar fios decentes (aproveitei alguns pedaços dos que vieram no baixo), qual calibre vocês indicam?

Muito obrigado pela ajuda, mais para frente eu vou me aventurar para fazer essa chavinha que você bolo (caso eu veja necessidade em tantas variações de timbres).

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por patriciofernandes Sáb Ago 08, 2020 7:44 pm

No início minhas soldas eram piores que as suas, Tytoos. Bem piores... mas com muita prática hoje eu consigo fazer umas bem decentes.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Guga Ramone Dom Ago 09, 2020 4:15 pm

Tytoos escreveu:1-) Esse cap passivo tem um chiado bem chato, com o tone zerado melhora mas com o tone todo aberto fica bem abelhudo, quando eu fizer o isolamento com o cobre tende melhorar?
2-) Devo refazer a elétrica na próxima semana, vou comprar o jack e aproveitar e comprar fios decentes (aproveitei alguns pedaços dos que vieram no baixo), qual calibre vocês indicam?

Muito obrigado pela ajuda, mais para frente eu vou me aventurar para fazer essa chavinha que você bolo (caso eu veja necessidade em tantas variações de timbres).
1- Não me recordo de nenhum chiado anormal nos dois TBM4 que tive. O chiado some quando você encosta a mão nas cordas? Se sim, a blindagem deve resolver. Se não, deve ter algum probleminha nas ligações aí. Confesso que fiquei curioso com a "chatisse" que vc disse perceber...

2-  Acredito que fio de 0,5 mm2 esteja de bom tamanho. Fio mais grosso que isso vai dificultar na hora de fazer a instalação e não vai ajudar em nada. Normalmente uso o que tenho disponível aqui, desde que esteja em boas condições (sem oxidação e marcas de tração / retorcido) e tomo o cuidado pra ver se a solda pega nele com facilidade e se a isolação não derrete com facilidade ao esquentar o fio pra receber a solda.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Tytoos Seg Ago 10, 2020 3:07 pm

Guga Ramone escreveu:
Tytoos escreveu:1-) Esse cap passivo tem um chiado bem chato, com o tone zerado melhora mas com o tone todo aberto fica bem abelhudo, quando eu fizer o isolamento com o cobre tende melhorar?
2-) Devo refazer a elétrica na próxima semana, vou comprar o jack e aproveitar e comprar fios decentes (aproveitei alguns pedaços dos que vieram no baixo), qual calibre vocês indicam?

Muito obrigado pela ajuda, mais para frente eu vou me aventurar para fazer essa chavinha que você bolo (caso eu veja necessidade em tantas variações de timbres).
1- Não me recordo de nenhum chiado anormal nos dois TBM4 que tive. O chiado some quando você encosta a mão nas cordas? Se sim, a blindagem deve resolver. Se não, deve ter algum probleminha nas ligações aí. Confesso que fiquei curioso com a "chatisse" que vc disse perceber...

2-  Acredito que fio de 0,5 mm2 esteja de bom tamanho. Fio mais grosso que isso vai dificultar na hora de fazer a instalação e não vai ajudar em nada. Normalmente uso o que tenho disponível aqui, desde que esteja em boas condições (sem oxidação e marcas de tração / retorcido) e tomo o cuidado pra ver se a solda pega nele com facilidade e se a isolação não derrete com facilidade ao esquentar o fio pra receber a solda.


Resposta 1: O chiado some quando eu encosto a mão, mas ainda fica um fundinho de chiado mesmo tocando o baixo. Meu outro baixo tem cap bartolini e eles são o puro silêncio, por isso eu talvez esteja estranhando haha.

Resposta 2: obrigado pela informação, vou providenciar fios novos, pois os que estão aqui estão judiados.

Tytoos
Membro

Mensagens : 209
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t) Empty Re: Esquema de elétrica do Tagima TBM5 (Deixar passivo e usar chave 2p4t)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos