Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma reflexão sobre estudar musica

+7
leandrosf89
Fernando Zadá
Zubrycky
vinibassplayer
Jãozeiro
Christian
Rgomes
11 participantes

Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Rgomes Seg Ago 03, 2020 11:14 pm

Aproveitando um comentário de um colega em outro tópico, ele descreveu um encontro com Artur Maia e na ocasião Artur disse a ele para esquecer um pouco a teoria e tocar mais pelo feeling. Tenho visto com certa frequência aulas on line onde os professores ( não só de contrabaixo ), dizem coisas do tipo: "não pense nas escalas, se liberte dos modos gregos ! foque nos sons / intervalos e faça sua música !".
Tem um workshop famoso do Nico no Youtube, onde em determinado momento ele fala: "lembra o que vc estudou, estudou, estudou e apreendeu de harmonia ? Esqueça tudo isso !".
Creio que seja o mesmo conceito sugerido pelo Artur Maia. Mas penso que tanto Nico, Artur e outros monstros são pontos muito fora da curva e pra eles faz ( fazia ) muito sentido tudo isso.
Eu que sou leigo / iniciante lutando pra sair das tónicas, confesso que este conceito não faz muito sentido...a teoria musical seria o alicerce do músico e de repente, você joga tudo fora e toca de ouvido ?
Qual a opinião dos colegas mais experientes ? scratch

Rgomes
Membro

Mensagens : 54
Localização : SAO JOSE DOS CAMPOS

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Christian Ter Ago 04, 2020 12:37 am

ninguém corre antes de caminha e antes disto tem de engatinhar, a evolução é um processo natural, claro tem pessoas que pegam atalhos, tem uns caras que viram o Bolt. eu tive problemas no inicio porque estudei em conservatório, era muito preso em partitura nas aulas de improvisação eu travava, mas depois de escutar muito, tentar absorver os sons as coisas começam a ficar claras. Não tenha pressa Padawan
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Jãozeiro Ter Ago 04, 2020 12:42 am

Ótimo assunto, Rgomes, parabéns pelo tópico.

A verdade é que é puro romantismo esse negócio de "esqueça as escalas, os modos, a técnica, seja mais lá o que for, e sinta a música, esqueça tudo e toque com seu coração."

Isso é pura balela. Conversa bonita pra romantizar a música. Esses monstros que fazem isso, pode ter certeza, passaram horas, dias, semanas, meses e anos subindo e descendo escala com metrônomo, decorando shapes e estudando harmonia. Mas essa coisa de "esqueça tudo, seja 100% coração" é algo bonito e encantador que eles gostam de dizer. Eu prefiria muito mais que eles dissessem: "senta a bunda na cadeira e vai estudar que você fica bom."

Pode reparar, as pessoas que começam a tocar, ou que já tocam há algum tempo, elas querem motivação. Tá todo mundo atrás de motivação, mas poucos atrás de disciplina, livro, metrônomo, exercícios cansativos.

Muitas pessoas pessoas colocam tudo na conta do talento, do dom, e subestimam o poder da disciplina, do estudo e prática árdua. 

Pegue pra estudar técnica e teoria pra valer. Você vai ver aparecer feito mágica essa coisa de feeling, musicalidade, dom, talento. Vai tudo aparecer.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

fheliojr, Rgomes, vlmdr e Victor.PJ65 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Convidado Ter Ago 04, 2020 1:09 am

Poderia escrever um monte aqui, mas penso como o Conrado. É preciso "inteligentificar" o finger fitness. O resto é consequência.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Rgomes Ter Ago 04, 2020 2:26 am

Henri-Q escreveu:Poderia escrever um monte aqui, mas penso como o Conrado. É preciso "inteligentificar" o finger fitness. O resto é consequência.


Excelente....curto e grosso...

Rgomes
Membro

Mensagens : 54
Localização : SAO JOSE DOS CAMPOS

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Rgomes Ter Ago 04, 2020 2:27 am

Jãozeiro escreveu:Ótimo assunto, Rgomes, parabéns pelo tópico.

A verdade é que é puro romantismo esse negócio de "esqueça as escalas, os modos, a técnica, seja mais lá o que for, e sinta a música, esqueça tudo e toque com seu coração."

Isso é pura balela. Conversa bonita pra romantizar a música. Esses monstros que fazem isso, pode ter certeza, passaram horas, dias, semanas, meses e anos subindo e descendo escala com metrônomo, decorando shapes e estudando harmonia. Mas essa coisa de "esqueça tudo, seja 100% coração" é algo bonito e encantador que eles gostam de dizer. Eu prefiria muito mais que eles dissessem: "senta a bunda na cadeira e vai estudar que você fica bom."

Pode reparar, as pessoas que começam a tocar, ou que já tocam há algum tempo, elas querem motivação. Tá todo mundo atrás de motivação, mas poucos atrás de disciplina, livro, metrônomo, exercícios cansativos.

Muitas pessoas pessoas colocam tudo na conta do talento, do dom, e subestimam o poder da disciplina, do estudo e prática árdua. 

Pegue pra estudar técnica e teoria pra valer. Você vai ver aparecer feito mágica essa coisa de feeling, musicalidade, dom, talento. Vai tudo aparecer.
Exatamente, vc traduziu o que penso...

Rgomes
Membro

Mensagens : 54
Localização : SAO JOSE DOS CAMPOS

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 04, 2020 2:37 am

Jãozeiro escreveu:Ótimo assunto, Rgomes, parabéns pelo tópico.

A verdade é que é puro romantismo esse negócio de "esqueça as escalas, os modos, a técnica, seja mais lá o que for, e sinta a música, esqueça tudo e toque com seu coração."

Isso é pura balela. Conversa bonita pra romantizar a música. Esses monstros que fazem isso, pode ter certeza, passaram horas, dias, semanas, meses e anos subindo e descendo escala com metrônomo, decorando shapes e estudando harmonia. Mas essa coisa de "esqueça tudo, seja 100% coração" é algo bonito e encantador que eles gostam de dizer. Eu prefiria muito mais que eles dissessem: "senta a bunda na cadeira e vai estudar que você fica bom."

Pode reparar, as pessoas que começam a tocar, ou que já tocam há algum tempo, elas querem motivação. Tá todo mundo atrás de motivação, mas poucos atrás de disciplina, livro, metrônomo, exercícios cansativos.

Muitas pessoas pessoas colocam tudo na conta do talento, do dom, e subestimam o poder da disciplina, do estudo e prática árdua. 

Pegue pra estudar técnica e teoria pra valer. Você vai ver aparecer feito mágica essa coisa de feeling, musicalidade, dom, talento. Vai tudo aparecer
.

resumiu o topico aí. como diz meu professor robson albuquerque, estudar pra exercitar o músculo da criatividade, só com dedicação, repetiçao e pratica!!

Uma reflexão sobre estudar musica 66f0bd10
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Zubrycky Ter Ago 04, 2020 3:09 am

Para vocês verem como as coisas são, estava pensando justamente nesse conselho do saudoso Arthur Maia ao longo deste dia e agora me deparo com esse tópico.

Respeito muito o Arthur e o Nico, mas não penso que esse seja o melhor dos conselhos para alguém que está aprendendo a tocar. Essa coisa "Obi-Wan Kenobi" de dizer "Sinta a força, siga o seu coração" é bonitinha, mas é, em parte, inócua e até mesmo prejudicial para alguém que esteja aprendendo a tocar (Calma que explicarei isso melhor nos dois próximos parágrafos).

É claro que desenvolver o instinto musical é importante, mas o instinto, por si só, não é o suficiente e muitas vezes ele, se guiado apenas pelo acaso, nos leva apenas aos confortáveis lugares musicais que já conhecemos. Por isso, seguir o instinto é, em parte, algo inócuo.

Além disso, quem inicia o aprendizado de um instrumento não sabe tocar o instrumento e, nessa fase, o iniciante tende a ser psicologicamente muito exigente consigo mesmo e também costuma enxergar os inevitáveis erros de execução (Erros que são parte do processo de aprendizado) como uma prova incontestável da falta de talento musical dele. Sendo assim, um iniciante que é aconselhado a apenas seguir o instinto não só estará inevitavelmente fadado ao fracasso como ele também achará que este fracasso aconteceu por culpa dele. Nesse sentido, o conselho do Arthur e do Nico pode ser prejudicial.

(Além disso, esse tipo de conselho também pode ser prejudicial por criar, na mente do iniciante, uma divisão desnecessária entre teoria e prática e dar vida ao mito que mostra o estudo de teoria musical como algo que dificulta a criatividade do músico)

Longe de mim querer corrigir o Arthur e o Nico nessa, mas, para mim, um conselho melhor e mais eficiente seria "coma a sopa por duas beiradas: aprenda teoria musical por um lado e, pelo outro lado, faça música com a teoria que você aprendeu. Repita o processo com cada coisa nova aprendida. Para incrementar ainda mais as coisas, faça (E depois repita) o processo inverso: Faça música e depois descubra como o que você fez se encaixa dentro da teoria que você aprendeu".

Pensem nisso como um computador que vai analisar um problema. Para que ele possa resolvê-lo é preciso alimentá-lo com dados. Analogamente, para que alguém possa fazer música é preciso alimentá-lo com música (O que acontece de duas formas, ou com o estudo do instrumento sendo feito com o estudo paralelo de teoria musical ou, em muitos casos de músicos que nunca estudaram teoria, com prática do instrumento e com a vivência dentro de uma tradição musical).

P.S.: Arthur e Nico foram mestres indiscutíveis mas, nesses casos, eles não estavam falando com outros mestres, mas sim com estudantes. Entendo o que eles quiseram dizer (E até entendo que eles não se lembravam mais do tempo no qual eles mesmos não sabiam nada de música, da mesma forma que eu não me lembro mais do tempo em que eu não sabia dirigir), mas, quando se fala com estudantes, é preciso descer ao nível deles (O que é natural para um mestre está muito longe de ser natural para um estudante) e entender que estudantes só poderão ser mestres depois de um longo aprendizado que não será instantâneo.

Não posso exigir que alguém que nunca correu uma maratona seja capaz de fazê-lo sem passar pelo treino necessário para se tornar um maratonista. Não posso dizer para essa pessoa que a coisa toda se resume a um simples "é só correr".


Última edição por Zubrycky em Ter Ago 04, 2020 3:34 am, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

vlmdr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 04, 2020 3:18 am

Bom. Vou dar um pitaco de leve.
Isso é uma forma do cara responder não respondendo...
Mas tem seu porque. O cara leva em consideração que você já fez a lição de casa direitinho.
Esta corretíssimo é a mesma coisa que um lutador passa quando treina incessantemente a sua arte (Arthur que não nos veja falando disso aqui) e pratica um zilhão de vezes seus golpes e movimentos para num momento de luta deixar ele fluir.
É exatamente a mesa coisa nunca vi nenhum deles falando que não precisa estudar ou para deixar de lado, no sentido de não aprenda isso, mas sim que essas coisas devem ser deixadas no quarto e no momento do estudo e na hora de tocar tem que aplicar e tocar aquilo mas deixando a música fluir.
Existe o estágio de praticar e estudar mais cerebral mas na hora de tocar em outro nível isso já tem que ter sido superado, ou seja, os fundamentos tem que estar já na mão e no ouvido.

É nesse ponto:
não se deve estudar no palco e sim tocar e fazer música.

Simples mas trabalhoso para se chegar nesse nível.
Não sei se diria que é uma romantizada e sim uma preguiça de ficar explicando que o cara tem mesmo que estudar. Isso deveria ser básico e bem entendido para todos.

Vini no caso do Robson o cara toca muito, é gente fina pacas.
Eu mesmo entrei segui o método por 1 mês ou dois para sacar a forma que ele pensa e organiza o braço mas vou ser sincero contigo tem muita coisa ali explicada pra lá de errado. Ele fica com aquele lance de que tem que deixar os teóricos de lado mas quer abreviar umas coisas e espero que ele tenha corrigido mas eu fiquei meio bodeado com alguns conceitos que ele passa lá que são na minha opinião nocivos.
Primeiro que em alguns momentos ele confunde altura do som com movimento físico no braço isso não chega a ser nocivo mas os lances do modos e a forma como ele explica alguns escalas nas analises harmônicas são hacks e não conhecimento, dicas e não conceito e achei isso bem ruim.
Bom demais ele tocando mas ensinar há de se ter cuidado com isso imagino um aluno sentando e repetindo alguns lances que ele fala numa gig com um pianista por exemplo o cara ia ficar horrorizado! RSsss
Valeu para dar uma sacada na forma como ele organiza o braço que casou perfeito com outro estudo que eu estava fazendo mas como curso não recomendo pra mais ninguém não sinceramente.
Mil vezes mais o curso do Renato Leite aqui do fórum que tenho certeza que o cara não vai aprender nada errado e nem um conceito fora do padrão.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 04, 2020 3:51 am

Fernando Zadá escreveu:Vini no caso do Robson o cara toca muito, é gente fina pacas.
Eu mesmo entrei segui o método por 1 mês ou dois para sacar a forma que ele pensa e organiza o braço mas vou ser sincero contigo tem muita coisa ali explicada pra lá de errado. Ele fica com aquele lance de que tem que deixar os teóricos de lado mas quer abreviar umas coisas e espero que ele tenha corrigido mas eu fiquei meio bodeado com alguns conceitos que ele passa lá que são na minha opinião nocivos.
Primeiro que em alguns momentos ele confunde altura do som com movimento físico no braço isso não chega a ser nocivo mas os lances do modos e a forma como ele explica alguns escalas nas analises harmônicas são hacks e não conhecimento, dicas e não conceito e achei isso bem ruim.
Bom demais ele tocando mas ensinar há de se ter cuidado com isso imagino um aluno sentando e repetindo alguns lances que ele fala numa gig com um pianista por exemplo o cara ia ficar horrorizado! RSsss
Valeu para dar uma sacada na forma como ele organiza o braço que casou perfeito com outro estudo que eu estava fazendo mas como curso não recomendo pra mais ninguém não sinceramente.
Mil vezes mais o curso do Renato Leite aqui do fórum que tenho certeza que o cara não vai aprender nada errado e nem um conceito fora do padrão.

concordo contigo, mas o objetivo dela nao é fundamentar base ou passar conceitos.. ele realmente passa os hacks pra vc por em pratica na hora(tipo, em tal acorde ce pode usar tais escalas), é o q funcionou pra ele, eu tbm tava no curso mas nao durei mto por causa disso... a didatica dele de colocar na pratica é realmente boa mas ele msm diz q nao gosta de ficar mto conteudista... acabou q eu peguei as linhas de pensamento dele e acabei saindo do curso tbm, mas continuo com os exercicios q ele passou... eu sentia q estava sem progredir no curso dele, e continuo meio parado agr estudando sozinho.. acaba q eu tbm nem to dedicando mto a melhorar, meio q sem objetivo pra melhorar saca.. e esse negocio de pegar linguagem e talz, me falta vergonha na kra pra fazer, mas sei q se eu nao sentar a bunda e praticar até, nao vai sair nada no milagre msm
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Zubrycky Ter Ago 04, 2020 4:03 am

Hacks são legais, válidos até (eu mesmo me valho deles volta e meia), mas, no final das contas, eles são o equivalente a dar o peixe para alguém.

Você dá um peixe a quem tem fome, ele se alimenta, volta ter fome e retorna até você em busca de um outro peixe. Para alguém que quer vender um curso ou ter inscritos num canal do youtube, essa é uma ótima estratégia para fidelizar a freguesia (E digo isso sem tecer julgamentos).

Por outro lado, o ensino de conceitos é o equivalente a ensinar alguém a pescar.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Fernando Zadá e vinibassplayer gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 04, 2020 5:05 am

Boa Zubricky por ai mesmo.

Vini eu entrei mais porque estava fazendo uma pesquisa mesmo e me agrada o play dele. As vezes acho meio over mas ele sem duvida é muito tecnico e musical. Sou mais fã do play dele do que dele como professor e achei legal ele tambem usar high C que era um lance que eu ja estava usando a um tempo tambem. Tem que ter objetivo para evoluir e cada vez mais eu acredito que a meljor estrategia são objetivos curtos e alcancaveis. Nada mirabolante tipo tocar que nem o Jaco e sim quero melhrar meu play pra tocar tal musica melhor, para mprovisar melhor nesse estilo, melhorar meu timming. Coisas objetivas que ai fica mais facil ir direto no alvo e isso estimula para criar outro e quando vai ver deu um salto no play.
Mas tem periodos doidos mesmo como agora. To sentindo uma falta ansurda de tocar ao vivo o melhor que fiz foi uma jam semana passada com dois amigos guitarristas pelo jamkazam e ainda por cima toquei guitarra! Rssss ena real se eu nao precisasse encostaria a guitarra por uns meses e tocava so por diversão. Me atrapalha tentar tocar os dois bem! rssss
E pre pandemia estava virando esse jogo maior parte das gigs estava de contrabaixo so a de sexta de guitarra e estava tocando de sexta a sabado meuo fixo.....
Mas novos tempos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 04, 2020 3:58 pm

Outra coisa:
maioria do povo que faz senta a bunda na cadeira e faz acaba tendo meio preguiça de ficar explicando muito.
Vê se muito músico player entra aqui pra focar trocando idéia? Cara passa o dia com a bunda na cadeira e instrumento no colo....

Nem todo músico tem vocação para ensinar e muito nem sabem como fazer isso.
Já vi didata ensinando melhor que muito músico top como dizem e o cara as vezes nem faz direito mesmo aquilo que ensina mas sabe mostrar o caminho das pedras.
é um paradoxo mas tem de monte.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 04, 2020 4:30 pm

Fernando Zadá escreveu:Outra coisa:
maioria do povo que faz senta a bunda na cadeira e faz acaba tendo meio preguiça de ficar explicando muito.
Vê se muito músico player entra aqui pra focar trocando idéia? Cara passa o dia com a bunda na cadeira e instrumento no colo....

Nem todo músico tem vocação para ensinar e muito nem sabem como fazer isso.
Já vi didata ensinando melhor que muito músico top como dizem e o cara as vezes nem faz direito mesmo aquilo que ensina mas sabe mostrar o caminho das pedras.
é um paradoxo mas tem de monte.

esses dias fui chamado pra dar aula numa escola de musica q ta abrindo aki, fiz um metodo compilando tudo q eu aprendi, o conteudo da comunidade do robson tbm e talz, e é essa coisa, a didatica e o conteudo estao mto bons e praticos, mas eu msm nao domindo metade das coisas! principalmente na parte de improvisacao, eu sei os hacks mas nao sei aplicar quase nada musicalmente.. vo ter q melhorar mto nisso pra melhorar as aulas, mas ai pelo menos eu vou ter um objetivo e um foco pra sentar e debulhar o instrumento.

e eu acho q é por aí mesmo! é aí q se descobre e destaca o estilo de cada um, o q o kra vai fazer com a informação só depende dele! o professor na maioria das vezes dá o caminho inicial, bota na direção.. acho q a principal funcao de um bom professor é ensinar o aluno a caminhar sozinho.. ce da a panoramica do q pode ser feito, cobra q a base seja bem estudada, mas daí em diante o aluno descobre as formas mais faceis pra ele..

é comum ver esses kras das antigas falando q começou sozinho, aprendeu de jeito errado, mas isso meio q acabou virando um estilo. corrigir a base dpois é muito mais dificil, principalmente sem professor e dedicacao
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por leandrosf89 Ter Ago 04, 2020 5:30 pm

Acho que o cerne desse discurso está no "Music is a language" do mestre Victor Wooten, que eu particularmente gosto muito! Mas assim como toda linguagem que você absorve no contato com e praticando, uma hora você precisa entender o que está falando, problematizar tudo aquilo e dominar quando está praticando. E acredito que todo mundo que faz bem isso um dia já passou pela fase do "sentar a bunda na cadeira" pra conseguir depois de tudo "não pensar" no que está tocando!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Convidado Ter Ago 04, 2020 5:48 pm

^
Pra mim é utópico esse "não pensar" no que está tocando. Começa o Groove, o primeiro passo é identificar o tom... o segundo quais escalas, arpejios, triades... na minha mente isso é indissociável, mesmo que seja algo sendo feito com destreza e fluidez. Ilustrando, seria como dirigir... por mais natural que seja a atividade, o CTB e o processo mecânico (guiar, passar marchas, dar seta) está internalizado na mente do condutor.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 04, 2020 7:18 pm

vinibassplayer escreveu:
esses dias fui chamado pra dar aula numa escola de musica q ta abrindo aki, fiz um metodo compilando tudo q eu aprendi, o conteudo da comunidade do robson tbm e talz, e é essa coisa, a didatica e o conteudo estao mto bons e praticos, mas eu msm nao domindo metade das coisas! principalmente na parte de improvisacao, eu sei os hacks mas nao sei aplicar quase nada musicalmente.. vo ter q melhorar mto nisso pra melhorar as aulas, mas ai pelo menos eu vou ter um objetivo e um foco pra sentar e debulhar o instrumento.


Um conselho de alguém que começou a dar aulas aos 17 numa escola e tinha uma aluna que estava poucas aulas atrás de mim!Rsss
Esquece o que você esta estudando e foca no que eles precisam aprender. Se preciso usa um método que te agrade para ajudar a traçar um caminho e se nunca deu aula simule umas aulas para você mesmo imagine como vai começar até onde imagina chegar numa aula.
Ajustar o ritmo das aulas e conseguir agradar o aluno e manter ele estimulado é o principal desafio no inicio.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 04, 2020 8:14 pm

Fernando Zadá escreveu:
vinibassplayer escreveu:
esses dias fui chamado pra dar aula numa escola de musica q ta abrindo aki, fiz um metodo compilando tudo q eu aprendi, o conteudo da comunidade do robson tbm e talz, e é essa coisa, a didatica e o conteudo estao mto bons e praticos, mas eu msm nao domindo metade das coisas! principalmente na parte de improvisacao, eu sei os hacks mas nao sei aplicar quase nada musicalmente.. vo ter q melhorar mto nisso pra melhorar as aulas, mas ai pelo menos eu vou ter um objetivo e um foco pra sentar e debulhar o instrumento.


Um conselho de alguém que começou a dar aulas aos 17 numa escola e tinha uma aluna que estava poucas aulas atrás de mim!Rsss
Esquece o que você esta estudando e foca no que eles precisam aprender. Se preciso usa um método que te agrade para ajudar a traçar um caminho e se nunca deu aula simule umas aulas para você mesmo imagine como vai começar até onde imagina chegar numa aula.
Ajustar o ritmo das aulas e conseguir agradar o aluno e manter ele estimulado é o principal desafio no inicio.

obrigado!!
compilei um metodo proprio, numa sequencia que eu acho a mais simples de aprender, e um assunto levar a outro, mas vou adaptá-lo à necessidade do aluno e descobrir a melhor forma de ensinar.. obrigado pelo conselho!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por fheliojr Sex Ago 07, 2020 1:53 am

Fernando Zadá escreveu:...
Vini no caso do Robson o cara toca muito, é gente fina pacas.
Eu mesmo entrei segui o método por 1 mês ou dois para sacar a forma que ele pensa e organiza o braço mas vou ser sincero contigo tem muita coisa ali explicada pra lá de errado. Ele fica com aquele lance de que tem que deixar os teóricos de lado mas quer abreviar umas coisas e espero que ele tenha corrigido mas eu fiquei meio bodeado com alguns conceitos que ele passa lá que são na minha opinião nocivos.
Primeiro que em alguns momentos ele confunde altura do som com movimento físico no braço isso não chega a ser nocivo mas os lances do modos e a forma como ele explica alguns escalas nas analises harmônicas são hacks e não conhecimento, dicas e não conceito e achei isso bem ruim.
Bom demais ele tocando mas ensinar há de se ter cuidado com isso imagino um aluno sentando e repetindo alguns lances que ele fala numa gig com um pianista por exemplo o cara ia ficar horrorizado! RSsss
Valeu para dar uma sacada na forma como ele organiza o braço que casou perfeito com outro estudo que eu estava fazendo mas como curso não recomendo pra mais ninguém não sinceramente...

Caramba, isso é muito irresponsável, aético. Não conheço o Robson Albuquerque e, agora, nem quero.
Obrigado pelo alerta, Zadá.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sex Ago 07, 2020 2:39 am

Não! vale ouvir sim ele toca muito bem só achei que ele na vontade de facilitar e ir direto ao assunto peca de forma bem contundente em alguns aspetos mas nem entrei numas que achei que não valia a pena. Gente fina e toca muito bem, mas como a gente esta cansado de falar aqui, nem todo mundo que toca bem sabe o melhor caminho pra ensinar de forma definitiva.
Tem um lado coaching que bagunça tudo e queima etapas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Qui Ago 13, 2020 4:27 am

"Sua missão na música VS Viver de música"

vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 13, 2020 4:09 pm

Cara essa lado coaching é que me bodeia um pouco.
Acho bacana a história dele e o caminhar dele mas são coisas muito particulares.
Mas se pra muita gente pode inspirar acho que é valido.
Torço sempre pelo sucesso dele.
Sabe se saiu o disco já?

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Sex Ago 14, 2020 1:31 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara essa lado coaching é que me bodeia um pouco.
Acho bacana a história dele e o caminhar dele mas são coisas muito particulares.
Mas se pra muita gente pode inspirar acho que é valido.
Torço sempre pelo sucesso dele.
Sabe se saiu o disco já?


nao vi mto como papo de coach, mas acho q é interessante essa desvinculação de viver de musica X ser satisfeito fazendo musica.. o caminho dele é realmente mto particular, parece q realmente ele teve tudo pra seguir no caminho, diferente da gigantesca maioria dos musicos, principalmente eu.. mas foi interessante pra entender que nao é necessario viver de musica pra ser realizado com musica, e mto menos precisa tocar tão bem como...

diz ele q o disco ta mixando, quase pronto
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sex Ago 14, 2020 3:28 pm

Isso acontece em n profissões e acredito que tem muito músico hobbista que toca muito bem e vive feliz com a música sem enfrentar os perrengues da profissão, mas também tem muito músico que vive feliz com a música mas com sérias restrições orçamentarias..... rssss
Eu como nunca trabalhei com outra coisa e desde o inicio não romantizei a coisa estranho um pouco algumas visões que o povo tem.
Pra mim é uma profissão como todas as outras as escolhas sim são as vezes peculiares e tem esse lance que as vezes a gente esta até bem financeiramente mas não esta satisfeito com o que esta fazendo ou super satisfeito mas sem o retorno que deveria.
É complicado mas vejo amigos de outras areas falando o mesmo.... muitos

Inicio do ano mesmo estava refletindo e observando que as vezes preferia receber menos para fazer um som que me encanta do que melhor para fazer um osm que to ali só batendo ponto.
Sem romantizar mas arte tem muito dessa reflexão já que o objetivo não é primeiramente o financeiro, na maioria das vezes, pra quem escolhe esse caminho....
Apesar que da para ser muito bem sucedido e viver muito bem de música.
São eternas escolhas e decisões.

O caminho dele é bacana e com certeza considero ele um cara bem sucedido tanto tocando como administrando a parte negócio....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Sex Ago 14, 2020 5:15 pm

Fernando Zadá escreveu:Isso acontece em n profissões e acredito que tem muito músico hobbista que toca muito bem e vive feliz com a música sem enfrentar os perrengues da profissão, mas também tem muito músico que vive feliz com a música mas com sérias restrições orçamentarias..... rssss
Eu como nunca trabalhei com outra coisa e desde o inicio não romantizei a coisa estranho um pouco algumas visões que o povo tem.
Pra mim é uma profissão como todas as outras as escolhas sim são as vezes peculiares e tem esse lance que as vezes a gente esta até bem financeiramente mas não esta satisfeito com o que esta fazendo ou super satisfeito mas sem o retorno que deveria.
É complicado mas vejo amigos de outras areas falando o mesmo.... muitos

Inicio do ano mesmo estava refletindo e observando que as vezes preferia receber menos para fazer um som que me encanta do que melhor para fazer um osm que to ali só batendo ponto.
Sem romantizar mas arte tem muito dessa reflexão já que o objetivo não é primeiramente o financeiro, na maioria das vezes, pra quem escolhe esse caminho....

Apesar que da para ser muito bem sucedido e viver muito bem de música.
São eternas escolhas e decisões.

O caminho dele é bacana e com certeza considero ele um cara bem sucedido tanto tocando como administrando a parte negócio....

creio que em relação a qualquer arte, a romantização é necessaria, pq se for só pelo trabalho e pela grana, por melhor q a arte seja nunca vai despertar o mesmo interesse nem de se fazer nem de consumir.. e a romantização é a chave pra inovação na musica.. todos os grandes e pequenos artistas pelo menos no começo faziam porque amavam o q estavam fazendo, na maioria dos casos o sucesso financeiro veio por causa disso, e nao antes..

no seu caso tbm nao foi diferente, com ctz vc nao aprendeu baixo pra ganhar dinheiro, mas isso veio como consequencia natural da expressao de sua arte, msm qdo vc tocava o q nao curtia ne... eu aprendi a curtir tocar qualquer coisa, desde os autorais mais doidos q ja fiz com banda, até as muscas de 4 acordes da igreja, aprendi a extair prazer na musica msm nao ganhando um centavo, mas confesso q se rolasse oportunidade de viver msm q de 4 acordes eu ja seria mto satisfeito
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sex Ago 14, 2020 9:52 pm

Putz ai que esta meu pai tocava mas não era músico, meu primo/irmão mais velho é músico e foi meu primeiro professor, minha tia é produtora executiva e trabalhou muito com música, é casada com músico/artista (Kledir da dupla Kleiton e Kledir) e cresci passando férias lá com ela. Como ela lançou Blitz, Paralamas e todo povo desse circuito vivia lá na casa dela. Shows da Blitz e Paralamas devo ter visto dezenas eles estavam ambos estourados.
Desde moleque sempre achei mais legal o povo que acompanhava, eu pirava na banda e nos músicos e achava os artistas meio over ou sei lá não me encantavam ou eu achava eles normais demais para a atenção que tinham... sei lá. Rsssss
Fato é que quando decidi seguir na música eu me organizei pra isso não foi casual. Foi uma escolha e não falta de opção ou sei lá. Escolhi e fui escolhido mas sempre tive uma visão mais fria da parte profissional ou procurei até deixar claro que uma coisa é ser o "artista" e outra ser músico (obviamente arista mas sem aspas)  e sempre me vi mais músico do que artista.
Comecei cedo dando aulas na escola que estudava e fui seguindo.....
sempre projetei mais meu lado prestador de serviços musicais do que "artista"...
Não sei nem dizer se isso não atrapalha um pouco, acredito até que sim! Rssss

Mas não sei se romantizar também seria a chave... tenho muita dúvida sobre isso.
O caminho do meio talvez fosse o bom caminho! Rssss
Equilíbrio entre ambos talvez seja mais efetivo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por allexcosta Sex Ago 14, 2020 10:01 pm

Henri-Q escreveu:Pra mim é utópico esse "não pensar" no que está tocando. Começa o Groove, o primeiro passo é identificar o tom... o segundo quais escalas, arpejios, triades... na minha mente isso é indissociável, mesmo que seja algo sendo feito com destreza e fluidez. Ilustrando, seria como dirigir... por mais natural que seja a atividade, o CTB e o processo mecânico (guiar, passar marchas, dar seta) está internalizado na mente do condutor.

Não pensar é estar "na zona". O caminho coração/alma > cérebro > dedos meio que se transforma em coração > dedos.

É muito além de "identificar o tom". O dedo vai no lugar certo, sempre... O cara nem lembra o que é tom...

Pra quem nunca teve vislumbres desse estado é difícil entender. Mas quando tem é como um novo mundo artístico que se descortina à sua frente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Sex Ago 14, 2020 10:41 pm

Fernando Zadá escreveu:Putz ai que esta meu pai tocava mas não era músico, meu primo/irmão mais velho é músico e foi meu primeiro professor, minha tia é produtora executiva e trabalhou muito com música, é casada com músico/artista (Kledir da dupla Kleiton e Kledir) e cresci passando férias lá com ela. Como ela lançou Blitz, Paralamas e todo povo desse circuito vivia lá na casa dela. Shows da Blitz e Paralamas devo ter visto dezenas eles estavam ambos estourados.
Desde moleque sempre achei mais legal o povo que acompanhava, eu pirava na banda e nos músicos e achava os artistas meio over ou sei lá não me encantavam ou eu achava eles normais demais para a atenção que tinham... sei lá. Rsssss
Fato é que quando decidi seguir na música eu me organizei pra isso não foi casual. Foi uma escolha e não falta de opção ou sei lá. Escolhi e fui escolhido mas sempre tive uma visão mais fria da parte profissional ou procurei até deixar claro que uma coisa é ser o "artista" e outra ser músico (obviamente arista mas sem aspas)  e sempre me vi mais músico do que artista.
Comecei cedo dando aulas na escola que estudava e fui seguindo.....
sempre projetei mais meu lado prestador de serviços musicais do que "artista"...
Não sei nem dizer se isso não atrapalha um pouco, acredito até que sim! Rssss

Mas não sei se romantizar também seria a chave... tenho muita dúvida sobre isso.
O caminho do meio talvez fosse o bom caminho! Rssss
Equilíbrio entre ambos talvez seja mais efetivo.

mano tu é realmente fora da curva!!
nao disse romantizar em detrimento da carreira, mas realmente o caminho do meio é o mais válido! fazer musica, gostar do q faz, e ainda receber por isso
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Sex Ago 14, 2020 10:43 pm

allexcosta escreveu:
Henri-Q escreveu:Pra mim é utópico esse "não pensar" no que está tocando. Começa o Groove, o primeiro passo é identificar o tom... o segundo quais escalas, arpejios, triades... na minha mente isso é indissociável, mesmo que seja algo sendo feito com destreza e fluidez. Ilustrando, seria como dirigir... por mais natural que seja a atividade, o CTB e o processo mecânico (guiar, passar marchas, dar seta) está internalizado na mente do condutor.

Não pensar é estar "na zona". O caminho coração/alma > cérebro > dedos meio que se transforma em coração > dedos.

É muito além de "identificar o tom". O dedo vai no lugar certo, sempre... O cara nem lembra o que é tom...

Pra quem nunca teve vislumbres desse estado é difícil entender. Mas quando tem é como um novo mundo artístico que se descortina à sua frente.

mas isso nao passa longe de ficar horas e horas com o instrumento no colo debulhando pra chegar nesse ponto ne
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por allexcosta Sex Ago 14, 2020 10:46 pm

vinibassplayer escreveu:mas isso nao passa longe de ficar horas e horas com o instrumento no colo debulhando pra chegar nesse ponto ne

Depende da pessoa.

Tem gente que meio que já nasce assim.

Veja isso:



E piano nem é o primeiro instrumento dela.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 15, 2020 2:49 am

allexcosta escreveu:
Pra quem nunca teve vislumbres desse estado é difícil entender. Mas quando tem é como um novo mundo artístico que se descortina à sua frente.

Bem ilustrado. Esses momentos são f*** e a sensação é absurda.
Alguns momentos especiais tocando não se comparam a nem um outro prazer ...
É a melhor definição de se sentir pleno e praticamente abduzido pela música.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 15, 2020 3:11 am

vinibassplayer escreveu:
mano tu é realmente fora da curva!!
nao disse romantizar em detrimento da carreira, mas realmente o caminho do meio é o mais válido! fazer musica, gostar do q faz, e ainda receber por isso


Rsssss no bom ou no mal sentido???!!!! kkkkkk

É raro acontecer isso mas pra mim foi um caminho meio natural....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Sáb Ago 15, 2020 3:37 am

Fernando Zadá escreveu:
vinibassplayer escreveu:
mano tu é realmente fora da curva!!
nao disse romantizar em detrimento da carreira, mas realmente o caminho do meio é o mais válido! fazer musica, gostar do q faz, e ainda receber por isso


Rsssss no bom ou no mal sentido???!!!! kkkkkk

É raro acontecer isso mas pra mim foi um caminho meio natural....

o sentido depende do q vc acha pro proprio caminho hahahah
eu no seu lugar acharia ótimo haha
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 15, 2020 3:48 am

kkkkk
É a gente nunca fica satisfeito 100% mas aprende a lidar com isso! Rsssss
É bom que insatisfação faz a gente se mover....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Edu Fettermann Sáb Ago 15, 2020 4:53 pm

Lembro de uma frase do Picasso que era tipo "quando tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de muitos anos para aprender a desenhar como as crianças". Eu tenho um DVD do Victor Wooten em que ele fala muito isso, que música é linguagem e que você precisa aprender a falar do seu jeito. Mas toda linguagem tem regras, conceitos, princípios sobre os quais você constrói algo.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Sáb Ago 15, 2020 7:03 pm

Edu Fettermann escreveu:Lembro de uma frase do Picasso que era tipo "quando tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de muitos anos para aprender a desenhar como as crianças". Eu tenho um DVD do Victor Wooten em que ele fala muito isso, que música é linguagem e que você precisa aprender a falar do seu jeito. Mas toda linguagem tem regras, conceitos, princípios sobre os quais você constrói algo.

com certeza! mas pra ele, assim como pro zadá foi facil seguir na musica pq foi natural ne.. familia de musicos envoltos por bandas, wooten com baixo no colo com 3 anos de idade, pra mim nao tem como dar errado se o kra quiser fazer
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 15, 2020 7:38 pm

vinibassplayer escreveu:pra mim nao tem como dar errado se o kra quiser fazer

Imagino que você nunca tenha sido exposto a pessoas com talento musical fora da média, tanto acima quanto abaixo.

Tem gente que professor só não manda pra casa porque paga todo mês. E pode ser filho do Villa-Lobos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Jãozeiro Sáb Ago 15, 2020 9:18 pm

^ Sim, esses exemplos fora da média existem, com certeza, mas são exceções. Costumam tomar como regra, mas é exceção.

Por exemplo o Pipoquinha, que com 13 anos era virtuoso no instrumento. Com 13 anos de idade não dá tempo de a pessoa desenvolver nem metade daquela técnica. Ali é nítido que existe algo especial, um caso incomum, igual ao caso de algumas crianças prodígio que tocam violino, piano. Com alguns anos de existência a pessoa já toca como se praticasse compulsoriamente há um século. Isso existe, mas são minoria. São uma pequena de uma minoria.

Esse tipo de coisa a gente pode chamar de dom, de talento. Coisa que em um processo temporal natural com uma pessoa comum não é possível de acontecer. 
O problema são as pessoas resumirem a música a isso, tomarem como regra essa exceção. Muito músico ruim coloca sua mediocridade na conta do talento (na falta de talento). "Ah, aquele ali é bom porque tem talento, nasceu com o dom". 
Pode ter certeza absoluta que o músico que fala isso não estuda, não pratica música, nunca dedicou horas de estudo ao seu instrumento. Mas pode ter toda certeza desse mundo...hehe.

Também confundem muito as palavras "vontade" e "gosto" pela palavra "talento".
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 15, 2020 9:46 pm

allexcosta escreveu:
Imagino que você nunca tenha sido exposto a pessoas com talento musical fora da média, tanto acima quanto abaixo.

Tem gente que professor só não manda pra casa porque paga todo mês. E pode ser filho do Villa-Lobos.

Pois é tem talentos diversos quando eu dava aula em uma escola em SP apareceu um moleque la´com 5 anos tocando bateria, cantava as músicas e falava inglês fluente ele ficou um bom tempo lá e era bem musical mas não muito acima descobriu-se depois que ele na verdade devia ser só muito precoce pois depois de um tempo ele não se manteve evoluindo na mesma proporção...
Ausência de musicalidade é complexo também geralmente pode ser uma desfunção mesmo ou apenas muita coisa retraida...
É um assunto vasto...

Vinny apesar de meu pai tocar um violão básico e meu primo ser músico ele só tocava, ainda toca rock e pop e não era musical não. Ralei pacas para desenvolver um pouco a percepção e habilidades. Infelizmente não nasci com metade da musicalidade do meu filho por exemplo que é super musical, tem ritmo, afinação boa e facilidade com instrumentos.
Foi vontade mesmo mas sei das minhas limitações e até onde consigo ir.
Nem que me esforce muito da para chegar no nível desses caras que tem realmente o dom e são pura música.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por fheliojr Dom Ago 16, 2020 7:45 pm

allexcosta escreveu:
Henri-Q escreveu:Pra mim é utópico esse "não pensar" no que está tocando. Começa o Groove, o primeiro passo é identificar o tom... o segundo quais escalas, arpejios, triades... na minha mente isso é indissociável, mesmo que seja algo sendo feito com destreza e fluidez. Ilustrando, seria como dirigir... por mais natural que seja a atividade, o CTB e o processo mecânico (guiar, passar marchas, dar seta) está internalizado na mente do condutor.

Não pensar é estar "na zona". O caminho coração/alma > cérebro > dedos meio que se transforma em coração > dedos.

É muito além de "identificar o tom". O dedo vai no lugar certo, sempre... O cara nem lembra o que é tom...

Pra quem nunca teve vislumbres desse estado é difícil entender. Mas quando tem é como um novo mundo artístico que se descortina à sua frente.

Tomara que algum dia, eu chegue a esse nível, o q duvido. Para mim, isso é ter uma "compreensão" verdadeira da música.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Renato Leite Qua Ago 19, 2020 12:21 am

Fala pessoal, eu ví esse tópico e decidi gravar um vídeo para expor minha opinião. Sei que nem todos vão concordar, mas gostei bastante do tópico e fiquei bastante tempo pensando sobre isso.
Abraços

Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Christian e latajacydziobak gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 19, 2020 1:43 am

vinibassplayer escreveu:

nao vi mto como papo de coach, mas acho q é interessante essa desvinculação de viver de musica X ser satisfeito fazendo musica.. o caminho dele é realmente mto particular, parece q realmente ele teve tudo pra seguir no caminho, diferente da gigantesca maioria dos musicos, principalmente eu.. mas foi interessante pra entender que nao é necessario viver de musica pra ser realizado com musica, e mto menos precisa tocar tão bem como...

diz ele q o disco ta mixando, quase pronto

Esqueci de comentar que nesse lance de abordagem quase coach gosto muito das coisas da Silvia Góes mãe do Thiago do Espirito Santo tenho os livros dela e na minha modesta opinião acho que o Thiago é genial mais por influência dela inclusive! Rssss

Renato ficou bem bacana o vide! Curti!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Rgomes Qua Ago 19, 2020 2:27 am

Renato Leite escreveu:Fala pessoal, eu ví esse tópico e decidi gravar um vídeo para expor minha opinião. Sei que nem todos vão concordar, mas gostei bastante do tópico e fiquei bastante tempo pensando sobre isso.
Abraços

Cara, que legal que o tópico que eu abri rendeu tantas opiniões e discussões saudáveis...até o mestre Renato deu seu parecer sobre o assunto !

Rgomes
Membro

Mensagens : 54
Localização : SAO JOSE DOS CAMPOS

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Qua Ago 19, 2020 2:31 am

interessante ponto renatão!!!
uma pergunta sobre o inicio do video, qdo vc diz sobre usar licks prontos em improvisos, vc quer dizer que nao gosta de copiar um link de alguem e usar no seu solo, ou tipo eu criar um link num determinado compasso e acorde, repetir esse lick à exaustão e conseguir aplicar ele num solo, sendo um lick q eu msm criei?

pq esse foi um dos 'hacks' q eu aprendi com o robson, estudar um determinado lick à exaustao e soltar ele no momento certo no improviso, acho valido ate certo ponto, mas perde-se o conceito de 'improviso' ne
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 19, 2020 4:29 am

De certa forma patterns e padrões estudados podem virar licks o ideal é trata-los como ferramentas. Quase qualquer melodia pode virar um lick mas saber absorve-lo e transformar em vocabulário pode ser útil sim.
Associa com linguagem falada ouvir uma frase absorve-la e saber usar num contexto na hora certa pode ser bacana, melhor ainda se usar suas próprias palavras ou o que entendeu da frase
mas sair repetindo ela fora de contexto ai pode ficar bem chato .
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Renato Leite Qua Ago 19, 2020 11:19 pm

É isso mesmo que o Fernando falou, eu acho que o lick pode ser uma ferramenta, toca ele com tempo deslocado, muda as notas, muda o ritmo e vai incorporando.
Chega um momento que você solta ele sem ser um lick, mas sim algo que naturalmente veio, nota por nota. Aí tem grandes chances de sair musical, porque ele virou algo que veio de forma espontânea.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por vinibassplayer Qui Ago 20, 2020 3:36 am

as vezes pensa, as vezes so sente, encontrou o equilibrio

vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma reflexão sobre estudar musica Empty Re: Uma reflexão sobre estudar musica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos