Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas altas podem danificar o baixo?

+3
Stormbringer
mum
felipe.l.lemos
7 participantes

Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por felipe.l.lemos Ter 6 Out 2020 - 15:51

Boa tarde galera, afim de tirar trastejados indesejados do meu baixo eu mexi na altura das cordas pela ponte e consegui tirar todos os trastejados, no entanto as cordas ficaram bem altas mesmo, coisa de quase um centímetro isso por incrível que pareça não atrapalhou minha tocabilidade porem tenho medo de danificar o meu instrumento, supondo que isso cause uma tensão extra. Alguém poderia me dizer se tem algum risco?

felipe.l.lemos
Membro

Mensagens : 7
Localização : vila velha

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por mum Ter 6 Out 2020 - 16:02

O que pode acontecer com o baixo, é se as cordas estiverem muito altas na ponte a ponto de gerar um vinco, elas podem se arrebentar com facilidade.
Agora, com você, o que pode acontecer é uma tendinite das brabas.

Vc está medindo a altura das cordas a partir de onde? Normalmente mede-se no topo do 12 traste, e eu uso algo entre 2.5mm e 3.5mm, dependendo do baixo (que eu considero ação médio baixa).


Última edição por mum em Ter 6 Out 2020 - 16:14, editado 2 vez(es)
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

felipe.l.lemos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por felipe.l.lemos Ter 6 Out 2020 - 16:05

mum escreveu:O que pode acontecer com o baixo, é se as cordas estiverem muito altas na ponte a ponto de gerar um vinco, elas podem se arrebentar com facilidade.
Agora, com você, o que pode acontecer é uma tendinite das brabas.

Vc está medindo a altura das cordas a partir de onde? Normalmente eu meço no 12 traste, e eu uso algo entre 2.5mm e 3.5mm, dependendo do baixo (que eu considero ação médio baixa).

Obrigado pela resposta to medindo da 12 eu abaixei agora e ai ta algo entre 4.0mm a 5.0mm to tendo que usar mais força em alguns bends, e o som ta bem limpo, o problema do meu contrabaixo é que não tem regulação de altura individual das cordas ai fica meio complicado arranjar um meio termo visto que so tem como regular a altura da ponte por 3 parafusos.

felipe.l.lemos
Membro

Mensagens : 7
Localização : vila velha

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por mum Ter 6 Out 2020 - 16:13

É um Thunderbird?
Neste caso a ponte é relativamente simples de se regular pq ela já compensa o raio da escala, é só ajustar a altura por igual dos dois lados.
Caso o baixo esteja trastejando muito, pode ser necessário um ajuste no tensor, e caso você não tenha experiencia com isso, recomendo levar em um luthier para regulagem geral, retifica de trastes, revisão no nut, e um eventual ajuste de angulo do braço, caso seja um instrumento com braço parafusado.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

felipe.l.lemos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por Stormbringer Ter 6 Out 2020 - 16:15

cara, e se vc abaixar a ponte, porem aliviar o tensor? Sem ver o baixo a gente só chuta mesmo...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

felipe.l.lemos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por felipe.l.lemos Ter 6 Out 2020 - 17:46

É um epiphone EB3, acho que a ponte é parecida com a do thunder. Eu dei meia volta no tensor anti horario e deixei o parafuso do meio com um folgazinha legal , folguei os parafusos da sol e da mizona deixando a mizona um pouco mais folgada. só não arrisco mecher mais no tensor do que ja mechei e acho que ta um som legal e um altura decente agora. Só tenho que afinar os carrinhos da cordas q todas tão passando da afinação na oitava. Vlw pela ajuda amigos

felipe.l.lemos
Membro

Mensagens : 7
Localização : vila velha

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por felipe.l.lemos Ter 6 Out 2020 - 17:47

mum escreveu:É um Thunderbird?
Neste caso a ponte é relativamente simples de se regular pq ela já compensa o raio da escala, é só ajustar a altura por igual dos dois lados.
Caso o baixo esteja trastejando muito, pode ser necessário um ajuste no tensor, e caso você não tenha experiencia com isso, recomendo levar em um luthier para regulagem geral, retifica de trastes, revisão no nut, e um eventual ajuste de angulo do braço, caso seja um instrumento com braço parafusado.

E realmente eu acho que pode ter algum problema em alguns trastes ou talvez o braço esteja meio torcido já que eu tive que regular as alturas difrentemente, quando der acho que vou levar num luthier mesmo.

felipe.l.lemos
Membro

Mensagens : 7
Localização : vila velha

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 6 Out 2020 - 19:27

felipe.l.lemos escreveu:
mum escreveu:É um Thunderbird?
Neste caso a ponte é relativamente simples de se regular pq ela já compensa o raio da escala, é só ajustar a altura por igual dos dois lados.
Caso o baixo esteja trastejando muito, pode ser necessário um ajuste no tensor, e caso você não tenha experiencia com isso, recomendo levar em um luthier para regulagem geral, retifica de trastes, revisão no nut, e um eventual ajuste de angulo do braço, caso seja um instrumento com braço parafusado.

E realmente eu acho que pode ter algum problema em alguns trastes ou talvez o braço esteja meio torcido já que eu tive que regular as alturas difrentemente, quando der acho que vou levar num luthier mesmo.
Faça isso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

felipe.l.lemos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por Uchoa Ter 6 Out 2020 - 20:01

Luthier nele ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por allexcosta Ter 6 Out 2020 - 20:16

Corda alta pode danificar o braço sim.

Tem uma explicação física, mas simule numa régua flexível e um barbante e você vai entender.

1cm de ação não existe. Folgue as cordas e comece do zero ou leve a um luthier.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por Madruga Qui 8 Out 2020 - 7:42

Não recomendo deixar ação extremamente alta, isso esconde defeitos e fora que a tocabilidade fica uma caca, e pode sim trazer problemas mais sérios. Quanto mais alta a força é aplicada, maior o componente de "empenamento" do braço, ou seja, o tensor tem que trabalhar com uma carga extra desnecessária e potencialmente prejudicial.

Por outro lado, baixar a ação das cordas te mostra onde deve haver ajustes no instrumento pra deixá-lo redondinho e bem regulado. Vai até onde conseguir sozinho, são ajustes que, se pequenos, devemos ser capazes de regular por conta própria, mas se vc empacar ou se a coisa estiver muito fora do padrão, leve no luthier, pelo menos terá um instrumento em perfeito estado e sem gambiarras pra poder tocar.

Madruga
Membro

Mensagens : 16
Localização : SP - Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 8 Out 2020 - 11:16

Corda alta pode até ser um fator determinante para o aparecimento de L.E.R's...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas altas podem danificar o baixo? Empty Re: Cordas altas podem danificar o baixo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos