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Mensagem por mum Ter Out 13, 2020 5:45 pm

Boa tarde, galera!

Acabei de ver no site da Fender os novos modelos American Professional II. Agora com captadores novos, perfil do braço baseado no American Vintage 63 para os P-basses, e neck-joint de 5 parafusos pra facilitar o acesso nas ultimas casas, como os Elite/Ultra. De resto, mais do mesmo, como sempre (e como eu particularmente prefiro hahaha).

Porém, duas curiosidades que queria compartilhar com vcs:

1. Alguns devem saber que a Fender está deixando de usar o Ash massivamente como madeira para os corpos, em sua linha de instrumentos. E aqui, parece que apareceu o substituto, pro terror dos puristas: PINE (ou pinheiro, para nós)

Fender American Professional II Captur52

Fender American Professional II Captur50

2. Parece que rolou uma homenagem aos Southern Cross com uma cor nova muito semelhante ao Moonburst.
Fender American Professional II Captur51

https://shop.fender.com/en/intl/electric-basses/precision-bass/american-professional-ii-precision-bass/0193930755.html
https://shop.fender.com/en/intl/electric-basses/jazz-bass/american-professional-ii-jazz-bass/0193972718.html
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Mensagem por Paulo Penna Ter Out 13, 2020 5:58 pm

Os corpos são massivamente feito de Alder, ash só para algumas series.
O Pinho foi usado lá na década de 50, depois talvez em um ou outro instrumento.
São bonitos, mas só tocando pra saber se é um upgrade. um downgrade, ou se é só diferente...
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Mensagem por mum Ter Out 13, 2020 6:03 pm

Paulo Penna escreveu:Os corpos são massivamente feito de Alder, ash só para algumas series.
O Pinho foi usado lá na década de 50, depois talvez em um ou outro instrumento.
São bonitos, mas só tocando pra saber se é um upgrade. um downgrade, ou se é só diferente...

O ash era utilizado sim massivamente para algumas cores e acabamentos de algumas séries (entre elas, a american professional, para acabamentos natural e sunburst, por exemplo - que estão entre as séries e cores mais populares). Alguns artist series como Marcus Miller e Geddy Lee também eram feitos de ash.
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Mensagem por lcs. Ter Out 13, 2020 6:26 pm

mum escreveu: 1. Alguns devem saber que a Fender está deixando de usar o Ash massivamente como madeira para os corpos, em sua linha de instrumentos. E aqui, parece que apareceu o substituto, pro terror dos puristas: PINE (ou pinheiro, para nós)

Eu tenho uma guitarra Squier Telecaster Classic Vibe, e o corpo é de pinheiro. Eu acho a madeira muito bonita, mas é bastante pesada - não sei dizer se dei azar com a peça. Em termos de timbre, acho que não influencia muito.


Última edição por lcs. em Ter Out 13, 2020 6:33 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por mum Ter Out 13, 2020 6:33 pm

Tbm sou do time que acha que a madeira do corpo não tem tanta influencia no resultado final comparando com outros componentes do instrumento. Mas acho engraçado ver os puristas espumando hahahaha
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 13, 2020 6:48 pm

Existem vários tipos distintos de pinho (esse nome é bem genérico).
Eu já fiz corpos de Araucária (Pinho-do-Paraná), e Pinus (comum).
A densidade varia, mas não é uma madeira leve como a caixeta ou o kiri.
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Mensagem por Paulo Penna Ter Out 13, 2020 8:15 pm

mum escreveu:Tbm sou do time que acha que a madeira do corpo não tem tanta influencia no resultado final comparando com outros componentes do instrumento. Mas acho engraçado ver os puristas espumando hahahaha
Isso é questão de opinião, no baixo talvez a influencia seja menor, mas não é inexistente.
Não guitarras é muito grande a diferença, e não é questão de purismo, é só questão de audição.
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Mensagem por Paulo Penna Ter Out 13, 2020 8:19 pm

mum escreveu:
Paulo Penna escreveu:Os corpos são massivamente feito de Alder, ash só para algumas series.
O Pinho foi usado lá na década de 50, depois talvez em um ou outro instrumento.
São bonitos, mas só tocando pra saber se é um upgrade. um downgrade, ou se é só diferente...

O ash era utilizado sim massivamente para algumas cores e acabamentos de algumas séries (entre elas, a american professional, para acabamentos natural e sunburst, por exemplo - que estão entre as séries e cores mais populares). Alguns artist series como Marcus Miller e Geddy Lee também eram feitos de ash.

Isso nada mais é do que algumas séries.
Desde 56 a grande maioria dos corpos da Fender são de ALDER.

https://www.guitarworld.com/features/fender-will-no-longer-use-ash-bodies-for-production-line-guitars-we-found-out-why-and-what-woods-will-be-used-instead
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Mensagem por Jãozeiro Ter Out 13, 2020 8:31 pm

Paulo Penna escreveu:
mum escreveu:Tbm sou do time que acha que a madeira do corpo não tem tanta influencia no resultado final comparando com outros componentes do instrumento. Mas acho engraçado ver os puristas espumando hahahaha
Isso é questão de opinião, no baixo talvez a influencia seja menor, mas não é inexistente.
Não guitarras é muito grande a diferença, e não é questão de purismo, é só questão de audição.

facepalm

Essa acho que ganha da sua outra famosa pérola (que Jazz Bass some na mix).
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Mensagem por Jãozeiro Ter Out 13, 2020 8:39 pm

mum escreveu:e neck-joint de 5 parafusos pra facilitar o acesso nas ultimas casas, como os Elite/Ultra.

Legal se viessem com 21 trastes como os Elite/Ultra. Até hoje não entendo um baixo de 4 cordas com menos de 21 trastes. Aquele último Mi agudo é muito precioso (pelo menos pra mim, hehe) e fecha perfeitamente a tessitura o instrumento com três oitavas.
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Mensagem por AlbertoBass Ter Out 13, 2020 8:41 pm

Eu achei esse acabamento Dark Night simplesmente maravilhoso!

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Mensagem por mum Ter Out 13, 2020 8:44 pm

Paulo Penna escreveu:
mum escreveu:Tbm sou do time que acha que a madeira do corpo não tem tanta influencia no resultado final comparando com outros componentes do instrumento. Mas acho engraçado ver os puristas espumando hahahaha
Isso é questão de opinião, no baixo talvez a influencia seja menor, mas não é inexistente.
Não guitarras é muito grande a diferença, e não é questão de purismo, é só questão de audição.

Paulo, eu não disse que é inexistente. Leia de novo meu post.
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Mensagem por mum Ter Out 13, 2020 8:45 pm

Paulo Penna escreveu:

Isso nada mais é do que algumas séries.
Desde 56 a grande maioria dos corpos da Fender são de ALDER.

https://www.guitarworld.com/features/fender-will-no-longer-use-ash-bodies-for-production-line-guitars-we-found-out-why-and-what-woods-will-be-used-instead


Algumas das séries mais vendidas. Pra mim isso é massivo. Uso não massivo é usar apenas em edições limitadas e custom shop.
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Mensagem por Paulo Penna Ter Out 13, 2020 9:14 pm

Jãozeiro escreveu:
Paulo Penna escreveu:
mum escreveu:Tbm sou do time que acha que a madeira do corpo não tem tanta influencia no resultado final comparando com outros componentes do instrumento. Mas acho engraçado ver os puristas espumando hahahaha
Isso é questão de opinião, no baixo talvez a influencia seja menor, mas não é inexistente.
Não guitarras é muito grande a diferença, e não é questão de purismo, é só questão de audição.

facepalm

Essa acho que ganha da sua outra famosa pérola (que Jazz Bass some na mix).

Me erra chara!!!!
Já notou que sua opinião não me importa?
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Mensagem por Paulo Penna Ter Out 13, 2020 9:17 pm

mum escreveu:
Paulo Penna escreveu:

Isso nada mais é do que algumas séries.
Desde 56 a grande maioria dos corpos da Fender são de ALDER.

https://www.guitarworld.com/features/fender-will-no-longer-use-ash-bodies-for-production-line-guitars-we-found-out-why-and-what-woods-will-be-used-instead


Algumas das séries mais vendidas. Pra mim isso é massivo. Uso não massivo é usar apenas em edições limitadas e custom shop.

Desde 56 a proporção Alder x Ash era largamente favorável ao Alder, largamente é muito largamente, muito....
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Mensagem por Jãozeiro Ter Out 13, 2020 9:18 pm

^ É que não dá pra aguentar essas pérolas suas, mano, sério. Agora essa da madeira.Hahahaha
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Mensagem por Paulo Penna Ter Out 13, 2020 9:22 pm

Cara, vc não entendeu ainda que a sua opinião é a sua opinião e a minha é minha.
Se vc acha é é diferente ou igual, o problema é seu.
Continue com a sua e seja feliz. (modo educado de não ser expulso do fórum)
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Mensagem por CSergio Ter Out 13, 2020 9:33 pm

Fender American Professional II 54099-Fender-AM-PRO-II-J-BASS-MN-DK-NIT-0193972761-1-821x-progressive

Fender American Professional II 54138-Fender-AM-PRO-II-P-BASS-RW-DK-NIGHT-193930761-2-383x-3x-progressive

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Mensagem por Zubrycky Ter Out 13, 2020 11:34 pm

O talento da Fender em dar nomes diferentes para as mesmas coisas de sempre (Ainda que haja uma variação aqui e acolá) é algo admirável.


Última edição por Zubrycky em Qua Out 14, 2020 7:40 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Ter Out 13, 2020 11:36 pm

CSergio escreveu:Fender American Professional II 54099-Fender-AM-PRO-II-J-BASS-MN-DK-NIT-0193972761-1-821x-progressive

Fender American Professional II 54138-Fender-AM-PRO-II-P-BASS-RW-DK-NIGHT-193930761-2-383x-3x-progressive

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O preço desse instrumento por aqui deve sair algo beirando um chute no saco ou o custo de um rim relativamente saudável.
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 6:02 am

Paulo Penna escreveu:Desde 56 a grande maioria dos corpos da Fender são de ALDER.

Durante a década de 70 a Fender usou mais ash que alder, pelo que sei...
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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 7:19 am

Até onde sei o Ash era usado em poucos instrumentos, sendo que era usado na maioria das vezes nos blondies.
O alder é em relação ao ash, até onde sei, mais abundante, mais barato de ser trabalhado, cortado, por ter grãos fechados é menos trabalhoso seu acabamento e deixa a superfície mais lisa e uniforme sem o uso de muita massa niveladora.


Na matéria que postei falam da diferença do som das guitarras de Ash e Alder, mas deve ser opinião de mais um terraplanista sem a audição requintada.
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 7:30 am

Paulo Penna escreveu:Até onde sei o Ash era usado em poucos instrumentos, sendo que era usado na maioria das vezes nos blondies.

Não sei bem das guitarras, e tampouco quero saber, mas baixo Fender dos anos 70 de alder é meio difícil de ver.

Não importa o acabamento, eles são pesados como tanques de guerra.

Paulo Penna escreveu:Na matéria que postei falam da diferença do som das guitarras de Ash e Alder, mas deve ser opinião de mais um terraplanista sem a audição requintada.

Tenho dificuldade em entender o que você escreve às vezes.

O que a matéria tem a ver com sua audição? Se revista tal disser que pintura sparkle influencia o som você acredita nisso automaticamente? Ou você passa a ouvir essa diferença por causa de uma sugestão?

Lógica complicada...
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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 8:45 am

Sobre sua dificuldade eu sinto muito.

Sobre minha opinião sobre o que influencia o som o não, como já disse, é a minha opinião, e se ela não te agrada, talvez eu mude de opinião pra me alinhar a sua, quem sabe....
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Mensagem por Uchoa Qua Out 14, 2020 9:06 am

Nem gosto mais de falar do pessoal que tem ouvido de morcego para identificar o som de cada madeira , quero dizer "som da madeira" . facepalm
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 9:08 am

Paulo Penna escreveu:Sobre sua dificuldade eu sinto muito.

Minha dificuldade deriva de um problema lógico no argumento, portanto o problema não é meu.

Paulo Penna escreveu:Sobre minha opinião sobre o que influencia o som o não, como já disse, é a minha opinião, e se ela não te agrada, talvez eu mude de opinião pra me alinhar a sua, quem sabe....

Aí é que tá. A opinião é sua ou da revista? Sendo algo subjetivo, você não precisa corroborar sua opinião com a de uma publicação qualquer, ao mesmo tempo que afirmar que essa ou aquela revista compartilha da sua opinião não quer dizer absolutamente nada.

O carinha que escreve pra revista é só um carinha genérico como eu ou você. E muito provavelmente alguém que cresceu permeado por essas maluquices de "som de escala clara e som de escala escura" ou mesmo "músicos que trocam o sangue" ou "ímãs mágicos encontrados em meteoros que só a Fender tem".

Muito melhor dizer simplesmente que você ouve assim ou assado do que tentar impor sua idéia como verdade absoluta porque uma revista qualquer, escrita por intelectualóides sem conhecimento algum de causa, afirma isso ou aquilo.
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Mensagem por JAZZigo Qua Out 14, 2020 9:25 am

AlbertoBass escreveu:Eu achei esse acabamento Dark Night simplesmente maravilhoso!
CSergio escreveu:hail

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Mensagem por mum Qua Out 14, 2020 9:35 am

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Praticamente um Southern Cross reissue
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Mensagem por Uchoa Qua Out 14, 2020 10:03 am

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Mensagem por GRRS Qua Out 14, 2020 10:04 am

Uchoa escreveu:Nem gosto mais de falar do pessoal que tem ouvido de morcego para identificar o som de cada madeira , quero dizer "som da madeira" . facepalm

É esse o ponto. Acho que ninguém está falando que a madeira não influencia nada no timbre... Acho que é ponto pacífico que tudo influencia no timbre né?

A questão é que num sistema que vc conta com variáveis como construção do instrumento, captação, parte elétrica, corda, cabo, preamp, alto-falante, mic, compressor de estúdio, console de áudio, mix, master, compressão do serviço de streaming, qualidade do fone de ouvido e inúmeras outras variáveis q eu esqueci no meio do caminho, pelo menos pra mim o cara usar Ash ou Alder no corpo do instrumento ou a escala ser clara ou escura não é algo determinante para o "som final"

Tanto que já levantei em outro tópico a questão do teste cego, em que essa galera do timbre da madeira geralmente escuta o som "rouco e anasalado" de rickenbacker saindo de um jazz bass, o som "característico do jazz bass do jaco" saindo de um Music Man e o timbre "gordo e com sustain do mogno" de uma Les Paul saindo de uma telecaster

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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 10:09 am

GRRS escreveu:Tanto que já levantei em outro tópico a questão do teste cego, em que essa galera do timbre da madeira geralmente escuta o som "rouco e anasalado" de rickenbacker saindo de um jazz bass, o som "característico do jazz bass do jaco" saindo de um Music Man e o timbre "gordo e com sustain do mogno" de uma Les Paul saindo de uma telecaster

Chamar essa galera pra teste cego é igual colocar partitura na frente de guitarrista. Fica tudo murcho.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Out 14, 2020 10:23 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Cantão Qua Out 14, 2020 11:26 am

allexcosta escreveu:
GRRS escreveu:Tanto que já levantei em outro tópico a questão do teste cego, em que essa galera do timbre da madeira geralmente escuta o som "rouco e anasalado" de rickenbacker saindo de um jazz bass, o som "característico do jazz bass do jaco" saindo de um Music Man e o timbre "gordo e com sustain do mogno" de uma Les Paul saindo de uma telecaster

Chamar essa galera pra teste cego é igual colocar partitura na frente de guitarrista. Fica tudo murcho.
Laughing   Ri Muito
Juninho Sampaio escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Putz , eu rachei também... Ri Muito Ri Muito
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 12:11 pm

Ótimo! ... esqueceu de falar da densidade do osso dos dedos!
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Mensagem por siodoni Qua Out 14, 2020 12:58 pm

mum escreveu:Praticamente um Southern Cross reissue
Pra mim é, só mudaram o nome pra ficar mais caro.
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Mensagem por JAZZigo Qua Out 14, 2020 1:04 pm

siodoni escreveu:
mum escreveu:Praticamente um Southern Cross reissue
Pra mim é, só mudaram o nome pra ficar mais caro.
Só falta a Giannini querer processar a Fender!!! Razz
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 1:07 pm

bodhan escreveu:Ótimo! ... esqueceu de falar da densidade do osso dos dedos!

Acredito que uma foto Kirlian bem feita pode resolver isso... think
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Mensagem por Ivanov_br Qua Out 14, 2020 1:52 pm

Continuo achando uma tarefa ardua essa da Fender se manter lançando "novidades". Desde a decada de 80 eles ficam vivendo de reinventar a roda, para se manter num mercado que quer algo similar ao que era feito nos anos 60...
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Mensagem por Uchoa Qua Out 14, 2020 1:57 pm

Ivanov_br escreveu:Continuo achando uma tarefa ardua essa da Fender se manter lançando "novidades". Desde a decada de 80 eles ficam vivendo de reinventar a roda, para se manter num mercado que quer algo similar ao que era feito nos anos 60...
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Mensagem por Jãozeiro Qua Out 14, 2020 2:49 pm

Paulo Penna escreveu:Cara, vc não entendeu ainda que a sua opinião é a sua opinião e a minha é minha.
Se vc acha é é diferente ou igual, o problema é seu.
Continue com a sua e seja feliz. (modo educado de não ser expulso do fórum)

Hehe, sempre agreçivo, estourado, pronto pra xingar qualquer um...

Perceba que várias pessoas estão achando um absurdo as coisas que você diz, não sou só eu, fica tranquilo, tá. Só ler o tópico.

Tem um grande grupo no Facebook chamado Pedalmaniacs, e lá tem muitos do que você chamou no outro tópico de "guitarreiros" (essa galera que tem acuidade auditiva pra perceber as sutis diferenças sonoras entre madeiras de corpos de instrumentos elétricos). As coisas que você fala aqui renderiam uma enorme de quantidade de likes lá, śerio mesmo. Mas esperar que aqui aplaudam essas baboseiras...é complicado.

Mas de boas, não vou lá onde clica pra ignorar membro, acho seus posts divertidos, hahaha.
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 7:18 pm

... não alimente o troll.
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Mensagem por gloliveira Qua Out 14, 2020 7:32 pm

bodhan escreveu:... não alimente o troll.

É verdade...

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Mensagem por Zubrycky Qua Out 14, 2020 7:39 pm

allexcosta escreveu:
GRRS escreveu:Tanto que já levantei em outro tópico a questão do teste cego, em que essa galera do timbre da madeira geralmente escuta o som "rouco e anasalado" de rickenbacker saindo de um jazz bass, o som "característico do jazz bass do jaco" saindo de um Music Man e o timbre "gordo e com sustain do mogno" de uma Les Paul saindo de uma telecaster

Chamar essa galera pra teste cego é igual colocar partitura na frente de guitarrista. Fica tudo murcho.

Ri Muito

Me lembrei disso...



:troll:
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 14, 2020 7:43 pm

mum escreveu:Fender American Professional II DSC00170

Praticamente um Southern Cross reissue

Posso estar enganado, mas essa cor do Southern Cross é um moonburst. Suspect

(Linda cor, por sinal).
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 14, 2020 8:01 pm

Uchoa escreveu:Nem gosto mais de falar do pessoal que tem ouvido de morcego para identificar o som de cada madeira , quero dizer "som da madeira" . facepalm

Sommeliers de madeira. hide
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 14, 2020 8:47 pm

Uchoa escreveu:
Ivanov_br escreveu:Continuo achando uma tarefa ardua essa da Fender se manter lançando "novidades". Desde a decada de 80 eles ficam vivendo de reinventar a roda, para se manter num mercado que quer algo similar ao que era feito nos anos 60...
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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 8:52 pm

Guitarreiros são os apreciadores de instrumentos musicais que como eu não são músicos, não são guitarristas, não são baixistas....

Conheço uma enormidade de músicos que toca pra c***** mas qq pau de corda é a mesma coisa pra ele.

Conheço quem não toca p**** nenhuma e mas sabe tudo sobre madeiras e construção de instrumentos.

Respeito todos eles do mesmo modo e não ironizo nenhum deles nem ninguém por suas opiniões nem habilidades nem preferencias.

Se nego quiser me amolar toda hora com a mesma coisa, talvez eu responda do mesmo modo, talvez eu volte a ignorá-lo, como vinha fazendo a muito tempo. Nego é mala e vem, toda hora falar de falar de sparkles, de JB sumindo ou não no mix, cara, me erra.

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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 8:54 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Uchoa escreveu:
Ivanov_br escreveu:Continuo achando uma tarefa ardua essa da Fender se manter lançando "novidades". Desde a decada de 80 eles ficam vivendo de reinventar a roda, para se manter num mercado que quer algo similar ao que era feito nos anos 60...
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Não entendo a necessidade de inovar se se tem o que o mercado mais deseja.
Roda, roda, roda e daqui a pouco lança novamente os american standard com raio 9.5' e construção inspirada no vintage, corpo de alder, captador inspirado na strato ou JB 62...
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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 9:08 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:Sobre sua dificuldade eu sinto muito.

Minha dificuldade deriva de um problema lógico no argumento, portanto o problema não é meu.

Paulo Penna escreveu:Sobre minha opinião sobre o que influencia o som o não, como já disse, é a minha opinião, e se ela não te agrada, talvez eu mude de opinião pra me alinhar a sua, quem sabe....

Aí é que tá. A opinião é sua ou da revista? Sendo algo subjetivo, você não precisa corroborar sua opinião com a de uma publicação qualquer, ao mesmo tempo que afirmar que essa ou aquela revista compartilha da sua opinião não quer dizer absolutamente nada.

O carinha que escreve pra revista é só um carinha genérico como eu ou você. E muito provavelmente alguém que cresceu permeado por essas maluquices de "som de escala clara e som de escala escura" ou mesmo "músicos que trocam o sangue" ou "ímãs mágicos encontrados em meteoros que só a Fender tem".

Muito melhor dizer simplesmente que você ouve assim ou assado do que tentar impor sua idéia como verdade absoluta porque uma revista qualquer, escrita por intelectualóides sem conhecimento algum de causa, afirma isso ou aquilo.

Alex, não tenho problema lógico na argumentação mas certamente meu português não atende ao seu apurado paladar.
A minha opinião é a minha opinião, postei o link e postarei todas a vezes que achar que devo.
Aqui no fórum há uma patrulha de opiniões onde os que não pensam como "os iluminados" são quase que apedrejados, isso já fez com que muitos nunca mais voltassem, e que outros simplesmente aderissem À opinião e praticas dominantes.
Vou continuar expondo a minha opinião aqui até me bloquearem ou até que o fórum deixe de ser importante para mim, não estou em busca de apoiadores nem admiradores.
Pode parecer estranho para alguns mas as pessoas de quem mais gosto aqui são talvez os que mais discordam de muitas da minhas opiniões.
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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 9:13 pm

sobre a proporção de instrumentos de ash e alder está aí a palavra da fender:
https://www.fender.com/articles/tech-talk/ash-vs-alder-whats-the-diff
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