Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

+3
dcfinger82
Christian
Franco_bass
7 participantes

Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por dcfinger82 Ter Nov 03, 2020 4:00 pm

Olá.

Não estou conseguindo me adaptar ao drive dessa caixa VX410 da Hartke, está difícil chegar no meu som devido ao excesso de agudo (na minha opinião).
Tenho um amplificador Hartke LH500 e tenho que diminuir muito o agudo dele, pois mesmo com agudo do circuito do baixo beirando o mínimo ainda sinto muito agudo. Com baixo passivo no tone consigo equalizar melhor o agudo, mas nos circuitos ativos está difícil.

Já ouvi falar sobre sistema para corte de frequência dos agudos, mas não entendo muito do assunto (nada).
Penso em colocar uma chave com divisões de frequência: aberto, leve diminuição de agudo, maior diminuição de agudo. Uma chave de três posições no caso. Ou um potenciômetro (seria ideal)

Alguém poderia me indicar um sistema que me supra essa necessidade? Ou capacitores que eu possa utilizar para isso?

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Whatsa10


Última edição por dcfinger82 em Ter Nov 03, 2020 4:11 pm, editado 1 vez(es)

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por dcfinger82 Ter Nov 03, 2020 4:07 pm

Um esquema simples desses pode ser utilizado?

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Captur10


dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por Franco_bass Ter Nov 03, 2020 5:16 pm

Deixa eu perguntar, vc usa e sabe qual a posição de equalização FLAT desse amp da Hartke ?

Pelo que bem lembro o Flat dele é bem diferente das 12h dos Hartke HA e outras Marcas como GK. E por isso, muita gente reclama que não consegue equalizar legal e estranha esse amp.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por dcfinger82 Ter Nov 03, 2020 5:27 pm

Franco_bass escreveu:Deixa eu perguntar, vc usa e sabe qual a posição de equalização FLAT desse amp da Hartke ?

Pelo que bem lembro o Flat dele é bem diferente das 12h dos Hartke HA e outras Marcas como GK.  E por isso, muita gente reclama que não consegue equalizar legal e estranha esse amp.
Não tenho a mínima ideia.
Em qualquer interface os meus baixos soam lindo, me fazem tocar com prazer em flat dos circuitos, mas no amplificador sofro para conseguir um som que me agrade. O agudo sobra muito mesmo com potenciômetro do amplificador em 3,5-4 e 2 no circuito. Flat no circuito do baixo nem pensar.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por Christian Ter Nov 03, 2020 5:39 pm

qual teu baixo e as configurações que tu utiliza e o som que tu busca? vamos ir tirando as opções que podem matar teu timbre antes de tu mexer as caixas
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3778
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por dcfinger82 Ter Nov 03, 2020 6:27 pm

Christian escreveu:qual teu baixo e as configurações que tu utiliza e o som que tu busca? vamos ir tirando as opções que podem matar teu timbre antes de tu mexer as caixas
Uso um Ledur 5 cordas com dois humbuckers Seymour Duncan alnico e circuito Aguilar OBP-3 e outro Ledur 4 cordas com um split-coil Selection by EMG no braço e um Noisless Fender na ponte com circuito Mendes com potenciômetro de tone no ativo ou passivo.
Tenho pegada mais pesada, por isso sofro com os agudos estalando quando amplificado.
Busco grave definido, pouco médio e agudo de fundo.
Com um Staner BS120 e um Equalizer para podar os médios eu me encontro, mas com Hartke não...

O que está me desafiando é justamente encontrar o equilíbrio amplificado. Sobra estalido...

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por dcfinger82 Ter Nov 03, 2020 8:56 pm

Franco_bass escreveu:Deixa eu perguntar, vc usa e sabe qual a posição de equalização FLAT desse amp da Hartke ?

Pelo que bem lembro o Flat dele é bem diferente das 12h dos Hartke HA e outras Marcas como GK.  E por isso, muita gente reclama que não consegue equalizar legal e estranha esse amp.

Pesquisando no talkbass vi sugestões de que o flat seria algo entre 2-8-2 e 3-10-3.

Agora é noite. Amanhã testarei no apartamento.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

jrmilbradt gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por Franco_bass Qua Nov 04, 2020 1:50 pm

dcfinger82 escreveu:
Franco_bass escreveu:Deixa eu perguntar, vc usa e sabe qual a posição de equalização FLAT desse amp da Hartke ?

Pelo que bem lembro o Flat dele é bem diferente das 12h dos Hartke HA e outras Marcas como GK.  E por isso, muita gente reclama que não consegue equalizar legal e estranha esse amp.

Pesquisando no talkbass vi sugestões de que o flat seria algo entre 2-8-2 e 3-10-3.

Agora é noite. Amanhã testarei no apartamento.

Bem por aí mesmo a configuração flat desse amp.
Teste aí e depois diga o que achou.
Essa caixa VX com falante de papelão casa bem com tudo que é amp, por isso ressaltei a eq do amp.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por Fabio Linhares Qua Nov 04, 2020 2:53 pm

1. Pegue uma bola de meia.
2. Enfie na boca do drive.
3. Seja feliz com seu timbre menos agudo.

Custo: uma bola de meia
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Guga Ramone e heenrique_bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por Guga Ramone Dom Nov 08, 2020 9:32 am

Eu ia sugerir exatamente esse lance da bola de meia! hehehe Outra opção é desconectar o driver. Só isole bem as pontas dos cabos para evitar curto-circuito.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por dcfinger82 Seg Nov 09, 2020 12:39 pm

Realmente a equalização desse amp é bem estranha. Mas um 4-7-2 me agradou mais.

Isolei o drive e coloquei um interruptor de liga e desliga. Com a equalização em 2 de agudo acabou ficando melhor com o drive ligado.
Realmente eu não conseguia acertar a equalização por não acreditar em 2 de agudo como flat...

Obrigado pelas dicas. Não precisarei gastar com meias.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por allexcosta Seg Nov 09, 2020 1:13 pm

A EQ dele é estranha mesmo.

Como dica geral, não enxergue os botões de um amp de maneira linear, como o meio sendo o meio do boost ou da frequência ou nada disso.

Mexa sem pudor e ouça. Se no fim das contas o grave terminar em 1, o médio em 9 e o agudo em 8, que seja, tá tudo certo. O timbre existe na nossa mente e os knobs dos equipamentos são só maneiras que temos de controlar e moldar o som do jeito que queremos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Guga Ramone gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por jrmilbradt Qua Nov 11, 2020 1:19 am

dcfinger82 escreveu:
Franco_bass escreveu:Deixa eu perguntar, vc usa e sabe qual a posição de equalização FLAT desse amp da Hartke ?

Pelo que bem lembro o Flat dele é bem diferente das 12h dos Hartke HA e outras Marcas como GK.  E por isso, muita gente reclama que não consegue equalizar legal e estranha esse amp.

Pesquisando no talkbass vi sugestões de que o flat seria algo entre 2-8-2 e 3-10-3.

Agora é noite. Amanhã testarei no apartamento.

Exatamente isso!

Eu uso no estudio ele pra soar Flat, e ja viz varios testes é por ai mesmo. Se deixar ele 5-5-5 vai ter um mid-scoop pois o tone stack dele é tipo Fender
jrmilbradt
jrmilbradt
Membro

Mensagens : 90
Localização : Horizontina-RS

https://www.instagram.com/jrmilbradt/

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive Empty Re: Caixa Hartke VX410 - corte/atenuação de frequência do drive

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos