Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que "Fender é Fender"?

+21
Edu Fettermann
Zubrycky
Vinicius F
gsfteodoro
WHead
Fernando Zadá
JAZZigo
AlbertoBass
Balacobaco
Juninho Sampaio
Maurício_Expressão
vinibassplayer
Ivanov_br
patriciofernandes
vcrz
Rico
Jãozeiro
allexcosta
Sonikado
Uchoa
Breno_Barnabe
25 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Nov 14, 2020 11:33 pm

Eai pessoal!

No meu pouco conhecimento, enxergo que a Fender foi pioneira, foi a primeira a fazer muitas das coisas que estão aí hoje.

Eu vejo muitas pessoas não ligadas a música, que nem sabem sobre a história da Fender, sempre com a marca na mente quando se fala de instrumentos musicais.

Na opinião de vocês, qual o motivo disso?
Eu nasci em 85 (oi tio Allex, sou milenial) e obviamente não acompanhei tudo, mas houve alguma coisa de marketing muito forte que fez esse nome se tornar uma espécie de referência até entre os que não estão ligados a música ou a coisa foi fluindo meio que naturalmente?

Abs
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Dom Nov 15, 2020 12:37 am

Primeiro baixo elétrico com trastes no mercado !

Revolução danada, pessoal só tocava de acústico e foi bem mal recebido no começo essa novidade, depois vieram os Jazz Bass . Aí ditaram o mercado, começaram algumas a correrem atrás , mas quem deu o start foi o Leo Fender , técnico de eletrônica ( se não me falhe a memória) , fazer algo que seja com notas precisas ( trastes ) , cabe como uma guitarra e pode ser amplificado.

A verdade que a história é bem mais complexa que isso , mas dei uma pincelada bem borrão mesmo ! up

Pessoal quiser dar uma ajuda aí ...

Mas Fender ser Fender , acabou com a receita da exclusividade. Hoje em dia existem várias marcas com mais som de "Fender" que a Fender fabrica.

Tem espaço para todos.
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Sonikado Dom Nov 15, 2020 2:53 am

Hoje?

Pelo mesmo motivo que as pessoas compram um lanche no McDonalds quando visitam um país fora do Brasil.

Existem opções melhores, piores, mais baratas e mais caras. Mas Fender oferece um padrão que todo mundo conhece, e meio que "não tem erro". Claro que a própria Fender, ao longo de sua história, fez coisas questionáveis... mas a marca é tida como coringa, o pato da vez.

Há relatos no fórum de gente que tem trabalhos rejeitados se o cara não tem Fender, outros se ajoelham e oferecem orações diárias ao Andy Mooney... No fundo, no fundo mesmo, tudo gira em torno de marca, marketing e fama.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

manorawe e JUNIORGTR gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 15, 2020 6:41 am

Fender é Fender assim como Yamaha é Yamaha e Ibanez é Ibanez...

Durante décadas, as lojas de instrumentos praticamente só tinham guitarras e baixos Fender nas prateleiras. Sim, algumas guitarras Gibson, baixos bem poucos... Então é natural que você associe a marca ao produto e faça uso da metonímia, assim como fazemos com xerox, gillette, cotonete, chiclete, etc... Músicos e técnicos de som mais velhos nos EUA ainda chamam qualquer baixo elétrico de "baixo Fender".

Em tempo, Paul Tutmarc já comercializava baixos com trastes 15 anos antes do primeiro baixo Fender.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Jãozeiro Dom Nov 15, 2020 8:39 am

É tipo "carro é Volkswagen" que se falava nas décadas de outrora.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3075
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Rico Dom Nov 15, 2020 11:21 am

Eu nunca tive essa ligação com a marca. Meu primeiro baixo foi um Fender, mas isso foi bem por acaso. Eu amava mesmo os Rick's pré 73, e o McCartney foi o responsável por isso. Fender era algo pouco comum mas bastante mal falado no final dos 80 e começo dos 90.  O meu baixo veio só por causa do preço. O plus era lançamento e era barato.

Comprei de um amigo que morava nos EUA e trouxe o Bass, por um preço pouco maior que um Golden mix de PB e JB, que era o que tinha nas lojas antes da abertura dos importados. Além disso, era o que os meus 275 USD permitiam pagar.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 15, 2020 11:43 am

Rico escreveu:Fender era algo pouco comum mas bastante mal falado no final dos 80 e começo dos 90.

Eu achava que era só no nordeste.

Realmente, durante uns 10 anos mais ou menos, ninguém queria saber de Fender.

Pessoal queria baixo headless, ativo, captação EMG. Se você chegasse em Salvador em 1989 e perguntasse se qualquer baixista queria um Ibanez Axstar, um Yamaha BX5 ou um Fender USA acho que ninguém responderia o Fender. Steinberger então era sonho de consumo.

Ilustrando:

Axstar:

Por que "Fender é Fender"? 508276186_J4Qih-M

BX5:

Por que "Fender é Fender"? Bx5
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Dom Nov 15, 2020 1:13 pm

^ affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Nov 15, 2020 1:20 pm

É curioso, pois esse fetiche de Fender extrapola o meio musical.
Meu irmão nunca encostou num instrumento na vida, nenhum contato com nada de musica a não ser ouvir mesmo. Mas quando vê qualquer instrumento meu já pergunta se é Fender, diz que é um case de sucesso mundial de marca, etc.

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Jãozeiro Dom Nov 15, 2020 1:27 pm

^ Exatamente. É tipo ciclismo. Não que eu manje pra caramba, mas curto, sou entusiasta. Quem não conhece, acha que bike boa é Caloi...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3075
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vcrz Dom Nov 15, 2020 2:29 pm

Cara, digo por mim, eu toco desde 1997, meu "gran master objetivo" era um fender. Não tinha grana nem pra corda direito, fender era totalmente fora da minha realidade e na época com 15 anos não tinha coragem de pedir um instrumento desse pro meu pai com 3 três filhos, era época de fender de mais 1000 reais e salário mínimo de 120 e mesmo que vendesse todas as minhas posses não teria 1/3 do valor.

Eu comprava as revistas de baixo, instrumentos musicais e tudo relacionado a música, sempre tinha alguma "referência" a marca. Isso atiçava mais minha vontade, junto dos meus "ídolos" de adolescência usarem Precision ou Jazz, e sim tinha aquela ideia que "jazz bass era pra jazz e precision era pra rock", meu primeiro baixonera um Samick Precision, cópia mal feita de um fender, tinha apenas 15 anos sem internet e só descobria banda nova quando algum amigo emprestava CD ou fita k7, a radio rock vc tinha que esperar o set de 6/7 musicas pra o DJ falar os nomes correndo e com aquelas batatas na boca que não dava pea entender nada, ainda mais pra um moleque que não falava inglês na época.

18 anos, foram 18 anos pra conseguir meu primeiro Fender... Um japonês Lyte... Foi um grande acontecimento, já tinha tido instrumento bons, mas o tal fender que minha esposa falava pra eu correr atrás nunca chegava. Gostei do que vi, do que ouvi, mas agora eu queria "outros fender".

Quase 24 anos depois do primeiro baixo, já tive 48 baixos, 5 Fenders e mais um monte de baixo melhor.

Fender sempre vai ser dinheiro no bolso. É uma marca referência, sempre vai ser objetivo de muita gente. Agora se era o que a maioria esperava, isso vai de cada um, a marca tem um poder de gerar uma mística dna cabeça das pessoas maior que qualquer outra. Ninguém sonha comprar um Ibanez Premium quando começa a tocar, sim deve existir alguém, mas é minoria.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Dom Nov 15, 2020 2:36 pm

O meu primeiro sem ser nacional , foi um Ibanez Musician Japan . Mas sempre ficava de olho nos Fenders, hoje em dia acho tão boba essa tara por uma marca...

A gente amadurece, mas é engraçado recordar quanta cagada fazia!

Obs.: Sempre aprendemos , isso eu aprendi, a cada dia que passa aprendemos alguma coisa. Até com os filhos novinhos ...
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por patriciofernandes Dom Nov 15, 2020 3:57 pm

Pra mim a pior parte dessa história é que os produtores e diretores musicais engoliram a premissa de que baixo bom é "fender" ou "music man". No máximo se vc tiver um Yamaha TRB ainda rola... menos que isso e vc não se encaixa nos padrões e perde espaço no mercado... complicado
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Ivanov_br Seg Nov 16, 2020 12:09 am

Tive varios Fender, alguns eu mantive, pelo som, pelo o que representa (signature), pelo visual, tocabilidade (Pbass american standard). Outros vieram e deixei ir. Não são baixos mágicos. Na verdade, nem Foderas nem Ken Smiths são mágicos. São instrumentos que custam caro pois usam peças e mão de obra (muito) cara. Sò isso. Claro, tendem a ter qualidade superior (parâmetros demais para pormenorizar), mas isso não vai influenciar sua música de forma definitiva. Como já disseram por aqui, todos tem basicamente as mesmas notas.

Vc pode ir de São Paulo a BH de fusca? Pode. Mas é melhor numa SW ou sedan 2.0, por exemplo. A experiencia de tocar um instrumento vai além do tocar...
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Convidado Seg Nov 16, 2020 12:23 am

Fender, assim como Gibson emplacaram clássicos. Acho que isso os diferenciam em termos de mercado. Isso não tem exatamente relação com os instrumentos serem superiores a outras marcas e etc...

Sou fanzaço de Ibanez e não consigo citar um instrumento da marca que deixou um rastro tão marcante como um JB ou um SG, mesmo sendo uma grife de baixos melhores em termos de ergonomia e que se arriscou muito mais em diversidade de modelos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vinibassplayer Seg Nov 16, 2020 12:34 pm

mto marketing bem feito no começo, o slogan era algo tipo "o jeito fender de ser", entao a marca trazia uma identidade pra pessoa que a 'vestia'.. mas mta gnt diz que nao valem isso tudo ou nao trazem essa tao sonhada magia, mta gnt desencanta qdo toca, mas mta gnt tbm confirma a fama da marca..
minhas experiencias nao foram boas, mas ainda fica a vontade de achar aquele fender que tem essa magia.. so toquei em jazz basses que deveriam ter certo feeling pelo que representam, um foi o marcus miller, mas nao me atraiu em nada.. ainda tenho curiosidade em experimentar um bom precision ja q nunca tive um em maos, mas nao estou iludido..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Ivanov_br Ter Nov 17, 2020 9:41 am

Temos que levar em consideração a questão da temporalidade. O Allex "nos levou" à Bahia dos anos 80-90, onde todos eram apaixonados por Paulo Ricardo no RPM e seu headless (tô zoando... heheeehhe).

Por que "Fender é Fender"? Images?q=tbn:ANd9GcQMwjK9EarlybhHU9URyGNFNPMD5nUj1yNNuw&usqp=CAU

Alguém com uma referencia mais 60tista, vai dizer amem ao PBass e Jazz.

Por que "Fender é Fender"? 6622879481_d221c797d1_z

Após o boom dos ativos, Pino trouxe de volta o Precision, tornando-o o "novo" queridinho dos produtores nos EUA.

Por que "Fender é Fender"? DSCF0560

Hoje, temos uma leva enorme de Boutique Basses, Fodera, Ken Smith, Mayones... entre tantos outros, tão distantes dos "ultrapassados" modelos da fender.

Por que "Fender é Fender"? S-l640

Enfim, a "magia" da Fender vem do seu pioneirismo como marca e produtos, e sempre vai vir e voltar, como tudo na vida. É o melhor instrumento? Pra todo mundo? Não. Pra muitos, sim!

Eu mesmo demorei anos e anos até comprar meu primeiro Fender. Toquei em muitos antes de comprar, eu sempre achava legal mas não era "aquela coisa". Talvez na minha irmaturidade, eu esperava a tal magia. Hoje, sei que esta magia está na minha mão. E não no instrumento.



Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vinibassplayer Ter Nov 17, 2020 10:50 am

além do padrao criado, o horn de cima mais alongado, o padrao de tarrachas, os modelos de captação P, J, e PJ, copiados insanamente pela maioria dos demais fabricantes... com certeza sempre foi referencia na maioria das épocas
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Nov 17, 2020 10:56 am

Não é só Fender que é Fender...

Tem também Brastemp, Fusca, Cotonete, Gillette e outras marcas, que mesmo tendo produtos similares de maior ou menor preco ou com qualidade semelhante, não se destacam como as marcas que eu citei em seus respectivos mercados.

O motivo disso pode ser vários, como pioneirismo, qualidade, preco (de compra e de revenda)... Marketing, carisma, e por aí vai.

Quem não quer ter uma Ferrari, mesmo nunca tendo dirigido uma? Eu por exemplo. Ou uma Porsche! Também...

Tem 2 geladeiras pra você escolher como presente de preco similar. Uma é Brastemp e a outra não. Qual a que você vai ver primeiro? A Brastemp. Só vai levar a outra se o benefício ou qualidade for muiiito melhor. Se o benefício ou qualidade das 2 geladeiras for muito similar, é melhor levar a Brastemp.
É mais conhecida, é mais fácil conseguir pecas, tem mais assistência técnica e por ai vai...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

PauloBass e Zubrycky gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 17, 2020 11:58 am

vinibassplayer escreveu:além do padrao criado, o horn de cima mais alongado, o padrao de tarrachas, os modelos de captação P, J, e PJ, copiados insanamente pela maioria dos demais fabricantes... com certeza sempre foi referencia na maioria das épocas

Pois é. Fender é um clássico. E os clássicos estão em alta já tem um tempo. O culto ao clássico, ao vintage. Não é algo racional (pelo menos não necessariamente).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3075
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 17, 2020 12:02 pm

Maurício_Expressão escreveu:Não é só Fender que é Fender...

Tem também Brastemp, Fusca, Cotonete, Gillette e outras marcas, que mesmo tendo produtos similares de maior ou menor preco ou com qualidade semelhante, não se destacam como as marcas que eu citei em seus respectivos mercados.

O motivo disso pode ser vários, como pioneirismo, qualidade, preco (de compra e de revenda)... Marketing, carisma, e por aí vai.

Quem não quer ter uma Ferrari, mesmo nunca tendo dirigido uma? Eu por exemplo. Ou uma Porsche! Também...

Maurício Expressão...a Fender seria tipo a Harley Davidson?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3075
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Nov 17, 2020 3:21 pm

Jãozeiro escreveu:

Maurício Expressão...a Fender seria tipo a Harley Davidson?

Tai outro belo exemplo!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 17, 2020 3:34 pm

Maurício_Expressão escreveu:Quem não quer ter uma Ferrari, mesmo nunca tendo dirigido uma? Eu por exemplo. Ou uma Porsche!

Eu jamais teria esses dois carros. Tipo, nunca mesmo... Nem a SUV da Porsche eu curto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Nov 17, 2020 7:47 pm

Jãozeiro escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Não é só Fender que é Fender...

Tem também Brastemp, Fusca, Cotonete, Gillette e outras marcas, que mesmo tendo produtos similares de maior ou menor preco ou com qualidade semelhante, não se destacam como as marcas que eu citei em seus respectivos mercados.

O motivo disso pode ser vários, como pioneirismo, qualidade, preco (de compra e de revenda)... Marketing, carisma, e por aí vai.

Quem não quer ter uma Ferrari, mesmo nunca tendo dirigido uma? Eu por exemplo. Ou uma Porsche! Também...

Maurício Expressão...a Fender seria tipo a Harley Davidson?

Errado!!!

A Fender seria tipo o Maurício Expressão!
tsc tsc tsc
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vinibassplayer Ter Nov 17, 2020 10:16 pm

é interessante essa questao da influência da marca mas tambem da engenharia dos instrumentos..
tenho visto mtos baixistas que fizeram carreira com baixos de boutique, ou de marcas reconhecidas pelo som moderno, com varios controles, captações diferentes, voltando para o básico, precision e jazz, e naturalmente procuram fender...
dois exemplos, o fernando rosa que fez carreira com fodera mas agr so usa fender 4 cordas... o duca tambasco sempre usou com baixos ativos de 5 e 6 cordas, mas agora só usa precision 4 cordas..
e é o q a maioria diz, é um modelo simples que já vem com o som 'pronto'.
ou é só impressao minha? o vintage tá na moda né
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 18, 2020 11:52 am

Essa modinha vai passar!!!
Tocar com baixos toscos com som de tubo trigre de 150. POF POF POF
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Zubrycky e JUNIORGTR gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vcrz Qua Nov 18, 2020 12:15 pm

Juninho Sampaio escreveu:Essa modinha vai passar!!!
Tocar com baixos toscos com som de tubo trigre de 150. POF POF POF

Concordo, quando uma "moda" cai no conhecimento comum, significa que já está nas últimas. Sempre vai existir espaço pro todo tipo de instrumento. Eu por anos fui um dos defensores dos "baixos passivos", pela simplificidadebe economia (não precisa gastar os tubos em bateria 9v que é cara em qq lugar do mundo, mais no Brasil claro). Hoje por oportunidade tenho 4 instrumentos ativos (com a possibilidade de um 5°), dois 18v e dois 9v. A possibilidade de poder comparar esses instrumentos me abriu a mente em questão de equalizações e o som que eu tiro em cada ambiente.

Não quero defender o ativo como superior ao passivo, mas um exemplo é o Pavel com preamp aguilar 2 bandas 18v, precision padrão com captador "vintage". O preamp faz uma diferença incrível, no modo passivo o baixo é uma máquina de grave como um precision tem que ser, no ativo vira outro animal.

A própria "Fender" tem a linha mais cara hoje com o Elite ativos 18v (da de produção não a Custom Shop que é outra coisa). Como a própria Fender não está nessa pra perder dinheiro, vide que até hoje não tem um 6 cordas em linha, é um sinal.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 18, 2020 12:23 pm

Tenho um amigo monstro. Sempre tocou com 6 cordas....hoje diz que o baixo ativo tem muito botão, etc...e tal. Toca com JB e precision.

POw! Não entendo
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vinibassplayer Qua Nov 18, 2020 12:41 pm

Juninho Sampaio escreveu:Tenho um amigo monstro. Sempre tocou com 6 cordas....hoje diz que o baixo ativo tem muito botão, etc...e tal. Toca com JB e precision.

POw! Não entendo

eu até entendo, dependendo do que o kra toca, ou qual a serventia do baixo nos trampos dele, as vezes um baixo simples faz o mesmo trampo de um chique cheio de coisas... se tu faz mto show, dependendo o publico num ta nem aí pro que o seu baixo faz, só querem curtir.. nesse pensamento eu fiz foi é mto baile com baixo barato que supriu mto bem a minha necessidade... é questao da exigencia do trabalho e do baixista..
ainda mais que, querendo ou nao, Pbass e Jbass normalmente sao baixos que todo produtor ja conhece o som, entao fica mto mais facil de trabalhar, na maioria das situações... pelo que vejo e já ouvi, raramente um produtor pede um baixo ativo chique cheio de coisas pra uma gravação, qdo na maioria das vezes um jazz bass resolve... se for fender, melhor ainda pq vira a chavinha na mente do produtor e o som muda magicamente!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 18, 2020 1:15 pm

Ele toca em Navio!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por vinibassplayer Qua Nov 18, 2020 1:43 pm

Juninho Sampaio escreveu:Ele toca em Navio!

aaahhh acho q é tanta apresentação q ninguem ta mais nem aí pra timbre de baixo kkkkkkkk e se ta servindo, pq nao simplificar?! kkk
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 18, 2020 2:33 pm

é modinha mesmo
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Balacobaco Sex Nov 20, 2020 1:10 am

De fato é uma discussão interminável, mas a principal resposta que se pode dar pra isso é o tal do GOSTO!
O que as vezes agrada a uns, desagrada a outros. Essas escolhas se baseiam em inúmeros aspectos que compõem instrumentos à marcas.
Sobre som de instrumento, quem poderá afirmar que o som que um ouvido capta é o mesmo que outra pessoa escuta? A grosso modo há um padrão definido, mas eu pergunto na minúcia....
Tem gente que vai atrás do que os outros falam e as vezes reproduzem a fala sem ter conhecimento empírico.
Tem outros que vivem uma fase em que preferem um tipo de timbre e noutra, preferem outro.
Uns gostam de inovar, outros preferem ser clássicos.
O fender é como Iphone. Quem tem sabe que ele cumpre a proposta à qual se destina, sem travar, rodando tudo redondo, até quem como eu, usa Iphone 6 ainda e funciona perfeitamente, enquanto outros vários celulares modernos e cheios de tecnologias tentam fazer parecido ou até melhor, porém é tanta função, botão, que no final, acaba usando umas 6 funcionalidades que o iphone 6 poderia exercer tranquilamente, e diferente desse modernoso e de marca duvidosa, não trava!
Ou seja.
Tudo é questão de gosto e de escolha!

Eu confesso. O som que escuto de um fender antigo, madeira velha e seca, não é o mesmo dos atuais cheios de tinta. Não digo que são piores, mas não me agradam.
Assim como prefiro vinil, mas nao deixo de escutar o MP3 no carro, ou que prefiro um livro ao invés de um livro digital na tela do computador.

Mas como tudo depende do ângulo que se vê, pra mim, Fender vintage é o que há!

Balacobaco
Membro

Mensagens : 6
Localização : Ponta grossa

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Sex Nov 20, 2020 1:51 am

Não pode ter pintura sparkle ! :troll: welcome
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por AlbertoBass Sex Nov 20, 2020 2:11 am

Balacobaco escreveu:Eu confesso. O som que escuto de um fender antigo, madeira velha e seca, não é o mesmo dos atuais cheios de tinta. Não digo que são piores, mas não me agradam.
Que ouvido é esse hein!!!


Última edição por AlbertoBass em Sex Nov 20, 2020 9:10 am, editado 1 vez(es)
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

JUNIORGTR e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Balacobaco Sex Nov 20, 2020 2:27 am

AlbertoBass escreveu:
Balacobaco escreveu:Eu confesso. O som que escuto de um fender antigo, madeira velha e seca, não é o mesmo dos atuais cheios de tinta. Não digo que são piores, mas não me agradam.
Que ouvindo é esse hein!!!

30 anos ouvindo, testando, mexendo, nao é difícil pra quem presta atenção.

Balacobaco
Membro

Mensagens : 6
Localização : Ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 20, 2020 6:37 am

Balacobaco escreveu:
AlbertoBass escreveu:
Balacobaco escreveu:Eu confesso. O som que escuto de um fender antigo, madeira velha e seca, não é o mesmo dos atuais cheios de tinta. Não digo que são piores, mas não me agradam.
Que ouvindo é esse hein!!!

30 anos ouvindo, testando, mexendo, nao é difícil pra quem presta atenção.
Eu, que fuço forte meus instrumentos há quase 40 anos, acredito que jamais atingirei este nível de audiofilia. Embarassed
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 20, 2020 8:37 am

Balacobaco escreveu:Eu confesso. O som que escuto de um fender antigo, madeira velha e seca, não é o mesmo dos atuais cheios de tinta.

De que época da Fender estamos falando? Nessa época havia pouca tinta?
E se a madeira for velha e seca, porém num baixo cheio de tinta? Qual será o resultado?

Não seriam idade e nível de umidade da madeira grandezas completamente separadas da quantidade de tinta nela aplicada? Como isso cabe nessa frase? think
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Sex Nov 20, 2020 8:42 am

Lá vamos nós com a lenda do som "amadeirado". Laughing

Como que é Allex , lago do Toba ?
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 20, 2020 9:06 am

Uchoa escreveu:Como que é Allex , lago do Toba ?

É Lago Toba (pronúncia "tôba"), fonte natural de magnetos de AlNiCo com liga única. São encontrados em cavernas secretas localizadas nas profundezas do Toba e só a Fender tem a tecnologia para extrair esses materiais.

Essa liga com características únicas aliadas ao alder e ash pré civilização Egípcia que só a Fender tem e ainda o poder Kirlian do logo, conferem aos instrumentos Fender a voz de anjos que todos nós aprendemos a amar.

Algumas pessoas por aí não acreditam nessas coisas, mas são pessoas que prestam pouca atenção aos detalhes.  winkfinger
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Zubrycky, JUNIORGTR e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Sex Nov 20, 2020 9:13 am

^ hail
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por AlbertoBass Sex Nov 20, 2020 9:14 am

Eu tô na batalha há tanto tempo e não consegui evoluir meu ouvido para perceber essas sutilezas Sad . Agora a meta é sacar como a Fender consegue alcançar toda sua magnetude com seus instrumentos Sparkle.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Sex Nov 20, 2020 9:17 am

^Sparkle não pode ! nope
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 20, 2020 9:21 am

AlbertoBass escreveu:Eu tô na batalha há tanto tempo e não consegui evoluir meu ouvido para perceber essas sutilezas Sad . Agora a meta é sacar como a Fender consegue alcançar toda sua magnetude com seus instrumentos Sparkle.

Esse segredo fica guardado num cofre gigante com segurança mais forte que do Fort Knox ou Área 51.

O FCBR já enviou um agente secreto ancião para tentar descobrir alguma coisa, mas fora as muamba, ele voltou de mãos vazias. Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

JUNIORGTR e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por AlbertoBass Sex Nov 20, 2020 9:25 am

Deve ter todo um processo para não estressar a madeira e tal. Não quero morrer sem saber como a Fender consegue fazer Sparkle.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 20, 2020 10:07 am

AlbertoBass escreveu:Deve ter todo um processo para não estressar a madeira e tal. Não quero morrer sem saber como a Fender consegue fazer Sparkle.

Não há como saber.

Cada funcionário faz uma etapa, então mesmo que alguém fale, não saberemos o processo inteiro.

Única informação que vazou nesses 70 anos é que as latas de tinta ficam pelo menos um ano numa sala escura escutando música clássica. As sparkle ficam 3 anos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Zubrycky, hiago_ar e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Convidado Sex Nov 20, 2020 10:10 am

allexcosta escreveu:
AlbertoBass escreveu:Eu tô na batalha há tanto tempo e não consegui evoluir meu ouvido para perceber essas sutilezas Sad . Agora a meta é sacar como a Fender consegue alcançar toda sua magnetude com seus instrumentos Sparkle.

Esse segredo fica guardado num cofre gigante com segurança mais forte que do Fort Knox ou Área 51.

O FCBR já enviou um agente secreto ancião o @Mauricio_Expressão para tentar descobrir alguma coisa, mas fora as muamba, ele voltou de mãos vazias. Wink

Corrigi pra ficar mais claro...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por AlbertoBass Sex Nov 20, 2020 10:26 am

allexcosta escreveu:Não há como saber.

Cada funcionário faz uma etapa, então mesmo que alguém fale, não saberemos o processo inteiro.

Única informação que vazou nesses 70 anos é que as latas de tinta ficam pelo menos um ano numa sala escura escutando música clássica. As sparkle ficam 3 anos.
Chorei kkkk  Laughing
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 20, 2020 10:59 am

Balacobaco escreveu:O fender é como Iphone. Quem tem sabe que ele cumpre a proposta à qual se destina, sem travar, rodando tudo redondo, até quem como eu, usa Iphone 6 ainda e funciona perfeitamente, enquanto outros vários celulares modernos e cheios de tecnologias tentam fazer parecido ou até melhor, porém é tanta função, botão, que no final, acaba usando umas 6 funcionalidades que o iphone 6 poderia exercer tranquilamente, e diferente desse modernoso e de marca duvidosa, não trava!
 
Acompanho um produtor musical no Instagram (Wel Ribeiro), e ele postou em um dos stories um MacBook (um desses i9, de 20 a 30 mil reais), travando enquanto ele fazia mixagem. O negócio travou pra valer. Também tem Iphone e disse que uma vez o negócio simplesmente travou e só voltou horas depois.
Ele disse que essa história de que Apple não trava é o maior mito que existe.


Última edição por Jãozeiro em Sex Nov 20, 2020 11:03 am, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3075
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Uchoa Sex Nov 20, 2020 11:00 am

Um dos Gurus de uma das etapas da Fender , muita calma nesta hora ...

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por que "Fender é Fender"? Empty Re: Por que "Fender é Fender"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos