Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

4 participantes

Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por CarlosEdmundo Dom Nov 22, 2020 8:26 pm

Olá para todos,

Já faz um tempo que estou no fórum só lendo as mensagens postadas e sempre conseguindo boas respostas para minhas duvidas.
Mas tem uma que ainda não consegui e por isso estou postando agora.

Bem vamos lá:

Fiquei por uns 20 anos sem tocar e no início do ano voltei a ativa.

Tenho um Tagima Millenium Top 5 e comprei para estudo em casa um cubo Onerr Block 20Bass (comprado com base nas informações obtidas aqui do fórum),

Digo que estou bem satisfeito com meu baixo e o cubo para ensaio.
O circuito ativo do Milleninum me atende perfeitamente (gosto muito dos timbres que consigo no baixo), tanto ensaiando como cubo quanto quando vou a estudio ensaiar com a banda. Normalmente deixo até os amps em flat e uso só os controles do baixo.



Ok, vamos a pergunta:

Tempos de pandemia, grana curta, preços altos . . .

1 - O cubo só tem saída de fone de ouvido. É possivel instalar uma saída direta do pré para alimentar uma caixa ativa?


2 - Caso sim na primeira pergunta, posso eu fabricar uma caixa (tenho pratica com marcenaria) com somente potência de amplificação para receber o sinal do pré do cubo?

3 - Se sim a 2 o que indicariam como amp de potencia e falante(s) para tocar em apresentações sem ficar na mão?

Já agradeço antecipadamente por qualquer informação.

3 - S


CarlosEdmundo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Jaaneiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 23, 2020 11:02 am

Vamos lá. Tenho um cubo desse e acho som dele bem ok. Grande defeito é não ter saida já uesi ele como retorno em um evento e via direct mandei sinal pra ele e outro pro PA direto do bass mas teria sido sensacional se tivesse como jogar direto dele.
Já me disseram que dá sim para instalar uma saída nele mas acabei não indo atrás eu só não sei como e no caso acho que ia dar mais trabalho do que ligar ele direto numa caixa ativa. Já usei baixo direto na caixa e só tomei cuidado para não forçar os falantes.
Aqui mesmo baixo e a voz entram na mesa e vão direto para uma caixa ativa. Baixo passivo um Little S martyn

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

CarlosEdmundo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 23, 2020 11:18 am

CarlosEdmundo
1) Se o combo tiver saída "line out", sim. Saída de fone de ouvido também, mas há que ter cuidado com os níveis de entrada da caixa dita ativa.
2) Pode, desde que a saída seja capaz de alimentar esse power.
3) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1656791792-placa-de-amplificador-audio-montada-400w-_JM
3a) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1622813763-alto-falante-15-contrabaixo-250w-eld-power-4-8-ou-16ohms-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=f0e2af42-c790-48b8-93ff-3fe1db4dce57
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

CarlosEdmundo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por CarlosEdmundo Seg Nov 23, 2020 5:51 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:CarlosEdmundo
1) Se o combo tiver saída "line out", sim. Saída de fone de ouvido também, mas há que ter cuidado com os níveis de entrada da caixa dita ativa.
2) Pode, desde que a saída seja capaz de alimentar esse power.
3) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1656791792-placa-de-amplificador-audio-montada-400w-_JM
3a) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1622813763-alto-falante-15-contrabaixo-250w-eld-power-4-8-ou-16ohms-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=f0e2af42-c790-48b8-93ff-3fe1db4dce57



MInha idéia seria fabricar esta caixa ativa (uma caixa ativa especialmente para contrabaixo), ou fabricar um cabeçote só de potencia e a caixa, o que fosse melhor.  Por isso perguntei sobre o que me recomendariam para fabrica-la (potencia, falantes, etc..)


CarlosEdmundo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Jaaneiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 23, 2020 7:56 pm

Se não estamos falando aqui de um projeto que você vai curtir fazer, aprender várias coisas e tal, vender seu amp e pegar um maior deve ser a melhor opção.

Mas dá pra puxar uma saída depois do pré do Onerr e jogar pra uma potência handmade. Fique atento porque placas como essa do ML via de regra são enviadas com transistores falsos (o mercado brasileiro praticamente não tem componentes verdadeiros hoje em dia). Coloque um dissipador robusto, um túnel de vento e você terá um amp legal que aguente porrada. Um circuitinho protetor de falante também é legal. Nele já vem delay pra não dar aquele thump quando liga o amp, além de proteção DC.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

CarlosEdmundo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por CarlosEdmundo Ter Nov 24, 2020 7:08 am

allexcosta escreveu:Se não estamos falando aqui de um projeto que você vai curtir fazer, aprender várias coisas e tal, vender seu amp e pegar um maior deve ser a melhor opção.

Mas dá pra puxar uma saída depois do pré do Onerr e jogar pra uma potência handmade. Fique atento porque placas como essa do ML via de regra são enviadas com transistores falsos (o mercado brasileiro praticamente não tem componentes verdadeiros hoje em dia). Coloque um dissipador robusto, um túnel de vento e você terá um amp legal que aguente porrada. Um circuitinho protetor de falante também é legal. Nele já vem delay pra não dar aquele thump quando liga o amp, além de proteção DC.


Entendi.

Via de exemplo, uma placa como esta serviria para este projeto?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1058519494-placa-montada-para-amplificador-de-400w-_JM

Com certeza iria curtir fazer sim. Tanto o amp quanto a caixa.


CarlosEdmundo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Jaaneiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 24, 2020 7:29 am

CarlosEdmundo escreveu:Via de exemplo, uma placa como esta serviria para este projeto?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1058519494-placa-montada-para-amplificador-de-400w-_JM

Em teoria sim.

São projetos antigos retirados do site videorockola. Várias pessoas montam esses amps e eles funcionam.

Eu procuraria ela lisa e usaria transistores de fornecedores confiáveis (como eu disse, não existem transistores originais no Brasil) e utilizaria capacitores de filme ou outro tipo no lugar dos cerâmicos. Alguns transistores desse projeto entraram em obsolescência anos atrás, o que é prova de que os utilizados são falsos. Um tempo atrás a galera conseguia reconhecer originais porque eles não são magnéticos, enquanto os falsos são, mas os falsificadores melhoram seus produtos.

Outro cuidado é com os capacitores da fonte. A melhor alternativa encontrada no Brasil é a marca Epcos. A Proesi vende originais... Se você vai pedir os transistores de fora, talvez queira fazer upgrade pra capacitores Nichicon originais. Sempre super dimensione ponte retificadora. Compre 50a.

E o trafo correto também é importante. Toroidal é a melhor escolha por vários motivos.

Obviamente, existe alguma leitura e pesquisa à sua frente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

CarlosEdmundo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa ativa alimentada por Cubo -  Pode? Empty Re: Caixa ativa alimentada por Cubo - Pode?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos