Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

+5
Juninho Sampaio
JAZZigo
Paulo Penna
allexcosta
Marvis
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 9:01 am

Alguém tem/já teve esse captador instalado? Pelo que pesquisei, é o modelo usado no fender jazz bass da série "American Ultra", atualmente a versão mais cara (supostamente também a melhor) do jazz bass da fender (das linhas vendidas no momento).

Gostaria de saber mais desse captador, e, se alguém tiver tido oportunidade de comparar, o quão diferente ele soa do captador de fábrica que vem em um fender jazz bass americano padrão anos 2003/2004 (não deluxe).

Referência no site oficial:
https://shop.fender.com/en/intl/parts/electric-bass-parts/pickups/vintage-noiseless-jazz-bass-pickups/0992102000.html

O site da fender muitas vezes ignora um link desses que já leva a uma página específica, mas basta seguir o caminho das sessões indicadas no link (eletric bass parts - pickups - vintage noiseless jazz bass pickups)
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 28, 2020 9:05 am

Presta não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 9:39 am

allexcosta escreveu:Presta não.

Opa! Poderia detalhar o motivo?
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Paulo Penna Sáb Nov 28, 2020 9:44 am

Compra o com barulhinho mesmo, QQ custom shop, QQ um do American standard.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 28, 2020 10:35 am

Marvis escreveu:
allexcosta escreveu:Presta não.

Opa! Poderia detalhar o motivo?
Se fizer uma pesquisa aqui no FCBR, encontrará muitos depoimentos contra o Fender Jazz Bass Noiseless e alguns indiferentes ou até negacionistas.

Enfim... conheço bem o Noiseless. Ele possui arquitetura stacked coil e funciona como um pasteurizador de sinal: quente na bobina de cima e gelado na debaixo. A bobina inferior não realiza transdução e funciona exclusivamente para o hum cancelling, "matando", além do ruído, parte do som do baixo. Se você acha que seu baixo já soa bonito com ele, não tem ideia de como soaria ainda mais bonito com um bom par de single coils ou mesmo split coils.

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass 12110892_800

Foge à minha compreensão a insistência da Fender nesses Noiseless. :hmm:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 28, 2020 11:01 am

Marvis escreveu:Opa! Poderia detalhar o motivo?

O som é feião, nada a ver com aquele som "de Fender" bonzão que a gente tem na cabeça. Mesmo entre captadores similares com arquitetura stacked, esses da Fender são um dos piores, ou talvez o pior que já testei. Um captador genérico Chinês que vem num SX, Squier ou Eagle soará melhor que esses noiseless da Fender.

Marvis escreveu:Foge à minha compreensão a insistência da Fender nesses Noiseless

Também não consigo entender. Há vários captadores sem ruído bons no mercado. O próprio Ultrajazz da DiMarzio é um bom captador, os Nordstrand, Fralin, etc... Todos bons...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 28, 2020 11:12 am

allexcosta escreveu:Mesmo entre captadores similares com arquitetura stacked, esses da Fender são um dos piores, ou talvez o pior que já testei.
Não conheço pessoalmente outros captadores stacked coil. Acredito que outros renomados fabricantes de captadores consigam um resultado bem melhor com stacked coils, mas o "trauma" com os Fender Noiseless me deixou pra sempre com um pé atrás. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 11:17 am

Valeu pessoal! Só ressaltando (embora eu acredite que tenham levado em conta) que me refiro ao vintage noiseless e não ao noiseless padrão (aquele que, salvo engano, já está na quarta geração - sendo essa vintage noiseless uma série totalmente à parte). Inclusive vi que, sobre o vintage noiseless, dizem que ele não é de fato 100% noiseless 😆
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 28, 2020 11:20 am

Duncan e Nordstrand oferecem essa topologia e são melhores que os Fender por uma boa margem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 28, 2020 11:26 am

Marvis escreveu:Valeu pessoal! Só ressaltando (embora eu acredite que tenham levado em conta) que me refiro ao vintage noiseless e não ao noiseless padrão (aquele que, salvo engano, já está na quarta geração - sendo essa vintage noiseless uma série totalmente à parte). Inclusive vi que, sobre o vintage noiseless, dizem que ele não é de fato 100% noiseless 😆

"With the all-new Gen 4 Noiseless Jazz Bass pickups we've achieved the sonic equivalent of cold fusion—authentic vintage-style Fender tone combined with noise-free performance. A quantum leap in pickup technology, these are the pinnacle of our pickup designs, offering crisp, clear tone infused with Fender's sonic DNA. With their tight low end, clearly defined high end and punchy mids that can power through any mix, the Gen 4 Noiseless Jazz Bass pickups tap into a new world of sonic excellence from Fender."

Isso tem mais cheiro de marketing do que qualquer outra coisa. Bom, só acredito vendo ouvindo. Sei que do antigo Noiseless para o N3 não há diferença alguma.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 11:28 am

Quem tiver interesse, segue vídeo de review com comparação com o stock (captador padrão) https://youtu.be/z9sE2CCFPRY

Encontrei há pouco aqui. Num primeiro momento, achei esse vintage mais natural que o noiseless gen4 (mais moderno da linha noiseless padrão). Vejam que o reviewer acusa que o hum não morre por completo nessa linha...me pergunto se essa perda de som do baixo também não muda em relação ao noiseless padrão 🤔. O material de amostragem do vídeo é pouco e sempre acho o ideal comparar tudo em condições iguais, inclusive mão do mesmo baixista...queria ver noiseless padrão vs vintage num vídeo desses
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 28, 2020 11:34 am

Marvis escreveu:Valeu pessoal! Só ressaltando (embora eu acredite que tenham levado em conta) que me refiro ao vintage noiseless e não ao noiseless padrão (aquele que, salvo engano, já está na quarta geração - sendo essa vintage noiseless uma série totalmente à parte). Inclusive vi que, sobre o vintage noiseless, dizem que ele não é de fato 100% noiseless 😆

Eu não sabia disso e posso ter falado besteira. Meus comentários se referem às diversas séries noiseless da Fender que já testei, incluindo os famigerados Lace Sensor. E todos eram bem ruins.

Busquei por "vintage noiseless" no TB e apareceu um tópico de 15 anos atrás. O primeiro comentário é "bland and mediocre", o que reflete a minha experiência. Há outros tantos comentários nesse tópico que talvez você queira ler:

https://www.talkbass.com/threads/fender-vintage-noiseless-jazz-bass.197629/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 28, 2020 11:38 am

Marvis escreveu:Quem tiver interesse, segue vídeo de review com comparação com o stock (captador padrão) https://youtu.be/z9sE2CCFPRY

Encontrei há pouco aqui. Num primeiro momento, achei esse vintage mais natural que o noiseless gen4 (mais moderno da linha noiseless padrão). Vejam que o reviewer acusa que o hum não morre por completo nessa linha...me pergunto se essa perda de som do baixo também não muda em relação ao noiseless padrão 🤔. O material de amostragem do vídeo é pouco e sempre acho o ideal comparar tudo em condições iguais, inclusive mão do mesmo baixista...queria ver noiseless padrão vs vintage num vídeo desses
No vídeo, o rapaz depõe contra a Fender, ao afirmar que esses novos Noiseless são tão barulhentos quanto os single coils, ou seja, não faz sentido pagar mais caro por humbuckers que não cumprem o seu papel. Suspect
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 11:41 am

Então, o sucessor do n3 é esse n4 que você indicou a descrição de fábrica (mais recente). O vintage noiseless é à parte dessa linha noiseless padrão.

JAZZigo escreveu:
Marvis escreveu:Valeu pessoal! Só ressaltando (embora eu acredite que tenham levado em conta) que me refiro ao vintage noiseless e não ao noiseless padrão (aquele que, salvo engano, já está na quarta geração - sendo essa vintage noiseless uma série totalmente à parte). Inclusive vi que, sobre o vintage noiseless, dizem que ele não é de fato 100% noiseless 😆

"With the all-new Gen 4 Noiseless Jazz Bass pickups we've achieved the sonic equivalent of cold fusion—authentic vintage-style Fender tone combined with noise-free performance. A quantum leap in pickup technology, these are the pinnacle of our pickup designs, offering crisp, clear tone infused with Fender's sonic DNA. With their tight low end, clearly defined high end and punchy mids that can power through any mix, the Gen 4 Noiseless Jazz Bass pickups tap into a new world of sonic excellence from Fender."

Isso tem mais cheiro de marketing do que qualquer outra coisa. Bom, só acredito vendo ouvindo. Sei que do antigo Noiseless para o N3 não há diferença alguma.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 11:42 am

Valeu pelas opiniões, pessoal 👍🏼🙏🏼
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Sáb Nov 28, 2020 11:52 am

Dei uma olhada no fórum da talk mas pelo que vi tem 15 anos, certamente já é outra série... Incrível como tem pouca informação sobre essa série específica atual Rolling Eyes
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 28, 2020 11:53 am

Se um dia eu pensasse em pegar outro stacked coil, acho que iria de Seymour Duncan STK-J1 ou STK-J2 que, por meio de chaveamento, oferece a opção de deixar apenas a bobina superior em operação, funcionando como single coil.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Dom Nov 29, 2020 4:33 pm

Tenho um Bass com caps Dual-Coil Ceramicos Noiseless e a mim agradam bastante. Sei que sou voto vencido aqui no fórum, mas inda assim, é minha opinião. Não sei se são tão diferentes dos Vintages. No outro tópico, vi você (Marvis) reclamando da saída fraca de sinal. Esse é um problema que não tenho.

Sobretudo, acho que é questão de testar pra ver o que vc acha. Num próximo JB eu vou optar por algo mais clássico e ver se o som faz minha cabeça. Testar possibilidades é sempre bom.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 4:18 pm

Henri-Q escreveu:Tenho um Bass com caps Dual-Coil Ceramicos Noiseless e a mim agradam bastante. Sei que sou voto vencido aqui no fórum, mas inda assim, é minha opinião. Não sei se são tão diferentes dos Vintages. No outro tópico, vi você (Marvis) reclamando da saída fraca de sinal. Esse é um problema que não tenho.

Sobretudo, acho que é questão de testar pra ver o que vc acha. Num próximo JB eu vou optar por algo mais clássico e ver se o som faz minha cabeça. Testar possibilidades é sempre bom.

Valeu pela resposta, Henri. É sempre bom ouvir uma opinião diferente.

No caso, tem uma pobreza imensa de material sobre esse cap e o vídeo da fender parece fazer de tudo para você NÃO comprar (vocês sabem, né...aquelas demos da Fender no youtube com um cabeludinho que mostra só metade do rosto e não sabe tocar nem timbrar nem que fosse um fodera...os vídeos duram 30s em média).

As reviews também são bem controversas (de fóruns e de sites de venda como amazon, etc).

Assim, diante dessa ausência de informações e pouco material de referência (demos), não tenho muito como arriscar ir num desses...dito isso, estou só esperando responderem uma dúvida sobre o set CS60 naquele tópico "pick up Fender Jazz Bass Custom Shop 60's - Investigação" que fecho ainda hoje (esses estão bem difíceis de achar...). É uma dúvida mesmo só relacionada à originalidade do set que quero pegar.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 30, 2020 4:24 pm

Marvis escreveu:Valeu pessoal! Só ressaltando (embora eu acredite que tenham levado em conta) que me refiro ao vintage noiseless e não ao noiseless padrão (aquele que, salvo engano, já está na quarta geração - sendo essa vintage noiseless uma série totalmente à parte). Inclusive vi que, sobre o vintage noiseless, dizem que ele não é de fato 100% noiseless 😆

Aqui vai um leigo falando...
Eu tenho 3 dias com um Fender Elite e de noiseless não tem nada. Peguei o baixo no sábado e no mesmo dia levei pra GIG e percebi xiado sim...quando o agudo passa de 50%. E a regulagem estava idêntica (FLAT) no amp que utilizo o TRB JP2

O meu é um Elite 2017. Qual versão do cap??? Não tenho a mínima ideia!
Quem souber, por favor...escreva!


Edit: Motivo: Achei no google a resposta.
Equipado com um captador Noiseless (4th generation)


Última edição por Juninho Sampaio em Seg Nov 30, 2020 4:33 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 4:30 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Marvis escreveu:Valeu pessoal! Só ressaltando (embora eu acredite que tenham levado em conta) que me refiro ao vintage noiseless e não ao noiseless padrão (aquele que, salvo engano, já está na quarta geração - sendo essa vintage noiseless uma série totalmente à parte). Inclusive vi que, sobre o vintage noiseless, dizem que ele não é de fato 100% noiseless 😆

Aqui vai um leigo falando...
Eu tenho 3 dias com um Fender Elite e de noiseless não tem nada. Peguei o baixo no sábado e no mesmo dia levei pra GIG e percebi xiado sim...quando o agudo passa de 50%. E a regulagem estava idêntica (FLAT) no amp que utilizo o TRB JP2

Nossa, cara...eu cheguei muuuuito perto de pegar um set desses vintage noiseless...acho que se eu tivesse visto uns 2 ou 3 reviews positivos antes de vir aqui no fórum e me aprofundar em outros sites, teria comprado confiando totalmente na marca. Como sempre mantive meu baixo original e ele vem com os caps fender padrões de 2003/2004 (não tenho ideia de quais seriam os usados na série american pré 2011, quando os CS60 passaram a vir de fábrica), acho que teria uma boa chance de me frustrar com os vintage noiseless...seja pelos inúmeros fatores que falaram aqui (perda de aspectos timbrais do jb no processo de cancelamento do hum) e em outros fóruns, seja porque nem noiseless de fato ele é (segundo vi aqui e no único vídeo de review que achei no yt - já postei aqui).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2020 4:32 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Aqui vai um leigo falando...
Eu tenho 3 dias com um Fender Elite e de noiseless não tem nada. Peguei o baixo no sábado e no mesmo dia levei pra GIG e percebi xiado sim...quando o agudo passa de 50%. E a regulagem estava idêntica (FLAT) no amp que utilizo o TRB JP2

O meu é um Elite 2017. Qual versão do cap??? Não tenho a mínima ideia!
Quem souber, por favor...escreva!

Juninho... é assim mesmo. Não é zero ruído. O meu faz, dependendo das condições de eq e tal... mas é bem sutil. Nada que incomode. Tenho um brother que tem um similar ao meu Deluxe, só que 5 cordas e o dele também tem um pouco de hum.

Sobra as specs, não perca tempo, mande uma mensagem para consumerrelations@fender.com com o serial que eles te dão todas as informações do instrumento.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 4:32 pm

Não existe nada como você pegar o produto na mão e testar, mas nesses casos de captadores, principalmente séries e modelos específicos, muitas vezes é inviável...aí resta tentar ouvir algo das demos e ver o que dizem
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 30, 2020 4:34 pm

Editei o post....
vi que são equipados com um captador Noiseless (4th generation)

Henri-Q escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Aqui vai um leigo falando...
Eu tenho 3 dias com um Fender Elite e de noiseless não tem nada. Peguei o baixo no sábado e no mesmo dia levei pra GIG e percebi xiado sim...quando o agudo passa de 50%. E a regulagem estava idêntica (FLAT) no amp que utilizo o TRB JP2

O meu é um Elite 2017. Qual versão do cap??? Não tenho a mínima ideia!
Quem souber, por favor...escreva!

Juninho... é assim mesmo. Não é zero ruído. O meu faz, dependendo das condições de eq e tal... mas é bem sutil. Nada que incomode. Tenho um brother que tem um similar ao meu Deluxe, só que 5 cordas e o dele também tem um pouco de hum.

Sobra as specs, não perca tempo, mande uma mensagem para consumerrelations@fender.com com o serial que eles te dão todas as informações do instrumento.
Isso. Não atrapalha muito...mas, eu estou acostumado a tocar com instrumentos com ZERO de ruído. Como não abri, nem sei se é blindado e se blindar, será que não resolve?

Quanto aos aspectos "timbrais" que o colega falou acima, eu achei muito próximo ao Fender passivo e com aquele som que todo mundo gosta.
Difere do Deluxe, que não tinha o famoso "som de fender".
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 4:45 pm


Esse seu é da linha noiseless principal (quarta geração), difere do vintage noiseless. Me espanta que até essa (com proposta mais moderna e avançada/tecnológica) tenha hum perceptível. No fim, não tem milagre para um single não ter hum que não seja ele deixar de ser um single (e às vezes nem isso, né...pelo visto a bobina extra não bastou). Acho que blindagem pode ajudar, mas não deve acabar de vez com o hum...
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2020 4:52 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Como não abri, nem sei se é blindado e se blindar, será que não resolve?

O meu não tem blindagem. Já tirei o escudo para dar uma olhada e as cavas dos caps tem tinta, mas aparenta ser a mesma utilizada para pintura do baixo e não tinta condutiva.

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Captu112

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 30, 2020 5:16 pm

^O seu é um Elite?
Não vejo a chave ativo/passivo.

Vc trocou o knob?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2020 5:32 pm

Juninho Sampaio escreveu:^O seu é um Elite?
Não vejo a chave ativo/passivo.

Vc trocou o knob?
Não, o meu é um Deluxe e na ligação de fábrica só funciona ativo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 30, 2020 7:17 pm

Henri-Q escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Como não abri, nem sei se é blindado e se blindar, será que não resolve?

O meu não tem blindagem. Já tirei o escudo para dar uma olhada e as cavas dos caps tem tinta, mas aparenta ser a mesma utilizada para pintura do baixo e não tinta condutiva.[/url]
Engano seu, Henri-Q. Tá vendo o fio terra cujo terminal está fixado por um parafusinho no fundo da cavidade, ao lado do captador? Ele está ali para fazer o aterramento da blindagem (tinta condutiva) da cavidade do circuito/captador.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Juninho Sampaio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2020 7:22 pm

Olha!!! É verdade... nem me liguei nisso.

valeu JAZZ

:curti2:


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 30, 2020 7:22 pm

ˆ
up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 30, 2020 7:28 pm

Juninho Sampaio escreveu:Não atrapalha muito...mas, eu estou acostumado a tocar com instrumentos com ZERO de ruído.
Suspect Zero ruído mesmo, só se for captação ativa.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 30, 2020 8:48 pm

Sim.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 30, 2020 8:49 pm

JAZZigo escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Não atrapalha muito...mas, eu estou acostumado a tocar com instrumentos com ZERO de ruído.
  Suspect  Zero ruído mesmo, só se for captação ativa.
Sim sim...


JAZZigo escreveu:
Henri-Q escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Como não abri, nem sei se é blindado e se blindar, será que não resolve?

O meu não tem blindagem. Já tirei o escudo para dar uma olhada e as cavas dos caps tem tinta, mas aparenta ser a mesma utilizada para pintura do baixo e não tinta condutiva.[/url]
Engano seu, Henri-Q. Tá vendo o fio terra cujo terminal está fixado por um parafusinho no fundo da cavidade, ao lado do captador? Ele está ali para fazer o aterramento da blindagem (tinta condutiva) da cavidade do circuito/captador.

Eu até tinha vista, mas não quis falar!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2020 9:11 pm

JAZZigo escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Não atrapalha muito...mas, eu estou acostumado a tocar com instrumentos com ZERO de ruído.
  Suspect  Zero ruído mesmo, só se for captação ativa.

Essa questão para mim é um mistério. Se qualquer baixo que vai uma bateria e um circuito dentro são anunciados/vendidos como baixos ativos: - o que é um baixo com captação ativa?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por patriciofernandes Seg Nov 30, 2020 10:06 pm

Captador ativo possui um circuito DENTRO DO CAPTADOR, e este é alimentado por bateria. Fora outras nuances que envolvem isso... impedancia baixa e outras caracteristicas.

Circuito ativo é diferente de captador ativo. Seu baixo pode ter captadores ativos e ter circuito passivo, assim como pode ter captadores passivos e ter circuito ativo ou passivo...

Geralmente dá-se o nome de baixo passivo aquele que possui captadores passivos e circuito passivo também.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 10:45 pm

patriciofernandes escreveu:Captador ativo possui um circuito DENTRO DO CAPTADOR, e este é alimentado por bateria. Fora outras nuances que envolvem isso... impedancia baixa e outras caracteristicas.

Circuito ativo é diferente de captador ativo. Seu baixo pode ter captadores ativos e ter circuito passivo, assim como pode ter captadores passivos e ter circuito ativo ou passivo...

Geralmente dá-se o nome de baixo passivo aquele que possui captadores passivos e circuito passivo também.

Olha aí...dessa eu não sabia. Estou fazendo um baixo de luthier que os captadores são passivos mas ele tem circuito ativo (e, inclusive, chavinha pra alternar entre modo ativo e passivo cujo esquema de funcionamento é meio complexo e nem é necessário detalhar aqui...mas basicamente muda se o sinal passa pelo pré ou vai direto pro jack).

Até onde eu sabia, não era possível um captador ativo num baixo de circuito passivo (sem pré), justamente porque os captadores ativos necessariamente precisariam da bateria de 9v que, num baixo exclusivamente passivo, não costuma existir.

Foi até por isso que nesse meu projeto ficaram dois captadores MM passivos (eu queria essa chavinha pra alternar entre ativo e passivo e não rolaria modo passivo, sem necessidade de bateria, com captadores ativos).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 30, 2020 10:51 pm

Henri-Q escreveu:Essa questão para mim é um mistério. Se qualquer baixo que vai uma bateria e um circuito dentro são anunciados/vendidos como baixos ativos: - o que é um baixo com captação ativa?  

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Baja+Active+Humbucker+2
Active Guitar Pickup


O captador ativo possui um preamp interno. Diferentemente do exemplo acima, o circuito quase sempre fica embutido e não é possível vê-lo. É fácil distingui-lo de um captador passivo, pois geralmente e conta com um fiozinho vermelho extra, que precisa estar conectado ao positivo da bateria. Sem bateria, o captador não funciona.

BAIXO ATIVO: precisa de uma fonte de energia para alimentar o preamp/EQ onboard e/ou o(s) captador(es).
BAIXO PASSIVO: não necessita de fonte de energia para funcionar.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Renato e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Seg Nov 30, 2020 11:08 pm

Não vamos complicar o que é simples...

Em eletrônica, ativo é o que precisa de energia para desempenhar uma função. Passivo é o que não precisa.

Baixo ativo é aquele que usa energia (pilha, fonte, etc...)
Passivo é o que não usa (a não ser que a energia seja pra um led ou algo não relacionado ao som).

Simples assim...

Baixos ativos podem ter:

- Captação ativa e circuito passivo.
- Captação passiva e circuito ativo.
- Captação e circuito ativos.

O circuito de um baixo passivo não deixa de ser um pré, já que modifica o sinal. É um pré passivo.

Nem todo circuito ativo possui controles. Você pode ter um baixo com captação passiva com controles de volume e tone passivo e um pré interno que dá só um boost no sinal ou o "bufferiza". Esse baixo, que não tem controles de agudo ou grave, também é um baixo ativo.

A oferta de captadores para baixo ativos é limitada a poucos fabricantes. A EMG é referência, a Duncan oferece vários modelos, a Bartolini tem alguns, mas só equipam alguns instrumentos de fábrica e não podem ser comprados separadamente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 11:16 pm

allexcosta escreveu:Não vamos complicar o que é simples...

Em eletrônica, ativo é o que precisa de energia para desempenhar uma função. Passivo é o que não precisa.

Baixo ativo é aquele que usa energia (pilha, fonte, etc...)
Passivo é o que não usa (a não ser que a energia seja pra um led ou algo não relacionado ao som).

Simples assim...

Baixos ativos podem ter:

- Captação ativa e circuito passivo.
- Captação passiva e circuito ativo.
- Captação e circuito ativos.

O circuito de um baixo passivo não deixa de ser um pré, já que modifica o sinal. É um pré passivo.

Nem todo circuito ativo possui controles. Você pode ter um baixo com captação passiva com controles de volume e tone passivo e um pré interno que dá só um boost no sinal ou o "bufferiza". Esse baixo, que não tem controles de agudo ou grave, também é um baixo ativo.

A oferta de captadores para baixo ativos é limitada a poucos fabricantes. A EMG é referência, a Duncan oferece vários modelos, a Bartolini tem alguns, mas só equipam alguns instrumentos de fábrica e não podem ser comprados separadamente.

Explicação muito boa, assim como o JAZZigo.

Tenho 30 anos e toco desde os 15, nunca quis saber de baixo ativo nesse tempo tocando. Meu set é basicamente composto por baixos vintage passivos (jazz bass, baixo violino, rick...), mas resolvi fazer algo diferente com luthier...essa possibilidade da chavinha pra deixar passivo me encorajou mais ainda a tentar o novo sem medo de me arrepender Very Happy . Vai com dois caps MM EMG passivos e pré EMG.

O baixo não deixa de ser ativo por definição (afinal, o pré ativo tá ali, ainda quando não for usado...), mas pode funcionar como passivo (circuito) e inclusive sem depender de bateria.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Seg Nov 30, 2020 11:23 pm

Acho que é o mesmo que ocorre nesses JBs da Fender mais caros (Elite, Ultra): até onde sei, Fender só tem captador passivo...mas tem circuito ativo (pré ativo). Esses baixos, salvo engano, permitem alternar o funcionamento do circuito para ativo ou passivo (são ativos) com captação sempre passiva.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por patriciofernandes Ter Dez 01, 2020 1:12 am

Eu nunca disse que o baixo que tem captadores ATIVOS e circuito PASSIVO era um baixo passivo. Falei que passivo era aquele que possuia ambos passivos, captador e circuito: ou seja, não necessita de bateria.

Falei que o baixo PODE ter captadores ativos e circuito passivo para volume e tone dos mesmos...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por patriciofernandes Ter Dez 01, 2020 1:12 am

Marvis escreveu:Acho que é o mesmo que ocorre nesses JBs da Fender mais caros (Elite, Ultra): até onde sei, Fender só tem captador passivo...mas tem circuito ativo (pré ativo). Esses baixos, salvo engano, permitem alternar o funcionamento do circuito para ativo ou passivo (são ativos) com captação sempre passiva.

está correto
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Ter Dez 01, 2020 7:26 am

JAZZigo escreveu:Zero ruído mesmo, só se for captação ativa.

Eu não lembro de ruído algum dos DiMarzio DP123 ou dos M.Laghus split coil. Mas não foram situações de estúdio ou com acústica ideal.

Talvez o Ivanov ou algum outro colega que tem os DP possa dizer se percebe ruído deles.

Mesmo os Fralin 5 cordas single-coil que usei por muitos anos tinha ruído muito discreto, imperceptível em ensaios ou shows.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Ter Dez 01, 2020 9:06 am

Show de bola as explicações. Ficou bem claro para mim, agora, as diferenças.

:curti2:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Ivanov_br Ter Dez 01, 2020 11:18 am

Sempre aprendemos por aqui.
Minhas experiências com os Noiseless sempre foram ruins. Inclusive nos que vem nos Precision Special Deluxe e Elite. Meio plastico sei lá. O mesmo com o N3 dos fender deluxe a elite... Algo não soa legal...
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Ter Dez 01, 2020 11:33 am

Alguém sabe se o sistema dos Noiseless é similar aos dual blades de guitarra?

Me desculpem se for uma pergunta estúpida, mas quando o assunto é eletrônica, sou um zero a esquerda. Esse tópico para mim é um laboratório.

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Captu113





Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Marvis Ter Dez 01, 2020 1:19 pm

Henri-Q escreveu:Alguém sabe se o sistema dos Noiseless é similar aos dual blades de guitarra?

Me desculpem se for uma pergunta estúpida, mas quando o assunto é eletrônica, sou um zero a esquerda. Esse tópico para mim é um laboratório.

Não manjo desses dual blades nem de detalhes muito técnicos de captação, mas os noiseless da linha "noiseless" se propõem a manter um som de single com uma segunda bobina usada exclusivamente para cortar o hum (sem deixar o som típico dos humb). Se a proposta desse dual blades for soar como single, acho que seria a mesma lógica dos noiseless.

Caso contrário, seria só um humb "normal" com som típico de humb (aquele som mais "cheio").

Vamos esperar os especialistas se pronunciarem...


Última edição por Marvis em Ter Dez 01, 2020 3:09 pm, editado 1 vez(es)
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Convidado Ter Dez 01, 2020 1:44 pm

^
Acho que você tá certo, pois a proposta de um dual blade é um humbucker no espaço de um single

EDIT: e pelo que entendi dos noiseless (se é que já entendi alguma coisa), metade da bobina só tem a utilidade de reduzir ruído e não emprurrar o som (como seria no humbucker).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Ter Dez 01, 2020 2:22 pm

Henri-Q escreveu:Alguém sabe se o sistema dos Noiseless é similar aos dual blades de guitarra?
Ambos fazem cancelamento, por meio de arquiteturas/topologias distintas. No dual coil, ambas bobinas são transdutoras, enquanto no stacked coil, apenas a bobina superior é transdutora.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

latajacydziobak gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass Empty Re: Captadores Fender Vintage Noiseless Jazz Bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos