Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação EADGC em 5 cordas

+6
Fernando Zadá
dibass
vcrz
allexcosta
hiago_ar
z0h
10 participantes

Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por z0h Qui Dez 03, 2020 8:30 am

Eu queria saber se é possível usar essa afinação, EADGC, num baixo 5 cordas.
Tenho vontade de um 5 cordas, mas não vejo muita utilidade na sizona. Uma dó alta seria muito melhor pro que eu toco.
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por hiago_ar Qui Dez 03, 2020 8:34 am

É sim! Se é isso que você busca, com certeza você vai se identificar com o som! Daqui do fórum, sei que o Fernando Zadá tem um assim. Ele com certeza vai poder te falar melhor sobre um modelo assim.
hiago_ar
hiago_ar
Membro

Mensagens : 32
Localização : Maracanaú - Ceará

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por allexcosta Qui Dez 03, 2020 8:37 am

É possível e muito comum. Máximo que pode acontecer é um ajuste ou mesmo troca do nut.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por vcrz Qui Dez 03, 2020 11:04 am

Eu tive um afinado assim, te falar que EU não usei muito, tinha outros de 5 e 4 cordas e acabou sendo um baixo e afinação que ficava muito parado, para o que eu tocava não tinha utilidade, pq se não usasse o SI eu pegava um de 4 cordas.

Se vc não sente falta de um SI ou de Um DO, não vai mudar sua vida EADGC ou BEADG. Eu pensava igual quando deixei um assim, não usava a SI pra quase nada, talvez o DO fizesse diferença.... Não fez.

Acho que o Zadá pode te falar melhor, ele sim usa essa afinação a tempos e gosta.

Minha experiência não foi  tão boa, o baixo que eu coloquei era um 4 cordas Carvin, com um sistema de 4+1 cordas da wilkinson, que adicionava uma 5 corda, sempre a SI horrível e achei que essa afinação adicionando um Dó agudo melhoraria o baixo. Primeiro problema foi achar corda... Por incrível que pareça as lojas da cidade que eu morava não tinha jogo de 6 cordas, encontrei só corda de marca estranha. Depois levei no luthier, o baixo não afinadores 2+2 e um botão central no headstock com o o afinador na ponte (tipo headless), SOL estourava sempre, não sei pq, mas parecia crônico.... No fim desisti, tirei esse sistema bosta, e entendo pq não deu certo, voltei o baixo pras 4 cordas.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por dibass Qui Dez 03, 2020 11:20 am

Eu Uso tb e gosto bastante
pra acordes pra estudo de harmonia pra estudos de melodia acho otimo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 03, 2020 11:43 am

Eu definitivamente amo essa afinação e chamo ela carinhosamente de 4 strings with benefits.
Muita gente usa acho que um dos pioneiros foi o Matthew Garirson e o Janek Gwzidala é um dos caras que ainda vejo usando sempre.
Eu também não sinto falta nenhuma da B e pra mim caiu como uma luva. A pensa é não ter jogo já assim então sempre desperdiço uma B mas uso Strinberg daquele baratinho então menos mal.
Em baixo escala 34 polegadas vai de boa eu prefiro em baixos com escala menor que a corda fica ainda mais confortável. Em escala 35 estilo TRB eu acho que a C fica muito esticada e não gostei muito. Uma das melhorias no sistema fanned é equilibrar isso.
uso 0.30 e 0.40 no meu 30 polegadas a alguns anos já e gosto muito. Já usei jogo 0.32 0.45 vai bem também.
As vezes acha corda avulsa da Solez no Mercado Livre num valor bom.

Eu gosto tanto que estou partindo para EADGCF em escala 32 polegadas....

Mas eu toco bastante em trio e muitas vezes sem guitarra por isso essa escolha. Pra pop e rock a C não faz diferença não.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Jãozeiro Qui Dez 03, 2020 12:01 pm

Eu teria um assim numa boa, mas afinaria a corda C aguda meio tom abaixo, pra ficar igual a um violão/guitarra (com um corda a menos e uma oitava abaixo). E provavelmente instalaria uma tarraxa Hipshot Xtender na mizona para ter um D grave com corda solta. É uma tessitura interessante em um 5 cordas.

Ou mais provavel que eu partisse para um baixo 6 cordas, hehe.


Última edição por Jãozeiro em Qui Dez 03, 2020 12:43 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 03, 2020 12:21 pm

Deus me livre.....
o grande barato do contrabaixo são as 4 justas.
Quer estragar o instrumento e colocar uma terça no meio da brincadeira.....
Já o xtender até pensei em colocar nesse aqui no próximo não dá que vai ser headless.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Jãozeiro Qui Dez 03, 2020 12:39 pm

ˆNão tem nada de estragar, e nada de "o grande barato do contrabaixo" ser afinado todo em quartas.

Eu que digo "Deus me livre" em ficar preso a alguma estrutura de afinação porque é predefinida de tal jeito. 

E você próprio se contradiz quando diz que já cogitou a hipshot, pois aí o contrabaixo não vai mais ter o "grande barato de ser afinado todo em quartas" que você falou.
Ter uma quinta justa de distância entre as duas cordas mais graves não estraga o grande barato do contrabaixo, mas ter uma terça maior entre as duas mais agudas estraga?

Difícil entender seu raciocínio.


Última edição por Jãozeiro em Qui Dez 03, 2020 12:47 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por z0h Qui Dez 03, 2020 12:47 pm

A minha ideia era comprar um jogo normal de 4 cordas e uma C avulsa, achei que fazia mais sentido.
Brigadão pela ajuda, galera. Principalmente o Zadá.

O que eu toco tá mais na área do Jazz, R&B e pop, então acho que vai servir bem.
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 03, 2020 12:58 pm

Jãozeiro escreveu:ˆNão tem nada de estragar, e nada de "o grande barato do contrabaixo" ser afinado todo em quartas.

Eu que digo "Deus me livre" em ficar preso a alguma estrutura de afinação porque é predefinida de tal jeito. 

E você próprio se contradiz quando diz que já cogitou a hipshot, pois aí o contrabaixo não vai mais ter o "grande barato de ser afinado todo em quartas" que você falou.
Ter uma quinta justa de distância entre as duas cordas mais graves não estraga o grande barato do contrabaixo, mas ter uma terça maior entre as duas mais agudas estraga?

Difícil entender seu raciocínio.

Quem disse ficar preso? Eu só entendo que existe um lance de simetria no contrabaixo que é maravilhoso e bem diferente da guitarra que foi meu primeiro instrumento. Pra MIM não faz nenhum sentido quebrar isso.
Acho linda de ouvir aquela peça do Michael Manring que ele fica mudando a afinação com xtenders mas jamais tocaria algo daquilo que sou careta em relação a afinação mesmo.

A xtender seria para uma eventual necessidade. Umas duas semanas atrás um amigo produtor de música eletrônica me pediu para gravar uns loops de baixo que ele tinha criado mas queria som de contrabaixo e alguns com slap e pra ajudar tinha D grave ai pra mim a melhor opção foi afinar o contrabaixo todo um tom abaixo pois os grooves eram em oitavas estilo disco music. Nesse caso nem mesmo a xtender resolveria mas podia ser uma carta na manga ... mas descartei inclusive achei pratico descer a afinação.

nem na guitarra gosto de afinação aberta ou alternativa... é um lance bem pessoal meu mesmo e me dou a esse direito.

Mas a grande verdade é que cada um toca com a afinação que quiser mesmo.
Pra mim afinar a B em C não me agrada e pronto.
Se quero tocar com B pego a guitarra.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por AlbertoBass Qui Dez 03, 2020 2:59 pm

Com relação a sonoridade não sei se faz sentido racional, mas achei o som da corda dó muito mais legal em um baixo de 5 cordas que em um de 6 cordas. Tinha dois baixos de 6 cordas na época 34" e 35". Fiz vários testes comparando os baixos de 6 cordas com o de 5 EADGC. Não sei explicar o motivo mas sempre preferi o som da corda Dó em baixo de 5 cordas.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 03, 2020 4:13 pm

é diferente mesmo.
34 já soa bem  mas escala menor soa melhor ainda

No geral baixo de 5 cordas , pode ser uma impressão boba minha, tem mais punch que os de 6 tirando raras exceções....
Vou tirar a prova quando meu EADGCF ficar pronto
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Dez 03, 2020 6:27 pm

hiago_ar escreveu:É sim! Se é isso que você busca, com certeza você vai se identificar com o som! Daqui do fórum, sei que o Fernando Zadá tem um assim. Ele com certeza vai poder te falar melhor sobre um modelo assim.

Ta conhecendo a galera bem!!!
Laughing
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por hiago_ar Sex Dez 04, 2020 7:55 am

Juninho Sampaio escreveu:
hiago_ar escreveu:É sim! Se é isso que você busca, com certeza você vai se identificar com o som! Daqui do fórum, sei que o Fernando Zadá tem um assim. Ele com certeza vai poder te falar melhor sobre um modelo assim.

Ta conhecendo a galera bem!!!
Laughing

hehe sim. Graças às indicações aqui do fórum, passei a ser aluno dele cheers
hiago_ar
hiago_ar
Membro

Mensagens : 32
Localização : Maracanaú - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Jãozeiro Sex Dez 04, 2020 8:58 am

Fernando Zadá escreveu:
Jãozeiro escreveu:ˆNão tem nada de estragar, e nada de "o grande barato do contrabaixo" ser afinado todo em quartas.

Eu que digo "Deus me livre" em ficar preso a alguma estrutura de afinação porque é predefinida de tal jeito. 

E você próprio se contradiz quando diz que já cogitou a hipshot, pois aí o contrabaixo não vai mais ter o "grande barato de ser afinado todo em quartas" que você falou.
Ter uma quinta justa de distância entre as duas cordas mais graves não estraga o grande barato do contrabaixo, mas ter uma terça maior entre as duas mais agudas estraga?

Difícil entender seu raciocínio.

Pra MIM não faz nenhum sentido quebrar isso.

nem na guitarra gosto de afinação aberta ou alternativa... é um lance bem pessoal meu mesmo e me dou a esse direito.

Mas a grande verdade é que cada um toca com a afinação que quiser mesmo.

Sim, é apenas e somente isso... up
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 04, 2020 9:17 am

Assim como o lance da quantidade de cordas que ainda é um tabu e um dos lances mais ridículos que a gente vê por ai ainda é isso:

Jaco só usava 4 cordas
grooveiro só toca com 4 cordas

Por isso que sempre digo. Todos os meus baixos são 4 cordas


mas alguns tem mais uns upgrades e por acaso um deles é ter cordas extras no agudo....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por ZédeLepelin Seg Dez 07, 2020 5:59 am

Buenas.
Tenho um Ledur escala curta onde uso essa afinação, EADGC.
Para meu estilo de tocar ficou melhor uma corda mais aguda, onde consigo uma extensão maior no braço para as escalas.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 07, 2020 9:51 am

Show!
Compartilha algo com ele pra gente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação EADGC em 5 cordas Empty Re: Afinação EADGC em 5 cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos