Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

+4
patriciofernandes
Mauricio Luiz Bertola
bodhan
allexcosta
8 participantes

Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por allexcosta Sex Dez 11, 2020 2:28 pm

Colega meu que é até membro aqui mas é preguiçoso demais pra abrir um tópico, tá com dificuldade em ligar o circuito que comprou pra um Fender Japa que tava parado há 15 anos.

Problema é que captador tem 3 fios.

Parece que um dos pretos é da chapa de cobre que se usa nos reissue e outros modelos Fender. A cavidade de controles também tem uma placa de metal no fundo. Pra mim tudo que é terra vai junto com o que é das chapas metálicas, mas não tenho certeza.

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Fotos:

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-04-55

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-07-03

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-07-03-5

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-07-03-4

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-07-03-3

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-07-03-2

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whats-App-Image-2020-12-11-at-14-07-03-1
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por bodhan Sex Dez 11, 2020 2:34 pm

Tenho um JB Japan 97-2000, nele o terceiro fio é terra mesmo, está soldado na chapa que fica embaixo do captador.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 11, 2020 4:01 pm

bodhan escreveu:Tenho um JB Japan 97-2000, nele o terceiro fio é terra mesmo, está soldado na chapa que fica embaixo do captador.
Exatamente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por patriciofernandes Sex Dez 11, 2020 4:43 pm

Qual seria o objetivo desse terceiro fio?
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por Christian Sex Dez 11, 2020 4:52 pm

^ aterramento
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por allexcosta Sex Dez 11, 2020 5:00 pm

Fora o terra, as placas de metal deviam ser uma tentativa de criar gaiolas de Faraday, já que esses baixos vinham com cinzeiros nos dois captadores e o control plate também é metálico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por Edão Sex Dez 11, 2020 5:07 pm

bodhan escreveu:Tenho um JB Japan 97-2000, nele o terceiro fio é terra mesmo, está soldado na chapa que fica embaixo do captador.

Exato. Mais um famigerado Fender Japan Silver Series. O meu tá aqui, nesse mesmo esquema com um circuito Rolen, captadores cerâmicos com essa mesma capa azul interna, ora guardados, pois troquei por outros Fender em Alnico. Sonzeira!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por bodhan Sex Dez 11, 2020 6:17 pm

O meu está todo original. Até que nem tem tanto ruído!

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 32204949937_51ce85e917_c
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por Edão Sex Dez 11, 2020 7:09 pm

Uai bodhan, cadê o capacitor?
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por bodhan Sex Dez 11, 2020 8:30 pm

Edão escreveu:Uai bodhan, cadê o capacitor?

Tá lá! Repare um tablete verde no potenciômetro que está ao lado do jack!
É que a imagem está escura neste lugar.
Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Jb_ele10
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por Edão Sáb Dez 12, 2020 3:32 am

Clareou mais a foto, apareceu. O do meu baixo também é verdinho, hehehehe! 0,1 uf?
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por mum Sáb Dez 12, 2020 3:11 pm

Tenho Jazz Bass reissue japones parecido com este, com a mesma placa, e os captadores tem dois fios. o terceiro fio é para fazer o aterramento na placa, nas placas de cobre (uma embaixo de cada captador, e uma terceira dentro do control plate). Algumas fotos de quando peguei o baixo, antes da geral que dei nele:

Aqui da pra ver a solda que sai do plate, e vai para o ground do potenciometro.
Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whatsa27

Elétrica (antes da limpeza, e de um belo tapa na ligação). Os fios de pano são os de aterramento, e os de nylon são os do captador.
Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whatsa29

Captador com dois fios:
Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whatsa28

Dps da limpeza (reparem no limo do plate de aterramento, comparando com a primeira foto ahahaha)
Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Whatsa30
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por lsardeiro Dom Dez 13, 2020 8:12 am

Bom dia, pessoal. Agradeço muito a ajuda. Eu sou o "amigo preguiçoso" do Alexandre... rsrsrsrsrs Agora clareou bastante. Trata-se de um baixo que estava parado aqui em casa há tempos. Os potenciômetros estavam todos duros, sem rodar nem um milímetro. Resolvi comprar esse circuito novo e me deparei com os três fios. Não tinha entendido nada... Laughing Laughing  Agora faz todo sentido. Muito obrigado a todos e ao Alexandre, que me poupou o cansaço de upar fotos e tal... rsrsrssrs

abraços.

*ps: vocês podem ver pela foto que sou meio chegado em bagunça... deu na cabeça de fazer essa "blindagem" e acabei fazendo... ficou bem feia, mas espero que não interfira em nada... (depois das respostas de todos, acho que fiz papel de idiota, pois talvez não sirva para nada e até atrapalhe o esquema original rsrsrsrs).

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por allexcosta Dom Dez 13, 2020 8:26 am

lsardeiro escreveu:Bom dia, pessoal. Agradeço muito a ajuda. Eu sou o "amigo preguiçoso" do Alexandre... rsrsrsrsrs Agora clareou bastante. Trata-se de um baixo que estava parado aqui em casa há tempos. Os potenciômetros estavam todos duros, sem rodar nem um milímetro. Resolvi comprar esse circuito novo e me deparei com os três fios. Não tinha entendido nada... Laughing Laughing  Agora faz todo sentido. Muito obrigado a todos e ao Alexandre, que me poupou o cansaço de upar fotos e tal... rsrsrssrs

Obrigado nada. Vai ter que me pagar um acarajé "quente" próxima vez que a gente for em Salvador.

lsardeiro escreveu:pois talvez não sirva para nada e até atrapalhe o esquema original rsrsrsrs).

Acho que ajuda.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

lsardeiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de JB Japa anos 90 Empty Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos