Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a melhor DAW para quem está começando?

+6
Gabriel_cwb
Cantão
AlbertoBass
Uchoa
Jãozeiro
patriciofernandes
10 participantes

Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Convidado Qua Dez 23, 2020 7:45 pm

Oi gente...

Uso o Audacity desde que me entendo por gente para fazer minhas gravações caseiras, mas tenho noção (e muita gente já me disse rsrsrs) de que ele é só um quebra galho e que eu deveria dar um passo além.

Assim sendo, pergunto aos colegas mais experientes: - Qual a melhor DAW para quem está começando?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por patriciofernandes Qua Dez 23, 2020 9:12 pm

Eu acredito que não é uma boa imaginar que exista uma DAW para iniciantes. Vou explicar: quando você se acostuma com uma, ela lhe servirá como qualquer outra.
Por exemplo: eu comecei com o Pro Tools, e hoje não sei usar nenhuma outra como utilizo um Pro Tools. Me acostumei com ele e consigo fazer tudo nele. Tem gente que acha difícil. Mas já eu, acho difícil usar Reaper, Cubase, etc.. Porque não tenho hábito nas demais. Então, recomendo que você escolha uma por gosto pessoal ou por ferramentas que essa possa lhe oferecer. Se dedique a estudá-la e ela lhe servirá como qualquer outra
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Jãozeiro Qua Dez 23, 2020 10:18 pm

Reaper é a queridinha das daws, hehe. Fácil de usar e super popular. Utilizo tem uns 7 anos.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Uchoa Qua Dez 23, 2020 10:55 pm

Studio One é bem plug´n play , arrasta e faz acontecer sem frescuras.

Usei - Cubase - Reaper - Logic - Pro Tools 12 e acabei no Studio One.

Vai de gosto , mas como está começando teria algumas opções :

Comprar uma vídeo aula sobre a DAW ou ficar apenas nos fóruns para aprender na raça na base das pesquisas ?

Se for a segunda resposta vá de Reaper, é a que mais tem brasileiro e fórum ensinando.


Última edição por Uchoa em Qua Dez 23, 2020 10:57 pm, editado 1 vez(es)
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por AlbertoBass Qua Dez 23, 2020 10:57 pm

Logic Pro...
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Cantão Qui Dez 24, 2020 1:02 am

Eu usei o Reaper alguns anos atrás , achei de boa , e pretendo voltar a gravar nele , estou na fase final do meu modesto home studio (fazendo upgrade no Pc) , só que agora quero aprender MESMO...fazer cursos e etc , tem uns bons por aí a preço acessível.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Gabriel_cwb Qui Dez 24, 2020 2:02 am

Jãozeiro escreveu:Reaper é a queridinha das daws, hehe. Fácil de usar e super popular. Utilizo tem uns 7 anos.

Sou velhinho, passei pelo Sound Forge, Cool Edit Pro, depois fiquei anos no Audacity, até criar vergonha instalar o Reaper.
Gosto e recomendo.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Convidado Qui Dez 24, 2020 3:07 pm

Valeu galera pelas respostas. Tudo muito objetivo. Vou nessa linha mesmo, eleger uma e me dedicar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 24, 2020 7:04 pm

Reaper é bacana por ser grátis e tem uma rede social que tem uma daw online acho que é bandlab.
Eu sou fã do Ableton mas não é intuitivo e é caro





Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

latajacydziobak gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Convidado Qui Dez 24, 2020 8:45 pm

^
Pô... Altas dicas claps

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Dez 28, 2020 8:12 am

Eu não sei se existe uma única ferramenta que vá fazer tudo o que a gente precisa, as que eu uso faz um tempinho são:

- Audacity;
- LMMS (bastante inspirado no Fruit Loops);
- Musescore (pra compor partituras e gerar midis);

Até ler esse tópico eu não tinha visto que o Reaper roda em linux. Vou dar uma olhada nele.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por AlbertoBass Seg Dez 28, 2020 10:42 am

Já passei por várias, Pro Tools, Nuendo etc. Achei o Logic sensacional pois o lance dele não é só gravar. Tem uma biblioteca gigante de loops, baterista virtual que é fantástico. Você consegue literalmente fazer uma música completa nele. Agora independente de qual DAW você escolher tem um site chamado UDEMY que vende cursos de tudo que você imaginar. Paguei R$ 29,90 na época em 13 aulas de uma hora de Logic.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por dibass Seg Dez 28, 2020 11:08 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Eu não sei se existe uma única ferramenta que vá fazer tudo o que a gente precisa, as que eu uso faz um tempinho são:

- Audacity;
- LMMS (bastante inspirado no Fruit Loops);
- Musescore (pra compor partituras e gerar midis);

Até ler esse tópico eu não tinha visto que o Reaper roda em linux. Vou dar uma olhada nele.


Roda sim
Uso ele com Linux MInt
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 28, 2020 11:36 am

AlbertoBass escreveu:J Agora independente de qual DAW você escolher tem um site chamado UDEMY que vende cursos de tudo que você imaginar. Paguei R$ 29,90 na época em 13 aulas de uma hora de Logic.

Bem lembrado também peguei um curso de Ableton gigante por 29,90
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Convidado Ter Dez 29, 2020 9:11 am

Galera, muito boa a discussão. Os resultados me deram um norte... estou bastante inclinado ao Reaper. Uma segunda opção seria o Cakewalk, mas como já tive o Sonar LE (o que vem na BOSS ME 25) instalado na máquina, deu algum conflito e não roda.

Mais uma pergunta (de leigo); Existe algum tipo de extensão que eu consiga exportar o que já tenho no Audacity para o Reaper ainda em formato editável ou eu tenho puxar os MP3 (nesse caso conseguindo apenas reproduzir as faixas e gravar por cima)?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 29, 2020 9:24 am

Puxa em wave que não esta comprimido. Arquivo mais puro e apesar de mais pesado o som vem padrão.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 29, 2020 9:49 am

AlbertoBass escreveu:Já passei por várias, Pro Tools, Nuendo etc. Achei o Logic sensacional pois o lance dele não é só gravar. Tem uma biblioteca gigante de loops, baterista virtual que é fantástico. Você consegue literalmente fazer uma música completa nele. Agora independente de qual DAW você escolher tem um site chamado UDEMY que vende cursos de tudo que você imaginar. Paguei R$ 29,90 na época em 13 aulas de uma hora de Logic.

Único problema é só rodar em Mac.
Ableton também tem packs gratuitos de loops disponíveis toda hora no site dele.
Único defeito na minha opinião do Ableton é o valor mas é possível comprar a versão estudante que é completíssima em algumas escolas de produção musical no Brasil por um valor melhor que o do site deles.
O que me encanta no Ableton é a grande interação com controladores midi.
Pra ter uma ideia o Ed Sheeran usa ele ao vivo como loop e pra quem além de gravar tem interesse em usar para tocar é um diferencial bacana.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Uchoa Ter Dez 29, 2020 12:37 pm

Cakewalk eu não aconselho, claro que tem já quase uma década que não uso , mas era dropout o tempo todo.

Reaper não faz isso , tem muita coisa que dá erro que o pessoal de fórum ajuda a resolver , como já falei eu parei no Studio One e segunda opção o Logic , mas este último só no Mac.

Tenho Reaper aqui comprado a licença e era o que estava usando antes , mas ainda operante na máquina . As vezes cisma de não achar plugin que tem que ter uma certa manha para resolver, mas ajuda não falta.
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

latajacydziobak gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Mascis Ter Jan 12, 2021 12:42 pm

Um resumão seria:

Pro tools - Padrão de mercado, facilita muito se voce for interagir com algum estudio.

Cakewalk - Era um dos grandes DAW pagos e se tornou gratuito, melhor relação custo benefício atualmente.

Reaper - É barato e tem uma comunidade bem grande.

O resto é muito de gosto pessoal, mas acho que esses 3 resumem bem.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Convidado Ter Jan 12, 2021 12:57 pm

Eu baixei o Reaper e comecei a usar. O problema está sendo a latência. No Audacity, quando instalei, se não me encano utilizei uma parada chamada Asio4All (ou algo parecido) para eliminar esse problema. Vou pegar um sábado de sossego para descobrir como sanar essa pendência no Reaper.

Esse probleminha à parte, adorei a interface Reaper... é quase tão intuitivo quanto o Audacity. Agradeço fortemente a indicação dos colegas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Uchoa Ter Jan 12, 2021 1:14 pm

Você configurou a placa de áudio no Reaper que vem por padrão usando driver do Windows?

Tem que colocar para o driver da interface e buffer baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Captur12
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Convidado Ter Jan 12, 2021 1:21 pm

^
Estou usando uma pedaleira BOSS ME 25 como placa. Funcionou plug in play e por isso nem chequei essa configuração. Vou ver isso. Valeu a dica.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Uchoa Ter Jan 12, 2021 2:17 pm

up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor DAW para quem está começando? Empty Re: Qual a melhor DAW para quem está começando?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos