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Como podem soar tão diferente....

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Mensagem por Paulo Penna Sex Jan 01, 2021 4:29 pm

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Mensagem por allexcosta Sex Jan 01, 2021 6:58 pm

Eles deveriam soar iguais?
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Mensagem por Jãozeiro Sex Jan 01, 2021 7:51 pm

Aí sim aquela conversa sobre timbre de madeiras e verniz é elevada exponencialmente e deixa de ser coisa de guitarreiro. Nesse tipo de coisa.
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Mensagem por allexcosta Sex Jan 01, 2021 7:57 pm

Ainda não entendi bem o tópico, mas você quer dizer que a diferença no timbre é da madeira?
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Mensagem por CSergio Sex Jan 01, 2021 8:19 pm


Do primeiro pro segundo teve uma diferença perceptivel, som mais cheio, já do segundo pro terceiro não vi tanta diferença.
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Mensagem por Zubrycky Sex Jan 01, 2021 10:42 pm

Tendo sido estudante de violoncelo por algum tempo (pretendo voltar aos estudos em 2021) vi o vídeo (que desconhecia e achei muito interessante).

Eis aqui algumas observações esparsas a respeito do assunto.

- Antes de mais nada, sendo o sujeito chato que sou, devo salientar (com o risco de soar óbvio) que nenhuma conclusão extraída desse vídeo pode ser considerada como sendo algo igualmente aplicável para instrumentos elétricos sólidos, uma vez que, além das óbvias diferenças de construção, eles operam por princípios diferentes daqueles utilizados por instrumentos acústicos com cordas tangidas por arco.

- Nos instrumentos de arco, a qualidade do arco faz toda a diferença no som final. Em outras palavras, um arco bom melhora o som de qualquer instrumento que esteja em condições de ser tocado e um arco ruim arruina o som de qualquer instrumento (não importando o quão bom ele seja).
Vale lembrar que no vídeo em questão a violoncelista usou o mesmo arco.

- Os 3 violoncelos deste vídeo são...

1) Um violoncelo de 5 mil dólares, feito pela Jay Haide (uma empresa dos tempos atuais formada por um luthier americano e um luthier chinês).

http://www.jayhaide.com

2) Um violoncelo de 180 mil dólares, feito por Thomas Kennedy (luthier inglês que viveu entre 1784 e 1870).

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Thomas_Kennedy_(violin_maker)

3) Um violoncelo de 1 milhão de dólares, feito por Alessandro Gagliano (luthier napolitano que viveu entre 1640 e 1725).

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Thomas_Kennedy_(violin_maker)

São 3 instrumentos bem diferentes entre si quanto à idade, raridade, materiais empregados em sua construção (ainda que as madeiras possam ser equivalentes elas têm séculos de diferença entre si) e origens. Obviamente isso implica e muito na diferença de preços. Em outras palavras, não estamos falando de instrumentos que foram feitos na mesma época.

- O intuito deste vídeo, de acordo com a autora, é um mero teste para saber se o ouvinte consegue diferenciar os sons dos violoncelos.

Deixando esta ideia (e o vídeo) de lado e elocubrando um pouco a respeito do assunto, se formos mesmo comparar instrumentos desse tipo como sendo melhores ou piores entre si em função do preço pedido por eles, o ideal seria reduzir as variáveis e buscar instrumentos menos díspares entre si (Leia-se "feitos na mesma época") para termos uma comparação mais eficaz como, por exemplo, uma mesma peça tocada - com o mesmo arco - no Jay Haide e em um violoncelo mais barato do que ele. (Não sei se estou sendo claro aqui).

- É difícil emitir opiniões de valor ouvindo vídeos de youtube com meros falantes de celular. Mesmo assim, noto diferenças entre os violoncelos mas, com aquela violoncelista tocando a primeira suíte de Bach de forma tão bela, todos os instrumentos me pareceram excelentes (muito superiores ao meu violoncelo), embora eles tenham, obviamente (devido às já citadas diferentes origens de cada um deles) diferenças de sonoridade entre si (o primeiro violoncelo me pareceu ser o mais estridente, o último me pareceu o mais aveludado e o segundo me pareceu um meio termo entre os dois).

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Mensagem por Paulo Penna Sáb Jan 02, 2021 9:43 am

Vejo que na maioria dos comparativos as pessoas não ouvem diferença. Reputo a isso o fato de que a maioria tem um equipamento de som incapaz de reproduzir razoavelmente o som. Talvez por isso muitos postam que é importante ouvir com um fone de ouvido, que mesmo nos ruins, o som é um pouco melhor.
Não considero som melhor ou pior nos instrumentos do vídeo, mas o som é muito diferente. Mas o incrível são as "cores" dos últimos dois.
O primeiro é mais na cara, parece um Pbass, o ultimo é delicado....jazz bass... sutil...
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Mensagem por Paulo Penna Sáb Jan 02, 2021 9:56 am

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Mensagem por allexcosta Sáb Jan 02, 2021 10:03 am

Se os 3 instrumentos tivessem sido fabricados exatamente com as mesmas árvores, ainda soariam de maneira bem diferente.

Antonio Stradivari tinha acesso às mesmas madeiras que seus colegas contemporâneos.
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Mensagem por Paulo Penna Sáb Jan 02, 2021 10:41 am

Não só o material, mas a construção, a mão de quem toca, os acessórios, a gravação, o equipamento de reprodução, tudo altera o som.
Nem dois instrumentos feitos no mesmo dia e teoricamente com o mesmo material soam iguais.
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Mensagem por allexcosta Sáb Jan 02, 2021 10:43 am

Paulo Penna escreveu:Não só o material, mas a construção, a mão de quem toca, os acessórios, a gravação, o equipamento de reprodução, tudo altera o som.

Sim, mas a mão, os acessórios, a gravação e o equipamento de reprodução são os mesmos, se estamos falando do vídeo original sobre o qual você faz o questionamento.
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Mensagem por Paulo Penna Sáb Jan 02, 2021 10:46 am

nesse caso sim, estou falando no geral.
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Mensagem por bodhan Sáb Jan 02, 2021 1:05 pm

Achei tudo maravilhoso!
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Mensagem por Paulo Penna Sáb Jan 02, 2021 4:17 pm

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Jan 02, 2021 4:32 pm

Zubrycky escreveu:-  Nos instrumentos de arco, a qualidade do arco faz toda a diferença no som final. Em outras palavras, um arco bom melhora o som de qualquer instrumento que esteja em condições de ser tocado e um arco ruim arruina o som de qualquer instrumento (não importando o quão bom ele seja).
Vale lembrar que no vídeo em questão a violoncelista usou o mesmo arco.
Apenas levando ao conhecimento de todos, que a crina sendo branca ou preta faz diferença enorme, a técnica de encrinamento, também. O talon e a madeira do arco, também, são importantíssimas. A pegada é item fundamental, sendo alemã ou francesa. O cumprimento e modelo do arco, idem. Há arco para música do período romântico e para o período barroco, por exemplo (para solistas é fundamental em alguns casos).
E, além disso, não nos esqueçamos do cavalete e, principalmente, da alma do instrumento. Esta podendo fazer mais diferença que o próprio arco. Espero, que neste vídeo as almas tenham sido colocadas no mesmíssimo lugar em cada um dos instrumentos.
PS: Pensando em contrabaixos acústicos. Nunca peguei em um violoncelo.
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Mensagem por allexcosta Dom Jan 03, 2021 12:38 pm

A moça claramente é uma expert no instrumento e não faria um vídeo desses com arcos diferentes ou nada assim.

Espessura das lâminas, tratamento das madeiras e tensão a que tampo e fundo são submetidos também são fundamentais e podem causar discrepâncias imensas em instrumentos fabricados com madeiras idênticas.
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Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 03, 2021 2:05 pm

Todos soam lindos mas realmente o último tem uns harmônicos diferentes tem mais presença no grave e um algo a mais.
Mas claramente a instrumentista tira um som lindo de todos e não acho que pro meu ouvido que a diferença de timbre seja proporcional a diferença de valor. É uma coisa mais para audiófilos muito detalhistas.
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Mensagem por Edu Fettermann Dom Jan 03, 2021 3:07 pm

Eu achei o som fantástico. E o jeito como ela toca fazendo parecer fácil... tipo, sem esforço. Lembro de ficar com esse impressão vendo a Voila tocar também. Admiro demais.
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