Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

+12
fheliojr
Guga Ramone
Breno_Barnabe
JAZZigo
patriciofernandes
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
vcrz
mum
Davi Motta
Fernando Zadá
allexcosta
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 9:34 am

Apesar de ter parado de tocar em banda já faz uns anos, toco baixo desde 1988.

Em todos esses anos, jamais aumentei os agudos de um pré onboard...

Baixo que falta agudo ou não tem mesmo ou tá com corda velha.

Também sempre tive dificuldade com os médios. Um cabelo de sapo numa frequência aqui ou ali tudo bem. Fora isso, soa meio artificial e altera os transientes.

Tirar grave também nunca tirei... Ou é dar um pouco, ou é flat...

Com isso, pergunto:

Não seria o pré perfeito um bass boost eficiente e um controle de tone passivo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 10, 2021 10:03 am

Acho que depende do estilo tem alguns estilos que agudos e médios comem solto mas eu também dificilmente dou boost neles.
Por sinal tenho um pedal simples de boost com controles de bass e treble já quebrou um galhão.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Davi Motta Qua Fev 10, 2021 10:10 am

Com cordas velhas, vez ou outra rola aquele tapinha nos agudos, dependendo do que esteja tocando e do estado das cordas.

Aumentar médios só quando sinto falta de um pouco mais de definição no som do baixo.

Quando quero tirar graves, é porque está embolando com alguma coisa. Dependendo da situação, não diminuo o grave e sim, tiro um pouco ou tudo do cap do braço, usando só o cap da ponte.

Também uso um booster de volume que tem chavinhas pra um UP no grave e agudo.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por mum Qua Fev 10, 2021 10:29 am

allexcosta escreveu:Apesar de ter parado de tocar em banda já faz uns anos, toco baixo desde 1988.

Em todos esses anos, jamais aumentei os agudos de um pré onboard...

Baixo que falta agudo ou não tem mesmo ou tá com corda velha.

Também sempre tive dificuldade com os médios. Um cabelo de sapo numa frequência aqui ou ali tudo bem. Fora isso, soa meio artificial e altera os transientes.

Tirar grave também nunca tirei... Ou é dar um pouco, ou é flat...

Com isso, pergunto:

Não seria o pré perfeito um bass boost eficiente e um controle de tone passivo?

Abaixo, minha experiencia com poucos baixos ativos e preamps onboard que tenho ou tive, e já foram para situações ao vivo. O contexto que eu costumo tocar é banda de rock em bares/pubs, afinação baixa, um ou dois guitarristas pedreiros com EMGs, e baterista moendo a caixa. Acho que a captação influencia bastante, então vou colocar a configuração também.

- Music Man 2 bandas + MM: Geralmente dou um boost de 30 a 50% no grave e agudo
- Music Man 3 bandas + MM: Geralmente um boost de 50% nos graves e agudos, e 20% nos médios
- Fender Deluxe 3 bandas (Americano e Mexicano) (JJ e PH): Flat, as vezes com uns 20% de midcut. Pior agudo da vida.
- Lakland LH-3 (HS): Boost 50% grave e agudo, Médio em 40% (normalmente uso o médio em 600hz, que é o padrão)
- Hazlab 9v 2 bandas (PJ EMG): Boost 100% no grave e agudo
- Hazlab 18v 2 bandas (EMG DC): Boost 70% grave, 40% agudo
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por vcrz Qua Fev 10, 2021 10:39 am

O Michael Pedulla fazia isso na década de 90.

O baixo tinha apenas captadores Ativos, um tone passivo e um switch "Thunderguts" que basicamente é um boost de graves.

Não tem preamp interno, apenas a caixa do boost e dos captadores.

Eu não sinto falta do agudo noeu Thunderbolt, já que quando preciso mais definição apenas desligo o boost e o tone passivo resolve igual a um precision.

Porém a partir da metada dos 2000 a Pedulla começou a colocar pré de 2 bandas e atualizar os antigos baixos e até indicar aos donos dos baixos antigos a atualização.

Não sei se foi pelo próprio mercado pedindo mais "controle" como na concorrência de baixos boutique ou se foi pela busca do "som perfeito".


Já no Pavel precision que tem obp2 com agudo e grave, eu não uso o agudo e nem o grave, uso como boost de volume, pq se eu subo os dois o mesmo tanto, o ganho sobe e toco super leve nas cordas. Pq se taco grave, vira uma bola de som e se tava agudo parece o Iron Man se coçando.

No Tune TWB que é três bandas 18v, mexo um pouco no grave, nada no médio e agudo, só uso o grave como boost tb.


Última edição por vcrz em Qua Fev 10, 2021 10:43 am, editado 1 vez(es)
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 10:41 am

^ O boost de graves não deixa de ser um preamp.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por vcrz Qua Fev 10, 2021 10:44 am

^ sim é verdade.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 10, 2021 10:50 am

Esse pedal aqui é uma espécie de "loudness"
https://efxpedais.com/loja/produtos/maximizer-2/
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por gsfteodoro Qua Fev 10, 2021 11:20 am

Se eu não me engano, os Dingwall's não possuem controle de agudo. Acho que eles entendem você, Allex, hehehehe

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por patriciofernandes Qua Fev 10, 2021 1:00 pm

Tenho um pré que parece um painel de avião de tantos botões, e acabo fazendo a mesma coisa que o Allex... desperdício de recurso? sei lá
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 10, 2021 3:05 pm

allexcosta escreveu:Não seria o pré perfeito um bass boost eficiente e um controle de tone passivo?
IMHO, em situação de banda ou gravação, nem sempre. Para fazer o baixo cortar na mix, o segredo está no controle das frequências médias (médio-graves + médio-agudos ou paramétrico, ou semiparamétrico).
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

gmv bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por vcrz Qua Fev 10, 2021 8:00 pm

Eu acho que dá pra resolver tudo isso na mix, de acordo com o que eu aprendi no técnico de Produção Musical que não é regra pro fim do mundo, por favor.

Minha experiência gravando, eu nunca mexi em equalização de baixo antes do sinal, ou seja no baixo ou em pedal, mexia direto na equalização da DAW ou do plugin escolhido.

Porém, entretanto, não obstante... Meus professores diziam que quando o baixo era "diferente" do de costume, tipo vc grava com jazz/Precision, chegava um humbucker duplo, 5743 botões, naturalmente eles tentavam "alinhar" ao "normal" do ouvido deles mexendo na EQ do baixo.

Tipo o botão do dedo do meio do Leeland Sklar, que não serve pra nada, só pra calar a boca do ouvido chato.

No final o "Precision" corta tudo pq produtor meio que sempre caga pra Baixo, no sentido de não precisa de muita ciência igual uma bateria por exemplo... Sendo bem sincero. Todo mundo sabe que precisa ter baixo, mas na hora de gravar, o baixo é o mais "simples", não precisa de caixa, amp, microfone.... Pode fazer com tudo isso, sim, mas geralmente a gente nem senta no aquário... Fica ali numa banqueta tocando do lado da mesa com o produtor olhando pra tua cara esperando você acabar.

Aprendi tudo quanto é forma de gravar baixo... E mesmo sendo baixista. Prefiro ligar direto num Avalon e pronto. Sem stress de amp, microfone e todo resto.

Polêmico, porém é meu ponto de vista apenas.

Mas concordo com o tópico pq nunca tinha pensado nesse ponto de só o boost de baixo ser o pré perfeito, que eu concordo com o Alex.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 10, 2021 9:46 pm

No geral, acho que nunca usei esse "boost" de graves ou agudos que vêm nos amplis, talvez em uma situação ou outra mas que não me lembro agora.
Mas acho que as situações citadas aqui podem ser um motivo para cortar/aumentar: cordas velhas, sala embolando som, etc.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 9:53 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Não seria o pré perfeito um bass boost eficiente e um controle de tone passivo?
IMHO, em situação de banda ou gravação, nem sempre. Para fazer o baixo cortar na mix, o segredo está no controle das frequências médias (médio-graves + médio-agudos ou paramétrico, ou semiparamétrico).

É, mas em pré onboard às vezes fica meio estranho... Como eu disse, é com bastante parcimônia...

Roger Sadowsky sempre foi contra médios no pré do baixo. E o pré dele soa bem natural, similar ao OBP-1.

Existe a idéia de que um pré com 3 ou 4 frequências, semi-para e opção do médio entre isso ou aquilo é superior que um pré de 1 ou 2 bandas. Mas não é...

O pré do Alleva Coppolo mesmo, tem só duas bandas e o agudo funciona mais ou menos como um TONE. É um pré muito bem considerado. Outro assim é o Greengrove.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Artur Vini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 10, 2021 9:55 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse pedal aqui é uma espécie de "loudness"
https://efxpedais.com/loja/produtos/maximizer-2/
Esse EFX é clone do famoso BBE Sonic Stomp.

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  6444029cf02b6b16c420c078f0f8c564
BBE Sonic Stomp SS-92 Sonic Maximizer
Made in USA

http://www.bbesound.com/products/stomp-boxes/Sonic-Stomp_SS-92.aspx
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 10, 2021 9:57 pm

Esses boost, tanto de grave quanto de agudo, fazem o que exatamente? Algo que não seria alcancável com o EQ? Ou tipo, a EQ vai até X, o boost dá 2X?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 10, 2021 9:57 pm

^ Isso!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 9:59 pm

Esses BBE são pura enganação...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 10, 2021 11:11 pm

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Não seria o pré perfeito um bass boost eficiente e um controle de tone passivo?
IMHO, em situação de banda ou gravação, nem sempre. Para fazer o baixo cortar na mix, o segredo está no controle das frequências médias (médio-graves + médio-agudos ou paramétrico, ou semiparamétrico).

É, mas em pré onboard às vezes fica meio estranho... Como eu disse, é com bastante parcimônia...

Roger Sadowsky sempre foi contra médios no pré do baixo. E o pré dele soa bem natural, similar ao OBP-1.

Existe a idéia de que um pré com 3 ou 4 frequências, semi-para e opção do médio entre isso ou aquilo é superior que um pré de 1 ou 2 bandas. Mas não é...

O pré do Alleva Coppolo mesmo, tem só duas bandas e o agudo funciona mais ou menos como um TONE. É um pré muito bem considerado. Outro assim é o Greengrove.
Concordo. Mais não quer dizer necessariamente melhor. Depende muito da qualidade do preamp, depende, também, do som original (passivo) do baixo, bem como da necessidade e/ou situação. Não obstante, eu discordo respeitosamente do Sadowsky e tendo mais para Mike Pope e John East.

Para mim, o OBP-1 é o melhor/mais transparente preamp da Aguilar, mas ele tem uma grave deficiência: a ausência de treble cut.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 10, 2021 11:13 pm

allexcosta escreveu:Esses BBE são pura enganação...
[2]
É maquiagem pesada por meu gosto. :hmm:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por patriciofernandes Qui Fev 11, 2021 12:18 am

Algumas considerações a respeito, baseado nas minhas experiências:

1. O que eu não gosto em pré que tem bass e treble boost/cut é que geralmente eles trabalham com eq shelving, que pega todas as frequências abaixo do centro no caso do grave, e acima do centro no caso do agudo, e levanta ou abaixa junto com a frequência central. Isso faz sujar e embola tudo (IMO). Poucos pré fazem isso com eficiência sem mexer em coisa demais

2. Quando o pré tem opção de médio agudo, eu tiro. Quando não tem, eu deixo flat. Acho que mexer com médio é quase sempre um problema... não encontro um ponto em que um boost me agrade.

3. Nunca usei o OBP-1, mas não ter cut de agudos pra mim sempre será um problema. Boost de agudos não faço nenhuma questão

4. O Aguilar OBP é um dos melhores pré que já experimentei. Tá no topo da lista certamente. E olhe que já usei muitos tipos e modelos
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

mum e vcrz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Guga Ramone Sex Fev 12, 2021 4:21 pm

allexcosta escreveu:Roger Sadowsky sempre foi contra médios no pré do baixo. E o pré dele soa bem natural, similar ao OBP-1.
Fato curioso: O pré do Roger Sadowsky usa exatamente a mesma topologia daquele amp que vc já disse que não gosta, que é o Hartke LH500. A diferença é que o Sadowsky tem o controle de médios fixo em algo em torno do "8" (de 0 a 10).
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 12, 2021 4:58 pm

patriciofernandes escreveu:1. O que eu não gosto em pré que tem bass e treble boost/cut é que geralmente eles trabalham com eq shelving, que pega todas as frequências abaixo do centro no caso do grave, e acima do centro no caso do agudo, e levanta ou abaixa junto com a frequência central. Isso faz sujar e embola tudo (IMO). Poucos pré fazem isso com eficiência sem mexer em coisa demais

Concordo.

patriciofernandes escreveu:2. Quando o pré tem opção de médio agudo, eu tiro. Quando não tem, eu deixo flat. Acho que mexer com médio é quase sempre um problema... não encontro um ponto em que um boost me agrade.

Sempre tive sensação parecida.

patriciofernandes escreveu:3. Nunca usei o OBP-1, mas não ter cut de agudos pra mim sempre será um problema. Boost de agudos não faço nenhuma questão

Pois é, mas é possível combiná-lo com um tone passivo, que normalmente soa melhor que cut ativo de agudos.

patriciofernandes escreveu:4. O Aguilar OBP é um dos melhores pré que já experimentei. Tá no topo da lista certamente. E olhe que já usei muitos tipos e modelos

São bem naturais, realmente.

Guga Ramone escreveu:Fato curioso: O pré do Roger Sadowsky usa exatamente a mesma topologia daquele amp que vc já disse que não gosta, que é o Hartke LH500. A diferença é que o Sadowsky tem o controle de médios fixo em algo em torno do "8" (de 0 a 10).

Se você lembrar bem, geralmente uso o adjetivo "anêmicos" para me referir aos LH. E isso não relação com o pré. Sinceramente, não lembro do pré dessa série ou se cheguei a mexer com ele com algum detalhamento.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por patriciofernandes Sex Fev 12, 2021 6:32 pm

allexcosta escreveu:

Pois é, mas é possível combiná-lo com um tone passivo, que normalmente soa melhor que cut ativo de agudos.


concordo plenamente
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Guga Ramone Ter Fev 16, 2021 4:05 pm

allexcosta escreveu:Se você lembrar bem, geralmente uso o adjetivo "anêmicos" para me referir aos LH. E isso não relação com o pré. Sinceramente, não lembro do pré dessa série ou se cheguei a mexer com ele com algum detalhamento.
A seção de potência do LH500 é a mesma do HA5500, e ela tem resposta bem plana. A diferenciação do timbre deles vem da voz do pré. Talvez você goste do pré Sadowsky pois normalmente usa-se combinado com o pré "nativo" do amp em que estiver plugado. Já no caso LH500, talvez ache ele anêmico pois a regulagem "padrão", com os controles na metade, mata muito das frequencias médias. Da próxima vez que pegar um amp desses, experimente começar com os médios no 8 e graves e agudos no 2. Meio contraintuitivo, mas funciona!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 16, 2021 5:57 pm

Guga Ramone escreveu:A seção de potência do LH500 é a mesma do HA5500, e ela tem resposta bem plana.

Isso me causa extrema surpresa. Tem certeza que a Samson não diminuiu os capacitores da fonte, o trafo, não trocou os transistores excitadores ou de saída? Essas trocas são comuns. Até GKs, por exemplo, de anos diferentes, são construídos meio que com o que tem lá no dia ou na época em que a fábrica fez a compra de componentes.

Porque mesmo sem exatamente amar o timbre, o HA5500 sempre foi um amp pau pra toda obra, valente. E os LH pra mim soaram tímidos, comportados.

É bom lembrar que uma quantidade absurda de componentes eletrônicos utilizados em amps hoje em dia são falsos e muitas fábricas chineses não utilizam nada original. E os Hartke da Hartke eram feitos nos EUA, correto? Enquanto os da Samson são todos chineses.

Guga Ramone escreveu:A diferenciação do timbre deles vem da voz do pré. Talvez você goste do pré Sadowsky pois normalmente usa-se combinado com o pré "nativo" do amp em que estiver plugado. Já no caso LH500, talvez ache ele anêmico pois a regulagem "padrão", com os controles na metade, mata muito das frequencias médias. Da próxima vez que pegar um amp desses, experimente começar com os médios no 8 e graves e agudos no 2. Meio contraintuitivo, mas funciona!

Esse tipo de coisa é muito anti-natural pra mim. Pré onboard até rola porque sei que vários são "boost only", mas esse processo contra intuitivo me dá uma quebrada boa em cabeçotes.

Lembro de ter comentado em algum lugar da minha decepção com os SVT4-Pro e alguém respondeu que esse amp tem que trabalhar clipando feio em cada nota. Como que vai saber disso? O que qualquer pessoa normal faz quando vê clipping é diminuir o ganho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por patriciofernandes Ter Fev 16, 2021 7:28 pm

Toquei num evento recentemente que o baixista que estava tocando antes de mim comentou isso, e eu achei um absurdo. Detesto cubo com volume muito alto, e pra mim se torna inconcebível que eu precise aumentar até clipar pra ter um som decente num amp
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Guga Ramone Dom Fev 21, 2021 8:55 am

Allex, não vou afirmar que eles são idênticos até o ultimo componente, mas pelo que vi nos esquemáticos, parecem ser a mesma coisa. Pra mim, faz todo sentido a empresa usar o mesmo módulo já pronto e testado de um amp, num modelo mais novo, ao invés de desenvolver algo e gastar recursos com isso. Provavelmente você só não gosta da voz do amp, que come bastante os médios e deve ter uma saída com menos dB pra excitar o power por conta disso. E, como a topologia do EQ não permite que você mude muito o timbre, como por ex. dar boost nos médios, você acaba achando eles anêmicos. Você está acostumado com GK, que é bem diferente.

Enfim, são coisas "antinaturais" mas são assim. Por isso acho importante estudar, ler os manuais, conhecer como os equipamentos funcionam. Cada um gosta de um tipo de som, de um tipo de equalização e cada modelo de amp oferece uma variação pra atender gostos diferentes. Não dá pra plugar num amp qualquer, com todos os controles no meio e querer que sempre soe do teu gosto.

O que eu acho errado é a empresa que oferece backline colocar um amp desses num evento. Um Hartke da série HA é muito mais adequado por ter um voz muito mais neutra e passível de ajustes pra agradar vários gostos. Mas aí já entramos em outro assunto...

Já o caso do Ampeg que acende a luz de "clipping" é ridículo... hehehehe Tinham que apagar o rótulo desse led e colocar "OK" no lugar.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 21, 2021 9:42 am

Guga Ramone escreveu:Allex, não vou afirmar que eles são idênticos até o ultimo componente, mas pelo que vi nos esquemáticos, parecem ser a mesma coisa. Pra mim, faz todo sentido a empresa usar o mesmo módulo já pronto e testado de um amp, num modelo mais novo, ao invés de desenvolver algo e gastar recursos com isso.

Sim, usar o mesmo módulo faz todo sentido, mas...

Digamos que você desenvolva um amplificador hoje, faz o protótipo, testa tudo, soa bem, funciona bem. Só que não dá pra produzir fora da China, correto? Você manda o protótipo pra lá, com esquema, desenhos, etc... Te garanto 100% que TODOS os amplificadores que eles produzirem de maneira OEM pra sua marca terão transistores falsos, TODOS...

Infelizmente isso é uma realidade. Como esses transistores passam por controle de qualidade pífia, o trabalhador chinês ganhando 15 dólares por semana testa cada um para que esteja dentro das specs, senão o amp nem liga. Mas esse teste não garante que o transistor tenha performance de datasheet, especialmente em altas temperaturas.

Eles podem também usar o mesmo módulo com alimentação mais fraca, buscando alguma economia.

E a produção da Hartke mudou dos EUA pra China pouco antes do lançamento dos LH, com a compra da empresa pela Samson. Será que a Samson tem sua própria fábrica na China, envia componentes originais e coisas assim? Seria demais esperar isso...

Guga Ramone escreveu:Provavelmente você só não gosta da voz do amp, que come bastante os médios e deve terda com menos dB pra excitar o power por conta disso. E, como a topologia do EQ não permite que você mude muito o timbre, como por ex. dar boost nos médios, você acaba achando eles anêmicos. Você está acostumado com GK, que é bem diferente.

Não consigo entender porque uma empresa lançaria ou conceberia um amp que come médios. Que diabo de decisão seria essa? A Hartke já tinha amps que funcionavam. Se precisava de um marketing novo, tirava ou colocava uns botõezinhos novos com nomes idiotas como ENHANCE, GROWL, MUSCLE ou essas maluquices que empresas de amp inventam em cima da plataforma HA, com uma estética diferente, tirava o gráfico, algo assim... Mas acharam melhor gastar essa grana contratando o Victor Wooten. E pior que em termos de vendas não deve ser uma estratégia ruim.

Guga Ramone escreveu:Enfim, são coisas "antinaturais" mas são assim. Por isso acho importante estudar, ler os manuais, conhecer como os equipamentos funcionam.

Tento fazer isso na medida do possível. Mas com os LH foi meio que ligar, tocar 2 notas, mexer aqui e ali, tocar mais duas e dizer "nah"... A gente sabe como um amp se comporta meio que no arriar das malas e a primeira impressão desses modelos não é legal.

Guga Ramone escreveu:Cada um gosta de um tipo de som, de um tipo de equalização e cada modelo de amp oferece uma variação pra atender gostos diferentes. Não dá pra plugar num amp qualquer, com todos os controles no meio e querer que sempre soe do teu gosto.

É, mas também não espero mid-scooping de um equipamento. Knob de mid tá ali, se você quiser "scoopar" tudo bem, mas embutido na voz é muita burrice.

Guga Ramone escreveu:O que eu acho errado é a empresa que oferece backline colocar um amp desses num evento. Um Hartke da série HA é muito mais adequado por ter um voz muito mais neutra e passível de ajustes pra agradar vários gostos. Mas aí já entramos em outro assunto...

É porque as pessoas querem o novo, o que saiu na revista, que foi lançado na NAMM, que o baixista da moda toca. Música é a arte dos sons, mas é impressionante a pouca quantidade de gente que usa os ouvidos pras coisas relacionadas à música.

Guga Ramone escreveu:Já o caso do Ampeg que acende a luz de "clipping" é ridículo... hehehehe Tinham que apagar o rótulo desse led e colocar "OK" no lugar.

Pior são os fan boys tentando te convencer que a Ampeg está certa e você que não sabe nada...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Guga Ramone Dom Fev 21, 2021 10:44 am

allexcosta escreveu:Não consigo entender porque uma empresa lançaria ou conceberia um amp que come médios. Que diabo de decisão seria essa?

O Hartke LH usa o mesmo tonestack dos antigos Fender Bassman. Muita gente ama, muita gente odeia. Vejo que você faz parte do segundo time e eu do primeiro. Hartke não tirou a série HA pra colocar a LH no lugar. As duas convivem muito bem juntas e cada um escolhe qual quiser. "Different strokes for different folks."

Acho que você nunca olhou a curva de resposta de frequência dos amps. A maior parte deles tem algum scoop nos médios quando os controles estão em 12h e normalmente possuem algum recurso adicional para diminuir ainda mais os médios em funções como Contour (GK e Peavey), Ultra Lo (Ampeg), Shape (Trace Elliot e Hartke). Ou ainda funções como "Punch e Bright", que dão ganho nos graves e agudos, respectivamente, o que acaba causando um scoop dos médios. Amps que eu sei que tem uma resposta plana de frequência são os Trace Elliot antigões quando o shape está desligado e Hartke HA no pré Solid State (o pré a válvula desta série tem scoop de médios igual ao do LH).
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 21, 2021 1:21 pm

Guga Ramone escreveu:O Hartke LH usa o mesmo tonestack dos antigos Fender Bassman. Muita gente ama, muita gente odeia. Vejo que você faz parte do segundo time e eu do primeiro. Hartke não tirou a série HA pra colocar a LH no lugar. As duas convivem muito bem juntas e cada um escolhe qual quiser. "Different strokes for different folks."

O 5500 não existe mais...

E hoje em dia só vejo eles promovendo os LH.

Guga Ramone escreveu:Acho que você nunca olhou a curva de resposta de frequência dos amps. A maior parte deles tem algum scoop nos médios quando os controles estão em 12h e normalmente possuem algum recurso adicional para diminuir ainda mais os médios em funções como Contour (GK e Peavey), Ultra Lo (Ampeg), Shape (Trace Elliot e Hartke). Ou ainda funções como "Punch e Bright", que dão ganho nos graves e agudos, respectivamente, o que acaba causando um scoop dos médios. Amps que eu sei que tem uma resposta plana de frequência são os Trace Elliot antigões quando o shape está desligado e Hartke HA no pré Solid State (o pré a válvula desta série tem scoop de médios igual ao do LH).

Grande maioria dos amps possui picos e vales, mas um scoop com Q amplo não sei se são tão comuns assim.

A propósito, tem essas curvas aí?

O mid-contour dos GK e o Ultra-Lo da Ampeg são recursos destruidores de timbre... E, no caso da Ampeg, de falantes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por fheliojr Dom Fev 21, 2021 2:38 pm

allexcosta escreveu:...te garanto 100% que TODOS os amplificadores que eles produzirem de maneira OEM pra sua marca terão transistores falsos, TODOS...

[...] Será que a Samson tem sua própria fábrica na China, envia componentes originais e coisas assim? Seria demais esperar isso...


Alex, a GK tem fábrica na China e não usa componentes falsificados, né? Minha GAS por esta marca abaria, imediatamente, se isso não proceder.

allexcosta escreveu:...Música é a arte dos sons, mas é impressionante a pouca quantidade de gente que usa os ouvidos pras coisas relacionadas à música.

Cara, sempre falo isso, qnd trato de equipamentos de áudio.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 21, 2021 4:09 pm

fheliojr escreveu:Alex, a GK tem fábrica na China e não usa componentes falsificados, né? Minha GAS por esta marca abaria, imediatamente, se isso não proceder.

Sim, a GK montou sua própria fábrica na China, ao invés de encomendar produção OEM, como tantas outras marcas fazem.

O problema de componentes falsos é endêmico e ninguém pode por a mão no fogo por uma fábrica ou distribuidor, infelizmente...

Pior de tudo, é comum uma empresa que só vende componentes chineses falsos ocasionalmente mandar um verdadeiro. E, pelo que sei, parece que a recíproca também é verdadeira.

Bagulho tá louco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Fev 21, 2021 5:13 pm

Interessante essa colocação sobre os Hartke LH e HA.
Pessoalmente considero o HA3500 um baita ampli, curiosamente me encontro mais nele do que nos 2500 ou 5500.
O LH... tem timbre legal, mas eu sempre senti falta de algo quando estava tocando com a banda, agora observado as postagens do Guga eu nunca fui "a fundo" no EQ, na real não faço isso com quase nenhum ampli, eu também meio que tenho na cabeça que devo tentar meio proximo do flat e ir alterando conforme sinto necessidade. É um ponto que, numa próxima vez que me deparar, vou tentar explorar mais.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Guga Ramone Seg Fev 22, 2021 8:23 am

allexcosta escreveu:O 5500 não existe mais... E hoje em dia só vejo eles promovendo os LH.
Provavelmente o LH seja MUITO mais barato pra produzir e com isso eles maximizem o lucro. Escolhas da empresa...

allexcosta escreveu: Grande maioria dos amps possui picos e vales, mas um scoop com Q amplo não sei se são tão comuns assim.
A propósito, tem essas curvas aí?
Comigo aqui não, mas vi no talkbass várias postagens onde o pessoal mediu essas resposta de frequencias. No Google tb dá pra achar alguma coisa. E se você acha o scoop do LH grande, não queira ver o que um Sansamp Bass Driver faz com os médios... hehehehe

allexcosta escreveu:
O mid-contour dos GK e o Ultra-Lo da Ampeg são recursos destruidores de timbre... E, no caso da Ampeg, de falantes.
Não necessariamente. Dependendo do contexto da banda podem soar muito bem, sim. E destruir falantes não é regra, visto que boa parte dos amps tem um HPF embutido, só que os fabricantes não declaram. Aliás, esse é um dos segredos dos GK renderem bem, um bom filtro que corte frequências subssônicas que só servem pra desperdiçar potência.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 22, 2021 8:37 am

Guga Ramone escreveu:Comigo aqui não, mas vi no talkbass várias postagens onde o pessoal mediu essas resposta de frequencias. No Google tb dá pra achar alguma coisa. E se você acha o scoop do LH grande, não queira ver o que um Sansamp Bass Driver faz com os médios... hehehehe

Ver eu não vi, mas ouvi. Quando eu tinha um BD e usava de vez em quando BASS e TREBLE eram no zero, BLEND pouco antes do meio e um pouquinho de DRIVE só pra dar um pan quando tocava sem amp.

Guga Ramone escreveu:Não necessariamente. Dependendo do contexto da banda podem soar muito bem, sim. E destruir falantes não é regra, visto que boa parte dos amps tem um HPF embutido, só que os fabricantes não declaram. Aliás, esse é um dos segredos dos GK renderem bem, um bom filtro que corte frequências subssônicas que só servem pra desperdiçar potência.

Qual a frequência do Ultra-Lo mesmo? Esses HPF cortam em 40hz, né?

Eu sempre soube que os GK eram filtrados, não sabia que era algum tipo de segredo. É HPF ou Band pass? Eu ando pensando em fazer uns amps e quero colocar um band pass bem duro lá embaixo e menos duro lá em cima. Amp de baixo não tem que falar mais de 10-12k.

Por incrível que pareça, mais chatinho de querer fazer isso é arrumar uma caixa metálica que seja legalzinha sem quebrar a banca. Comecei o ano com essa vontade, mas aí os dias ficam meio curtos, por um motivo ou outro e não sai do papel. Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Guga Ramone Seg Fev 22, 2021 10:42 am

allexcosta escreveu:Ver eu não vi, mas ouvi. Quando eu tinha um BD e usava de vez em quando BASS e TREBLE eram no zero, BLEND pouco antes do meio e um pouquinho de DRIVE só pra dar um pan quando tocava sem amp.
Quando você diz "zero", quer dizer no mínimo? Ou na metade?

allexcosta escreveu:Qual a frequência do Ultra-Lo mesmo? Esses HPF cortam em 40hz, né?
Ultra-Lo é corte de médios, -10 dB @ 500 Hz. Como todo corte, ele gera um "bump" nas frequências vizinhas, no caso +2 dB @ 40 Hz (nada demais, visto que o controle de graves de muitos amps trabalham em 40 Hz)
É chamado assim pois a sensação que o corte de médios dá é a de que os graves aumentaram.

allexcosta escreveu:Eu sempre soube que os GK eram filtrados, não sabia que era algum tipo de segredo. É HPF ou Band pass? Eu ando pensando em fazer uns amps e quero colocar um band pass bem duro lá embaixo e menos duro lá em cima. Amp de baixo não tem que falar mais de 10-12k.
Não sei sobre o corte dos agudos pois ainda não me interessei muito por isso, visto que o próprio sistema de caixas normalmente já limita isso. Sei que os Markbass tem o VLE (Vintage Loudspeaker Emulator), que é corte de agudos.

HPF é "metade" de um Band Pass. A frequência de filtros de corte de graves variam conforme o projeto. Normalmente -12 dB / Oitava em 30 Hz resolve bem. Não diria que é segredo mas acredito que os fabricantes não colocam esse tipo de informação pra não acabar confundindo mais.

https://www.broughtonaudio.com/product-page/low-high-pass-filter -> Pedalzinho pra te resolver a vida, Allex!

allexcosta escreveu:Por incrível que pareça, mais chatinho de querer fazer isso é arrumar uma caixa metálica que seja legalzinha sem quebrar a banca. Comecei o ano com essa vontade, mas aí os dias ficam meio curtos, por um motivo ou outro e não sai do papel. Laughing

Tente ver chapa de aluminio. Faz o projeto em CAD, já com as furações que precisa e cota nas serralherias. Não deve ficar tão caro assim.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por mum Seg Fev 22, 2021 10:47 am

allexcosta escreveu:
Qual a frequência do Ultra-Lo mesmo? Esses HPF cortam em 40hz, né?


+2db@40hz
-10db@500hz

Não acho agressivo ao ponto de comprometer os falantes, dependendo de como está o knob de bass do ampli (e do baixo). Isoladamente, a unica coisa q vai ser comprometida é a sua mix, se não for usado com sabedoria hahahaha.

No caso dos SVT-PRO, acho que o eq grafico é muito mais perigoso, já que a primeira banda é de 33hz com boost de até +12db.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 22, 2021 10:56 am

Guga Ramone escreveu:Quando você diz "zero", quer dizer no mínimo? Ou na metade?

Mínimo. É "boost only" né?

Guga Ramone escreveu:Ultra-Lo é corte de médios, -10 dB @ 500 Hz. Como todo corte, ele gera um "bump" nas frequências vizinhas, no caso +2 dB @ 40 Hz (nada demais, visto que o controle de graves de muitos amps trabalham em 40 Hz)
É chamado assim pois a sensação que o corte de médios dá é a de que os graves aumentaram.

Tem certeza que é 2db em 40hz? Lembro da gente ter falado dessa função aqui pouco tempo atrás e, se não me engano, alguém mencionou algo bem mais devastador.

Guga Ramone escreveu:HPF é "metade" de um Band Pass. A frequência de filtros de corte de graves variam conforme o projeto. Normalmente -12 dB / Oitava em 30 Hz resolve bem. Não diria que é segredo mas acredito que os fabricantes não colocam esse tipo de informação pra não acabar confundindo mais.

30hz já é região sub-sônica. Estranho que normalmente seja isso. Quero 24db/oitava em 40hz, até pra proteção de falantes e pra tornar o sistema mais à prova de idiotas.

Guga Ramone escreveu:https://www.broughtonaudio.com/product-page/low-high-pass-filter -> Pedalzinho pra te resolver a vida, Allex!

Aí sim... Eu sempre quis ter algum tipo de HPF, mas por algum motivo nunca virou realidade. Talvez porque morro de preguiça de carregar caixinhas mágicas. Mas é legal poder controlar isso você mesmo.

Guga Ramone escreveu:Tente ver chapa de aluminio. Faz o projeto em CAD, já com as furações que precisa e cota nas serralherias. Não deve ficar tão caro assim.

Acho que essa é a opção mais viável mesmo. E dá até pra escolher a espessura da chapa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 22, 2021 11:03 am

mum escreveu:+2db@40hz
-10db@500hz

Não acho agressivo ao ponto de comprometer os falantes, dependendo de como está o knob de bass do ampli (e do baixo). Isoladamente, a unica coisa q vai ser comprometida é a sua mix, se não for usado com sabedoria hahahaha.

Problema nisso aí é que idiotas serão idiotas... Cara tem um baixo ativo com +16db em 40hz no talo, na caixinha mágica ele dá mais 16 na mesma região, no amp ele manda +20db em 40hz também. Eu não lançaria nada no mercado que não fosse à prova de idiotas, porque eles estão por aí à espreita, esperando encontrar um ampzinho em cima de uma caixa pra tocar o terror nas frequências.

mum escreveu:No caso dos SVT-PRO, acho que o eq grafico é muito mais perigoso, já que a primeira banda é de 33hz com boost de até +12db.

Vai ver foi isso que li aqui uns tempos atrás...

Que absurdo, né? O que passa pela cabeça do time de engenharia pra oferecer uma aberração dessas?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por mum Seg Fev 22, 2021 11:11 am

allexcosta escreveu:
Mínimo. É "boost only" né?

O BDDI é cut/boost, e os médios respondem de acordo com a configuração de grave e agudo

BASS & TREBLE:Unlike passive controls that only cut, these active tone controls cut or boost–12dB from unity gain (12 o clock).This powerful EQ section effectively reduces the need for a fixed fre-quency mid control and enables you to achieve an extensive variety of curves --including a mid-cut aswell as a mid-boost.Adjusting Mid-Range Content: The mid-range level is preset. Boosting Bass and Treble yields amid-cut (at 750 Hz) where the relative mid-range level is lower than the Bass and Treble frequencylevels. Cutting Bass and Treble yields a mid-boost (at 750 Hz) where the relative mid-range level ishigher than the Bass and Treble frequency levels. NOTE: The overall output level will change relative toyour EQ settings. Simply adjust the Level control accordingly.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 22, 2021 11:17 am

mum escreveu:O BDDI é cut/boost, e os médios respondem de acordo com a configuração de grave e agudo
Essa deficiência foi sanada com louvor no SansAmp BDDI V2.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por mum Seg Fev 22, 2021 11:27 am

allexcosta escreveu:
Problema nisso aí é que idiotas serão idiotas... Cara tem um baixo ativo com +16db em 40hz no talo, na caixinha mágica ele dá mais 16 na mesma região, no amp ele manda +20db em 40hz também. Eu não lançaria nada no mercado que não fosse à prova de idiotas, porque eles estão por aí à espreita, esperando encontrar um ampzinho em cima de uma caixa pra tocar o terror nas frequências.


Idiotas sempre arrumam um jeito de ser idiotas. Ainda mais com a possibilidade de dar boost no baixo, no pedal (ou pedais), no ampli. Acho q pra resolver aí só limitando nos falantes mesmo.

allexcosta escreveu:

Vai ver foi isso que li aqui uns tempos atrás...

Que absurdo, né? O que passa pela cabeça do time de engenharia pra oferecer uma aberração dessas?

Acho que fui eu que levantei esse assunto no passado, e lembro q o que assustava era realmente o corte em -10db nos 500hz. Lembro que você chegou a comentar sobre o boost em 40hz, mas como o Guga comentou, outros amplis (Ampegs, Aguilar, Markbass) tem essa frequencia como padrão para os graves. De curiosiade, Mesa-boogie usam 55hz, e GKs usam 60hz.

Agora, sobre os 33hz... Haja coração pra dar um boost nisso! hahahahahaha
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 22, 2021 1:29 pm

mum escreveu:O BDDI é cut/boost, e os médios respondem de acordo com a configuração de grave e agudo

O de trocentos anos atrás era assim também?

Lembro que após comprar tentei alguns presets do manual e não curti. Não sou de dar boost em agudo. Dei um pouco no grave e o médio deu uma sumida, algo que normalmente não tolero. Então terminava usando ele como um leve OD. Em tempo, grave e agudo no todo fechados não pareciam de modo algum fechados.

Depois até comprei o irmão do BDDI que tem médios, acho que o Para Driver... E não curti.

mum escreveu:Acho que fui eu que levantei esse assunto no passado, e lembro q o que assustava era realmente o corte em -10db nos 500hz. Lembro que você chegou a comentar sobre o boost em 40hz, mas como o Guga comentou, outros amplis (Ampegs, Aguilar, Markbass) tem essa frequencia como padrão para os graves. De curiosiade, Mesa-boogie usam 55hz, e GKs usam 60hz.

60hz é muito mais conveniente. No mundo real, 40hz já causa um monte de problema. Por isso se corta aí e se chama tudo que há abaixo disso de região sub-sônica, que mesmo sendo desejável em algumas situações, em som ao vivo é o terror da técnica.

mum escreveu:Agora, sobre os 33hz... Haja coração pra dar um boost nisso! hahahahahaha

Como que uma empresa tradicional faz isso? Quem é responsável por uma decisão dessas? facepalm
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Fev 22, 2021 4:03 pm

allexcosta escreveu:Apesar de ter parado de tocar em banda já faz uns anos, toco baixo desde 1988.

Em todos esses anos, jamais aumentei os agudos de um pré onboard...

Baixo que falta agudo ou não tem mesmo ou tá com corda velha.

Também sempre tive dificuldade com os médios. Um cabelo de sapo numa frequência aqui ou ali tudo bem. Fora isso, soa meio artificial e altera os transientes.

Tirar grave também nunca tirei... Ou é dar um pouco, ou é flat...

Com isso, pergunto:

Não seria o pré perfeito um bass boost eficiente e um controle de tone passivo?


88?
Nossa!!!!


Eu comecei em 1995. Gente!
EU estou sendo chato....deixa pra lá. Nem vou mais comentar!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por mum Seg Fev 22, 2021 6:21 pm

allexcosta escreveu:
O de trocentos anos atrás era assim também?

Lembro que após comprar tentei alguns presets do manual e não curti. Não sou de dar boost em agudo. Dei um pouco no grave e o médio deu uma sumida, algo que normalmente não tolero. Então terminava usando ele como um leve OD. Em tempo, grave e agudo no todo fechados não pareciam de modo algum fechados.

Depois até comprei o irmão do BDDI que tem médios, acho que o Para Driver... E não curti.



Sim, estou falando do BDDI v1 mesmo. O V2 não tenho certeza se usa as mesmas bandas de eq.
Já o Paradriver, que você mencionou, tem o grave em 80hz, como os Trace Elliots e alguns SWR, se não me falha a memoria...

Em tempo - falando de Trace Elliots: Se nao me engano o EQ grafico deles começa em 30hz, mas pelo menos o knob é vermelho pra quem for mexer ali pensar duas vezes antes de fazer bobagem hahahaha.

Em tempo 2 - na minha visão, essas bandas baixo de 40hz deveriam ser cut-only, justamente pra limpar frequencias subgraves sobrando. Ai sim esses Sliders começam a fazer sentido pra mim.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 22, 2021 6:58 pm

mum escreveu:Em tempo - falando de Trace Elliots: Se nao me engano o EQ grafico deles começa em 30hz, mas pelo menos o knob é vermelho pra quem for mexer ali pensar duas vezes antes de fazer bobagem hahahaha.
Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  IMG-0129
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por mum Seg Fev 22, 2021 7:01 pm

Estava com os AH na cabeça...

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Kzlsw3n3a8jjfml4mjeh
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 22, 2021 7:02 pm

Não entendo 30hz e 15khz pra baixo, na boa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 22, 2021 7:04 pm

Juninho Sampaio escreveu:88? Nossa!!!!

Pois é. Ano que tu nasceu, né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Juninho Sampaio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?  Empty Re: Boost de agudos é viável? Alguém corta graves?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos