Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

+5
allexcosta
Uchoa
tfk
nando.filho
patriciofernandes
9 participantes

Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por Pedro Cavalcanti Ter Fev 16, 2021 1:10 am

Ambos são 5 cordas e estão com preços equivalentes...
Quem já teve? Qual é melhor e por quê???
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Cantão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por patriciofernandes Ter Fev 16, 2021 2:50 am

A sonoridade é absurdamente diferente . São água e óleo. Um tem nada a ver com o outro
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por nando.filho Ter Fev 16, 2021 10:33 am

Fala cara, eu prefiro o TRB. Até tava com um uns dias atrás e sou apaixonado por esse baixo.

Com relação ao sterling ray acho que o trb é melhor construído, tem mais possibilidades de timbres (inclusive da pra emular algo perto de um MM), o som me agrada (muuuuuito) mais, e tem melhor revenda que um sterling.

Apenas uma observação: os TRB 1005 é 35” o que, IMHO, garante uma definição absurda das cordas mais graves (principalmente a SI). Ja toquei em vários MM e sterings que não tinham nada demais na sizona. O ponto negativo é que essa escala é maior que a normal e nem todo mundo se adapta a ela.
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagens : 342
Localização : São Paulo - SP

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por tfk Ter Fev 16, 2021 11:35 am

Prefiro o TRB porque gosto mais do timbre dele, mas como disseram não cabe comparar os dois instrumentos, são propostas bem diferentes. Não sei como está o mercado desses baixos hoje em dia, mas anos atrás tive um Ray 34 e quando anunciei vendi o baixo na mesma semana.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por Uchoa Ter Fev 16, 2021 12:05 pm

+1 para o TRB ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por allexcosta Ter Fev 16, 2021 12:36 pm

São dois baixos legais, porém bem diferentes.

Os Sterling são muito similares a seus irmãos americanos. O som então, é praticamente a mesma coisa. Acabamento é um pouco inferior, mas não é ruim. Timbre será mais próximo do que a gente tem na memória auditiva como clássico ou algo que toca na rádio... Mais músicas que fizeram sucesso tem o timbre próximo desse baixo que do Yamaha, o que pode ser traduzido como "mais personalidade".

O Yamaha terá construção e acabamento impecáveis, permitindo talvez uma ação mais baixa, pra quem gosta... A B será mais firme com mais sustain, porém a G e a D provavelmente soarão um pouco estranhas num primeiro momento, com uma sensação tátil de tensão extra.

Ambos têm prós e contras e não há um melhor que o outro. São boas opções na faixa de preço, mas recomendo fortemente que vá na loja testar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por KIQ Ter Fev 16, 2021 3:22 pm

allexcosta escreveu:São dois baixos legais, porém bem diferentes.

Os Sterling são muito similares a seus irmãos americanos. O som então, é praticamente a mesma coisa. Acabamento é um pouco inferior, mas não é ruim. Timbre será mais próximo do que a gente tem na memória auditiva como clássico ou algo que toca na rádio... Mais músicas que fizeram sucesso tem o timbre próximo desse baixo que do Yamaha, o que pode ser traduzido como "mais personalidade".

O Yamaha terá construção e acabamento impecáveis, permitindo talvez uma ação mais baixa, pra quem gosta... A B será mais firme com mais sustain, porém a G e a D provavelmente soarão um pouco estranhas num primeiro momento, com uma sensação tátil de tensão extra.

Ambos têm prós e contras e não há um melhor que o outro. São boas opções na faixa de preço, mas recomendo fortemente que vá na loja testar.

Vou pegar um gancho na sua resposta, se me permitir.
Tenho um Sterling SUB, 4 cordas, o qual sou extremamente feliz.
Mas, a vontade de um dia ter um Stingray mesmo é grande... Você diria que o som dos dois é aproximado, guardada as devidas proporções?
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por tfk Ter Fev 16, 2021 3:54 pm

KIQ escreveu:
allexcosta escreveu:São dois baixos legais, porém bem diferentes.

Os Sterling são muito similares a seus irmãos americanos. O som então, é praticamente a mesma coisa. Acabamento é um pouco inferior, mas não é ruim. Timbre será mais próximo do que a gente tem na memória auditiva como clássico ou algo que toca na rádio... Mais músicas que fizeram sucesso tem o timbre próximo desse baixo que do Yamaha, o que pode ser traduzido como "mais personalidade".

O Yamaha terá construção e acabamento impecáveis, permitindo talvez uma ação mais baixa, pra quem gosta... A B será mais firme com mais sustain, porém a G e a D provavelmente soarão um pouco estranhas num primeiro momento, com uma sensação tátil de tensão extra.

Ambos têm prós e contras e não há um melhor que o outro. São boas opções na faixa de preço, mas recomendo fortemente que vá na loja testar.

Vou pegar um gancho na sua resposta, se me permitir.
Tenho um Sterling SUB, 4 cordas, o qual sou extremamente feliz.
Mas, a vontade de um dia ter um Stingray mesmo é grande... Você diria que o som dos dois é aproximado, guardada as devidas proporções?

Não sou o Allex e também não tive muito contato com o SUB para poder falar da comparação sonora. No entanto, do ponto de vista de construção o SUB é notavelmente inferior aos americanos. Mesmo na comparação com os Sterlings, eu tive um Ray34 e um Sb14, todos SUBs que já vi em loja tinham um acabamento mais simples, como qualquer outro baixo de entrada.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por allexcosta Ter Fev 16, 2021 5:46 pm

KIQ escreveu:Vou pegar um gancho na sua resposta, se me permitir.
Tenho um Sterling SUB, 4 cordas, o qual sou extremamente feliz.
Mas, a vontade de um dia ter um Stingray mesmo é grande... Você diria que o som dos dois é aproximado, guardada as devidas proporções?

Eu lembro de ter sentido uma diferença grande no jeito do SUB comparado ao Stingray USA, mas nesse momento não lembro de detalhes de diferença no som. Acho até que toquei num SUB sem a presença de um Stingray, o que dificulta essa comparação e te obriga a puxar da memória auditiva.

Mas o Ray eu testei legal quando saiu, comparando com um USA. Cheguei a fazer um teste cego e tudo. E, na boa, difícil perceber alguma diferença no som. Como eu disse, o acabamento do USA é superior sim, mas não é um absurdo de diferença.

Um detalhe, estou falando de uma série SUB que existia uns anos atrás, não sei se é o mesmo Sterling SUB que você tá falando. Tenho muita dificuldade com esses modelos e séries da MusicMan.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por tfk Ter Fev 16, 2021 6:32 pm

^Eu acho que vc está falando do SUB americano que tinha aquele escudo tipo chão de ônibus. Pelo que entendi, o KIQ está falando da linha Sterling SUB recente, que é o produto de entrada da marca (entre no site da guitar center agora e esses baixos estão menos de 300usd).
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por KIQ Qui Fev 18, 2021 12:58 pm

^
^

Isso, o meu é o de entrada!
Exatamente igual a esse:

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Images?q=tbn:ANd9GcQDuSotRfFeOtUMD1SEoaESg-xS1B1MKFEnew&usqp=CAU
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 1:33 pm

^ Então, por favor, desconsidere a minha mensagem.

Conheço os MusicMan Sterling USA (que é um modelo), conheço os SUB antigos (segunda linha americana), os modelos de primeira linha USA e esses Ray34 ou Ray35.

Mas esse modelo que você tá falando nunca tive em mãos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Fev 18, 2021 2:45 pm

allexcosta escreveu:São dois baixos legais, porém bem diferentes.

Os Sterling são muito similares a seus irmãos americanos. O som então, é praticamente a mesma coisa. Acabamento é um pouco inferior, mas não é ruim. Timbre será mais próximo do que a gente tem na memória auditiva como clássico ou algo que toca na rádio... Mais músicas que fizeram sucesso tem o timbre próximo desse baixo que do Yamaha, o que pode ser traduzido como "mais personalidade".

O Yamaha terá construção e acabamento impecáveis, permitindo talvez uma ação mais baixa, pra quem gosta... A B será mais firme com mais sustain, porém a G e a D provavelmente soarão um pouco estranhas num primeiro momento, com uma sensação tátil de tensão extra.

Ambos têm prós e contras e não há um melhor que o outro. São boas opções na faixa de preço, mas recomendo fortemente que vá na loja testar.

Exatamente. São baixos completamente diferentes e acho interessante que até mesmo a concepção dos mesmos se deram para atender propostas diferentes. Interessante que o Stingray, modelo no qual o Sterling Ray se baseou, ele foi concebido dentro da atmosfera da música pop, da música radiofônica e comercial da época. Assim como o Allex bem mencionou. Já o TRB, um dia desses que fui ler que a origem dele se deu dentro da atmosfera completamente diferente do Stingray e com raiz em um estilo de música completamente fora do pop, no caso o Jazz Fusion. Não sei se foi balela. Já tive um Sterling Ray, um Stingray americano e nunca tive um TRB. Apenas toquei em um TRB 5II. Atualmente, até pelo momento musical que tenho vivido, estou mais inclinado a um TRB. Tenho achado interessante que o TRB tem vivido uma espécie de renascimento.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9111
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por Pedro Cavalcanti Ter Set 07, 2021 8:59 pm

Pessoal, terminei comprando o Ray35.
É um excelente baixo... ele se posiciona acima do SUB e pouco abaixo do MM.
Nunca tive a oportunidade de fazer um comparativo com todos eles, mas meu Luthier disse que o meu Ray35 não deixava nada a desejar em relação aos MM.
Toda forma, ainda tenho um GAS pelo TRB 1005J... Só falta aparecer uma oportunidade!!!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por NeyBass Qua Set 08, 2021 8:24 am

Para mim, o sterling ray35 só perde para o TRB 1005, na questão do peso. Se o sterling for aquele cor natural, pesa pra caramba.

No mais, curto mais o Ray35 mesmo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Set 08, 2021 11:37 am

NeyBass escreveu:Para mim, o sterling ray35 só perde para o TRB 1005, na questão do peso. Se o sterling for aquele cor natural, pesa pra caramba.

No mais, curto mais o Ray35 mesmo.

Interessante. Como eu falei na mensagem acima, só tenho experiência com o TRB5II e eu o achei bem pesadinho. Tive dois Stingrays 5, um Stingray 4 e um Sterling Ray 34ca e todos eram pesados também no nível do TRB5II que eu toquei. Não tenho experiência com os 1005.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9111
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por allexcosta Qua Set 08, 2021 11:58 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Nunca tive a oportunidade de fazer um comparativo com todos eles, mas meu Luthier disse que o meu Ray35 não deixava nada a desejar em relação aos MM.

Eu tive. Pra mim há uma diferença discreta no acabamento, mas de olhos fechados são o mesmo baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por patriciofernandes Qua Set 08, 2021 3:57 pm

Os 1005 costumam ser bem leves no geral. Nunca peguei um Ray35 mas ouço falar que são bem pesados
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por NeyBass Qui Set 09, 2021 7:45 am

patriciofernandes escreveu:Os 1005 costumam ser bem leves no geral. Nunca peguei um Ray35 mas ouço falar que são bem pesados

Sterling Ray35 aquele amarelinho natural em ash pesa 4,7 kg.
O TRB pesa na média de 4,3 kg talvez até menos.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por patriciofernandes Qui Set 09, 2021 8:50 pm

Não acredito que todos os modelos pesem a mesma coisa. Embora esses números sejam uma média estimativa, a diferença de 500g em um baixo já é considerável.
Já peguei TRB 5 que tinha um neckdive absurdo de tão leve que era o corpo, mas outros já não tinham essa leveza toda e nem esse problema, o que me faz crer que a diferença entre eles poderia ser de, no mínimo, 1kg… É dificil falar sobre peso de baixo A ou B sem ter uma experiência com vários instrumentos do mesmo modelo.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por NeyBass Sex Set 10, 2021 8:28 am

patriciofernandes escreveu:Não acredito que todos os modelos pesem a mesma coisa. Embora esses números sejam uma média estimativa, a diferença de 500g em um baixo já é considerável.
Já peguei TRB 5 que tinha um neckdive absurdo de tão leve que era o corpo, mas outros já não tinham essa leveza toda e nem esse problema, o que me faz crer que a diferença entre eles poderia ser de, no mínimo, 1kg… É dificil falar sobre peso de baixo A ou B sem ter uma experiência com vários instrumentos do mesmo modelo.

Falo com esperiências que tive:

02 sterling ray35, corpo natural em ash, os dois pesavam iguais, muito pesado, quando troquei um deles em um fender deluxe mexicano, o fender ficou parecendo uma pena de leve. (não sei o peso daquele sunburst e do preto, não sei também se são em ash)

- TRB 1006 (6C), pesava menos que os sterling, bem menos.

- TRB 5i slapcut, pesava igual o 1006, bem leve também.

Agora estou com esse MM HH aí do avatar que pesa 4,4kg, bem leve também para os padrões MM.

Sempre peso meus baixos quando os adquiro, pois peso conta muito em minha decisão.

Dos vários baixos que passaram em minhas mãos os dois mais pesados que não me deixaram saudades e foi um alívio quando os vendi foram os sterling ray35 (apesar de curtir demais o timbre) e os 02 Cort GB5.

Em tese, comprando às escuras sem opção de teste, Sterling ray35 e Cort GB5, pretendo não tê-los mais.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por patriciofernandes Sex Set 10, 2021 2:45 pm

Já ouvi relatos de que o HH são pesados. Mas o seu é leve. Por isso eu prefiro testar pra saber da minha percepção (e da minha coluna).
Mas a experiência dos amigos é sempre extremamente bem vinda.
Já vendi Cort GB5 também devido ao peso.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35 Empty Re: Yamaha TRB 1005J x Sterling StingRay5 Ray35

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos