Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

+10
Juninho Sampaio
fheliojr
Jãozeiro
kattastroff
CSergio
Ivanov_br
GRRS
Paulo Penna
Fernando Zadá
allexcosta
14 participantes

Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 3:38 pm

Tentei um google básico e confundiu mais que ajudou...

Alguém entende esse português paralelo de hoje em dia?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 06, 2021 4:04 pm

Perde tempo com isso não....

Não estou querendo passar o pano para os milennals não mas melhor não misturar lugar de fala para evitar o cancelamento!


Entendeu?
Eu também não! Kkkk

Brincadeira seria tipo:

Não querendo aliviar a parada pros millenals mas aqui não é o point pra discutir isso que se não vai queimar seu filme forte!


lol! lol! lol! lol! lol!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 06, 2021 4:51 pm

Mais uma forma de excluir as pessoas.... lugar de fala é pra falar que você não tem o direito de dar sua opinião.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por GRRS Sáb Mar 06, 2021 4:56 pm

allexcosta escreveu:Tentei um google básico e confundiu mais que ajudou...

Alguém entende esse português paralelo de hoje em dia?

Sendo Millenial eu acho que consigo exemplificar um pouco melhor:

Passar pano = Quando algum fulaninho comete uma atitude errada, daí os amigos ou a fanbase ignoram ou diminuem essa atitude ao invés de critica-lo. Provavelmente a etimologia disso vem daquela situação corriqueira em que se encontra uma superfície suja, daí por conta da pessoa estar com preguiça ou não querer fazer uma limpeza mais profunda, ela apenas passa um pano úmido e faz uma limpeza meia boca

Por exemplo: Jogador de Futebol x foi condenado por estupro na Europa, mas foi contratado por um time no BR. Daí como a torcida curte ele, tão passando pano pro crime do jogador

cancelar = Esse é mais ligado a cultura de internet. É como se existisse um Júri popular virtual em que as pessoas acusam, julgam e condenam determinada celebridade por conta de atitudes controversas que ela cometeu. Cancelar, nesse caso, seria a o ato de condenação que esse júri popular online determina, e consiste em deixar de seguir, interagir, consumir e muitas vezes até mesmo promover boicote e propaganda negativa dessa celebridade para outras pessoas em redes sociais

Por exemplo: Cantora pop X faz comentários xenófobos em sua rede social e por conta disso ela está sendo cancelada na internet

lugar de fala = É ter experiência "em primeira mão" de alguma coisa, geralmente ligado a algum tipo de opressão ou discriminação sistemática sofrida por fazer parte de algum grupo minoritário.

Por exemplo: Fulaninha, por ser mulher, tem lugar de fala sobre ter medo de sair na rua de noite e ser estuprada. Ciclaninho, por ser negro, tem lugar de fala em entrar em qualquer estabelecimento comercial e ter um guardinha seguindo ele por achar que ele é bandido. E por aí vai

-

A causa desse tipo de comportamento ter se popularizado no jovens tem vários elementos, que variam desde gap geracional, mais tempo conectado online e até mesmo a soma macabra de 14 milhões de desempregados, que faz com que o jovem adulto brasileiro possa ficar o dia inteiro na internet debatendo trivialidades e se indignando com coisas que não atingem a maior parte das pessoas

Mas o q eu acho q pesa mais, no sentido de tornar esse comportamento extremamente confuso pra quem vê de fora, é pq esse tipo de proceder é basicamente copiado e colado de debates acadêmicos norte americanos sobre identidade, gênero, raça, mídias sociais, cultura digital e outras coisas importadas de fora que se tornaram mais populares nos últimos anos, principalmente com a massificação das redes sociais

O problema é que os millenials daqui copiam os millenials de lá sem fazerem mediação nenhuma pra realidade nacional, achando que as mesmas categorias que se aplicam lá, também se aplicam aqui. Aí isso acaba gerando uns ruídos de comunicação e incongruências, tipo aquela guria lá do BBB que só se comunicava em dialeto millenial achando que estava educando e levando a revelação para as massas em horário nobre, quando na verdade ela tava falando apenas palavras incompreensíveis pra maior parte da audiência.

Enfim, se com millenials já ta incompreensível, tenta falar com algum Zoomer, é tipo tentar fazer contato com alguma raça alienígena ou traduzir algum dialeto perdido da mesopotâmia neolítica

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 06, 2021 6:30 pm

Lugar de fala não é uma expressão de millennial, ela tem bastante tempo mas so veio a tona agora que alguns autores ganharam visibilidade no mainstream.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 06, 2021 6:32 pm

Para mim, cancelamento é um movimento interessante, pois é quando baba ovos deixam de babar.
Lugar de fala é algo importantíssimo, e nada tem a ver com impedir o outro de opinar. essa é a visão superficial e limitada.
Passar pano para mim foi uma grande novidade, não conhecia. E ainda não uso, digo o mesmo de outras formas.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 7:05 pm

GRRS escreveu:Passar pano = Quando algum fulaninho comete uma atitude errada, daí os amigos ou a fanbase ignoram ou diminuem essa atitude ao invés de critica-lo.

Sempre existiu e sempre se chamou "colocar panos quentes".

GRRS escreveu:cancelar = Esse é mais ligado a cultura de internet. É como se existisse um Júri popular virtual em que as pessoas acusam, julgam e condenam determinada celebridade por conta de atitudes controversas que ela cometeu. Cancelar, nesse caso, seria a o ato de condenação que esse júri popular online determina, e consiste em deixar de seguir, interagir, consumir e muitas vezes até mesmo promover boicote e propaganda negativa dessa celebridade para outras pessoas em redes sociais

Sempre existiu e sempre se chamou "ignorar" ou "meter o pau".

GRRS escreveu:lugar de fala = É ter experiência "em primeira mão" de alguma coisa, geralmente ligado a algum tipo de opressão ou discriminação sistemática sofrida por fazer parte de algum grupo minoritário.

Sempre existiu e sempre se chamou "experiência própria".

GRRS escreveu:Mas o q eu acho q pesa mais, no sentido de tornar esse comportamento extremamente confuso pra quem vê de fora, é pq esse tipo de proceder é basicamente copiado e colado de debates acadêmicos norte americanos sobre identidade, gênero, raça, mídias sociais, cultura digital e outras coisas importadas de fora que se tornaram mais populares nos últimos anos, principalmente com a massificação das redes sociais

Sim, é anglicismo desnecessário. Esses conceitos existem há muito tempos com expressões nossas. Não há necessidade alguma de começar a chamar de uma expressão em inglês aportuguesada.

Ivanov_br escreveu:Lugar de fala não é uma expressão de millennial, ela tem bastante tempo mas so veio a tona agora que alguns autores ganharam visibilidade no mainstream.

Eu cresci sem jamais ouvir essa expressão. Literalmente nunca...

Google disse que é algo que tomou forma após o lançamento do livro "O que é lugar de fala", lançado em 2019.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 06, 2021 7:32 pm

ˆNo livro Lugar de Fala, a Djamila traz a origem da expressão. Se eu achar, posto aqui.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 7:42 pm

^ Mas algo de outro país, né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por CSergio Sáb Mar 06, 2021 8:27 pm

Não sabia o que era cancelamento.

Lugar de fala só me lembra a treta vergonhosa daquela youtuber que lacrou/humilhou um rapaz no programa da Fátima Bernardes, e depois foi cancelada pela web kkkk (opa aprendi a usar a expressão e lembrei o nome da dita: Kefera).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 8:28 pm

^ A propósito... Lacrar é o quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por CSergio Sáb Mar 06, 2021 8:30 pm

Lacrar = https://www.dicionariopopular.com/lacracao/

Posso resumir que era "arrasar", "mandar bem", muito usada pelos esquerditas; depois passou a ser usada pelos direitistas como crítica.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por kattastroff Dom Mar 07, 2021 12:25 am

"Cancelar" é "meter o pau" mesmo, mas normalmente em grande escala nas redes sociais.

"Lacrar" é quando alguém faz alguma coisa (normalmente uma postagem ou comentário) dando alguma "tirada" em alguém, ou falando alguma "verdade inconveniente", ou em geral dando uma "militada", e aí o povo daquela mesma bolha gosta e diz que a pessoa "lacrou". Bem antes de ser uma expressão mais comum eu já ouvia meus amigos gays usando essa expressão.

"Local de fala" eu acho que ouvi a primeira vez em 2014, com certeza antes de 2019. É muito usado pelos movimentos sociais (feminista, negro, LGBT), e acho que a expressão surgiu no meio acadêmico no século passado.

Esses três termos, principalmente os dois últimos, são mais usados pela galera de esquerda.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Ivanov_br Dom Mar 07, 2021 9:46 am

allexcosta escreveu:Alguém entende esse português paralelo de hoje em dia?

Bem Alex, entendo a sua estranheza. Mas não é uma questão de ser "paralelo". Faz parte da dinâmica da evolução linguistica que ocorre com o tempo. E com o advento da internet e o aumento exponencial do uso da língua falada e escrita, as mudanças são mais rápidas.

allexcosta escreveu:^ Mas algo de outro país, né?

Tô tentando achar o livro para te responder certinho. Mas creio que sim.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Dom Mar 07, 2021 10:24 am

Ivanov_br escreveu:Bem Alex, entendo a sua estranheza. Mas não é uma questão de ser "paralelo". Faz parte da dinâmica da evolução linguistica que ocorre com o tempo. E com o advento da internet e o aumento exponencial do uso da língua falada e escrita, as mudanças são mais rápidas.

Discordo veementemente.

Quando você utiliza um dialeto que é ignorado por uma imensa parcela da população isso é, por definição, uma língua paralela.

Existe a língua padrão, compreendida por um povo ou grupo de pessoas que falam aquele idioma. Desvios atrelados a nichos ou segmentos populacionais são idiomas paralelos.

Exemplo: Eu sou fluente em baianês dos anos 80 e 90. Se eu me comunicar nesse dialeto aqui no fórum, estarei utilizando de um idioma paralelo. E mesmo na Bahia de hoje, teria dificuldades de comunicação.

Não sou tão velho nem tão tapado pra dizer que o problema em relação a esse dialeto é meu. Se você entrevistar pessoas aleatórias numa praça de Porto Alegre, quantas delas saberão o que é "lacração", "passar pano" ou "local de fala"? Eu digo que 15 a 20%. No Rio e SP talvez um pouco mais... Vá pro interior do Centro Oeste e a porcentagem será muito menor.

Algo realmente mainstream nem precisa ser discutido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Ivanov_br Dom Mar 07, 2021 12:37 pm

Bem, como disse, eu não sou linguista. Longe disso. Mas dentro deste campo de estudo, não sei se o termo "paralelo" é utilizado. Sim, existem diferentes dialetos que podem ser "oficiais" ou não. O certo é que é muito difícil determinar o que algo é certo ou errado, juntamente por incorrem em silenciamento de grupos sociais (minoritários ou não).



Lembrei deste texto aqui que li em 2015, tem um video também sobre o trabalho:

https://revistapesquisa.fapesp.br/ora-pois-uma-lingua-bem-brasileira/

Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Jãozeiro Dom Mar 07, 2021 1:13 pm

Allex, no seu tempo com certeza havia uma enxurrada de expressões da moda que os jovens usavam, e que os pais e mães da época não sabiam o significado e/ou achavam idiotice.
Você está replicando (com louvor) na geração atual a implicância que os pais e mães da sua época tinham (em relação aos costumes da geração a que deram prole). Isso é antropológico, tem até nome, é previsível, se repete.

Em 1960 as pessoas falavam de um jeito, em 1980, de outro. Nos anos 2000, de uma outra forma. Por isso que a Língua é viva. Na década atual os millenials (que muita gente confunde com geração Z) falam de outra forma. E assim por diante: os Z virão com novos modismos, os filhos dos Z virão com outros. E todos esses vão ser alvo de estranhamento da geração anterior.

E você sabe de tudo isso, kkkk! Mas seu negócio não é com millenial mesmo.

Aliás, o que significa "você?" Não costumavam usar "vossa mercê" por essas bandas? Que tempos são esses?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Dom Mar 07, 2021 3:51 pm

Ivanov_br escreveu:Bem, como disse, eu não sou linguista. Longe disso. Mas dentro deste campo de estudo, não sei se o termo "paralelo" é utilizado.

Eu acho falta de educação você não adequar a comunicação ao ambiente.

Se encontro amigos da minha idade me permito usar gírias e expressões pertinentes àquele lugar e àquela época. Mas se, digamos, os pais desses amigos estão presentes e engajados na conversa, mudo a comunicação para um português próximo do padrão (não rebuscado ou erudito, mas padrão).

Tenho amigos gays que falam coisa de gay, tipo "mona", "abalou Bangu" ou essas coisas de gay velho... Não acho apropriado um deles chegar num banco ou repartição pública falando essas coisas...

Falando de gays, se gay de hoje fala "lacrar" e "lugar de fala", bom pra ele e os dele... Mas ir à TV e falar um dialeto que só o grupo dele entende acho completamente fora de propósito e uma imposição de dialeto desse tipo. Isso é de péssimo gosto.

Jãozeiro escreveu:Allex, no seu tempo com certeza havia uma enxurrada de expressões da moda que os jovens usavam, e que os pais e mães da época não sabiam o significado e/ou achavam idiotice.

Havia... E eu tinha o devido cuidado de não usá-las com meus pais, avós ou pessoas de outras cidades e estados.

Jãozeiro escreveu:Você está replicando (com louvor) na geração atual a implicância que os pais e mães da sua época tinham (em relação aos costumes da geração a que deram prole). Isso é antropológico, tem até nome, é previsível, se repete.

Na verdade minha implicância é com a comunicação. Não tenho nada a ver com costumes de pessoas de maior, assumindo que não afetem ninguém e não quebrem leis vigentes.

Ir à rua e ver uma menina barbuda com os peitos removidos cirurgicamente e uma meia nas partes íntimas pra simular um pênis não me diz absolutamente nada... Na verdade tenho um certo temor pela sua saúde, já que terapia hormonal não é algo simples e tem a parte psicológica também.
Mas respeito as suas escolhas tranquilamente.

O que pra mim não funciona é essa menina vir conversar comigo e falar que meu "lugar de fala" não me permite "passar pano" pra isso ou aquilo. Converse assim com sua turma, não comigo.

Jãozeiro escreveu:Em 1960 as pessoas falavam de um jeito, em 1980, de outro. Nos anos 2000, de uma outra forma. Por isso que a Língua é viva. Na década atual os millenials (que muita gente confunde com geração Z) falam de outra forma. E assim por diante: os Z virão com novos modismos, os filhos dos Z virão com outros. E todos esses vão ser alvo de estranhamento da geração anterior.

As mudanças eventualmente se tornam mainstream. A partir daí é razoável que sejam inseridas na língua padrão entre pessoas de origens e idades diferentes. Esse tópico não é sobre isso.

Jãozeiro escreveu:E você sabe de tudo isso, kkkk! Mas seu negócio não é com millenial mesmo.

Não, não sei... Eu sei que as pessoas devem se adequar ao ambiente onde estão inseridas.

Jãozeiro escreveu:Aliás, o que significa "você?" Não costumavam usar "vossa mercê" por essas bandas? Que tempos são esses?

Esse argumento não cabe, por motivos explanados acima.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por fheliojr Dom Mar 07, 2021 4:55 pm

Ivanov_br escreveu:Para mim, cancelamento é um movimento interessante, pois é quando baba ovos deixam de babar.
Lugar de fala é algo importantíssimo, e nada tem a ver com impedir o outro de opinar. essa é a visão superficial e limitada.
Passar pano para mim foi uma grande novidade, não conhecia. E ainda não uso, digo o mesmo de outras formas.

Aqui, no Ceará, "passar pano" e "colocar panos quentes" são sinônimas e do tempo dos meus bisavós.

"Cancelar", "lugar de fala" e "o pai/a mãe tá on" (esta não faço ideia do que seja), me parecem ser da Geração Z, e não da Y (Millenials).
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Mar 07, 2021 6:04 pm

Ainda no contexto de palavrinhas da moda...
Existem algumas palavras que minha chefa anda com elas na boa e numa reunião, chega dá nojo!

Vamos tomar as decisões assertivas.
Você precisa entrar em contato, pois a tratativa é com João.
Precisamo ver o dia do Kick Off. 

Rapaz...é o mesmo que me matar!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12058
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Dom Mar 07, 2021 10:09 pm

fheliojr escreveu:Aqui, no Ceará, "passar pano" e "colocar panos quentes" são sinônimas e do tempo dos meus bisavós.

Não é te chamando de mentiroso, mas tenho grande dificuldade em acreditar nisso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Cid Dom Mar 07, 2021 10:36 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:Aqui, no Ceará, "passar pano" e "colocar panos quentes" são sinônimas e do tempo dos meus bisavós.

Não é te chamando de mentiroso, mas tenho grande dificuldade em acreditar nisso.
KKKKKK rapaz aqui no Ceará, passar pano sempre foi passar pano na casa, limpar o chão mesmo...

"Lugar de fala" nunca ouvi falar na vida...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por allexcosta Dom Mar 07, 2021 10:41 pm

Cid escreveu:KKKKKK rapaz aqui no Ceará, passar pano sempre foi passar pano na casa, limpar o chão mesmo...

Eu sei né...

Mas melhor alguém daí pra confirmar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Edão Seg Mar 08, 2021 1:54 am

Rapaz o Cid reapareceu. Bem vindo Ma!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Cid Seg Mar 08, 2021 8:03 am

Edão escreveu:Rapaz o Cid reapareceu. Bem vindo Ma!
Opa, ressuscitei kkkk

Abração Edão e obrigado.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por vinibassplayer Seg Mar 08, 2021 9:11 am

o problema do "lugar de fala" é que, normalmente as pessoas que se apropriam dessa expressão, exigem que só elas possam falar e opinar sobre as experiencias dela..
Ex:
só uma mulher pode falar de estupro, só um negro pode falar de racismo, só um judeu pode falar de holocausto, só um gay pode falar de homossexualidade..
e na militancia mais radical, vc nao pode dar nem uma opiniao a favor se vc nao estiver inserido no grupinho. isso pra mim é censura. pq teoricamente se vc é 'branco' vc nao pode ter ou expressar opiniao sobre racismo pq vc nao tem 'expriencia' com isso.. censura pura
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Sonikado Qua Mar 10, 2021 2:47 am

É uma bagunça.

Alguns desses termos são "de SP" (ouço "Passar pano" faz muitos anos aqui onde moro, desde antes de acessar a internet - sinonimo de colocar panos quentes, abafar, esconder, etc...), outros são diretamente importados dos EUA (como o tal do cancelamento) e outros são de nicho (como "lugar de fala").

Mas ir à TV e falar um dialeto que só o grupo dele entende acho completamente fora de propósito e uma imposição de dialeto desse tipo. Isso é de péssimo gosto.
Bem vindo ao novo politicamente correto.

Existem muitos dialetos espalhados pela juventude velha e nova juventude, e seus pequenos grupos com suas particularidades e militancias.
Porém é observável que parte deles quer, talvez na base da força, que seu próprio dialeto -e opiniões- predomine sobre todos os outros. Pode observar que de tempos em tempos surge uma forma nova de tentar esconder a divisão de gêneros da lingua portuguesa (já inventaram de usar @, "ea", "ae", pronome neutro, "x" e outras loucuras) mas logo some, é volátil.

Internacionalmente esse mesmo movimento existe, e já atrapalhou a vida de muita gente no mundo da tecnologia (pra quem conhece git: agora sua branch não se chama mais "master" e sim "main" - e a coisa vai ficar pior em cima de termos que são mais desconectados ainda)

A questão do cancelamento deve ter uma atenção porque é uma atitude/movimento praticamente exclusivo do Twitter. Pra quem usa, sabe que é uma das redes sociais mais tóxicas que tem (seguida pelo Tumblr). Resumindo? Pega-se um assunto, mostra como ele é contra a opinião de algum grupo X ou Y, e todo mundo começa a repetir em uníssono. A maior caracteristica é a volatividade, rapidez, escala, e falta de real interesse em mudar algo. É uma versão moderna de observar gente morrendo no coliseu, porque quanto mais prejudicado o alvo for, melhor.

A maior marca dos movimentos de cancelamento é que são profundos como um pires, é só um monte de gente fazendo tweets reclamando de coisas que não deveriam. Vez ou outra alguma empresa, representante ou poderoso fica com medo desses tweets e faz alguma coisa, mas num geral em 3~4 dias ninguém mais lembra de nada. E o alvo, que sofra.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por fheliojr Dom Mar 14, 2021 2:05 pm

Cid escreveu:...KKKKKK rapaz aqui no Ceará, passar pano sempre foi passar pano na casa, limpar o chão mesmo...

Ah, nesse sentido, isso é mais velho ainda. Razz

Que bom q vc retornou ao FCBR. up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Cid gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...  Empty Re: Passar pano, cancelar, lugar de fala e outras expressões millennials...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos