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Fixar as cordas na ponte ou passá-las pelo corpo? Rolou um zing e clang estranho aqui

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Mensagem por Ivanov_br Ter Abr 06, 2021 10:59 am

Pessoal, tô com um Lakland 55-02 aqui e ele tava com as cordas bem baixas pro meu gosto. Desde que vi uns videos do Janek falando sobre as vantagens de subir a ação, tenho seguido esta orientação.



Enfim, ajustei o tensor e as cordas ficaram super confortáveis. Bem, para mim, os braços Lakland são um encaixe perfeito. Surreal como sinto conforto neles. Qualquer modelo.

Aí, resolvi colocar outras cordas que tinha aqui, e diferente das que estavam, passei elas pelo corpo, já que a ponta assim o permite.

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Apos um ajuste rápido de tensor, a E e a B "batiam" nos trastes de um jeito muito estranho. Mexi mais no tensor, levantei os saddles da ponte, mas para eliminar os clangs e zings, a altura das duas ficou horrível.

Resolvi colocar as cordas antigas (que não estavam velhas), passando pelo corpo,  e o clang continuou, mesmo com ajustes. Aí resolvi passar somente a E e a B pela ponte somente e pronto, desci os saddles, ajustei o tensor e ficou perfeito (novamente).

Nunca tinha tido esta experiência, alguém pode me dar uma luz do que aconteceu?


Última edição por Ivanov_br em Ter Abr 06, 2021 11:59 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Ter Abr 06, 2021 11:05 am

Difícil dizer... Peça meio solta ou alteração na geometria.
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Mensagem por gsfteodoro Ter Abr 06, 2021 11:08 am

Estranho....
Passando as cordas por trás do corpo, se consome quase 1 polegada a mais.
As cordas chegam no nut quando passa por trás?
Exemplo, se for elixir, precisa ser extra long scale, não long scale.

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Mensagem por JAZZigo Ter Abr 06, 2021 11:25 am

Também passei por um problema com as cordas thru-body no meu recém-chegado Atelier Z BabyZ Bass, não exatamente igual ao do Ivan, mas provavelmente, relacionado. O problema estava na baixa definição e no sustain da "mizona". Usei primeiro uma D'Addario .100 e o som estava ruim, em qualquer nota na escala. Coloquei uma .105, melhorou um pouco, mas ainda longe de me convencer. Então, prendi a mizona na ponte e voilà... problema 100% resolvido. Um sonzão!!! cheers

Suponho que tenha alguma coisa a ver com o ângulo entrada da corda do corpo. Quando muito próximo de 90º, acredito que a vibração da corda force o saddle no sentido longitudinal, fazendo-o movimentar-se para frente e para trás.

ANTES:  Suspect
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DEPOIS: up
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 06, 2021 12:00 pm

Ivanov_br escreveu:Pessoal, tô com um Lakland 55-02 aqui e ele tava com as cordas bem baixas pro meu gosto. Desde que vi uns videos do Janek falando sobre as vantagens de subir a ação, tenho seguido esta orientação.


Se puder dá uma resumida no porque ele sugere isso please.
Goste dele tocando tenho até algumas coisas dele mas acho ele falando meio mala os vídeos dele me dão sono.
Cheguei inclusive a tentar assistir umas lives dele na twitch mas pra mim funciona como sonífero cavalar..
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Mensagem por Ivanov_br Ter Abr 06, 2021 12:09 pm

No Lakland o angulo não é tão radical assim.

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Mensagem por Uchoa Ter Abr 06, 2021 1:10 pm

Engraçado que eu vi baixos Warrior 6 c com passagem pelo corpo sem ser 90 graus , mas haja corda !

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Notem que são apenas a B e a E que passam pelo o corpo !
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Mensagem por gsfteodoro Ter Abr 06, 2021 1:36 pm

Manda uma foto do headstock, Ivan, com as cordas na ponte mesmo

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Mensagem por JAZZigo Ter Abr 06, 2021 1:50 pm

Uchoa escreveu:Engraçado que eu vi baixos Warrior 6 c com passagem pelo corpo sem ser 90 graus , mas haja corda !

Notem que são apenas a B e a E que passam pelo o corpo !
Pois é! Em tese, strings thru-body deveriam favorecer justamente a definição do som das cordas mais graves.
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Mensagem por Christian Ter Abr 06, 2021 2:15 pm

Uma vez tive de usar afinação mais baixa, passar as cordas por dentro melhorou a questão das cordas moles, era um fender standart usa, excelente baixo pra que fui vender ele
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Mensagem por vinibassplayer Ter Abr 06, 2021 3:40 pm

Fernando Zadá escreveu:
Ivanov_br escreveu:Pessoal, tô com um Lakland 55-02 aqui e ele tava com as cordas bem baixas pro meu gosto. Desde que vi uns videos do Janek falando sobre as vantagens de subir a ação, tenho seguido esta orientação.


Se puder dá uma resumida no porque ele sugere isso please.
Goste dele tocando tenho até algumas coisas dele mas acho ele falando meio mala os vídeos dele me dão sono.
Cheguei inclusive a tentar assistir umas lives dele na twitch mas pra mim funciona como sonífero cavalar..

basicamente uma historia que ele tem como o patitucci que toca com corda alta, ai uma vez ele foi tocar no baixo do patitucci e nao conseguiu tocar pq era acostumado só com corda baixa... ai o patittucci aconselhou ele a subir a ação das cordas pra fortalecer os dedos, pq é mais facil vc tocar mais macio em cordas baixas do que tocar forte em cordas altas entao vc consegue ter um controle melhor do instrumento e aplicar melhor dinamica e essas coisas, aí fortalece os musculos e talz, mas muda toda a dinamica do estudo, muda a força da mão, dos dedos, do braço e talz
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 06, 2021 3:51 pm

Tocar fazendo muita força vira maromba ao invés de música.
Fica parecendo papo karate kid aplicado ao instrumento...
Sei não acho que depende do estilo.

Sempre ouvi dizer que o Nico por exemplo tocava acústico com cordas bem baixas... acho que cada músico acha seu conforto e ação ideais...
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Mensagem por Ivanov_br Ter Abr 06, 2021 7:30 pm

É vero. Têm passado muito baixo pela minha mão. Muitos com as cordas coladas no braço. Já vou logo levantando a ação.
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Mensagem por allexcosta Ter Abr 06, 2021 7:34 pm

O Patitucci não usa ação alta. Usa ação média, mais baixa que o Marcus Miller, por exemplo...

Claro que com ação mais alta sai mais som...

Nico e Gary Willis sempre usaram ação super baixa. O baixo do Nico alguém que tocasse com pegada normal não conseguia tirar uma nota.

Isso é pessoal, não existe certo e errado.

O Patitucci usa uma das piores técnicas de abafamento de mão direita da história do instrumento, completamente anti-ergonômica. Mas é um monstro de baixista...
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Mensagem por Uchoa Ter Abr 06, 2021 7:43 pm

A mão direita com um monte de dedo nas cordas , realmente só vi isso com ele !
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Mensagem por vinibassplayer Qua Abr 07, 2021 9:37 am

ele fala do willis, que toca com ação baixíssima, mas usa uma tecnica de mao direita bem fora do padrão.. o patitucci eu nunca fui mto fã..
como eu acostumei a estudar sem amp desde qdo comecei a aprender, acaba q msm com ação nao tao alta eu toco com força e tenho dificuldade em controlar a dinâmica, entao deixo a minha medio-baixa, bem mais baixas do q a do janek.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Abr 07, 2021 10:45 am

A pergunta é:
a) A corda que você tinha era nova?
b) A corda do Lakland já estava usada?

Não sei se vai conseguir me entender...mas
Se a corda que você colocou era usada, assim como a do lakland, pode ser que a barriga dela tenha coincidido de ficar sobre o trate.

Está trastejando ou é um barulho vindo de outro canto?
Se tiver trastejando, pode ser isso. Se não for trastejo...teremos que enviar uma mensagem para Tupã! Fixar as cordas na ponte ou passá-las pelo corpo? Rolou um zing e clang estranho aqui 1f61c

Vou desenhar...(Desculpe o desenho tosco)
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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 10:54 am

allexcosta escreveu:O Patitucci não usa ação alta. Usa ação média, mais baixa que o Marcus Miller, por exemplo...

O Enéias Xavier aqui de BH é amigo do Paritucci e faz aulas com ele. Inclusive já até foi na casa dele. Ele disse que o Patitucci usa cordas bem altas tanto na elétrico quanto no acústico e sempre encoraja os baixistas a subirem as corsas do instrumento.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Abr 07, 2021 11:02 am

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Quem ta certo?
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 11:19 am

Juninho Sampaio escreveu:Quem ta certo?

O Alberto provavelmente.

Já tive o baixo do Marcus Miller em mãos, mas o do Patitucci só vi na mão dele. Não estava longe e a ação não me pareceu alta, pareceu média...

Mas não sou amigo dele, não fiz aulas com ele, tampouco visitei a sua casa.
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 11:24 am

Essa ação te parece alta?

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Mensagem por Gomba Qua Abr 07, 2021 11:35 am

Ação é gosto. Não tem fórmula mágica pra isso. Se teu som sai satisfatório na ação que você usa tá ótimo. Única vantagem de usar ação alta é deixar o som mais limpo e vc conseguir tocar qualquer baixo que aparecer na sua mão.
Eu particularmente gosto o mais baixo possível pq fazer força digitando sempre me rendeu tendinites e aquela sujeirinha do traste faz parte do meu som.

Voltando pro tópico, vc consegue gravar algo com som (e vídeo se possível) do ruído que faz passando pelo corpo?
Além de ficar mas fácil da gente identificar o que pode ser, o mic do celular vai te ajudar a identificar fisicamente de onde vem o ruído.
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Mensagem por Uchoa Qua Abr 07, 2021 12:01 pm

Eu quando peguei o meu Lakland não consegui tocar de tão baixa que estavam as cordas, subi um pouco !

É dedo mesmo e ainda estou pensando em subir mais...

Mas ação média , o Lakland estava digitação demais .
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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 12:12 pm

Eu nunca toquei no baixo dele. O Enéias me contou que viu vários baixos da coleção dele, inclusive uns acústicos bem raros e caros. Na época o Patitucci gravou algumas faixas de um artista grande que ele tava produzindo, foi o que ele me passou.
Como tenho pegada forte tenho subido aos poucos a ação das cordas e tenho curtido muito, perde um pouca da agilidade e tocabilidade e ganha muito em termos de sonoridade e controle das notas.

Nesse vídeo um pouco mais recente não me parece que as cordas estão tão coladas.



Última edição por AlbertoBass em Qua Abr 07, 2021 12:12 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 12:12 pm

Bom lembrar que a ação preferida do músico varia também.

Marcus Miller disse que em tour ele normalmente começa com uma ação mais alta e quando já está meio cansado de viajar e das gigs, que em jazz clubs normalmente são duas por noite, ele abaixa a ação um pouco.

Eu vi o Patitucci muitos anos atrás, ainda com Ken Smith (década de 90) e a ação não me pareceu particularmente alta. Bom notar que naquela época poucos baixistas usavam ação bem baixa, como é comum hoje. Imagino que o baixista médio daquela época tocaria no baixo dele e acharia a ação normal ou um pouco alta, ao passo que um baixista médio de hoje em dia, que começou a tocar nessa geração "touch screen" consideraria a ação dele super alta.

O baixo do Nico tinha ação ridiculamente baixa, talvez a mais baixa que já vi até hoje, com cordas 0.40. Alguém diria que não dá pra tirar som algum, correto? É só escutar o Nico pra mudar de opinião. A ação do Gary Willis também é extremamente baixa e ele já falou sobre isso e sobre tocar leve.

Não há certo e errado nessas coisas.

Eu sempre me dei mal quando tentei colocar ação baixa, mesmo em instrumentos que permitem isso, como Foderas e afins. Quem usa ação de média pra cima sentirá menos necessidade de geometria premium e do aumento de preço que isso traz. Você pega um instrumento tipo Fender ou Yamaha e tá tudo certo... Quem precisa de ação realmente muito baixa sem enforcar as cordas deverá gastar mais em conceitos avançados de construção.
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Mensagem por kattastroff Qua Abr 07, 2021 12:17 pm

Depois que aprendi aqui no fórum o básico da regulagem e comprei um kit de chaves allen, eu encanei com esse negócio de ação das cordas e mudo quase todo dia. Toda vez que vou tocar acho que está alto demais ou trastejando demais, e na maioria das vezes o tensor está ok e acabo mexendo um pouquinho nos saddles. Acho que é o processo de descobrir a altura ideal pra mim.
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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 12:18 pm

Creio que os baixistas que tem essa tendência de subir a ação das cordas (Patitucci, Janek) fizeram aos poucos. Eu mantenho as mesma altura das cordas em todos os baixos, todo ano subo um pouco. Tentei subir de uma vez e deu ruim. Mas a diferença de tocabilidade é visível entre os instrumentos mesmo mantendo a mesma altura.
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 07, 2021 12:23 pm

allexcosta escreveu:Essa ação te parece alta?

Baixissima.
Eu sõ não gosto colando no traste estilo touch screen que ai não consigo tocar.

Aquele baixo semi acústico que ele tem usado de 6 cordas me parece um pouco mais alta do que ai mas ainda assim mais pra baixa.
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Mensagem por Jãozeiro Qua Abr 07, 2021 12:43 pm

Fernando Zadá escreveu:
Eu sõ não gosto colando no traste estilo touch screen que ai não consigo tocar.

[2]

Ação das cordas lambendo os trastes...não consigo tirar som daquilo, chega a dar agonia. Acho que esse negócio de conforto (de tocar confortável) sobe um pouco à cabeça do baixista. Uma coisa é uma ação confortável, em que você toca numa boa, sem se matar, com margem pra tocar limpo com força moderada e ter aquela mordida de traste quando ataca com mais força. Outra coisa é como o Fernando Zadá disse, cordas touch screen. Pra mim (para mim) é um comodismo até nocivo.

Claro, tem baixista que vive de tapping ou precisa de uma ação colada pra um modo específico de tocar, mas não é o que geralmente vejo, e sim baixistas que não tocam dessa forma mas usam ação touch screen pra ter o mínimo trabalho possível, zero força necessária. A dinâmica, o timbre, o som que se lasque, o importante é que tá fazendo zero de esforço na mão esquerda...
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 12:56 pm

Eu tive um aluno uma vez, adolescente ainda, que se praticasse 1 hora por dia com técnica razoável num instrumento com ação baixa sentia dores extremas por semanas, tinha que fazer fisioterapia, TENS, etc...

Aí ele tentava de novo e tinha que parar com as aulas por causa das dores e da tendinite.

Chegou uma hora que eu falei pra ele "talvez esse instrumento não seja pra você, mas há muitos outros e você não precisa se afastar da música."

Sei lá, nem tudo é pra todo mundo. O baixo puxa bastante dos tendões de ambas as mãos.
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Mensagem por vinibassplayer Qua Abr 07, 2021 1:13 pm

Gomba escreveu:Ação é gosto. Não tem fórmula mágica pra isso. Se teu som sai satisfatório na ação que você usa tá ótimo. Única vantagem de usar ação alta é deixar o som mais limpo e vc conseguir tocar qualquer baixo que aparecer na sua mão.
Eu particularmente gosto o mais baixo possível pq fazer força digitando sempre me rendeu tendinites e aquela sujeirinha do traste faz parte do meu som.

acho q a ideia do patitucci e do janek é exatamente essa, conseguir tocar sem dificuldades caso vc pegue um baixo diferente do seu e nao passar vergonha kkk
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Mensagem por Edu Fettermann Qua Abr 07, 2021 1:16 pm

O meu baixo foi regulado coisa de dois meses atrás e ficou com as cordas do jeito que eu gosto, que é uma ação mais baixa - justamente porque se estiverem muito altas eu sinto um pouco de dor na mão esquerda. Agora as cordas ficaram meio altas de novo (suspeito que seja a mudança de clima) e estou tendo dificuldade de tocar na região mais aguda do instrumento. Realmente altura de cordas é questão de gosto, mas também pode ser de ergonomia.
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Mensagem por vinibassplayer Qua Abr 07, 2021 1:19 pm

kattastroff escreveu:Depois que aprendi aqui no fórum o básico da regulagem e comprei um kit de chaves allen, eu encanei com esse negócio de ação das cordas e mudo quase todo dia. Toda vez que vou tocar acho que está alto demais ou trastejando demais, e na maioria das vezes o tensor está ok e acabo mexendo um pouquinho nos saddles. Acho que é o processo de descobrir a altura ideal pra mim.

creio ser a melhor forma, ir descobrindo aos poucos, e é questao de pratica, fazer o corpo ir acostumando aos poucos
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 07, 2021 1:40 pm

vinibassplayer escreveu:
acho q a ideia do patitucci e do janek é exatamente essa, conseguir tocar sem dificuldades caso vc pegue um baixo diferente do seu e nao passar vergonha kkk

O que num futuro próximo nem existe como possibilidade mais...
Mas vou ser sincero acho isso uma tremenda neura isso.
Ninguém é obrigado a numa canja ou situação improvisada render 100%...

Dei canja uma vez num Rickenbaker que simplsemente toquei uma música e devolvi o baixo pro cara odiei aquilo.
Outra coisa tudo muda, altura de cordas, pegada, altura da correia e etc....

Quando e se puder rolar canja de novo povo vai passar raiva comigo uso straplock correia fixa que não dá para mudar na hora, outra correia junto, quer dar canja traga seu instrumento....
ficar se prevenindo tocando fazendo força eu acho uma tosqueira quer se prevenir carrega seu baixo pra lá e pra cá. mais simples e justo
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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 2:39 pm

Não consigo imaginar o Patitucci ou Janek aumentando a ação das cordas porque estão preocupados em passar aperto em canja. Inimaginável.
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 3:09 pm

AlbertoBass escreveu:Não consigo imaginar o Patitucci ou Janek aumentando a ação das cordas porque estão preocupados em passar aperto em canja. Inimaginável.

Sem dúvida...
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Mensagem por vinibassplayer Qua Abr 07, 2021 3:12 pm

AlbertoBass escreveu:Não consigo imaginar o Patitucci ou Janek aumentando a ação das cordas porque estão preocupados em passar aperto em canja. Inimaginável.

eu acho q foi bem o q ele falou, foi tocar no baixo do patitucci e nao conseguiu kkkkkkk

mas acho q um janek da vida nao 'conseguir' tocar é beeem diferente de 'eu' nao conseguir kkkkkkk
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 07, 2021 3:36 pm

AlbertoBass escreveu:Não consigo imaginar o Patitucci ou Janek aumentando a ação das cordas porque estão preocupados em passar aperto em canja. Inimaginável.

Eu também acho improvável mas....
Uma época meu JB era chamado carinhosamente pelos "amigos" de ponte estaiada devido a altura das cordas mas eu fui aos poucos baixando mas sem neura de corda colada mas aconteceu numa fase onde comecei a tocar mais melodias e tirar uns choros no baixo ai corda mais alta judia mesmo e força muito a mão.
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Mensagem por Breno_Barnabe Qua Abr 07, 2021 4:04 pm

Fernando Zadá escreveu:

Dei canja uma vez num Rickenbaker que simplsemente toquei uma música e devolvi o baixo pro cara odiei aquilo.
Aconteceu comigo num Viola Bass. O problema nem foi a regulagem, mas a posição de ataque, naturalmente minha mão ficava quase na ponte, de forma que não me senti "natural", toquei de forma tensa. O problema é que o baixista deu perdido pra fumar um "cigarro suspeito" e não voltava. Very Happy
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Abr 07, 2021 5:09 pm

allexcosta escreveu:Essa ação te parece alta?

Não. Está muita baixa até, pois estou ouvindo um zig da corda no traste!
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 5:13 pm

Juninho Sampaio escreveu:
allexcosta escreveu:Essa ação te parece alta?

Não. Está muita baixa até, pois estou ouvindo um zig da corda no traste!

Pois é. Além dele estar tocando com pegada de pluma.
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Mensagem por eltonpereira22 Qua Abr 07, 2021 7:00 pm

Fernando Zadá escreveu:
AlbertoBass escreveu:Não consigo imaginar o Patitucci ou Janek aumentando a ação das cordas porque estão preocupados em passar aperto em canja. Inimaginável.

Eu também acho improvável mas....
Uma época meu JB era chamado carinhosamente pelos "amigos" de ponte estaiada devido a altura das cordas mas eu fui aos poucos baixando mas sem neura de corda colada mas aconteceu numa fase onde comecei a tocar mais melodias e tirar uns choros no baixo ai corda mais alta judia mesmo e força muito a mão.

Esse é um bom ponto, Zadá. Na minha vida musical sempre toquei mais com um baixo de 5 cordas de luthier que eu tenho faz muito tempo. A ação dele sempre foi mais baixa. De uns tempos pra cá, passei a tocar bem mais com o Fender JB, que não pega a mesma ação baixa do outro instrumento. Resultado: Mudei bastante a forma de tocar por conta disso. Sinto que toco de forma mais precisa, mas a velocidade com certeza é menor. Se passar algum aperto de precisar tocar mais melodias ou passagens muito rápidas, provavelmente vou voltar a tocar mais com meu outro baixo.
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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 8:35 pm

Essa vídeo aula do Patitucci (com Ken Smith) se não me engano é de 89, mais de 30 anos atrás. Acho provável que ele tenha subido a ação ao longo do tempo. Nesse vídeo a Sizona tá quase pulando pra fora de tão alta. 4:24

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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 8:38 pm

Aqui também me parece não tão coladas.

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 07, 2021 8:49 pm

Pro que vi me parece que são é cordas leves e aquele sizão parece mais frouxo do que alto....
Mas pode ser impressão.....
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 9:06 pm

AlbertoBass escreveu:Essa vídeo aula do Patitucci (com Ken Smith) se não me engano é de 89

Sim. Eu o vi ao vivo lá no início dos anos 90.
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2021 9:09 pm

AlbertoBass escreveu:Nesse vídeo a Sizona tá quase pulando pra fora de tão alta. 4:24

É, mas nada nesse vídeo é típico Patitucci. Eu mesmo jamais tinha visto ele com um 5 cordas. Era 4 ou 6.

E a regulagem desse baixo tá meio estranha visualmente.
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Mensagem por Ivanov_br Qua Abr 07, 2021 9:14 pm

Voltando ao tema... (não que o "desvirtuada" tenha sido ruim).

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Ponte e carrinhos conversíveis para modelagem de timbre precisa
Os baixos BB incorporam o “Diagonal Body Thru Stringing” onde as cordas são anguladas nos carrinhos e passam pelo instrumento até a ponte em um ângulo de 45º, diferente do método de encordoar que coloca mais estresse nas cordas. O “Diagonal Body Thru Stringing” reduz significativamente esse estresse, transferindo a vibração das cordas ao corpo, de forma confiável e eficiente. As cordas podem ser instaladas na extremidade da ponte, que vem equipada com carrinhos conversíveis que podem ser ajustados em 2 ângulos diferentes para uma modelagem e sensação tonal mais precisa. O lado arredondado do carrinho oferece um som levemente mais suave, enquanto a área mais angulada produz um timbre ligeiramente mais firme. Os modelos 700 e Pro são equipados com a ponte Vintage Plus, projetada com um corte diagonal no ponto de contato das cordas no carrinho para formar um fulcro mais estável e produzir um som claro e bem definido. Os carrinhos de metal fornecem um grave ligeiramente mais profundo, enquanto a placa da ponte de aço oferece maior resposta. Todos os parafusos e molas são feitos de aço inoxidável para proteção contra corrosão. O modelo 400 está equipado com uma ponte “Vintage Light” com uma corda de compensação de Mi grave.
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Mensagem por Ivanov_br Qua Abr 07, 2021 9:19 pm

gsfteodoro escreveu:Manda uma foto do headstock, Ivan, com as cordas na ponte mesmo

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Acho que entendi o que vc pensou. A camada mais externa "começa" no meio da primeira casa, e como ficava mais fina no nut, ficava "sambando".
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Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 07, 2021 10:36 pm

allexcosta escreveu:
E a regulagem desse baixo tá meio estranha visualmente.

Também achei.
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