Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substituição de braço em Giannini anos 90

5 participantes

Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Sex Jun 18, 2021 8:26 am

Bom dia pessoal!

Estou com uma dúvida aqui, tenho um baixo Giannini início dos anos 90, aquele com o tensor inoperante e tal.

Dei uma trabalhada aqui no bass afim de por ele na ativa mas o braço original precisa de uma reforma mais complexa, na minha cidade não há quem faça..

Instalei um braço de outro baixo nele porém este novo braço é um pouco maior, não consegui acertar as oitavas.

A dúvida é a seguinte: Para adequar esse braço maior ao baixo, é preciso observar a distância total entre ponte e nut? Se for o caso pensei em instalar a ponte um pouco mais adiantada para compensar a diferença de comprimento do braço atual..

Obrigado pela atenção!
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por allexcosta Sex Jun 18, 2021 8:47 am

Fotos ajudam...

O outro braço é de mesma escala mas há algum pedaço de madeira ou algo assim que atrapalha?

Pode fornecer as medidas nut/12 e 12/ponte?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por vinibassplayer Sex Jun 18, 2021 10:44 am

a distancia do nut pro traste 12, e do traste 12 pros carrinhos da ponte tem q ser exatamente a mesma pro baixo afinar corretamente. caso for diferente e vc for mexer na posicao da ponte, tente posciona-la com os carrinhos +- no meio da regulagem deles pra vc ter um range maior pra regular.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por NeyBass Sex Jun 18, 2021 4:25 pm

Se o braço original tem 20 casas e você instalou outro com mais de 20 casas, vai ter que compensar movendo a ponte de lugar.

E mesmo ajustando a ponte, vc terá um problema chamado neckdive com esse braço maior.

Eu, preferia comprar um braço do mesmo tamanho do original no Aliexpress, já comprei 2 e não tive dificuldades para instalar e ficou perfeito.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Sex Jun 18, 2021 8:35 pm

Obrigado allexcosta, vinibassplayer e NeyBass!

É o que disse o NeyBass, o braço original dele é de 20 casas e o que eu consegui é de 22...

Uma pena que não consegui alguém qualificado para consertar o braço original, ele é bem estreito e muito confortável. Mandei no conserto uns anos atrás através de uma loja de instrumentos e não mudou nada, o "luthier" fez um serviço péssimo, lixou toda a escala e abriu um rombo para facilitar o acesso à porca do tensor conforme mostra a foto, tenho o braço guardado aqui, quem sabe um dia encontro algum luthier que dê jeito nele aqui por perto.

Comprei esse baixo em 2008 numa loja de móveis usados, e desde então já testei várias idéias nele, por último fiz esse relic doido aí kkk

Ele tem vários problemas de construção, a ponte já mudei de lugar pq originalmente era beeem desalinhada com o braço. O cap original era soapbar, qdo instalei esse que está agora vi que a furação do captador também era errada, aliás, este captador que está instalado é da marca Shadow, alguém conhece? Comprei no Paraguay na mesma época que comprei o baixo, tava numa embalagem bem velha, pouco sei sobre a marca.

Mexi bastante nele ao longo dos anos, não me importo com o acabamento e tal, só gostaria
de voltar a tocar com ele...

Ney, faz muito tempo que compraste os braços no Aliexpress? Demorou muito para chegar? Achou eles bons?

Mais uma vez muito obrigado pessoal!

Substituição de braço em Giannini anos 90 Bass11
Substituição de braço em Giannini anos 90 Bass211
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por NeyBass Seg Jun 21, 2021 11:51 am

"Ney, faz muito tempo que compraste os braços no Aliexpress? Demorou muito para chegar? Achou eles bons?"

Comprei um de JB 5c em 2018, esse eu pedi que fizesse sob medida, é só mandar uma mensagem para o vendedor especificando as medidas (tem alguns vendedores que fazem sob medida).
Como pedi sob medida veio tudo certinho, só parafusar e ser feliz.

Outro JB comprei em 2019, esse peguei pronto.
Esse precisei lixar um pouquinho na parte do tróculo onde encaixa no corpo do baixo, mas foi tranquilo também.

Os 2 eram bons sim, vc tem que olhar o tipo de madeira, tem uns maple que são bem feios, um pouco escuro, mas tem outros que são bem clarinhos, com verniz bem feito que são bem legais.

Se eu precisasse compraria novamente, sem problemas. Não sei a região que vc mora e como está agora com pandemia, pois os correios estão atrasando bastante, mas os meus não passaram de 40 dias nenhum dos 2.
O último chegou com 28 dias.

Contudo, agora que vc postou a foto do braço, eu procuraria um "luthier de verdade" e consertaria esse original, vai ficar praticamente o mesmo valor e vc manterá o original.

Trocar um tensor, nivelar a escala e instalar trastes novos, qualquer luthier profissional faz sem problema algum, mas procure um luthier bom, pode ser mais caro, mas as vezes, o barato sai caro e o caro pode sair barato.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por allexcosta Seg Jun 21, 2021 1:55 pm

Tenta arrumar outro braço de Gianoca...

Consertar o braço original vai ficar bem mais caro que comprar outro braço.

Eu particularmente venderia as peças e compraria um baixo usado. Tem coisa decente por aí por 400-500 conto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por vinibassplayer Seg Jun 21, 2021 2:57 pm

hard relic pesado nesse corpo hein kkkk
tenta comprar um braço compativel, o mais barato q tiver... as vezes nem compensa arrumar msm

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Seg Jun 21, 2021 9:47 pm

NeyBass escreveu:Comprei um de JB 5c em 2018, esse eu pedi que fizesse sob medida, é só mandar uma mensagem para o vendedor especificando as medidas (tem alguns vendedores que fazem sob medida).
Como pedi sob medida veio tudo certinho, só parafusar e ser feliz.

Outro JB comprei em 2019, esse peguei pronto.
Esse precisei lixar um pouquinho na parte do tróculo onde encaixa no corpo do baixo, mas foi tranquilo também.

Os 2 eram bons sim, vc tem que olhar o tipo de madeira, tem uns maple que são bem feios, um pouco escuro, mas tem outros que são bem clarinhos, com verniz bem feito que são bem legais.

Se eu precisasse compraria novamente, sem problemas. Não sei a região que vc mora e como está agora com pandemia, pois os correios estão atrasando bastante, mas os meus não passaram de 40 dias nenhum dos 2.
O último chegou com 28 dias.

Contudo, agora que vc postou a foto do braço, eu procuraria um "luthier de verdade" e consertaria esse original, vai ficar praticamente o mesmo valor e vc manterá o original.

Trocar um tensor, nivelar a escala e instalar trastes novos, qualquer luthier profissional faz sem problema algum, mas procure um luthier bom, pode ser mais caro, mas as vezes, o barato sai caro e o caro pode sair barato.

Olha só o pessoal até faz sob medida no Aliexpress! Na verdade nunca pensei em ter procurado lá, de qualquer forma obrigado pela nova possibilidade, poderá ser útil daqui um tempo!


allexcosta escreveu:Tenta arrumar outro braço de Gianoca...

Consertar o braço original vai ficar bem mais caro que comprar outro braço.

Eu particularmente venderia as peças e compraria um baixo usado. Tem coisa decente por aí por 400-500 conto.

Muito difícil achar outro gianoca aqui no oeste do Paraná, e mesmo achando um, o braço deve vir com o mesmo defeito do meu... Qto a vender as peças e comprar outro não seria uma opção porque tenho outros baixos, a idéia é fazer esse daí funcionar, mas obrigado pela sugestão!


vinibassplayer escreveu:hard relic pesado nesse corpo hein kkkk
tenta comprar um braço compativel, o mais barato q tiver... as vezes nem compensa arrumar msm

Esse é tru relic fera kkkkkkkk..Foi por ter conseguido um braço barato que voltei a mexer nele, pena que não deu certo de primeira..

Tô até pensando em passar o serrote no final desse braço pra deixar ele com as 20 casas originais, o bass já tá rasgueira mesmo, não me custa nada cortar um pouco do braço kkk

Será que o tensor vai até aonde nessa extremidade que é aparafusada no corpo do baixo? Se o tensor acabar antes da casa 20 eu encaro hein...
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por allexcosta Seg Jun 21, 2021 10:44 pm

mrcscrrr escreveu:a idéia é fazer esse daí funcionar

Então só move a ponte mesmo...

mrcscrrr escreveu:Tô até pensando em passar o serrote no final desse braço pra deixar ele com as 20 casas originais, o bass já tá rasgueira mesmo, não me custa nada cortar um pouco do braço kkk

Será que o tensor vai até aonde nessa extremidade que é aparafusada no corpo do baixo? Se o tensor acabar antes da casa 20 eu encaro hein...

Eu até pensei em te sugerir isso, mas achei que o tensor regulava no tróculo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Seg Jun 21, 2021 11:15 pm

allexcosta escreveu:Eu até pensei em te sugerir isso, mas achei que o tensor regulava no tróculo..


Num outro precision que eu tenho o comprimento total, do nut até a parte final da ponte, onde ficam as bolinhas das cordas, é de 90cm. Neste, com o excedente do braço a medida entre nut e final da ponte fica em 92.2cm.

Se eu tirar estes 2.2 cm do braço, cortando na parte que encaixa no corpo obviamente, será que eu corro o risco de "esbarrar" no tensor? Se for o caso eu subo a ponte em 2.2cm mesmo...
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por vinibassplayer Ter Jun 22, 2021 9:15 am

normalmente o tensor q regula no nut, termina bem antes do troculo.. se fosse eu, mediria certinho o tamanho do braço e a largura do troculo, e cortava logo essa parada

o maximo q vai acontecer é vc perder um baixo muito barato HAHAHAHA

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por allexcosta Ter Jun 22, 2021 9:53 am

Esse braço não parece regular no headstock, portanto só pode ser no tróculo, o que impede tal façanha.

São duas as alternativas:

- Mover ponte.
- Arrumar um braço tipo Fender com 20 trastes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Ter Jun 22, 2021 2:26 pm

vinibassplayer escreveu:normalmente o tensor q regula no nut, termina bem antes do troculo.. se fosse eu, mediria certinho o tamanho do braço e a largura do troculo, e cortava logo essa parada

o maximo q vai acontecer é vc perder um baixo muito barato HAHAHAHA


allexcosta escreveu:Esse braço não parece regular no headstock, portanto só pode ser no tróculo, o que impede tal façanha.

São duas as alternativas:

- Mover ponte.
- Arrumar um braço tipo Fender com 20 trastes.

Então, o braço mais comprido (que eu pretendo cortar e que na foto está instalado no baixo) tem a regulagem do tensor no nut. Nesse caso vocês acham que o tensor vai até que casa na extremidade que encaixa no corpo?

Pelos meus "cálculos" kkk, tenho que cortar o braço na casa 21, sem dúvida uma façanha allexcosta!
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Ter Jun 29, 2021 9:03 pm

Atualizando:

Substituição de braço em Giannini anos 90 Bass310
Substituição de braço em Giannini anos 90 Bass410

Final de semana fiz a façanha sem maiores problemas, cortei o braço e a distância ponte-nut ficou nos 90cm.

Acho que o braço está empenado, trasteja da 8ª até a 12ª casa em todas as cordas, dá de ver que tem uma "barriga" nessa região do braço. Talvez seja o frio ou o tensor solto/apertado... Alguma sugestão de reparo?

Também tive que calçar o nut porque o braço novo ficou um pouco mais alto que o anterior (no encaixe com o corpo).

No mais ficou com um timbre legal de pbass, mas faz muita falta uma boa regulagem...
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por vinibassplayer Ter Jun 29, 2021 9:39 pm

mrcscrrr escreveu:Acho que o braço está empenado, trasteja da 8ª até a 12ª casa em todas as cordas, dá de ver que tem uma "barriga" nessa região do braço. Talvez seja o frio ou o tensor solto/apertado... Alguma sugestão de reparo?

Também tive que calçar o nut porque o braço novo ficou um pouco mais alto que o anterior (no encaixe com o corpo).

No mais ficou com um timbre legal de pbass, mas faz muita falta uma boa regulagem...

a resposta ja veio na pergunta kkkk

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por mrcscrrr Ter Jun 29, 2021 10:35 pm

vinibassplayer escreveu:a resposta ja veio na pergunta kkkk

A esperança é a última que morre né kkkkk
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por Rogério Barbosa Seg Set 13, 2021 11:13 am

Braço do Stratosonic:Substituição de braço em Giannini anos 90 F7cb5d10
Canal do tensor mal centralizado, diferença de profundidade no canal do tensor, entre outros erros de construção.
Substituição de braço em Giannini anos 90 36026510
Substituição de braço em Giannini anos 90 Dd208c10
Esse braço é de um contrabaixo de um amigo que me pediu pra dar uma ajeitada nele a um tempo atrás, depois ele deixou comigo. E o tensor, como de costume, quebrou. Fiz um orçamento com um luthier, mas em vista do valor do instrumento e custos de envio (sem nenhum desmerecimento ao serviço do profissional), optei por fazer eu mesmo a troca do tensor. Agora tenho que fazer algumas correções nessa cavidade. Postei para que se leve em consideração esses problemas que são comuns nesses baixos, antes de pagar preços fora da realidade pedidos por aí.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de braço em Giannini anos 90 Empty Re: Substituição de braço em Giannini anos 90

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos