Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Pedal" de High Pass Filter

+3
Gabriel_cwb
Sandro Levi
filipeantunesbarros
7 participantes

Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Jul 08, 2021 11:04 am

Fala, pessoal.

Em uma das minhas incursões pelo TalkBass, vi alguns comentários falando do uso de high pass e low pass filters como uma forma de conseguir um melhor som, como no vídeo abaixo (embora seja num Acústico, a mesma lógica se aplica no elétrico)



Eu vi que existem pedais que fazem isso, como o Broughton Low Pass + High pass (embora eu ache só um hpf já resolve)
https://www.broughtonaudio.com/product-page/low-high-pass-filter

Eu li aqui no fórum sobre o uso desses filtros pra proteger caixas e falantes, mas não vi nada por aqui falando do uso desses filtros usando como um pedal entre e o baixo e o amp/PA.

Qual a opinião de vocês? Acha que um pedal de filtro desses pode ser útil para se ter um som melhor ao vivo? (Pq pra gravação, vc tem isso disponível nas DAWs)
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 266
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Sandro Levi Qui Jul 08, 2021 11:33 am

Filtros, quando bem aplicados e bem usados, funcionam muito bem.

Eu particularmente, gosto dos de 6db/8a. Me soam mais naturais. instrumentos e vozes têm um decaimento natural de 6db/oitava. Caixas Closed, também.

Assunto interessante pra se aprofundar.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Gabriel_cwb Qui Jul 08, 2021 12:15 pm

Low pass filter, ou cross over para cortar frequências subsônicas são usadas em algumas caixas para evitar que o falante não excursione de mais. Inclusive vou montar um para esse mês.

Acredito que seja a mesma lógica no caso de utilizar pedais para isso, e não embolar o som com a banda tendo um conflito de frequências com outros instrumentos. Uma coisa é o som tocando sozinho em casa, outra coisa é o som do baixo na banda.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 08, 2021 1:59 pm

"Pedal" de High Pass Filter BBG-4775
ACG/East Filter EQ-01-4K Bass Preamp
Made in England

https://www.acguitars.co.uk/

Control Configuration
- Volume/Blend Stack
- Lowpass Neck Pickup Filter Stack
- Lowpass Bridge Pickup Filter Stack
- Highpass Filter Stack

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

filipeantunesbarros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Jul 08, 2021 2:20 pm

JAZZigo escreveu:
ACG/East Filter EQ-01-4K Bass Preamp
Made in England

https://www.acguitars.co.uk/

Control Configuration
- Volume/Blend Stack
- Lowpass Neck Pickup Filter Stack
- Lowpass Bridge Pickup Filter Stack
- Highpass Filter Stack


Interessante, gostei das possibilidades, mas o fato de ser on board não me agrada tanto. Na minha cabeça (puramente conjecturas hahaha) em formato de pedal (seja com on/off, seja always on tipo o thumpinator) acho que funcionaria melhor pro meu uso.

Mas a minha dúvida maior é se isso realmente vai melhorar meu som ao vivo ou se é só coisa da minha cabeça hahah
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 266
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 08, 2021 3:52 pm

Sugiro então:

"Pedal" de High Pass Filter Mt01
SFX Micro-Thumpinator V2
Made in England

http://sfxsound.com/home/




Tenho um e realmente funciona! Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Jul 08, 2021 4:03 pm

JAZZigo escreveu:Sugiro então:


SFX Micro-Thumpinator V2
Made in England

http://sfxsound.com/home/

Tenho um e realmente funciona! Wink

Eu queria um esquema assim mesmo, eu vi esse thumpinator, mas queria tentar achar uma solução Br antes de tentar importar. Vc acha que o Fábio da DMT ou outro fabricante consegue fazer?
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 266
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Jul 08, 2021 4:05 pm

JAZZigo escreveu:Sugiro então:
Tenho um e realmente funciona! Wink

Aproveitando o ensejo, vc acha que um filtro de agudos faz diferença pra quem usa overdrive ou fuzz? Algo tipo esse filtro da BRoughton mesmo, um filtro pra grave e outro pra agudo
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 266
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 08, 2021 9:20 pm

filipeantunesbarros escreveu:Vc acha que o Fábio da DMT ou outro fabricante consegue fazer?
Se o Fabio tiver o esquema eletrônico, acredito que sim.
filipeantunesbarros escreveu:Aproveitando o ensejo, vc acha que um filtro de agudos faz diferença pra quem usa overdrive ou fuzz?
IMHO, o que faz toda a diferença em um fuzz é possibilidade de ajustar as frequências médias e, se o controle for paramétrico ou semiparamétrico, melhor ainda. Vide exemplo de Big Muff com controle de médios paramétrico (LEVEL + FREQ + Q):

"Pedal" de High Pass Filter IMG-0451
EHX/Sovtek Deluxe Big Muff Pi
Made in Russia

https://www.ehx.com/

P.S.: Fica aí a dica de um excelente fuzz no baixo elétrico.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por fheliojr Sáb Jul 10, 2021 6:35 pm

Em um tópico antigo, o Colela dizia que este tipo de filtro era uma espécie de "class-D maker", pois retirava pressão sonora.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Sandro Levi Seg Jul 12, 2021 2:55 pm

Filtros Hipass, quando usados em série, se somam. Todo cuidado é necessário.

Eu prefiro os Hipass com frequência variável e com rampa de 6db/8ª.

Acho que eles ajudam muito a definir e cortar a mix, mas é tudo muito pessoal. Músicos mais experientes, já encontram seu som no dedo/instrumento/corda.

O ganho maior está na proteção dos alto-falantes e na economia de potência nas sub-frequências.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Guga Ramone Qua Jul 14, 2021 12:59 pm

HPF bom, barato e disponível fácil por aí você encontra no Zoom MS60B (ou na B3, mas o preço e o tamanho aumentam).  Ele está dentro do módulo AcBsPre (que é uma simulação do Fishman Preamp), através do controle "DEPTH" e possui corte de 12 dB/oitava, variando de 15 Hz (quando está na posição 10) até 125 Hz (quando está na posição 0).

Essa dica aqui eu peguei lá do talkbass:

Depth: Tighten up your sound, or dial out deep-bass feedback with the Depth control. The Depth control works hand in hand with the Bass control to bring out tight and articulate lows:
1. Start with the Depth turned up full (5:00) with the EQ set flat on your bass amp and/or PA.
2. Set the Bass control to full boost.
3. Play the bass and back off the Depth (counter-clockwise) until you hear the sound tighten up, usually between 9:00 and 1:00.
4. Re-set the Bass slider to taste.

There's no "fine adjust" on the HPF. It is unity gain above the cutoff frequency, but has a fixed slope of x dB per octave below that point. For example, with a 12dB per octave HPF set at 60 Hz, tones at 30 Hz would be down 12 dB, and 15 Hz would be down 24 dB. There's nothing wrong with combining an HPF with a bit of bass boost. It's an old trick for getting some nice midbass punch, without introducing a lot of subsonic flub.

The frequencies on this preamp :
- Bass : 40Hz
- Low-Mid : 800Hz
- Hi-Mids : 4kHZ
- Treble : 7kHz
and you can select the frequencies you want as Mids. The 3 mids parameters have a smaller Q than the mids of the Amp Sims (so acts on a larger band.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por filipeantunesbarros Qua Jul 14, 2021 1:30 pm

Guga Ramone escreveu:HPF bom, barato e disponível fácil por aí você encontra no Zoom MS60B (ou na B3, mas o preço e o tamanho aumentam).  Ele está dentro do módulo AcBsPre (que é uma simulação do Fishman Preamp), através do controle "DEPTH" e possui corte de 12 dB/oitava, variando de 15 Hz (quando está na posição 10) até 125 Hz (quando está na posição 0).

Essa dica aqui eu peguei lá do talkbass:

Depth: Tighten up your sound, or dial out deep-bass feedback with the Depth control. The Depth control works hand in hand with the Bass control to bring out tight and articulate lows:
1. Start with the Depth turned up full (5:00) with the EQ set flat on your bass amp and/or PA.
2. Set the Bass control to full boost.
3. Play the bass and back off the Depth (counter-clockwise) until you hear the sound tighten up, usually between 9:00 and 1:00.
4. Re-set the Bass slider to taste.

There's no "fine adjust" on the HPF. It is unity gain above the cutoff frequency, but has a fixed slope of x dB per octave below that point. For example, with a 12dB per octave HPF set at 60 Hz, tones at 30 Hz would be down 12 dB, and 15 Hz would be down 24 dB. There's nothing wrong with combining an HPF with a bit of bass boost. It's an old trick for getting some nice midbass punch, without introducing a lot of subsonic flub.

The frequencies on this preamp :
- Bass : 40Hz
- Low-Mid : 800Hz
- Hi-Mids : 4kHZ
- Treble : 7kHz
and you can select the frequencies you want as Mids. The 3 mids parameters have a smaller Q than the mids of the Amp Sims (so acts on a larger band.

Eu tbm vi essa parada, mas achei que esse pré aí poderia dar uma colorida no som.
Eu tenho a zoom, vou testar essa parada ainda (embora eu não goste mto de mexer nela) e vou testar o PARA EQ que tbm dá pra tentar algo nesse sentido.
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 266
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Guga Ramone Qua Jul 14, 2021 3:19 pm

O módulo AcBsPre é transparente quando os controles estão em flat. Se houver alguma alteração de som, provavelmente seja por conta do conversor AD/DA do pedal, mas nada que desabone seu uso, principalmente se vai usá-lo ligado direto. Em todo caso, há varia opções de equalização no próprio módulo e em outros parâmetros do pedal onde você pode ajustar o timbre mais a seu gosto.

A título de curiosidade, o Broughton HPF tem corte de 12 dB/oitava com frequência ajustável de 25 Hz a 190 Hz. Já o Micro Thumpinator possui corte de 36 dB/oitava realizado em aproximadamente 25 Hz.

EQ paramétrico tem função diferente de um HPF. Pode até funcionar mas a chance do você "invadir" outra região de frequências é grande.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

filipeantunesbarros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por filipeantunesbarros Qua Jul 14, 2021 3:24 pm

Guga Ramone escreveu:O módulo AcBsPre é transparente quando os controles estão em flat. Se houver alguma alteração de som, provavelmente seja por conta do conversor AD/DA do pedal, mas nada que desabone seu uso, principalmente se vai usá-lo ligado direto. Em todo caso, há varia opções de equalização no próprio módulo e em outros parâmetros do pedal onde você pode ajustar o timbre mais a seu gosto.

Essa era uma dúvida que eu tinha quanto ao pré, acho que vou por esse caminho mesmo

Guga Ramone escreveu:A título de curiosidade, o Broughton HPF tem corte de 12 dB/oitava com frequência ajustável de 25 Hz a 190 Hz. Já o Micro Thumpinator possui corte de 36 dB/oitava realizado em aproximadamente 25 Hz.
Sim, por isso meu interesse inicialmente foi no pedal da broughton heheh

Guga Ramone escreveu:EQ paramétrico tem função diferente de um HPF. Pode até funcionar mas a chance do você "invadir" outra região de frequências é grande.
Eu tava estudando melhor essa opção, mas sabendo da transparência do AcBsPre, devo tentar ele mesmo. Valeu!
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 266
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 30, 2021 8:57 am

Alguns amplificadores (geralmente os mais modernos) ja vem com HPF, normalmente não citado nem no manual. Algumas potências tbem ! (principalmente as Classe D mais novas) Algumas com DSP ajustável ou algumas fixas , geralmente em 25 ou 30 Hz
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Pedal" de High Pass Filter Empty Re: "Pedal" de High Pass Filter

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos