Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

5 participantes

Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Renato Seg Ago 02, 2021 9:31 am

Adquiri a pouco mais de 1 mês um Tagima TW-65 Woodstock. Estava precisando de um baixo baratinho para "bater" por aí, usar em ensaios e deixar lá no estúdio, e no caso de acontecer alguma catástrofe não me preocupar (tanto) com o prejuízo.

O instrumento em si é bem honesto, entrega até mais do que se paga por ele. Tem um excelente acabamento de pintura e verniz, as ferragens tem um bom nível, e veio com cordas novas com um bom brilho.

De início fiz uma boa regulagem nele, mexi nas oitavas e na altura das cordas, com ajustes dos carrinhos e do tensor, e ele ficou bem macio e agradável de tocar. Mas tinha um "zuuuummmmmm" que incomodava demais, estava tendo que tirar o agudo dele e da caixa para diminuir um pouco este zumbido. Evil or Very Mad

Recorri ao Mercado Livre (LINK) e comprei por R$ 28,90 (+ R$ 17,90 de frete) 3 metros de fita de cobre adesiva de 50mm, mais do que suficiente para a tarefa de blindagem do baixo. Recebi a encomenda sábado a tarde e deu preguiça de iniciar os trabalhos, então posterguei a tarefa e fui tomar cerveja.  cheers

Ontem foi dia de por a mão na massa, visto que a tarde teria ensaio e já queria utiliza-lo na ocasião.

Antes das fotos seguem algumas observações:

- A fita de cobre é muito fina, da espessura aproximada de uma folha de papel alumínio daquelas usadas na cozinha, se não manusea-la com cuidado vai rasgar facilmente.
- Cuidado ao retirar o papel da fita para expor seu adesivo, ao fazer isso a fita pode enrolar e você não vai conseguir descolar as partes que se sobreporem, terá que jogar fora.
- Trabalhe com pequenos pedaços de fita, como se montasse um quebra cabeças, é bem mais fácil do que tentar aplicar um grande pedaço.
- Usei e recomendo um cartão de crédito para ir colando a fita dentro das cavidades.
- Tome cuidado para sempre sobrepor um recorte de fita no outro, não deixe espaços nas cavidades.
- Não precisei soldar uma ligação entre as cavidades ou qualquer a outra parte do instrumento, embora algumas pessoas recomendem que isso seja feito.
- Faça o processo com bastante tempo livre e, sobretudo, paciência. Levei cerca de 3 horas desde o inicio até o fim.

O instrumento ficou super silencioso, nem parece que o amp está ligado, e mesmo abrindo o treble do instrumento e do cubo o ruído indesejado não mais se apresenta.

Seguem fotos e comentários do processo:

Tagima TW-65

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4224

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4225

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4226

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4227

Desmontagem e blindagem

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4210
Escudo e captadores P retirados

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4212
A única "blindagem" de fábrica é este papel alumínio no escudo, onde ficam fixados os potenciômetros e o jack

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4211
Visão geral antes do início

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4213
E lá vamos nós...

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4214

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4215

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4216

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4217

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4218

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4219
Piscina olímpica terminada, vamos agora para a piscina infantil  Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo 1f601

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4221
Captador J removido

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4220
Cavidade blindada, vamos à remontagem

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4222
Captadores no lugar e colocação de fita de cobre no escudo, em substituição ao papel alumínio original

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Img_4223
Sobra do processo

É isso! Nada que um pouco de trabalho em uma manhã de domingo não possa resolver.

Caso tenham alguma dúvida ou sugestão fiquem a vontade para comentar.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

bodhan, jfpastorius, Heitorzilla, CSergio e gloliveira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Cantão Seg Ago 02, 2021 10:09 am

Que top hein Renato... parabéns pelo trampo , diz pra mim , um metro dá conta da blindagem num PJ ou tem que ser mais ? Abraço up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Renato Seg Ago 02, 2021 10:25 am

Cantão escreveu:Que top hein Renato... parabéns pelo trampo , diz pra mim , um metro dá conta da blindagem num PJ ou tem que ser mais ? Abraço up
Valeu Cantão!!
Vou medir quanto restou em casa dos 3 metros que comprei e te respondo em breve quanto gastei na tarefa.
Abraços!

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Cantão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por CSergio Seg Ago 02, 2021 3:40 pm

Com 1 metro fiz um Tw66 Precision Bass.
Acho que no TW65 com certeza vai mais um pouco, inclusive no futuro farei do meu que é sunburst, esse Olympic White é boniteza.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Renato Seg Ago 02, 2021 3:51 pm

CSergio escreveu:(...) esse Olympic White é boniteza.
Eu queria que no lugar desse escudo Mint Green fosse um Tortoise, acho a combinação belíssima... Mas mesmo com esse original ele fica bem elegante!

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Renato Ter Ago 03, 2021 5:46 pm

Cantão escreveu:Que top hein Renato... parabéns pelo trampo , diz pra mim , um metro dá conta da blindagem num PJ ou tem que ser mais ? Abraço up
Cantão, sobraram exatos 1,5m; Como comprei 3 metros, então gastei metade disso na blindagem.
Abraços!
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Cantão Ter Ago 03, 2021 10:36 pm

Renato escreveu:
Cantão escreveu:Que top hein Renato... parabéns pelo trampo , diz pra mim , um metro dá conta da blindagem num PJ ou tem que ser mais ? Abraço up
Cantão, sobraram exatos 1,5m; Como comprei 3 metros, então gastei metade disso na blindagem.
Abraços!
Valeu Renatão... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Dennis Messa Qui Ago 05, 2021 11:23 am

Nossa! Que beleza de trabalho! Parabéns!
Esse tópico me deu coragem pra fazer o mesmo no meu SX!
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Renato Qui Ago 05, 2021 11:49 am

Dennis Messa escreveu:Nossa! Que beleza de trabalho! Parabéns!
Esse tópico me deu coragem pra fazer o mesmo no meu SX!
Faz sim, ajuda a conhecer melhor o instrumento, melhora a qualidade de seu som e deixa aquele gostinho de "eu que fiz!"

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por CSergio Qui Ago 05, 2021 2:22 pm

Renato escreveu:
Cantão escreveu:Que top hein Renato... parabéns pelo trampo , diz pra mim , um metro dá conta da blindagem num PJ ou tem que ser mais ? Abraço up
Cantão, sobraram exatos 1,5m; Como comprei 3 metros, então gastei metade disso na blindagem.
Abraços!

Então, para blindagem de um baixo com a fita, a quantidade aproximada seria?

Precision - 1m de fita
PJ bass - 1,5m
Jazz - 1,5m

Diga-se de passagem que a cavidade do Jazz é a mais chatinha de fazer, muito estreita pros meus dedos.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato e Cantão gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por vlmdr Ter Ago 10, 2021 8:24 am

Ótimo post! Vim correndo ler, afinal tenho um que é mais irmão do seu, o TW-66. Também fiz a blidagem dele e demorei 3 horas também kkkk. Deu tudo certo. São baixos bem honestos, adorei.
vlmdr
vlmdr
Membro

Mensagens : 6
Localização : Campina Grande

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por CSergio Ter Ago 10, 2021 9:49 am

No meu Tw66 só tá faltando o fio extra de aterramento entre a cavidade do captador e da elétrica.
Quando blindei não tinha o fio preto ainda, agora já adquiri; farei quando fizer uma limpeza nele; o mais certo é passar esse fio antes mesmo de começar a aplicar a fita de blindagem.

Já o TW65 precisa fazer tudo, mas minha fita já acabou, vou procurar barato no Aliexpress da vida.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo Empty Re: Tagima TW-65 - Blindagem passo a passo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos