Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

+23
pedrohenrique.astronauta
BLZENI
manorawe
patriciofernandes
Jãozeiro
Stormbringer
CSergio
Maurício_Expressão
Fabio Linhares
allexcosta
Juninho Sampaio
fheliojr
Zubrycky
Breno_Barnabe
Davi Motta
Passos_Gigantes
vinibassplayer
WHead
Cantão
Fernando Zadá
JAZZigo
rafael.buzzi.andrade
siodoni
27 participantes

Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por siodoni Ter Dez 14, 2021 3:33 pm

Queria entender em ordem de importância, quais desses itens é mais importante pra você?

- Marca
- Beleza
- Ergonomia
- Timbre
- Outros (especifique)
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Dez 14, 2021 3:42 pm

1o Timbre. Fato;
2o fica empatado entre Ergonomia e Beleza;
Marca já foi importante. Hoje não mais.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

siodoni gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por JAZZigo Ter Dez 14, 2021 3:50 pm


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

siodoni gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por siodoni Ter Dez 14, 2021 3:57 pm

siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 14, 2021 4:41 pm

Mesmo sendo Deja vu vamos lá....
eu já não sou nem mais o cara que deitou para dormir ontem imagina minha opinião..... rssss


1) Ergonomia
2) Timbre (embora eu ache isso contornável)
3) Beleza (questão muito relativa)
4) marca (essa eu quase não citei porque se não for S Martyn eu geralmente nem gasto tempo olhando)
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Cantão Ter Dez 14, 2021 4:43 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:1o Timbre. Fato;
2o fica empatado entre Ergonomia e Beleza;
Marca já foi importante. Hoje não mais.
(2)... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21773
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por WHead Ter Dez 14, 2021 4:55 pm

1) Preço
2) Beleza
3) Timbre

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por vinibassplayer Ter Dez 14, 2021 5:15 pm

- Preço
pq o orçamento tá sempre apertado

- Marca
pois pode evocar um reconhecimento mercadológico que já é um bom indício de qualidade(ou nao)

- Ergonomia
que aceite boa regulagem, e seja confortável

- Timbre
por questões relativas de gosto pessoal(até certo ponto)

- estética
pq nao fujo mto dos modelos mais tradicionais msm, entao tem pouca variação

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Passos_Gigantes Ter Dez 14, 2021 6:35 pm

1) Preço: Custo x Benefício, o que ele me entrega pelo que estou pagando. Aqui até marca entra, como vai ser valorização se quiser vender ele depois.

2) Timbre: se tem o som que estou buscando. Mas aqui também entraria amps e outros equipamentos.

3) Beleza e Ergonomia: tocabilidade e se tem um design que me causa atração. Subjetivo até certo ponto, mas nem tanto. Os DeOliveira para mim são quase todos horríveis nesse ponto estético. Mesmo se tivesse o melhor som do mundo ou construção, não teria. Enquanto tem baixos que são uma obra de arte que só de ver, já dá vontade de ter.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Davi Motta Ter Dez 14, 2021 6:56 pm

1. Preço
Em tempos ob$curo$ é o mais importante. Shocked

2. Ergonomia
Se for confortável, o resto é mero detalhe.

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

dibass, vinibassplayer e Ederson Frigo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 14, 2021 7:03 pm

É uma mistura de todos.

Já peguei baixo exclusivamente por timbre e estética, mas sem menosprezar a ergonomia. E mesmo priorizando um desses itens, o outro não ficaria de fora.

EXEMPLO: eu tava tarado num PB Vermelho com escudo branco e escala clara... mas não peguei o primeiro que apareceu pela frente, testei alguns e os outros fatores (timbre, ergonomia e preço) se mostraram viáveis, aí embarquei.
O Bertola Bass foi extremamente estético, embora por conhecer baixo de modelo semelhante eu já meio que sabia o que esperar em termos de timbre e tocabilidade.
O Yamaha BB414 foi exclusivamente pelo timbre, embora ja tivesse experiencia com modelos da mesma familia e já sabia o que esperar em termos de ergonomia e estetica.

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Zubrycky Ter Dez 14, 2021 7:08 pm

Hoje, sendo bem franco com vocês, eu não só não me importo mais com nada disso como tais coisas me são cada vez mais e mais irrelevantes.

Preocupo-me sim em estudar para ampliar os meus horizontes e ser capaz de dar vida à qualquer pedaço de madeira com 4 cordas que cair na minha mão.


Última edição por Zubrycky em Ter Dez 14, 2021 7:11 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19009
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

fheliojr e Davz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 14, 2021 7:09 pm

vinibassplayer escreveu:- Preço
pq o orçamento tá sempre apertado


Passos_Gigantes escreveu:1) Preço: Custo x Benefício, o que ele me entrega pelo que estou pagando. Aqui até marca entra, como vai ser valorização se quiser vender ele depois.

1. Preço
Em tempos ob$curo$ é o mais importante. Shocked

2. Ergonomia
Se for confortável, o resto é mero detalhe.

Preço eu nem cogitei porque até comprar corda está difícil imagine baixo Rsssss
Nesses casos eu sempre penso num mundo ideal onde verba não seja problema, caso contrário é o primeiro item mas devo confessar que já fiz loucuras tipo vender 4 instrumentos para pegar 1 só....

Minha visão é semelhante a do Davi
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por JAZZigo Ter Dez 14, 2021 7:32 pm

Zubrycky escreveu:Preocupo-me sim em estudar para ampliar os meus horizontes e ser capaz de dar vida à qualquer pedaço de madeira com 4 cordas que cair na minha mão.
claps

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Peter-mexico

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por fheliojr Ter Dez 14, 2021 11:37 pm

siodoni escreveu:Queria entender em ordem de importância, quais desses itens é mais importante pra você?

- Marca
- Beleza
- Ergonomia
- Timbre
- Outros (especifique)

1) Timbre, pois é o que me estimula a tocar.

2) Qualidade de construção

3) Ergonomia

Quanto a preço, de que adianta um instrumento ser barato, se este for uma porcaria?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 15, 2021 10:31 am

Apenas timbre e ergonomia.

Lembro logo do JP1. Tem um timbre massa, mas doía a minha mão. Já o JP2 é outra coisa!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12065
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Cantão Qua Dez 15, 2021 10:36 am

Juninho Sampaio escreveu:Apenas timbre e ergonomia.

Lembro logo do JP1. Tem um timbre massa, mas doía a minha mão. Já o JP2 é outra coisa!
Mão direita Juninho ? Ou esquerda ?

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21773
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 15, 2021 10:39 am

Mão direita.
A ponte fica no mesmo lugar da ponte do JP2 e não sei explicar. Apenas digo que doía a minha mão.
Pior de tudo que os baixos são quase iguais.

Vou postar uma foto aqui pra você ver


Última edição por Juninho Sampaio em Qua Dez 15, 2021 10:46 am, editado 2 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12065
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por WHead Qua Dez 15, 2021 10:44 am

fheliojr escreveu:
Quanto a preço, de que adianta um instrumento ser barato, se este for uma porcaria?

Mas de que adianta ser excelente e não conseguirmos comprá-lo?
Nunca deixei de tocar por ter instrumentos (e equipamentos) baratos e/ou ruins mas se estivesse esperando juntar 30 mil pra comprar um Rk que eu tanto admiro... nem tinha começado..

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 15, 2021 10:45 am

Presença ou ausência de pó de pirlimpimpim.

Baixo com som bom não é difícil de fazer ou achar, boa ergonomia e tocabilidade também há vários. Mas baixo que nasce com magia você encontra de vez em quando.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 15, 2021 10:47 am

@Cantão
Está aí. Quando tive os dois ao mesmo tempo. A posição da ponte é igual. Mas, minha mão doía.

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? 0N9BopF


Aproveito e coloco algumas diferenças básicas:
- JP1 tem o pré parametrizado na placa, possibilitando alterar as frequências de médio e sinal de ganho.
- JP1 tem escala 34 polegadas
- JP1 tem 24 casas e o JP2 26 casas.
- JP1 tem a entrada do Jack na traseira.
- JP1 tem o corpo menor em 1 cm no chifre superior.
- JP1 tem as tarraxas em metal douradas.
- JP1 tem o acabamento fosco do braço e escala.
- JP1 tem a assinatura no headstock
- JP2 tem o acabamento brilhoso no braço e escala.
- JP2 tem as tarraxas em madrepérola, para diminuir o peso (neck dive)
- JP2 tem pintura atrás do headstock
- JP2 tem a entrada do Jack na posição mais comum.
- JP2 tem escala 35 Polegadas.
- JP2 tem um espaçamento de 19mm (me parece ser igual ao JP1).
- JP2 tem a escala mais larga
- JP2 tem o braço maior 5cm
- JP2 tem um peso(Kg) superior e quem toca por muito tempo em pé, sofre um pouco.

Obs: Não consegui pesar os baixos. Mas, no "achômetro" é mais pesado o JP2.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12065
Localização : Salvador-Ba

vinibassplayer, patriciofernandes e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Cantão Qua Dez 15, 2021 11:08 am

@Juninho , Duas máquinas...bacana você ter postado as diferenças , para leigos como eu é um baita aprendizado , olhando por cima eu só tinha notado a diferença das tarraxas e do braço um pouco maior , valeu brother... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21773
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Fabio Linhares Qua Dez 15, 2021 11:40 am

Hoje sobrou um tempo e tirei meu Velho Music Man 92 do guarda roupa. Liguei no ampli e veio aquele sonzão roncado e definido. Mas percebei as cordas altas e dei um tapa no tensor e dexei-as bem coladinhas ao braço. Parte daque timbre foi embora, precisei ficar girando os botoes pra tentar chegar no mesmo som. Lembrei desse topico, hehe.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Dez 15, 2021 6:05 pm

1- Marca/Modelo (timbre?): Pode parecer superficialidade a primeira vista, mas para mim, se eu percebo um timbre de um instrumento que acho maravilhoso numa música, eu procuro saber a marca/modelo desse baixo. E a partir daí vou procurar esse baixo em loja e procurar testá-lo.

Foi assim com meu primeiro baixo, e com os demais. Só o último que comprei que foi mais uma experiência de testar um 5C ativo que não foi uma procura direcionada pela marca/modelo devido timbre.

Tive uma baita dúvida se era timbre ou marca/modelo nesse posto de número 1. Mas para mim é análogo uma coisa a outra.

2- Preço: Só deixei de comprar um Rickenbacker 4001, que adoro o timbre roncado de nariz entupido, pelo preço. Talvez até a ergonomia desse baixo (que para mim não foi boa) eu relegaria.

Talvez seja por isso que eu não tenho instrumento de luthier.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por CSergio Qua Dez 15, 2021 9:00 pm

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Giphy.

De nada valerá, se não tiver a magia do logo e também nos dedos.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por CSergio Qua Dez 15, 2021 9:08 pm

No sério: beleza, timbre, ergonomia... ah e também o valor em R$.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Stormbringer Qua Dez 15, 2021 9:14 pm

em primeiro, ergonomia... depois timbre
Eu trato os baixos como ferramenta, então eu sempre peço alguma coisa específica que preciso pra algo... meu ultimo baixo precisava ser headless pela portabilidade(viajar de carro cheio, é bom caber no porta malas pequeno), 4 cordas fanned pelo conforto, e com drop, por que to usando essa afinação em algumas musicas de duas bandas... provavelmente é um baixo que só serve pra mim kakakka
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

dibass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Jãozeiro Qua Dez 15, 2021 10:43 pm

Breno_Barnabe escreveu:É uma mistura de todos.

Já peguei baixo exclusivamente por timbre e estética, mas sem menosprezar a ergonomia. E mesmo priorizando um desses itens, o outro não ficaria de fora.

Mais ou menos assim comigo também. Teria que considerar pelo menos dois itens juntos. Não compraria um instrumento só pelo timbre, só por ser bonito, só pela marca, só pela ergonomia ou só pelo preço.

Timbre e beleza são os mais importantes pra mim.
Preço também é importante, mas como não acho que os baixos inacessíveis sejam sempre os com melhor som ou mais bonitos, então timbre e beleza pra mim vêm antes.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por fheliojr Qua Dez 15, 2021 11:23 pm

Juninho Sampaio escreveu:Mão direita.
A ponte fica no mesmo lugar da ponte do JP2 e não sei explicar. Apenas digo que doía a minha mão.
Pior de tudo que os baixos são quase iguais.

Vou postar uma foto aqui pra você ver

Esta resposta me surpreendeu. Eu jurava que o problema seria na mão esquerda (levando em consideração q vc não é canhoto).

WHead escreveu:
fheliojr escreveu:
Quanto a preço, de que adianta um instrumento ser barato, se este for uma porcaria?

Mas de que adianta ser excelente e não conseguirmos comprá-lo?...

Entendo e concordo contigo, mas um instrumento beeeeeeeeem ruim, como um Tonante, não dá (na minha opinião, apenas)...


WHead escreveu:Nunca deixei de tocar por ter instrumentos (e equipamentos) baratos e/ou ruins...

Este ponto não deve ser confundido, na minha minha visão. Há instrumentos acessíveis que não são ruins, assim com instrumentos caros e ruins, vide os de algumas luthierias brasileiras...
Eu adorava meu primeiro baixo, um Giannini Stratosonic, q comprei em 1997. Os baixos de entrada de hj, como os SX, são incomparavelmente superiores a ele.


allexcosta escreveu:Presença ou ausência de pó de pirlimpimpim.

Baixo com som bom não é difícil de fazer ou achar, boa ergonomia e tocabilidade também há vários. Mas baixo que nasce com magia você encontra de vez em quando.

Eis uma verdade... Sei que eles existem, mas nunca encontrei "o meu".
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por patriciofernandes Qui Dez 16, 2021 12:37 am

Ergonomia

Timbre
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por manorawe Qui Dez 16, 2021 8:46 am

Zubrycky escreveu:Hoje, sendo bem franco com vocês, eu não só não me importo mais com nada disso como tais coisas me são cada vez mais e mais irrelevantes.

Preocupo-me sim em estudar para ampliar os meus horizontes e ser capaz de dar vida à qualquer pedaço de madeira com 4 cordas que cair na minha mão.

entendo. Quais baixos você tem? deve ter um tonante, um gianini e um SX pelo visto. Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 398
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por BLZENI Qui Dez 16, 2021 9:16 am

Pra mim em primeiro lugar estão:
1-Timbre e ergonomia. um baixo tem de soar bem, ter presença, "corpo" no som, e ao mesmo tempo ser ergonomico. tanto na mão direita quanto na mão esquerda. pode ate ser pesado, mas a mao tem de correr com suavidade pelo braço.
2- Visual e marca. Pra mim isso é importante pelo fator de coleção. Tenho 5 baixos Gibson, que muita gente torce o nariz pelo fator ergonomia, mas pra mim que sou um cara alto, eles encaixam melhor que um "fender style". pelo fato de serem pouco comuns, pra mim conta muito.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Zubrycky Qui Dez 16, 2021 9:05 pm

manorawe escreveu:
Zubrycky escreveu:Hoje, sendo bem franco com vocês, eu não só não me importo mais com nada disso como tais coisas me são cada vez mais e mais irrelevantes.

Preocupo-me sim em estudar para ampliar os meus horizontes e ser capaz de dar vida à qualquer pedaço de madeira com 4 cordas que cair na minha mão.

entendo. Quais baixos você tem? deve ter um tonante, um gianini e um SX pelo visto. Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Além de tocar, coleciono baixos e, embora a minha coleção seja modesta em relação à outros foristaa, tive muita sorte ao longo destas décadas.

Ao longo deste tempo todo, espanquei testei baixos de várias marcas e modelos e, hoje, cheguei à conclusão de que (opinião impopular à vista) o culto ao instrumento é uma papagaiada que, na prática, não passa de um embuste fetichista porque, acredito, o verdadeiro foco deveria estar em outro lugar, no estudo.

Cultuar instrumentos não nos torna músicos melhores. Estudar, sim, nos toma músicos melhores.

Afinal de contas, instrumentos musicais podem até ser mágicos mas eles não se tocam sozinhos. Sem estudo, empenho e dedicação por parte do músico, todo instrumento é um inútil e mudo pedaço de madeira com cordas que, vá lá, pode ser usado como objeto de decoração.

Respondendo à sua pergunta, entre os diversos baixos que possuo, tenho um Tonante (que ainda será reformado), alguns Giannini (o Sg é um dos baixos que mais usei em gravações até hoje, aliás) e, curiosamente, o último baixo que comprei foi um SX...

https://www.contrabaixobr.com/t44928-sx-spb62-testando-o-almendra
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19009
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por manorawe Sex Dez 17, 2021 9:52 am

Agora entendi a sua resposta, até concordo com a parte da irrelevância do instrumento (mas com ressalvaS)

Mas respondo ao tópico:

1-Se a mulher achou bonito (levar o baixo pra casa começa aqui)
2- Beleza (quando eu digo beleza, é a beleza que meus olhos veem, ex: Sx pode ser o melhor e mais barato baixo do mundo, mas quele headstock não vai...por outro lado acho os TW66 perfeitos.)
3- Timbre (sempre buscamos o roncado perfeito)
4- Marca ( Já teve mais peso, hj já não é tão importante, porem o fender fica ali no hardcase para eventualidades kkk)
5- Ergonomia (Não entendo esse ponto, mas o mais confortável que toquei foi num BB424, serve de base?)
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 398
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 17, 2021 9:59 am

manorawe escreveu:1-Se a mulher achou bonito (levar o baixo pra casa começa aqui)

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Giphy

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 17, 2021 10:07 am

Shocked Shocked Shocked Shocked

scratch scratch scratch scratch scratch

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por manorawe Sex Dez 17, 2021 4:32 pm

allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:1-Se a mulher achou bonito (levar o baixo pra casa começa aqui)

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Giphy

Sério, o tagima Fusion H2 ela não curtiu muito, ja o fender Marcus Miller ela adorou kkkk.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 398
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por fheliojr Sex Dez 17, 2021 11:18 pm

^ Mostre os Fodera para ela.

Razz

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Dez 20, 2021 3:25 pm

Som e ergonomia. Coloquei o som primeiro pois existem baixos que pecam em ergonomia, mas eu curto muito pelo som. Um exemplo disso é o Stingray 5 e o TRB. Não os acho o símbolo da ergonomia, mas me amarro no som deles.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Dez 20, 2021 9:51 pm

Como escrevi neste tópico - https://www.contrabaixobr.com/t41996-o-que-faz-voce-desejar-um-instrumento#856203, aqui vão minhas importâncias:

1) Aparência - Não importa se é BBB, não importa se é o melhor timbre do universo, se a ergonomia é de um multiverso. Se for feio aos meus olhos, não dou a mínima;
2) Som/timbre - Aprovado no item 1, o timbre da criança é importantíssimo. Tem que agradar meus ouvidos;
3) Apesar de ser, também, um fetiche, ter sido feito por um luthier é super necessário. Independente da discussão de baixos de marca também serem feitos por luthier, o instrumento com logo famosa ou desejável ou que vende rápido no mercado, como 7ender, Yamaha, Music Man não me faz a cabeça, MUITO pelo contrário. Minha tendência é me afastar ao máximo "disso aí". Não quero dizer que não terei algo "disso aí" um dia, mas tudo indica que será MUITO difícil.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por dieniferfer Ter Dez 21, 2021 11:07 am

1) Beleza - Instrumento feio sem boas linhas estéticas não dá nem vontade de pegar na mão.
2) Outros (especifique): Preço - Não dá pra pagar caro em instrumento.
3) Timbre: Tem que agradar aos ouvidos.
4) Ergonomia: Só o peso que incomoda.
5) Marca: Tô nem aí.
dieniferfer
dieniferfer
Membro

Mensagens : 5
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por CSergio Ter Dez 21, 2021 3:08 pm

manorawe escreveu:
Sério, o tagima Fusion H2 ela não curtiu muito, ja o fender Marcus Miller ela adorou kkkk.

Explicação: a magia do logo Wink
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 21, 2021 3:10 pm

manorawe escreveu:
allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:1-Se a mulher achou bonito (levar o baixo pra casa começa aqui)

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Giphy

Sério, o tagima Fusion H2 ela não curtiu muito, ja o fender Marcus Miller ela adorou kkkk.

A emenda é pior que o soneto. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Gabrielle Qui Dez 23, 2021 12:16 pm

siodoni escreveu:Queria entender em ordem de importância, quais desses itens é mais importante pra você?

- Marca
- Beleza
- Ergonomia
- Timbre
- Outros (especifique)

Comprei meu primeiro baixo há 3 meses. Mesmo com pouca experiência no assunto, os fatores que me levaram a comprá-lo foram, nesta ordem:
- Timbre (ouvi o som antes e sempre quis ter um JB. Então foi fator decisivo)
- Outros (preço, no caso, outro fator decisivo visto que tinha poucas opções, então fui no melhor instrumento dentro do que pude pagar)

Depois, com menos relevância:

- Beleza (claro, a escolha da cor me impressionou positivamente pra procurar aquele instrumento que eu queria)
- Marca (Tinha que ser algo decente, mas que custasse pouco. Ótimo CxB)
- Ergonomia (não testei antes, então foi irrelevante pra mim, porém, não deveria ser, visto que é importante o instrumento ser confortável. Este item deveria ser o primeiro mais importante da lista do "menos relevantes" deste caso)

Acredito que, com mais experiência no instrumento daqui uns anos, os fatores Timbre, Ergonomia e Beleza sejam o top 3 na minha prioridade de compra.
Gabrielle
Gabrielle
Membro

Mensagens : 74
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Artur Vini Sex Dez 24, 2021 12:14 am

A sonoridade e a tocabilidade são importantes pra mim. E o valor de mercado, claro, pois isso nao podemos desconsiderar. Num pais como o Brasil, não tem como alguém dizer que vai "casar" com o instrumento. Por isso estou deixando de lado adquirir instrumento feitos por luthier. Claro, que se for de luthier gringo ( Fodera, Sadowsky, Ken Smith, etc ) o papo muda totalmente. Mas, a principio é isso.


Última edição por Artur Vini em Seg Dez 27, 2021 3:02 am, editado 1 vez(es)
Artur Vini
Artur Vini
Membro

Mensagens : 92
Localização : Sao Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Passos_Gigantes Sex Dez 24, 2021 2:22 pm

Juninho Sampaio escreveu:@Cantão
Está aí. Quando tive os dois ao mesmo tempo. A posição da ponte é igual. Mas, minha mão doía.

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? 0N9BopF


Aproveito e coloco algumas diferenças básicas:
- JP1 tem o pré parametrizado na placa, possibilitando alterar as frequências de médio e sinal de ganho.
- JP1 tem escala 34 polegadas
- JP1 tem 24 casas e o JP2 26 casas.
- JP1 tem a entrada do Jack na traseira.
- JP1 tem o corpo menor em 1 cm no chifre superior.
- JP1 tem as tarraxas em metal douradas.
- JP1 tem o acabamento fosco do braço e escala.
- JP1 tem a assinatura no headstock
- JP2 tem o acabamento brilhoso no braço e escala.
- JP2 tem as tarraxas em madrepérola, para diminuir o peso (neck dive)
- JP2 tem pintura atrás do headstock
- JP2 tem a entrada do Jack na posição mais comum.
- JP2 tem escala 35 Polegadas.
- JP2 tem um espaçamento de 19mm (me parece ser igual ao JP1).
- JP2 tem a escala mais larga
- JP2 tem o braço maior 5cm
- JP2 tem um peso(Kg) superior e quem toca por muito tempo em pé, sofre um pouco.

Obs: Não consegui pesar os baixos. Mas, no "achômetro" é mais pesado o JP2.

Esse baixo tem MUITO som. Não sei se era um JP, acredito que não. Mas o melhor timbre do Nico Assumpção, na minha opinião, era tocando com esse Yamaha de 6 cordas:



Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Dez 24, 2021 2:47 pm

Esse que o Nico usava era um 6I, pois não tem as marcações do JP e possui o Slap Cut.

O circuito dele é igual ao do JP1. Se os caps fosse mais grossos seria um 6II (Sem slap cut).
E também não é um 6P, pois não tem o sexto knob que é o que controla o captador Piezzo que ficaria na ponte!

Conclusão: TRB 6I
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12065
Localização : Salvador-Ba

Passos_Gigantes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo? Empty Re: Enquete - O que é mais importante pra você em um baixo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos