Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato)

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato) Empty Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato)

Mensagem por BigBadWolf Dom Jan 09, 2022 12:01 am

Boa tarde a todos, sou novo aqui no fórum e espero poder ajudar tanto quanto puder contar com a ajuda de vocês no que for possível, eu desde já agradeço muito por isso, pois eu apenas toco o contrabaixo como amador e por prazer e agora, recentemente, resolvi me empenhar num projeto de final de semana para ocupar o tempo livre. Nesse projeto eu resolvi montar um Cigar Box Bass e eu comecei a juntar as sobras de outros baixos que eu já tive aqui em casa.

Eu encontrei um captador funcionando para usar no projeto e dai me surgiu a dúvida, boba mas surgiu, já procurei a resposta na internet e até agora não encontrei nada a respeito, então, por mais que pareça uma duvida idiota eu gostaria de sanar essa curiosidade, o captador que encontrei eu não sei informar nada sobre a fabricação dele, pois não tem nada escrito, são dois captadores unidos por um fio e de um deles sai um fio branco e do outro um fio preto, ele estava instalado em um baixo que eu comprei para tirar peça, com o braço quebrado, antigo e sem marca também. esse baixo era precision e tem aqueles captadores que ficam instalados desalinhados um com o outro, um pouco mais pra cima e o outro mais pra baixo, a duvida que me surgiu é justamente quanto a isso, eu não quero desmontar o conjunto e eu não sei porque razão a escolha de instalar eles em posições desalinhadas ao invés de lado a lado, como eu disse, não tenho esse conhecimento tecnico e gostaria de instalar eles lado a lado certinho, isso vai afetar o som? devo instalar eles dessa forma? no baixo eles são instalados dessa forma apenas por estética ou faz diferença? eu agradeço muito pela ajuda.

Obs: Quando eu disse que quero instalar eles lado a lado, não me referi a colocar um na ponte e outro no braço, apenas que desejo instalar eles juntos, no mesmo local próximo ao braço. Achei que deveria explicar isso para evitar mal entendido, desculpem se fui raso.

Ainda sobre esse mesmo projeto eu pretendo fazer ele apenas com as cordas de afinação MI e LÁ, qual seria uma largura conveniente de usar para a escala? pretendo fazer ele com escala de 28 polegadas, vou perder muito grave?

Mais uma vez obrigado, sei que a dúvida é bem boba mas não sei se isso vai interferir no projeto.


Última edição por allexcosta em Dom Jan 09, 2022 8:28 am, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Dividir parede de texto em parágrafos)

BigBadWolf
Membro

Mensagens : 2
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato) Empty Re: Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato)

Mensagem por HenriqueBessa Dom Jan 09, 2022 12:42 pm

Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato) R10

Seria este captador?
Este é um captador normalmente chamado de precision ou split. Cada metade dele é pra ser posicionado para captar 2 cordas e ele tem esse formato para diminuir a geração de ruído que normalmente ocorre em um captador single.
Agora, com relação a sua dúvida principal, acho que vc pode separá-los e usá-los como single em um instrumento de 2 cordas. Só será preciso verificar se há fio suficiente ligando as 2 metades, do contrário não será possível separá-las.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

BigBadWolf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato) Empty Re: Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato)

Mensagem por BigBadWolf Dom Jan 09, 2022 6:48 pm

Boa tarde Henrique! cara, parece que você fotografou o captador que tenho em mãos, é exatamente esse sim, e eu entendi o conceito por conta da sua explicação. eu pensava que ambos tinham a mesma capacidade de atender as 4 cordas em razão de terem 4 pinos ligando a bobina aos imãs, coisa de iniciante, para alguns pode parecer óbvio mas eu nunca me adentrei na parte técnica do funcionamento dos captadores, estou vendo isso pela primeira vez agora. Realmente me ajudou a limpar a visão, obrigado...Agora eu fiquei pensando, se cada um deles é responsável por duas cordas, acaba não sendo legal se eu separar os dois, e sim ligar eles lado a lado fazendo com que ambos atuem nas duas cordas do projeto...mesmo porque eu olhei e realmente o cabo que liga os dois é muito curto, eu teria de abrir eles para colocar um cabo maior caso fosse separá-los, então não vou fazer isso, vou testar eles ligando juntos na hora oportuna do projeto e ver como ficará o som. Agradeço muito pela resposta, se por acaso eu falei algo errado na minha conclusão por favor, me corrija. Um forte Abraço.

BigBadWolf
Membro

Mensagens : 2
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato) Empty Re: Dúvida sobre posição de captadores (paciência sou novato)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos