Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

+2
Juninho Sampaio
Márcio
6 participantes

Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Márcio Dom Jan 23, 2022 4:55 pm

Olá, pessoal. Postei este vídeo aqui, com a intenção de trocar uma ideia com vocês, especialmente com quem usa a interface Go Mixer, da Roland. Se repararem, o baixo clipa em alguns momentos dessa gravação. Normalmente, o volume de gravação da Go Mixer não é muito alto. Compenso ao levar o vídeo para o In Shot, em que consigo mexer no volume e tratar  a imagem. Tudo simples, mas quebra um galho. De todo modo, queria saber, dos que usam a Go Mixer, o que fazem com o áudio após a gravação. Usam algum app? Acho que, com um app bacana, é possível aumentar o volume do vídeo e mexer em frequências, evitando a clipagem. Enfim, se alguém tiver uma dica, agradeço. O vídeo é esse aqui:
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Maurício_Expressão e Marcio Azzarini gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jan 24, 2022 9:18 am

Esse som velado encaixou muito bem com essa música.

Entendi o que você comentou.
Tente abaixar o volume no instrumento e aumentar na plaquinha.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12055
Localização : Salvador-Ba

Márcio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Marcio Azzarini Seg Jan 24, 2022 10:58 am

Fala xará! Sobre o video, excelente como sempre... Esse timbre fechado ja é sua marca registrada! E casou muito bem com a música.

Agora, sobre o clip q ta dando na gravação, não tenho a GoMixer, mas as vezes uso uma iPlug da JOYO pra gravar direto.. E nesse tipo de gravação não tem como fazer uma mix pós captação né, pq vc ja ta gravando o audio ali com o video e boas... Nessa situação é como o Juninho falou... Tirar o volume do instrumento mesmo, e aumentar um pouco pela interface. Ja ajuda.

Abração!

____________________________
Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Icon_rr Let´s groove!!!
https://www.youtube.com/marcioazzarini
Marcio Azzarini
Marcio Azzarini
Membro

Mensagens : 1130
Localização : Sorocaba

http://www.marciobasspage.cjb.net

Márcio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Márcio Seg Jan 24, 2022 11:27 am

Juninho Sampaio escreveu:Esse som velado encaixou muito bem com essa música.

Entendi o que você comentou.
Tente abaixar o volume no instrumento e aumentar na plaquinha.

Beleza, Juninho. Vou tentar, bicho. Nos próximos dias, vou usar os volumes como você indicou. Interface pra celular é algo muito prático, cara.  Só esse detalhe da clipagem é que tá pegando. Bom, vamo ver no que dá.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Márcio Seg Jan 24, 2022 11:30 am

Marcio Azzarini escreveu:Fala xará! Sobre o video, excelente como sempre... Esse timbre fechado ja é sua marca registrada! E casou muito bem com a música.

Agora, sobre o clip q ta dando na gravação, não tenho a GoMixer, mas as vezes uso uma iPlug da JOYO pra gravar direto.. E nesse tipo de gravação não tem como fazer uma mix pós captação né, pq vc ja ta gravando o audio ali com o video e boas... Nessa situação é como o Juninho falou... Tirar o volume do instrumento mesmo, e aumentar um pouco pela interface. Ja ajuda.

Abração!

Opa! Valeu pela audição, xara! Pois é, vou tentar algo como o Juninho indicou e ver se consigo um resultado melhor. Vamos ver no que dá! :-)
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por siodoni Seg Jan 24, 2022 11:39 am

Timbrão aveludado ein Marcião!
A GoMixer tá vendo tocha Very Happy

Tenta fazer como o Juninho disse, deve resolver o problema.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Márcio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Márcio Seg Jan 24, 2022 11:25 pm

siodoni escreveu:Timbrão aveludado ein Marcião!
A GoMixer tá vendo tocha Very Happy

Tenta fazer como o Juninho disse, deve resolver o problema.

Salve, Sidão! Pois é, vou tentar sim. Vamo ver no dá! hehe
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por kattastroff Ter Jan 25, 2022 1:41 am

Já te deram umas dicas boas aí e eu não tenho a Go Mixer e nunca toquei num baixo desses, mas vou dar meu pitaco hehe. E antes de mais nada quero te parabenizar pela execução e timbre, assisti o vídeo inteiro e inclusive ouvi os momentos de saturação (ou clipping, ou distorção...) que você citou. Vou tentar te explicar como eu vejo a situação.

1) você gravou direto na Go Mixer e já aconteceu saturação. Isso significa que a saturação já está lá. Saturação, além do timbre característico, normalmente significa aumento de agudos e ocasionalmente diminuição de graves. Então se já está gravado com saturação, nenhum efeito posterior vai tirar isso, mas nesse cenário diminuir agudos e aumentar graves talvez ajude a "esconder" a saturação, mas provavelmente vai alterar seu timbre em geral também. Se você tiver paciência e souber editar áudio, dá pra separar esses momentos em que isso acontece pra não aplicar essa correção na faixa inteira, fazer crossfade, aplicar a equalização só nesse ponto, mixar isso novamente com o sinal original, mas dá trabalho e nunca vai atingir o som 100% limpo.

2) a saturação (desejada ou não) acontece quando algum componente do seu sistema de som recebe um sinal mais potente/alto do que ele conseguiria receber, então faz todo sentido diminuir o volume do baixo. Provavelmente é a solução mais fácil.

3) se a Go Mixer (ou um amplificador, ou qualquer equipamento recebendo o sinal do baixo e saturando) tiver knobs separados de (Input) Gain e (Output/Master) Volume, diminuir o Gain e aumentar o Volume deve resolver o problema também.

4) nosso ouvido ouve graves muito menos que médios por exemplo, então pra compensar isso precisamos de (ou gastamos) muito mais volume/potência no grave do que nos médios em geral. Essa informação somada ao seu timbre fechado me leva a crer que são os graves que estão causando sua distorção, então se a Go Mixer tiver um knob de grave vale a pela tentar diminuir. Se você estiver usando qualquer pedal antes da interface que tenha controle de graves (préamp, eq, até algumas distorções) vale a pena diminuir os graves tb

5) efeitos de limiter/compressor literalmente limitam (suavemente) o sinal de áudio então usar algo assim antes da Go Mixer provavelmente resolve também. Dependendo de como estiver configurado pode alterar o timbre, e isso pode ser desejável ou não

Como eu disse, a solução mais simples é realmente abaixar o volume do baixo. Se ficar muito baixo você pode depois amplificar na edição, e se saturar você tenta adicionar um limiter antes de amplificar ou resolver na equalização.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Márcio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Márcio Ter Jan 25, 2022 3:19 am

Oi, Katta. Velho, valeu pelas informações. Fiz uns testes, diminuindo o volume do baixo. Melhorou bem, mas ainda ficou uma ou outra saturação. Meu próximo passo é tentar usar um pedal compressor e ver no que dá. O f*** é que a Go Mixer é fraquinha, ao menos para o contrabaixo. Acho que para violão, guitarra, os resultados sejam melhores. Bom, vou continuar tentando ajustar isso, porque, como tenho pouquíssimo conhecimento sobre tecnologia de áudio, uma interface para celular é algo bem conveniente e fácil de mexer para mim, sabe? Valeu pelas dicas, cara. Abraço!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jan 26, 2022 2:41 pm

Apesar dos detalhes apontados, eu gostei muito!

claps claps claps
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Márcio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Márcio Qua Jan 26, 2022 2:50 pm

Valeu, Pedrão! :-)
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S Empty Re: Não é por aí (Zélia Duncan) - Baixo Giannini AE08B-S

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos