Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

3 participantes

Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 14, 2022 2:48 am

Prezados,

Comprei um preamp Aguilar OBP-3 para colocar no meu Cort A5.
Ele vem com os Bart MK-1, que são single coils.
Quais captadores soapbar vocês recomendam para utilizar com o Aguilar OBP-3 no lugar dos meus Bart MK-1? Peço considerar tanto os single coils como os dual coils.
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por patriciofernandes Seg Mar 14, 2022 4:36 am

Os Bartolini MK1 são humbuckers cerâmicos de bobina dupla, ligadas em série, até onde eu sei. Seus repositores diretos são os MK5, que são fabricados nos USA (diferente dos MK1 e MK2 que são licenciados e fabricados em países asiáticos). Os MK5 tem furação e tamanho exatamente iguais a eles, para os 5 cordas.
Talvez os DCB da Aguilar tenham medida semelhante, mas só comparando as medidas pra ver. Eles iriam casar bem com o OBP-3, sem dúvida. Mas eu te pergunto: o que você está buscando com essas mudanças? O que falta no teu baixo hoje? Respondendo isso talvez cheguemos em algum lugar
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 14, 2022 6:47 am

Bom dia, Patricio.

Esses MK1 que vêm no Cort A5 são coreanos e são single coils (EDIT: corrigindo, são reverse P split coils e não single coils), com certeza. Os MK5 (que são fabricados nos EUA), dependendo do modelo, podem ser humbuckers ou single coils.

Como eu disse, eu acabei de comprar um excelente pré, que é o Aguilar OBP-3 e, por conta disso, gostaria de ter captadores de primeira linha, pois esses MK1 coreanos, como vc mesmo disse, são apenas licenciados. Ou seja, acredito que um Bartolini USA seja melhor. Até vi um vídeo no Youtube comparando o MK1 com o MK5 (ambos num Cort A5) e o MK5 dava um banho no coreano.

Mas eu queria saber de vocês se esse pré (OBP-3) vai bem com o MK5 ou se vai melhor com outro captador. Não tenho preferência por nenhum som específico. Busco uma combinação já conhecida e aceita pela maioria. Não quero inventar, quero trilhar o caminho que todos já trilharam. Só isso.


Última edição por Savio_RJ em Ter Mar 15, 2022 2:39 pm, editado 1 vez(es)
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por allexcosta Seg Mar 14, 2022 7:53 am

Savio_RJ escreveu:Ele vem com os Bart MK-1, que são single coils.

Savio_RJ escreveu:Esses MK1 que vêm no Cort A5 são coreanos e são single coils, com certeza.

Que eu saiba os MK1 são reverse P split coils.

Savio_RJ escreveu:Até vi um vídeo no Youtube comparando o MK1 com o MK5 (ambos num Cort A5) e o MK5 dava um banho no coreano.

"Dar um banho" é o mesmo que você ter gostado? Se sim, talvez sua resposta esteja aqui.

Savio_RJ escreveu:Mas eu queria saber de vocês se esse pré (OBP-3) vai bem com o MK5 ou se vai melhor com outro captador.

O OBP3 vai muito bem com o MK5 e com tantos outros captadores do mercado.

Savio_RJ escreveu:Não tenho preferência por nenhum som específico. Busco uma combinação já conhecida e aceita pela maioria. Não quero inventar, quero trilhar o caminho que todos já trilharam. Só isso.

Essa trilha e aceitação de todos meio que não existe. Muita gente adora OBP3 com EMG enquanto outros tantos odeiam. Eu mesmo já ouvi essa combinação com EMG soapbars e não achei isso tudo.

Na sua situação, eu olharia os Nordstrand. Provavelmente há samples de todos os modelos disponíveis em soapbar housing no youtube. Lembrando que os Big Singles, por sua topologia, terão algum hum, mesmo que mínimo.

Espero que ajude.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 14, 2022 1:25 pm

Allex,

Você tem razão quanto ao MK1 coreano (que vem nos Ibanez, Cort, etc.). Eles são reverse Precision split coils.

Como estava com raiva deles aqui, quebrei um pra tirar a prova. Segue a foto abaixo.

Acho que vou de MK5 mesmo, pois os Nordstrand estão difíceis de achar (no ML, por exemplo, não tem nenhum). Mas vi no site da Bartolini que eles fabricam o MK5 em algumas versões:

a) MK5P -> Split Coils na diagonal, como do Precision (como o MK1 coreano)
b) MK5J -> Split coils alinhadas, como um Jazz Bass
c) MK52J -> 2x split coils alinhadas como 2 Jazz Bass single e splitados lado a lado (quad coil, poderíamos dizer)
d) MK5C -> Humbucker normal (chamado de Original) (2 bobinas lado a lado)
e) MK5CBC -> Humbucker normal (chamado de Classic Bass (CB), com o cap da ponte um pouco mais fraco do que o MK5C) (2 bobinas lado a lado)
f) MK5S -> Single coil verdadeiro, sendo que o da ponte é NORTH e o do braço é SOUTH (para fazer hum cancelling quando ligados juntos).

Vejo o povo falar do MK5CBC. Qual vocês acham que ficaria melhor no meu Cort A5 com o preamp OBP-3? Lembrando que todos os acima substituem fisicamente de forma perfeita os MK1 coreanos do Cort A5, pois têm as mesmas medidas.


Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Bartol10[/url]
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por allexcosta Seg Mar 14, 2022 2:07 pm

Savio_RJ escreveu:Qual vocês acham que ficaria melhor no meu Cort A5 com o preamp OBP-3?

É muito difícil responder isso sem escutar os diferentes captadores numa situação semi controlada. Talvez alguém aqui no fórum já tenha escutado algumas dessas opções, mas normalmente não lado a lado ou no mesmo dia.

Eu particularmente nem sabia que os MK5 existem em todas essas opções. As topologias reverse P e single J normalmente me agradam, mas isso só conta uma parte da história.

Talvez algum membro do TB meio fã da Bart tenha feito tais experimentos, mas mesmo lá talvez seja difícil encontrar uma informação razoável.

Quem sabe a própria Bartolini te fornece valores de impedância ou talvez de indutância também pra você tomar uma decisão um pouco mais embasada.

Mas no quesito "casar" nenhum deles teria problema com o OBP-3. O que pega aqui mesmo são características individuais em função do seu gosto. Talvez perguntar qual o modelo do vídeo que você gostou seja uma boa idéia.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 14, 2022 2:24 pm

Show, Allex! Muito obrigado a você. Pelo menos valeu a pesquisa dos modelos do MK5... rs

Ah, e a foto do MK1 destruído não é minha. Foi uma brincadeirinha. Eu peguei na internet. hihihi

Abrax
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por allexcosta Seg Mar 14, 2022 2:29 pm

^ Sim, a foto é do Talkbass...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 14, 2022 11:53 pm

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Bartol11
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Adame gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por allexcosta Ter Mar 15, 2022 9:36 am

^ Ah, então o MK5P não é reverse P?

Eu preferia que fosse.

Isso aí tem que ouvir, cara... Não tem jeito.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por patriciofernandes Ter Mar 15, 2022 1:32 pm

Se os MK52j, os MK5C e CBC tiverem 4 ou 5 fios você consegue chavear ele pra ele ser humbucker em série, ou humbucker em paralelo, ou single na bobina north, ou single na bobina sul. pra mim é opção demais e eu não usaria metade delas, mas se voce quer versatilidade, ele te dá todas essas opções. mas teria que furar seu baixo e ligar 4 chaves (se pah, dá pra botar uma 5a chave e nela ligar uma cafeteira)
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Savio_RJ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3 Empty Re: Sugestão de captadores soapbar para uso com preamp Aguilar OBP-3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos