Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 cordas é o padrão?

+10
Pedro Cavalcanti
Zubrycky
Fernando Zadá
CSergio
Jãozeiro
allexcosta
Ivanov_br
JAZZigo
rafael.buzzi.andrade
Matheus Cid Bass
14 participantes

Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex maio 27, 2022 5:12 am

Eu sempre fui baixista de 4 cordas, mas já ouvi essa opinião em muitas fontes diferentes. Antes achava que o baixo de 4 cordas era o "padrão", mas dizem que é muito limitado e que é melhor padronizar um baixo de 5 cordas. Isso é verdade? O padrão é 5 cordas?
Com relação a isso, eu nunca vi problema em tocar em 5 cordas mas meio que me sinto "em casa" quando fico nas 4 cordas e sei que muitos outros baixistas se sentem assim tamém. Mas tenho ainda essa dúvida se é necessário ou não ter um 5 cordas como baixo principal, já que independente do número de cordas, vai ser o mais caro. E tipo, a maioria de nós não é nem um Marcus Miller nem Victor Wooten pra viver de slap. Geralmente somos o cara que fica na base da banda mesmo. E, pela opinião do pessoal, que acho que seja a maioria, o baixo de 5 cordas é o padrão.
Mas eu gosto mais do baixo de 4 cordas e estudo exclusivamente por ele, além de estudar técnicas mais pro lado das 4 cordas tbm..

Futuramente eu quero adquirir um jazz bass Top e me pergunto se vou no de 4 ou 5 cordas. Como não é uma coisa barata, não queria fazer a escolha errada e me arrepender depois.
E convenhamos, jazz bass de 5 cordas descaracteriza o visual do modelo, mesmo continuando sendo bonito kkk.
Mas é aí? Acham que essa é uma transição necessária para todo ou quase todo baixista ou não tem nada haver?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex maio 27, 2022 6:58 am

Depende o nicho em que você toda.
Se perguntar pra pessoas que tocam rock ou metal, essas 5 notas (B, C, C#, D e D#) não fazem tanta falta assim (de modo geral)
Em outros gêneros elas são bem importantes.

O que os grandes baixistas do(s) gênero(s) musical que você toca usam?

Mas, para referência, precision bass 4 cordas passivo é um dos instrumentos mais presentes em todas a história da indústria fonográfica.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Eduardo Tob gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por JAZZigo Sex maio 27, 2022 8:00 am

Ué! Toque com o baixo que a música ou seu ouvido pede! Se você não precisa da "sizona", para quê um baixo de 5 cordas? Só porque seria o padrão?!

Não consigo entender esse tipo de preocupação. :hmm:

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16383
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Ivanov_br Sex maio 27, 2022 8:14 am

Baixo de 5 cordas é tudo de bom.
Se o instrumento for bem feito, melhor ainda. O que quero dizer é: é melhor um baixo de 4 cordas com melhor construção e eletrônica do que um baixo de 5 meia boca (considerando que os preços possam ser equivalentes).
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por allexcosta Sex maio 27, 2022 8:36 am

Matheus Cid Bass escreveu:Eu sempre fui baixista de 4 cordas, mas já ouvi essa opinião em muitas fontes diferentes.

Aí que tá...

Essa resposta, por definição, não pode ser baseada em opinião, mas sim, em números.

E não temos, ninguém tem, esses dados...

Matheus Cid Bass escreveu:Antes achava que o baixo de 4 cordas era o "padrão", mas dizem que é muito limitado e que é melhor padronizar um baixo de 5 cordas. Isso é verdade? O padrão é 5 cordas?

A maioria dos hits top100 de todos os tempos não possuem notas abaixo de E, isso sabemos... Mas vai muito de nicho, como mencionado acima.

O músico que toca tudo ou quase tudo, vive em estúdio, pegando gig de última hora, etc, normalmente terá à mão notas abaixo de E. No nordeste do Brasil em geral, é esperado que o baixista use baixo com mais de 4 cordas. Mesmo é esperado pra quem toca sertanejo universitário, música moderna de crente, pop diva, pop anos 2000, hip-hop, etc... Repare que baixistas que precisam tocar tudo, como o cara do The Voice ou um "session cat" de Nashville sempre terão uma sizona disponível.

Mas um baixista que vive ali no meio blues, rock, indie rock raramente ou nunca sentirá necessidade de tais notas, tampouco se espera que ele as use.

Matheus Cid Bass escreveu:Com relação a isso, eu nunca vi problema em tocar em 5 cordas mas meio que me sinto "em casa" quando fico nas 4 cordas e sei que muitos outros baixistas se sentem assim tamém. Mas tenho ainda essa dúvida se é necessário ou não ter um 5 cordas como baixo principal, já que independente do número de cordas, vai ser o mais caro.

Cordas extras não devem ser problema, mas sim, solução para uma necessidade. Se você não tem essa necessidade, não precisa de tal solução.

O "se sentir em casa" tem que ser visto conforme sua relação com a música. Você toca pra você? Então deve sempre se sentir em casa... Você toca pra que os outros de paguem? Precisa entender a necessidade de quem te paga, senão essa pessoa vai procurar outro baixista, como deve ser numa relação de comércio/trabalho qualquer.

Matheus Cid Bass escreveu:E tipo, a maioria de nós não é nem um Marcus Miller nem Victor Wooten pra viver de slap. Geralmente somos o cara que fica na base da banda mesmo. E, pela opinião do pessoal, que acho que seja a maioria, o baixo de 5 cordas é o padrão.

Wooten não mexe muito com slap já faz uns bons anos, mesmo assim continua com 4 cordas.

Matheus Cid Bass escreveu:Mas eu gosto mais do baixo de 4 cordas e estudo exclusivamente por ele, além de estudar técnicas mais pro lado das 4 cordas tbm..

Aí meio que esclarece sua dúvida, supondo que não exista alguém que te pague pra tocar e cujas necessidades você precise atender.

Matheus Cid Bass escreveu:Futuramente eu quero adquirir um jazz bass Top e me pergunto se vou no de 4 ou 5 cordas. Como não é uma coisa barata, não queria fazer a escolha errada e me arrepender depois.

Se você precisa daquelas 5 notas, compre o de 5, se não precisa, o de 4. É simples assim...

Matheus Cid Bass escreveu:E convenhamos, jazz bass de 5 cordas descaracteriza o visual do modelo, mesmo continuando sendo bonito kkk.

Jazz Bass 5 cordas tem visual de Jazz Bass 5 cordas, não descaracteriza nada...

Matheus Cid Bass escreveu:Mas é aí? Acham que essa é uma transição necessária para todo ou quase todo baixista ou não tem nada haver?

Vou ser redundante, mas é necessária se há a necessidade dentro do contexto onde você, como músico e artista, se enxerga, está, ou quer estar...

Eu, por exemplo, já arrumei ou me informei sobre gigs onde as pessoas exigiam corda si grave ou que ela não existisse. Como eu sempre toquei 5 cordas, terminei entrando na gig do primeiro caso e não respondi à que exigia instrumento de 4 cordas.

Até porque há uma lógica básica nessa situação. Se você tem 5 cordas, pode optar por usar 4 (ou 3, ou 2)... Se você tem 4 cordas, não consegue usar 5...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Jãozeiro Sex maio 27, 2022 10:47 am

Matheus Cid Bass escreveu:...eu nunca vi problema em tocar em 5 cordas mas meio que me sinto "em casa" quando fico nas 4 cordas e sei que muitos outros baixistas se sentem assim tamém. Mas tenho ainda essa dúvida se é necessário ou não ter um 5 cordas como baixo principal...
Mas eu gosto mais do baixo de 4 cordas e estudo exclusivamente por ele, além de estudar técnicas mais pro lado das 4 cordas tbm..

Matheus, sua pergunta não tem sentido, ou eu que não tô entendendo muito bem. Resumindo, você não sabe se precisa ou não de um 5c? Se você que toca não sabe, quem saberá por você?


Última edição por Jãozeiro em Sex maio 27, 2022 11:16 am, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Jãozeiro Sex maio 27, 2022 10:57 am

Agora, se 5 cordas é o padrão...acredito que não tenha um padrão quando se fala em baixo. Padrão é violão e guitarra 6c. Já no baixo muita gente toca com 4c e muita gente toca com 5c. Arrisco dizer que o 4c ganha na quantidade de baixos vendidos, mas não chega a ser um padrão.

Eu não sou tão chegado a baixos 5c. Já os 6c, adoro. Pra mim é 4c ou 6c. Mas são só minhas preferências.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por CSergio Sex maio 27, 2022 11:59 am

Padrão acho que não é.
Só se for em algum gênero de nicho: acho que em forró e sertanejo usam bastante 5c; posso estar mas minha impressão é que seja comum 5 cordas nesses 2 gêneros.

Eu vejo pelo seguinte lado; procura qualquer loja que venda cordas e veja que o estoque, 75% é 4c, 15% é 5c, o restante 6c e outras coisas exóticas.
Assim que enxergo.

PS: não sou muito chegado em 5c, gosto mais de 4c, disparado.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por JAZZigo Sex maio 27, 2022 1:28 pm

5 cordas é o padrão?  12-B35-F0-D-FAE3-44-F8-ACAA-53618-B21-F5-A8
https://en.wikipedia.org/wiki/Bass_guitar_tuning

Pronto. Preocupação encerrada.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16383
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

rafael.buzzi.andrade e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex maio 27, 2022 3:35 pm

Então tá blz.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por allexcosta Sex maio 27, 2022 3:39 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Então tá blz.

Blz nada... Escrevi um textão agora espero um textão seu... Laughing


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Fernando Zadá, Matheus Cid Bass, Adame e Wardog_76 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Fernando Zadá Sex maio 27, 2022 4:14 pm

Pra mim o padrão é 6 cordas afinado em EADGCF

Acho que cada um define seu padrão mas quando comecei fui no 4 cordas e acho que já resolve bem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Jãozeiro Sex maio 27, 2022 4:51 pm

allexcosta escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Então tá blz.

Blz nada... Escrevi um textão agora espero um textão seu... Laughing


E "tá blz" o que, meu jovem? O que você decidiu? Hehe...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Zubrycky Sex maio 27, 2022 5:12 pm

O grande e saudoso Bob Cranshaw costumava dizer, a respeito das diferenças entre o baixo elétrico e o acústico (ele era um mestre nos dois instrumentos), uma frase que adotei como um de meus lemas: "a bass is a bass".

Em outras palavras, não é o instrumento que você toca o que importa mas sim como você o toca... Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex maio 27, 2022 10:30 pm

allexcosta escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Então tá blz.

Blz nada... Escrevi um textão agora espero um textão seu... Laughing

É justo...
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex maio 27, 2022 11:02 pm

allexcosta escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Eu sempre fui baixista de 4 cordas, mas já ouvi essa opinião em muitas fontes diferentes.

Aí que tá...

Essa resposta, por definição, não pode ser baseada em opinião, mas sim, em números.


E não temos, ninguém tem, esses dados...

Entendo

Matheus Cid Bass escreveu:Antes achava que o baixo de 4 cordas era o "padrão", mas dizem que é muito limitado e que é melhor padronizar um baixo de 5 cordas. Isso é verdade? O padrão é 5 cordas?


A maioria dos hits top100 de todos os tempos não possuem notas abaixo de E, isso sabemos... Mas vai muito de nicho, como mencionado acima.

O músico que toca tudo ou quase tudo, vive em estúdio, pegando gig de última hora, etc, normalmente terá à mão notas abaixo de E. No nordeste do Brasil em geral, é esperado que o baixista use baixo com mais de 4 cordas.

Pior que sou mesmo do Nordeste e a galera que eu toco sente falta da 5ª corda, mesmo não sendo nada profissional.


Mesmo é esperado pra quem toca sertanejo universitário, música moderna de crente, pop diva, pop anos 2000, hip-hop, etc... Repare que baixistas que precisam tocar tudo, como o cara do The Voice ou um "session cat" de Nashville sempre terão uma sizona disponível.

Mas um baixista que vive ali no meio blues, rock, indie rock raramente ou nunca sentirá necessidade de tais notas, tampouco se espera que ele as use.

Ainda pretendo estudar esses estilos mais profundamente


Matheus Cid Bass escreveu:Com relação a isso, eu nunca vi problema em tocar em 5 cordas mas meio que me sinto "em casa" quando fico nas 4 cordas e sei que muitos outros baixistas se sentem assim tamém. Mas tenho ainda essa dúvida se é necessário ou não ter um 5 cordas como baixo principal, já que independente do número de cordas, vai ser o mais caro.


Cordas extras não devem ser problema, mas sim, solução para uma necessidade. Se você não tem essa necessidade, não precisa de tal solução.


É, eu achava que o problema era eu não preferir baixo de 5 cordas. E estava querendo achar um motivo bem plausível pra ter um, pro pessoal com quem eu toco ficar feliz. Mas agora tou vendo que minha pergunta foi meio sem nexo, já que não estou em nenhum ambiente profissional em que eu realmente precisasse me preocupar com qualquer demanda de estilo...



O "se sentir em casa" tem que ser visto conforme sua relação com a música. Você toca pra você? Então deve sempre se sentir em casa... Você toca pra que os outros de paguem? Precisa entender a necessidade de quem te paga, senão essa pessoa vai procurar outro baixista, como deve ser numa relação de comércio/trabalho qualquer.

Matheus Cid Bass escreveu:E tipo, a maioria de nós não é nem um Marcus Miller nem Victor Wooten pra viver de slap. Geralmente somos o cara que fica na base da banda mesmo. E, pela opinião do pessoal, que acho que seja a maioria, o baixo de 5 cordas é o padrão.

Wooten não mexe muito com slap já faz uns bons anos, mesmo assim continua com 4 cordas.

Você entendeu o que quis dizer.

Matheus Cid Bass escreveu:Mas eu gosto mais do baixo de 4 cordas e estudo exclusivamente por ele, além de estudar técnicas mais pro lado das 4 cordas tbm..


Aí meio que esclarece sua dúvida, supondo que não exista alguém que te pague pra tocar e cujas necessidades você precise atender.

Matheus Cid Bass escreveu:Futuramente eu quero adquirir um jazz bass Top e me pergunto se vou no de 4 ou 5 cordas. Como não é uma coisa barata, não queria fazer a escolha errada e me arrepender depois.

Se você precisa daquelas 5 notas, compre o de 5, se não precisa, o de 4. É simples assim...

Pois é, acho que talvez eu nem precise, mas percebe-se que o pessoal do meu estado acham "paia" baixo sem Sizona...
Eu poderia não tocar com eles, mas aí eu tocaria com quem? O estilo que eu queria aprender não tem muita vez por aqui...
A galera só quer saber de forró ou música de igreja. Não sai muito disso não... Mas é claro, levando em consideração que sou um músico muito ruim, talvez não tem pq eu reclamar de receber influência do meio musical em que estou inserido, já que mesmo que os músicos daqui não são muito chegados aos estilos que quero conhecer, são infinitamente mais evoluídos musicalmente do que eu. Então, tá na cara que tenho que apresentar alguma coisa que agrade pra poder "chegar junto."



Matheus Cid Bass escreveu:E convenhamos, jazz bass de 5 cordas descaracteriza o visual do modelo, mesmo continuando sendo bonito kkk.


Jazz Bass 5 cordas tem visual de Jazz Bass 5 cordas, não descaracteriza nada...

É, claro.

Matheus Cid Bass escreveu:Mas é aí? Acham que essa é uma transição necessária para todo ou quase todo baixista ou não tem nada haver?


Vou ser redundante, mas é necessária se há a necessidade dentro do contexto onde você, como músico e artista, se enxerga, está, ou quer estar...

Eu, por exemplo, já arrumei ou me informei sobre gigs onde as pessoas exigiam corda si grave ou que ela não existisse. Como eu sempre toquei 5 cordas, terminei entrando na gig do primeiro caso e não respondi à que exigia instrumento de 4 cordas.

Até porque há uma lógica básica nessa situação. Se você tem 5 cordas, pode optar por usar 4 (ou 3, ou 2)... Se você tem 4 cordas, não consegue usar 5...

Tudo bem, cheguei a conclusão de que sou ruim demais pra precisar me preocupar com número de cordas que vou tocar, até porque não sei se realmente preciso da Sizona pra eu tocar pra mim ou pra tocar pra galera. Acho que minha pergunta não fez sentido nenhum, no fim das contas. Mas agora vi que eu preciso saber que estilo vai precisar de 5 cordas e qual não vai. Dependendo de qual for é de qual eu vou me focar a estudar, vou saber se realmente preciso ou não. Até agora não vejo que preciso.
Tudo certo, vou continuar estudando do jeito que eu sempre estudava. Vou me preocupar com isso quando eu realmente me sentir limitado com 4 C. Mas acho que isso vai demorar pra acontecer.

Talvez, se eu me tornar um ótimo músico o pessoal não iria se importar se eu toco com 2, 3 ou 4 cordas.


Última edição por Matheus Cid Bass em Sex maio 27, 2022 11:37 pm, editado 2 vez(es)
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por allexcosta Sex maio 27, 2022 11:11 pm

Shocked affraid

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por allexcosta Sáb maio 28, 2022 10:28 am

Matheus Cid Bass escreveu:Pior que sou mesmo do Nordeste e a galera que eu toco sente falta da 5ª corda, mesmo não sendo nada profissional.

(...)

É, eu achava que o problema era eu não preferir baixo de 5 cordas. E estava querendo achar um motivo bem plausível pra ter um, pro pessoal com quem eu toco ficar feliz...

(...)

Mas agora tou vendo que minha pergunta foi meio sem nexo, já que não estou em nenhum ambiente profissional em que eu realmente precisasse me preocupar com qualquer demanda de estilo... Pois é, acho que talvez eu nem precise, mas percebe-se que o pessoal do meu estado acham "paia" baixo sem Sizona...

(...)

Eu poderia não tocar com eles, mas aí eu tocaria com quem? O estilo que eu queria aprender não tem muita vez por aqui...
A galera só quer saber de forró ou música de igreja. Não sai muito disso não... Mas é claro, levando em consideração que sou um músico muito ruim, talvez não tem pq eu reclamar de receber influência do meio musical em que estou inserido, já que mesmo que os músicos daqui não são muito chegados aos estilos que quero conhecer, são infinitamente mais evoluídos musicalmente do que eu. Então, tá na cara que tenho que apresentar alguma coisa que agrade pra poder "chegar junto."

É nítido que você vive uma crise provocada por uma discrepância entre o que você quer e o que os outros querem. E não há problema nenhum nisso, contanto que exista um equilíbrio na situação.

Colocando na balança, tocar um 5 cordas e ter a aprovação da galera vai te deixar mais feliz que tocar um 4 cordas? Se sim, é uma boa opção, se não, não é...

Tocar estilos que você não gosta vai te satisfazer mais que não tocar? Se sim, toque, se não, não toque...

Eu, por exemplo, vivo num lugar onde as pessoas tocam sertanejo ou rock. Não tenho o mínimo interesse em tocar esses estilos, portanto fico em casa vendo TV.

Caso ainda fosse profissional da música, acertaria o cachê pra tocar esses estilos, ou quaisquer outros e cobraria meu dinheiro no fim do show.

É simples assim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por CSergio Sáb maio 28, 2022 11:11 am

Eu sou ruim demais, portanto uma pergunta ao meu nível: em um baixo 4 cordas, não dá pra tirar as notas que a quinta corda, Bzona fornece?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb maio 28, 2022 11:30 am

Não é uma questão de se sentir limitado com um baixo 4 cordas... Entendo que é de momento.
Por exemplo, Eu tenho 2 baixos 5 cordas e acabei de comprar 1 de 4 cordas. É da vibe mesmo.

No mais, o baixo de 4 cordas tem todas as notas do baixo de 5 cordas... a diferença é que a corda B vai oferecer notas em oitava abaixo.
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Jãozeiro Sáb maio 28, 2022 11:56 am

CSergio escreveu:Eu sou ruim demais, portanto uma pergunta ao meu nível: em um baixo 4 cordas, não dá pra tirar as notas que a quinta corda, Bzona fornece?

Se você colocar uma Sizona no lugar da Mizona, sim. Ou então descer a afinação da Mizona dois tons e meio, o que vai ficar ruim se não utilizar um encordoamento bem pesado, e de qualquer forma a digitação no baixo vai para o espaço.

O que é comum de uma galera aí fazer é utilizar um baixo 4 cordas na seguinte configuração (de baixo pra cima): DAEB. Só comprar um encordoamento 5 cordas e descartar a corda mais aguda (G).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por CSergio Sáb maio 28, 2022 12:48 pm

Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:Eu sou ruim demais, portanto uma pergunta ao meu nível: em um baixo 4 cordas, não dá pra tirar as notas que a quinta corda, Bzona fornece?

Se você colocar uma Sizona no lugar da Mizona, sim. Ou então descer a afinação da Mizona dois tons e meio, o que vai ficar ruim se não utilizar um encordoamento bem pesado, e de qualquer forma a digitação no baixo vai para o espaço.

O que é comum de uma galera aí fazer é utilizar um baixo 4 cordas na seguinte configuração (de baixo pra cima): DAEB. Só comprar um encordoamento 5 cordas e descartar a corda mais aguda (G).

Ótima explicação.
Ou seja, é quase impraticável.

Pra quem precisa, da "B" tem que ter um 5 cordas ehehehe (pra botar mais minhoca na cabeça do OP eheheh).

O papo de que 5 cordas tem visual muito diferente, descaracteriza o visual do 4 cordas:

5 cordas é o padrão?  Wfgwsb10

Foto aleatória
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 28, 2022 1:17 pm

Falando por mim mesmo, nestes quase 30 anos de estrada, até hoje nunca vivi uma situação na qual pensei "puxa, eu realmente preciso de um baixo de 5 cordas".

Obviamente, nada contra 5 cordas aqui. O fato de eu nunca ter precisado de um instrumento destes fala apenas e tão somente sobre mim, nada tendo a ver sobre o mérito deles.

Se eventualmente preciso de notas abaixo do E grave, o drop D resolve o meu caso (já cheguei a gravar com essa afinação).

Converti um de meus baixos para BEAD. Sabem quantas vezes precisei usá-lo em shows ou gravações? Isso mesmo, nenhuma.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 28, 2022 1:26 pm

O músico não é ruim ou bom pelo número de cordas do instrumento. O que o faz ser bom ou ruim é a quantidade de esforço, empenho e estudo (lembrando que sempre é possível melhorar, não importando o quão bom e ruim você seja).

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por JAZZigo Sáb maio 28, 2022 2:22 pm

CSergio escreveu:Ou seja, é quase impraticável.

Pra quem precisa, da "B" tem que ter um 5 cordas ehehehe (pra botar mais minhoca na cabeça do OP eheheh).
Nem impraticável e nem novidade:

5 cordas é o padrão?  Rs66lh_foil-1500x1500
https://www.piguitars.com.br/produto/encordoamento-baixo-rotosound-drop-zone-rs66lh-065-130/

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16383
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por allexcosta Sáb maio 28, 2022 3:07 pm

CSergio escreveu:Eu sou ruim demais, portanto uma pergunta ao meu nível: em um baixo 4 cordas, não dá pra tirar as notas que a quinta corda, Bzona fornece?

Claro que dá...

Dá pra tirar essas notas com um baixo de 1 corda e 4 casas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por allexcosta Sáb maio 28, 2022 3:13 pm

Zubrycky escreveu:Falando por mim mesmo, nestes quase 30 anos de estrada, até hoje nunca vivi uma situação na qual pensei "puxa, eu realmente preciso de um baixo de 5 cordas".

Nos 34 anos que tenho tocando baixo, conto nos dedos de uma mão as situações em que uma quinta corda não faria falta pra eu me expressar como músico.

Zubrycky escreveu:O músico não é ruim ou bom pelo número de cordas do instrumento. O que o faz ser bom ou ruim é a quantidade de esforço, empenho e estudo (lembrando que sempre é possível melhorar, não importando o quão bom e ruim você seja).

Sim, mas não podemos esquecer do talento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por fheliojr Sáb maio 28, 2022 10:33 pm

Matheus Cid Bass escreveu:

Mesmo é esperado pra quem toca sertanejo universitário, música moderna de crente, pop diva, pop anos 2000, hip-hop, etc... Repare que baixistas que precisam tocar tudo, como o cara do The Voice ou um "session cat" de Nashville sempre terão uma sizona disponível.

Mas um baixista que vive ali no meio blues, rock, indie rock raramente ou nunca sentirá necessidade de tais notas, tampouco se espera que ele as use.

Ainda pretendo estudar esses estilos mais profundamente



Para mim, a resposta à sua dúvida está aqui.
Se vc pretende estudar aqueles estilos, creio que seja importante ter um baixo de 5 cordas.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom maio 29, 2022 10:42 am

Cada um tem seu padrão, e tá tudo certo.
Varia muito do que você quer, sente necessidade, situação.
Vou dar um exemplo meu, semprei toquei 4c e certa vez cismei que queria um baixo de 5 cordas, pra ter nota mais grave...
Quando peguei um e comecei a tocar vi que o contexto das musicas que eu tocava nao pedia isso, sei lá, das 40 musicas que eu tocava umas 3 ou 4 tinham uma nota ali mais grave, e eu tinha que mudar a digitaça em relaçao a alguma alteraçao de afinaçao tipo DARG... sem contar que como eu não tinha como levar meu baixo de 5c pro ensaio, acabava ensaiando com o 4c que um amigo levava e em casa eu praticava com o 5c... pra mim eram dois mundos, eu me confundia, enfim, acabei abrindo mão do 5c.
E tá tudo bem!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Eduardo Tob Seg maio 30, 2022 10:25 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Depende o nicho em que você toda.
Se perguntar pra pessoas que tocam rock ou metal, essas 5 notas (B, C, C#, D e D#) não fazem tanta falta assim (de modo geral)
Em outros gêneros elas são bem importantes.

Sobre as 5 notas mais graves que a Sizona oferece: toco metal desde 1994 e baixos de 4 cordas não me atendem justamente pq as bandas em que toco estão geralmente em afinação mais grave, tipo um tom e meio abaixo e assim consigo acompanhar sem mudar afinação padrão, o que é vantagem pra mim.

Outra coisa: a nota E na quinta casa da corda B soa ligeiramente diferente da E solta (quarta corda). É sutil mas tem diferença.

Mas sobre a questão específica do tópico, a galera já matou a charada. Tem mais a ver com o que o colega quer fazer do que o número de cordas e tal.

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Gabrielle gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Antunesbass Ter Set 20, 2022 11:28 am

Estes grandes baixistas(talvez um maior que o outro) têm opiniões um tanto diferentes...





Se liga na performance do Marcus Miller em um 5 codas:



Tire suas próprias conclusões, sabendo que não existe uma resposta exata para um questão tão vaga como esta que você levantou.

EDIT: Uma das maiores fábricas de músicos, pelo menos aqui no Ceará, é a igreja. Talvez essa opinião levemente favorável ao baixo de 5 cordas se deva por esse detalhe. As músicas gospel daqui não têm muita variação da utilidade do contrabaixo em uma banda. Em quase todas as bandas, o baixo vai servir pra mais ou menos a mesma coisa: ser um instrumento grave, sendo a base para que outros instrumentos solistas ganhem destaque.

Que tipo de baixista você quer ser?
Antunesbass
Antunesbass
Membro

Mensagens : 52
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Zubrycky Ter Set 20, 2022 12:53 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Falando por mim mesmo, nestes quase 30 anos de estrada, até hoje nunca vivi uma situação na qual pensei "puxa, eu realmente preciso de um baixo de 5 cordas".

Nos 34 anos que tenho tocando baixo, conto nos dedos de uma mão as situações em que uma quinta corda não faria falta pra eu me expressar como músico.

Uma das maravilhas da música é que nela existem vários caminhos possíveis.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Gabrielle gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas é o padrão?  Empty Re: 5 cordas é o padrão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos