Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

+6
NeyBass
rafael.buzzi.andrade
Fernando Zadá
allexcosta
Zubrycky
Matheus Cid Bass
10 participantes

Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Matheus Cid Bass Dom maio 29, 2022 10:16 pm

Eu estava conversando com um amigo meu que é guitarrista e que também toca um pouco de teclado. Estávamos falando de modos gregos e falei que um facilitador pra dominar os modos era saber todas as notas de todos os doze tons da escala natural. Aí ele disse:

"cara, eu toco tanto guitarra quanto teclado, e posso dizer que não é necessário um baixista nem um guitarrista saber todas as notas de todos os tons porque independente do tom, vai ser a mesma escala. Pra um pianista até que chega a ser necessário, mas para instrumento de corda basta saber a forma da escala e aplicar independente do tom. "

Bem, parando pra pensar, independente do tom, vocês já devem ter percebido que cada nota vai gerar uma sensação dependendo da tônica.
Tipo, uma sexta tem um som bem característico. E quando eu toco de ouvido, só de saber o tom e de já ter ouvido a música, consigo saber quais notas preciso tocar somente pelo "instinto" musical sla, de saber que cada posição tem uma tonalidade específica.
Digamos que estejamos tocando em Dó maior, em um baixo de 4 cordas. O Fá está bem abaixo da nota dó, e o Ré duas casas adiante do Fá. Pela posição, eu sei que a nota abaixo da tônica tem um "som de quarta" e a posterior a quarta, tem um "som de quinta".
Se o cara me falar que o tom tá em Ré Lá Bol, a única coisa que preciso saber pra tocar a música inteira é saber onde tá a tônica no braço, e ter ouvido a música antes. Eu nem preciso me preocupar em saber exatamente quais são as notas.

Blz, tudo bem. Mas eu fico me perguntando se não é necessário, mesmo assim, saber todas as notas de todos os tons da escala natural, já que eu vejo muitas aulas em que professores de contrabaixo falam sobre estudar a escala natural. Já ouvi que é preciso saber os acidentes de cada tom
Ex: Fá maior, tem apenas o Gb como acidente.
Ré maior, tem F# e C# como acidente.
Dó sustenido, todas as notas são acidente. C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#

E então? É importante para um músico saber disso mesmo ou o meu amigo está certo?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Zubrycky Seg maio 30, 2022 7:36 am

A escala do baixo é simétrica em sua tradicional afinação em quartas, o que permite que um mesmo padrão de digitação possa ser aplicado em diversas áreas do braço.

Por exemplo (e aqui excluo propositalmente as cordas soltas por razões didáticas), o desenho da escala maior que começa no dedo 2 (o médio) sempre será uma escala maior, independentemente da nota de partida. O mesmo pode ser aplicado a qualquer padrão de escala que não envolva cordas soltas (quando estas estão presentes, o padrão perdura mas a digitação muda).

Tudo isso é muito prático e pode - e deve - ser usado. O problema aqui é o risco de ficar preso não à escala mas ao padrão dela.  Como há notas que se repetem ao longo do braço, há diferentes tipos de digitação para uma mesma escala. Sendo assim, na minha opinião, saber só um desenho de escala não é o mesmo que saber a escala. É preciso estudar cada intervalo que a compõe e descobrir todas as formas de digitação possíveis.

Depois disso, é necessário, acredito, fazer a mesmíssima coisa com todas as demais escalas geradas pelas demais notas da escala original, aprendendo assim o campo harmônico gerado por esta escala. E digo mais: É necessário transpor tudo isso para cada um dos outros 11 tons.

Sendo assim, seu amigo tecladista está conceitualmente errado ao sugerir que não é necessário saber todas as notas de todos os tons, ainda que, pela simétrica natureza do braço do contrabaixo, o conselho dele tenha indubitáveis aplicações práticas.


Última edição por Zubrycky em Seg maio 30, 2022 10:43 am, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Fernando Zadá, Vidigal e Matheus Cid Bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg maio 30, 2022 8:02 am

Quando você pergunta se algo é necessário, precisamos saber: é necessário pra quê?

Em 99% das bandas baixistas não improvisam. Pra essa imensa maioria dos baixistas não é necessário saber modos gregos, escalas alteradas ou nada assim.

E o fato da digitação não mudar obviamente permite atalhos no aprendizado. E atalhos são ok, músicos famosos e consagrados os usam também.

Se você quer ser o cara pronto pra tudo, que viaja pra PQP pra substituir o baixista do sertanejo da vez com autoridade, que chega no estúdio e mata uma música de primeira em qualquer tom que o cantor precisar, assim como fica tranquilo numa jam session dentro da Berklee improvisando após um Pipoquinha ou uma Esperanza da vida, você vai precisar saber tudo em todos os tons e ter tudo no dedo...

Esse cara vai ter que estudar muitas horas por dia num nível elevadíssimo, tanto técnico, como harmônico, como o entendimento geral da música e coisas que muitas vezes você aprende na vida e não na escola, como um "shuffle feel" ou tocar atrás do click junto com o batera para criar uma tensão.

Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior, música tem a capacidade de ficar cada vez mais complicada à medida que você avança, mas só você sabe se precisa daquele conhecimento pra ser o músico que quer ser...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

dibass, Fernando Zadá, Elton Basílio, rafael.buzzi.andrade e Matheus Cid Bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 30, 2022 8:49 am

allexcosta escreveu:Quando você pergunta se algo é necessário, precisamos saber: é necessário pra quê?

Necessário para ser um ótimo músico. Tipo um daqueles que lê partitura e toca jazz e MPB.



Em 99% das bandas baixistas não improvisam. Pra essa imensa maioria dos baixistas não é necessário saber modos gregos, escalas alteradas ou nada assim.

Então quando um cara desses toca sozinho no quarto dele, ele fica fazendo a base normal do baixo enquanto ouve uma música qualquer? Ele fica tocando C, G, Am e F direto... Tendo cuidado de não sair do bumbo, é claro.


E o fato da digitação não mudar obviamente permite atalhos no aprendizado. E atalhos são ok, músicos famosos e consagrados os usam também.

Entendo.


Se você quer ser o cara pronto pra tudo, que viaja pra PQP pra substituir o baixista do sertanejo da vez com autoridade, que chega no estúdio e mata uma música de primeira em qualquer tom que o cantor precisar, assim como fica tranquilo numa jam session dentro da Berklee improvisando após um Pipoquinha ou uma Esperanza da vida, você vai precisar saber tudo em todos os tons e ter tudo no dedo...


Esse cara vai ter que estudar muitas horas por dia num nível elevadíssimo, tanto técnico, como harmônico, como o entendimento geral da música e coisas que muitas vezes você aprende na vida e não na escola, como um "shuffle feel" ou tocar atrás do click junto com o batera para criar uma tensão.

Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior, música tem a capacidade de ficar cada vez mais complicada à medida que você avança, mas só você sabe se precisa daquele conhecimento pra ser o músico que quer ser...

Blz, eu entendi que se o cara quiser ser um músico altamente top, tem que estudar muito.

Mas, por acaso, está dizendo também que não vale a pena ser esse tipo de músico se o intuito não é ser do ramo profissional?
Quero dizer, só vale a pena estudar desse jeito, arduamente etc se o intuito é ganhar dinheiro com isso?
Se não, é tempo perdido e esforço desnecessário?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg maio 30, 2022 9:04 am

Matheus Cid Bass escreveu:Necessário para ser um ótimo músico. Tipo um daqueles que lê partitura e toca jazz e MPB.

Então não seja dado a atalhos...

Depois que você estudar muito tudo durante muitos anos, pode encontrar jeitos mais práticos. Mas o músico de alto nível já esqueceu o que o músico médio ainda não sabe...

Matheus Cid Bass escreveu:Então quando um cara desses toca sozinho no quarto dele, ele fica fazendo a base normal do baixo enquanto ouve uma música qualquer? Ele fica tocando C, G, Am e F direto... Tendo cuidado de não sair do bumbo, é claro.

Não, de forma alguma... Ele toca e entende linhas de baixo em geral. Linhas podem ser super complexas em termos ritmicos, de sotaque, etc... Mas raramente saem do universo menor/maior/dominante.

Tente ver algum show da Ivete, por exemplo. São linhas complexas com muitas notas, tocadas por um baixista que te garanto não sabe o que são modos gregos e que não é improvisador. Não obstante tem uma vida confortável como músico profissional.

Matheus Cid Bass escreveu:Blz, eu entendi que se o cara quiser ser um músico altamente top, tem que estudar muito.

Tem.

Matheus Cid Bass escreveu:Mas, por acaso, está dizendo também que não vale a pena ser esse tipo de músico se o intuito não é ser do ramo profissional?
Quero dizer, só vale a pena estudar desse jeito, arduamente etc se o intuito é ganhar dinheiro com isso?
Se não, é tempo perdido e esforço desnecessário?

Não, eu não disse isso...

Não associei tocar bem a ganhar dinheiro. Qual o tipo de baixista que você quer ser? Você escreveu lá em cima "que toca jazz". Baixistas que tocam jazz bem estudam 8-10 horas por dia por anos e entendem a linguagem do jazz, que tem um sotaque muito específico.

Se eu fosse jovem com talento mediano e decidisse hoje ser um baixista de jazz, provavelmente buscaria passar pelo menos um ano numa escola como a Berklee... Existe um sotaque de jazz que é difícil de entender se você não sai do Brasil por um tempo. Estou falando de jazz e não de "Brazilian Jazz".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 30, 2022 9:16 am

Conhecimento nunca é demais.
Mas precisa saber o que fazer com ele só acumular não serve para muita coisa tem que aplicar e fazer conexões com o mundo real ai sim é bem útil.
Saber todas as notas de todas as escalas é simples se você criar o hábito de estudar e tocar sabendo o que esta tocando.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 30, 2022 9:53 am

Ei, uma perguna à parte:
Saber ler partitura fluentemente é um diferencial muito grande?
Seguinte, não estou preocupado em tocar profissionalmente ou não. (quando falo Profissionalmente me refiro a ganhar dinheiro). Só quero ser um bom músico que toca com outros bons músicos. Apenas isso.
Saber partitura tem algum peso considerável sobre isso?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 30, 2022 9:55 am

Esse Brazilian Jazz que você falou é Bossa nova?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg maio 30, 2022 10:50 am

Matheus Cid Bass escreveu:(...)Saber partitura tem algum peso considerável sobre isso?
Ler partituras fluentemente vai ajudar bastante em determinados nichos musicais.
Em alguns você nem consegue entrar se não souber ler.
E em outros é irrelevante.

Mas é um conhecimento muito útil.

Há muito material disponível em partitura e facilita MUITO aprender uma música mais complexa tendo a partitura e não somente seu ouvido.

PS: e não somente a clave de F. Saber a clave de G é bom também (a clave de C pode deixar pra depois).

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Zubrycky e Matheus Cid Bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg maio 30, 2022 10:59 am

Matheus Cid Bass escreveu:Ei, uma perguna à parte:
Saber ler partitura fluentemente é um diferencial muito grande?
Seguinte, não estou preocupado em tocar profissionalmente ou não. (quando falo Profissionalmente me refiro a ganhar dinheiro). Só quero ser um bom músico que toca com outros bons músicos. Apenas isso.
Saber partitura tem algum peso considerável sobre isso?

Pra ser esse baixista que você quer ser tem peso sim.

Eu, que nunca fui baixista de jazz (tampouco perambulei por esse meio) ou grande improvisador, já cheguei em gig de alguém chegar com a partitura 10 minutos antes de começar o show, me entregar e falar "hoje a gente vai tocar essa aqui". Aliás, tocando salsa isso acontece com frequência.

E eu leio FÁ bem meia boca, mas como fiz violão clássico tenho um pouco mais de facilidade com SOL. Só que sabendo o tom você sabe pra onde a convenção vai pela própria escrita, mesmo em outra clave.

Matheus Cid Bass escreveu:Esse Brazilian Jazz que você falou é Bossa nova?

Não, mas pode incluir algo de bossa-nova.

Pense em Egberto Gismonti, Ermeto, algo de João Bosco, Djavan, Zimbo Trio, etc...



____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Matheus Cid Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por NeyBass Seg Set 26, 2022 7:52 am

Uma reflexão:

Para você dirigir um veículo, é necessário conhecer todos os sinais de trânsito? (deixemos as leis de trânsito de lado)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Set 26, 2022 9:30 am

NeyBass escreveu:Uma reflexão:

Para você dirigir um veículo, é necessário conhecer todos os sinais de trânsito? (deixemos as leis de trânsito de lado)

E aquela história de etudar em 12 tons?

Um amigo meu, trompetista, disse que precisa saber de cor todas as sequências de todos os tons. São só 3 botões para fazer 12 notas diferentes, sem considerar as oitavas.
E o baixista só precisa ficar ligado no shape da escala pra poder replicar em todo o braço?
Nesse caso, um trompetista não seria bem mais músico que um baixista?

Sobre aquela história dos modos gregos, eu achava que todo músico precisava passar por esse assunto, quando estuda a teoria musical. Eu achei que era muito natural para qualquer músico entender sobre isso e outros assuntos. Então não é bem assim né? Nem todo músico vai precisar saber dessas coisas...
Mas e um cara que tá num conservatório, ou faculdade de música, com certeza vai ter que aprender né?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Jãozeiro Seg Set 26, 2022 9:46 am

Intervalos, tríades, tétrades e campo harmônico nem deveriam ser assunto de discussão, é algo básico e extrema, mas extremamente útil e construtivo, assim como leitura (mesmo aos trancos e barrancos).

Estude tudo o que puder. Tudo vai te fazer crescer e compreender melhor a música. Estudo faz você um músico melhor, nunca o contrário.
Se você precisa desse conhecimento ou não no seu trabalho? Não sei, talvez não. Mas sabendo todas as notas de trás pra frente faz de você amanhã um músico melhor do que hoje não sabendo o nome da nota em que está. Ponto.  

Até entendi o que seu amigo quis dizer, mas no geral é besteira e desculpa pra não estudar.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 9:53 am

NeyBass escreveu:Para você dirigir um veículo, é necessário conhecer todos os sinais de trânsito?

Não, não é...

Para dirigir bem e estar pronto para reagir de maneira correta a qualquer sinal de trânsito sim, é necessário conhecer todos.

Aliás, alguém que conhece sinais de trânsito básicos e entende bem preferência (algo relacionado também à experiência), provavelmente dirigirá bem, ou até melhor que alguém com vasto conhecimento de sinais e sem noção de preferência ou sem malícia de trânsito.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 10:03 am

Matheus Cid Bass escreveu:Um amigo meu, trompetista, disse que precisa saber de cor todas as sequências de todos os tons. São só 3 botões para fazer 12 notas diferentes, sem considerar as oitavas.
E o baixista só precisa ficar ligado no shape da escala pra poder replicar em todo o braço?
Nesse caso, um trompetista não seria bem mais músico que um baixista?

Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Cada instrumento apresenta desafios específicos. Se pra um baixista modular é mais simples, ele precisa ter muito mais noção de chão, de tocar no click que um trompetista, por exemplo...

Matheus Cid Bass escreveu:Sobre aquela história dos modos gregos, eu achava que todo músico precisava passar por esse assunto, quando estuda a teoria musical. Eu achei que era muito natural para qualquer músico entender sobre isso e outros assuntos. Então não é bem assim né? Nem todo músico vai precisar saber dessas coisas...

O músico precisa saber o necessário pra tocar o que ele toca, ou o que quer tocar...
Nem toda música ou estilo musical inclui modos gregos. Quem toca um que não inclui não precisa saber nada sobre isso. Um guitarrista de blues, como o B.B. King, por exemplo, não precisa sequer ter ouvido falar de nada disso.

Matheus Cid Bass escreveu:Mas e um cara que tá num conservatório, ou faculdade de música, com certeza vai ter que aprender né?

Modos gregos são um assunto antigo e comum em música. A maioria das escolas os abordará em algum momento do curso, com profundidade variada.

Depende muito de que tipo de músico a pessoa é. Um violinista, por exemplo, muitas vezes só tem noção sobre aplicação disso e possui essas escalas no dedo, começando em diversos pontos. São estudos que facilitam a vida do violinista. Mas ele não se aprofunda em harmonia modal como um compositor ou músico de jazz fazem, por exemplo.


Última edição por allexcosta em Seg Set 26, 2022 10:03 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Zubrycky Seg Set 26, 2022 10:03 am

NeyBass escreveu:Uma reflexão:

Para você dirigir um veículo, é necessário conhecer todos os sinais de trânsito? (deixemos as leis de trânsito de lado)

Para dirigir (Ir de um lugar para o outro em segurança e sabendo seguir as orientações colocadas ao longo do caminho para não se perder no trajeto), sim.  Afinal de contas, saber dirigir é mais do que simplesmente apenas ser capaz de ligar o carro.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por NeyBass Seg Set 26, 2022 10:13 am

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Para você dirigir um veículo, é necessário conhecer todos os sinais de trânsito?

Não, não é...

Para dirigir bem e estar pronto para reagir de maneira correta a qualquer sinal de trânsito sim, é necessário conhecer todos.

Aliás, alguém que conhece sinais de trânsito básicos e entende bem preferência (algo relacionado também à experiência), provavelmente dirigirá bem, ou até melhor que alguém com vasto conhecimento de sinais e sem noção de preferência ou sem malícia de trânsito.

Correto Allex, é o que penso sobre o assunto;

Para dirigir e dirigir bem, não é necessário conhecer todas as leis de trânsito, mas tendo o conhecimento, ajuda, norteia, te livra de situações embaraçosas.

Imagino o camarada que passou a vida dirigindo na cidadezinha do interior, de repente se encontra no centro de São Paulo ou outra mega cidade. Se conhecer placas, sinais de trânsito vai desenrolar legal, mas se não....lascou-se.

Assim eu penso com a música também. Para tocar contrabaixo, não sou obrigado a conhecer todas as escalas, campo harmônico, posso tocar bem, tocando o básico, mas de repente entro em grupo de música instrumental por exemplo com arranjos complexos, aí se não souber essa coisa toda, o cara ta enrolado.

Mas se quiser apenas tocar na igreja, com os amigos, banda que toca o "arroz com feijão", basta entender o I, V, VI, IV, e maioria das músicas será tocado com facilidade.

Zubrycky escreveu:
NeyBass escreveu:Uma reflexão:

Para você dirigir um veículo, é necessário conhecer todos os sinais de trânsito? (deixemos as leis de trânsito de lado)

Para dirigir (Ir de um lugar para o outro em segurança e sabendo seguir as orientações colocadas ao longo do caminho para não se perder no trajeto), sim.  Afinal de contas, saber dirigir é mais do que simplesmente apenas ser capaz de ligar o carro.
Concordo, mas você concorda comigo que sem saber nada de trânsito posso pegar um carro e dirigir? (Atente-se apenas a prática de dirigir o veículo)

Se vou dirigir bem, me envolver em acidentes, não saber tomar decisões, aí já é outra coisa.
Assim vejo a música, posso tocar em qualquer lugar que não necessite de tanto conhecimento e tocar bem, porém, vai chegar a hora que precisarei conhecer.

Como para mim a música é um estudo prazeroso e que tenho vontade de sempre aprender mais, não vejo por que deixar certos assuntos musicais de lado por julgar não ser necessário. Para mim tudo é importante, mesmo que eu não use nunca.


Última edição por NeyBass em Seg Set 26, 2022 10:21 am, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 10:20 am

O lance é que quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor.

O cara que é motorista de drift profissional dirige melhor no dia a dia que uma pessoa normal.

O Colaiuta vai tocar batera muito melhor numa banda de música bo**a que um batera que só toca música bo**a.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

NeyBass e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Set 26, 2022 11:57 am

Pergunta do Matheus: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?
Resposta do Pedro Henrique: Sim.

Conversava isso com um amigo ontem. Estamos no meio de uma multidão de baixistas. O que nos fará se destacar do meio desses é ter conhecimento e saber como usá-lo. Um músico que conhece seu campo de atuação, a música, domina seu instrumento e em ambos os casos sabe o que fazer, se destacará no meio de tantos.

Admiro muito que seu amigo das teclas tenha dado uma resposta desta a você. Esperaria isso de um outro baixista que ainda tem sua mente limitada achando que o baixo deve se limitar a acompanhar o bumbo fazendo cabeça de notas.

Mas agora penso que em um mundo, em um universo, onde se tem trocentas músicas com uma sequencia composta por || C | Am | F | G || mudando apenas a letra, onde as mesmas são tocadas fazendo tum tum tum tum tum, realmente não há onde se aplicar conceitos de graus.

Mas agora, em um universo onde se tem músicas mais complexas, com harmonias mais elaboradas e mais complexas e nas quais o baixo passa a ter de preencher mais espaços e você se vê obrigado a sair da tônica logo em um acorde de C7b5#9, pergunto: O indivíduo tem ou não tem de saber por onde pisa? Tem ou não tem de saber graus? Detalhe que estou falando em uma realidade de condução e não de improvisação.

Lembro de certo tópico que o Allex brincou que um baixista que é chamado para uma gig hipotética sugerida por ele no tópico e simplesmente não dá uma nota dentro, errando terças ou sétimas e outros graus seria, dentro da realidade dita pelo Allex, cortado da lista de baixistas possíveis para serem chamados para uma gig.

Pra mim, mesmo que inconsciente, um baixista precisa buscar clareza e conhecimento sobre isso.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por WHead Seg Set 26, 2022 12:48 pm

allexcosta escreveu:O lance é que quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor.

O cara que é motorista de drift profissional dirige melhor no dia a dia que uma pessoa normal.

O Colaiuta vai tocar batera muito melhor numa banda de música bo**a que um batera que só toca música bo**a.

:hmm:
Concordo com a premissa ("quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor").. mas achei os exemplos meio incorretos..


Última edição por WHead em Seg Set 26, 2022 1:32 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 12:51 pm

WHead escreveu:
allexcosta escreveu:O lance é que quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor.

O cara que é motorista de drift profissional dirige melhor no dia a dia que uma pessoa normal.

O Colaiuta vai tocar batera muito melhor numa banda de música bo**a que um batera que só toca música bo**a.

:hmm:
Concordo com a premissa ("quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor").. mas achei os exemplos meio incorretos..

Então podemos inferir que "drift" não é mais complexo que ir na esquina de carro comprar pão e que o Colaiuta não toca coisas mais complexas que música b***a.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por WHead Seg Set 26, 2022 1:32 pm

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:
allexcosta escreveu:O lance é que quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor.

O cara que é motorista de drift profissional dirige melhor no dia a dia que uma pessoa normal.

O Colaiuta vai tocar batera muito melhor numa banda de música bo**a que um batera que só toca música bo**a.

:hmm:
Concordo com a premissa ("quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor").. mas achei os exemplos meio incorretos..

Então podemos inferir que "drift" não é mais complexo que ir na esquina de carro comprar pão e que o Colaiuta não toca coisas mais complexas que música b***a.

Depende.

Veja bem, tocar, assim como dirigir, parte de princípios gerais básicos (comuns) que vão sendo desenvolvidos (aprimorados) com prática e experiência, não é? Acho difícil afirmar -ou negar- que um motorista acostumado a só dirigir na neve dirige melhor ou pior do que outro que só atravessa terrenos arenosos, visto que as exigências que incidem sobre eles são diferente, não acha? Também acho incorreto afirmar que a habilidade de dirigir derrapando com as rodas traseiras garanta melhor desempenho frente às balizas e paradas em rampas, por exemplo, exigidas no dia a dia (sem falar das legislações que vivem sendo alteradas). Há mesmo casos clássicos de pilotos esportivos (que eu me lembre de F1) que tiveram dificuldades para obter a carteira de habilitação - o que em nada depõe contra a habilidade nata ou inata deles de lidar com situações de pistas e autódromos,ok? Se bem estimulado e preparado, todos somos capazes de melhorar nosso trato com situações técnicas, das mais simples às mais complexas. A cada aperfeiçoamento técnico tendemos a lidar melhor com situações mais complexas até atingirmos nosso limite humano, não acha? Portanto, quanto aos motoristas estou inclinado a dizer que qualquer ser humano bem treinado é capaz tanto de "pilotar" quanto de "dirigir" (é assim que se distingue?). Fazê-lo bem, contudo, exigirá prática e experiência. Atuar em "outro nível" exigirá, ainda, certa dose de talento. Quanto ao músico, creio ser diferente: é claro que um músico, quanto mais completo for (talento, técnica e experiência) mais capacidade terá de lidar com a diversidade técnica musical. Mas, na minha opinião, música não é só técnica, não é só o que se lê nas partituras - vai além da correta -ou mesmo da perfeita- execução de tons e ritmos. Enfim, concordo com a sua premissa "quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor" só achei que os exemplos não foram felizes.



"Se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai passar a vida toda acreditando que é burro" - (frase atribuída a Albert Einstein)

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 1:34 pm

WHead escreveu:só achei que os exemplos não foram felizes.

Eu entendi, só que parece que você também não concorda com a premissa.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por WHead Seg Set 26, 2022 1:48 pm

^É que são três afirmações:

(...) "quando você domina o mais complexo termina fazendo o mais fácil melhor."
Concordo plenamente.

"O cara que é motorista de drift profissional dirige melhor no dia a dia que uma pessoa normal."
As habilidades são tão diferentes que não sei se concordo, acho que discordo (mas acho que a afirmação também não é lógica).

"O Colaiuta vai tocar batera muito melhor numa banda de música bo**a que um batera que só toca música bo**a."
Concordo em partes: tecnicamente, sim. Mas música não é só técnica, eu acho, então não sei se afirmar isso é correto.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Até para não fazer é necessário estudar

Mensagem por Vidigal Qua Out 05, 2022 3:17 pm

Pra se passar de fato o que se quer ao instrumento, eu acho que deve saber o que se quer fazer quase que em tempo real entre a mente e a execução nos dedos. E para isso, a melhor maneira é saber todas as notas, as escalas. Como disse, a melhor maneira. Mas existem várias maneiras. Aí cada um utiliza a que melhor lhe servir. Mas é bom correlacionar o estudo como uma espécie de idioma: se for trocar uma ideia com outra pessoa, desde a esquina ou em outro país, a linguagem musical tem que estar de lição tomada.
Vidigal
Vidigal
Membro

Mensagens : 91
Localização : Teresina-Pi

Thomazi Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É necessário saber todos os intervalos e notas  de cada tom da escala natural?  Empty Re: É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos