Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixos em aviões (2023)

+2
allexcosta
Nate
6 participantes

Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Nate Seg Jun 26, 2023 11:50 am

Boa tarde gente! rock

No mês que vem vou fazer uma viagem internacional e estou muito interessado em pegar esse lindo ibanez btb805ms, mas como será minha primeira viagem internacional eu estou com receio de algumas coisas.


Eu gostaria de transportar ele comigo na cabine, porém as informações que a companhia me deu é que a case do baixo ultrapassa as dimensões estabelecidas para mala de mão. Então eles me deram duas opções, a primeira que eu acho um pouco inviável seria comprar um acento para o baixo (acredito que deve ser muito caro), e a outra opção seria despacha-lo.

Apesar de ter muito medo de despachar o baixo acho que seria a opção mais viável, entretanto vai custar cerca de 350 dólares para despachar porque serão dois voos (british airways e latam).

Algumas pessoas dizem que pode levar na cabine que é só conversar direito que dá certo, tem outras que falam pra despachar mesmo, e eu tô perdido kkkk
A empresa que está organizando a viagem deu a idéia de não fechar nada antes do embarque, e sim tentar embarcar com o baixo e caso não der certo despachar mesmo...

Alguém tem experiência com isso? Poderiam me dar um help? Pedido de ajuda Pedido de ajuda Pedido de ajuda Pedido de ajuda
Nate
Nate
Membro

Mensagens : 12
Localização : Capivari - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por allexcosta Seg Jun 26, 2023 12:08 pm

Cara, na cabine em bag de mão sempre dá certo. Mas é conversando e não tem como te garantir...

O normal é: se cabe no bagageiro, vai... Entre antes de todo mundo e coloque lá em cima primeiro e já foi.

Se não conseguir e estiver tudo cheio você conversa educadamente com os comissários e tem um monte de lugar lá no fundo pra um baixo.

Agora, 100% mesmo é despachando, pra o que recomendo um case ATA.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Jãozeiro Seg Jun 26, 2023 1:34 pm

Na Qatar Airways vc entra com seu violão na bag numa boa. Não é algo pequeno. Sim, menor em comprimento do que um baixo, mas é bem mais gordo. 

Se fosse um baixo com braço aparafusado eu despacharia sem grandes preocupações. Mas como não é, sei lá, ficaria com medo também. 

Cabe um baixo tranquilo ali no bagageiro de mão. Mas vai com bag. Com case não vão deixar nunca.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por CSergio Seg Jun 26, 2023 1:39 pm

Se precisar despachar, melhor garantir um hardcase.
E cordas afrouxadas.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por ALFranca Seg Jun 26, 2023 3:24 pm

Varia de Cia para Cia, o que é uma lástima. Já tem bastante tempo que é assim.
Pelo que pude experenciar até o momento, a Copa Airlines é a única que tem a política clara ao falar que contrabaixo elétrico, acomodado em bag simples, pode ser transportado na cabine de passageiros. Nunca achei de maneira específica e clara em outras cias essa informação.
Ano passado, em voo internacional com a Latam, levei um bag Mono vazio de São Paulo para NY. Nenhum questionamento na ida. Meu plano foi comprar um baixo por lá e trazê-lo de volta volta nesse Mono vazio que levei comigo. Na volta a história foi outra e encontrei resistência da equipe de bordo. Foi com algum choro e com o baixo meio "torto" na cabine que a coisa se resolveu e pude trazer comigo. Não foi o ideal. O instrumento não teve nenhum dano e no fim deu tudo certo, mas foi com "emoção". Não repetiria porque foi algo que me deixou preocupado/chateado durante o trajeto - numa viagem de férias isso faz diferença para mim.
Por outro lado, já tive a oportunidade de trazer em case, via despacho de bagagem, mas já há alguns anos. Não tive problemas (de novo, com a Latam). Chegou devidamente protegido.

Compartilho da opinião do colega acima: case, dentro da cabine, nem pensar.
ALFranca
ALFranca
Membro

Mensagens : 71
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por bilabizu123 Ter Jun 27, 2023 8:50 am

allexcosta escreveu:Cara, na cabine em bag de mão sempre dá certo. Mas é conversando e não tem como te garantir...

O normal é: se cabe no bagageiro, vai... Entre antes de todo mundo e coloque lá em cima primeiro e já foi.

Se não conseguir e estiver tudo cheio você conversa educadamente com os comissários e tem um monte de lugar lá no fundo pra um baixo.

Agora, 100% mesmo é despachando, pra o que recomendo um case ATA.

Essa é a resposta, pode fechar o tópico.

Só pra complementar... Em geral long scale não vai caber no bagageiro e você vai ter que contar com a boa vontade dos comissários pra guardarem no armário deles que é grandão. Short scale cabe no bagageiro de boa, é só entrar cedo no avião e aguentar uma galera olhando feio pra você hahahhahaha

Ano passado eu trouxe um que veio no armário dos comissários num voo da LATAM e mês passado eu trouxe um no bagageiro, voo da TAP.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Jãozeiro Ter Jun 27, 2023 9:23 am

bilabizu123 escreveu:
Só pra complementar... Em geral long scale não vai caber no bagageiro

Os bagageiros têm medida padrão?
Num Boeing 777 cabe tranquilo. Tem bagageiros de dois tamanhos. No maior coube meu violão com uma tamanha folga. Tenho certeza absoluta de que cabe um baixo ali.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por allexcosta Ter Jun 27, 2023 10:11 am

bilabizu123 escreveu:Em geral long scale não vai caber no bagageiro

Em geral um baixo de tamanho normal com escala de 34" cabe nos bagageiros, mesmo em vôos nacionais. Exceções são algumas rotas pequenas feitas com aeronaves Embraer.

Lembro que nos anos 90 alguns 737 tinham disposição diferente de bagageiro que não cabiam e a gente conversava com os comissários, mas a maioria cabia.

Vôo internacional nunca vi que não coubesse e nunca vi comissário falar nada, mas em teoria eles podem falar alguma coisa, baseado nas políticas da empresa.

Na prática até prancha de surf vai dentro da cabine, lá atrás, na área privativa dos comissários.

Vôo com banda desde o início dos anos 90, normalmente bag de mão e instrumento long scale. Conto numa mão as vezes que tive qualquer tipo de problema e normalmente era resolvido rápido com uma conversa civilizada. O mais chatinho foi um vôo Providence/Fort Lauderdale em que o agente de segurança invocou com a bateria do circuito ativo, me puxou pra um canto e minuciosamente passou um pano especial em mim e tudo que eu levava e colocou num aparelho detector de explosivos. Isso não é nada do outro mundo nos EUA, mas é chatinho e te atrasa uns 20 minutos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por allexcosta Ter Jun 27, 2023 10:15 am

Jãozeiro escreveu:Os bagageiros têm medida padrão?

Não...

Quando a empresa encomenda o avião, existem algumas opções de configuração de poltronas, bagageiros, etc... Mas os que tem saído nos últimos 20 anos que pegam 6 pessoas por fileira cabem um baixo no bagageiro.

Os que não cabem são aqueles aviões menores, tipo 3x2 ou 2x1 que fazem linhas como BH-RJ ou SP-RJ. Mas é difícil ver um desses. Acho que a Azul tem uns...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por bilabizu123 Ter Jun 27, 2023 10:43 am

Jãozeiro escreveu:
bilabizu123 escreveu:
Só pra complementar... Em geral long scale não vai caber no bagageiro

Os bagageiros têm medida padrão?

Então, acho que não tem padrão, mas nos últimos 6 voos internacionais que peguei (LATAM, TAP e um voo da TAP operado pela WamosAir), não cabia um long scale. O short scale ficou na medida certinha.
Talvez as companhias estejam reduzindo ou dividindo mais os bagageiros. Tá cada vez mais comum pedirem pra você despachar até malas pequenas.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Jãozeiro Ter Jun 27, 2023 6:38 pm

^ Pois é, a configuração de poltronas e bagageiros muda de companhia pra companhia, mas Boeing 777, 787, Airbus A350, A380, ou seja, nesses grandes jatos que voam grandes distâncias geralmente cabe até a mãe da gente no bagageiro de mão.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por allexcosta Qui Jun 29, 2023 10:08 am

bilabizu123 escreveu:nos últimos 6 voos internacionais que peguei (LATAM, TAP e um voo da TAP operado pela WamosAir), não cabia um long scale.

Na minha experiência o normal é caber um long-scale num bag normal (não numa bag que adiciona 10cm de comprimento). Mas acontece sim não caber e é necessário conversar rapidamente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Nate Seg Jul 31, 2023 10:03 pm

Boa noite, galera!

Passando aqui para falar como foi a minha experiência…  

Eu posso dizer que tive MUITA sorte! Na minha viagem de volta tive que pegar 2 voos, Londres - Rio / Rio - SP. No primeiro voo eu fui despachar o baixo como uma mala a mais que eu não tinha direito quando comprei a passagem, chegando la a mulher da Britash me falou que não seria necessário pagar, o que me deixou muito feliz... Chegando no Brasil, no processo alfandegário fui parado e por muita sorte o cara me liberou, pois não tinha declarado e nessa eu iria me ferrar  cyclops
Para despachar o baixo do Rio para SP tive que pagar 175 reais, e lá eles me falaram que a Britash errou na hora de me passar a informação e eu teria que pagar sim o despache, me livrei de mais uma então  Contrabaixos em aviões (2023) 1f602

Em resumo, deu tudo certo e o baixo chegou sem avarias (não esqueçam de falar que é uma bagagem frágil se forem despachar). Uma coisa que nunca faria novamente é não declarar o baixo, eu poderia ter que pagar o valor dele aqui no Brasil que se não me engano está uns 17k... Paguei 175 apenas, não pude nem perguntar sobre ele ir como bagagem de mão, pois já estava com outra mala…
Nate
Nate
Membro

Mensagens : 12
Localização : Capivari - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Jãozeiro Ter Ago 01, 2023 4:11 am

Nate escreveu:Uma coisa que nunca faria novamente é não declarar o baixo, eu poderia ter que pagar o valor dele aqui no Brasil

Mas sendo mais de mil dólares vai pagar imposto sobre o excedente mesmo declarando, não é isso? Paga 50% do que passar de mil dólares, se não estou enganado. 

E se tentar passar sem declarar a multa é de 100% sobre o excedente. É algo assim, né?

Eu passei com uma guitarra numa bag uma vez em Guarulhos. Não sei como não me pararam com essa cara de loco que tenho. Passei liso como um sabonete, nem notaram minha presença.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Nate Ter Ago 01, 2023 4:43 pm

Jãozeiro escreveu:
Nate escreveu:Uma coisa que nunca faria novamente é não declarar o baixo, eu poderia ter que pagar o valor dele aqui no Brasil

Mas sendo mais de mil dólares vai pagar imposto sobre o excedente mesmo declarando, não é isso? Paga 50% do que passar de mil dólares, se não estou enganado. 

E se tentar passar sem declarar a multa é de 100% sobre o excedente. É algo assim, né?

Eu passei com uma guitarra numa bag uma vez em Guarulhos. Não sei como não me pararam com essa cara de loco que tenho. Passei liso como um sabonete, nem notaram minha presença.

Acredito que sim, como eu comprei meu baixo em Londres eu paguei 1200 libras / 1500 dol... Eu iria me lascar affraid
Nate
Nate
Membro

Mensagens : 12
Localização : Capivari - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por allexcosta Ter Ago 01, 2023 9:55 pm

Nate escreveu:não esqueçam de falar que é uma bagagem frágil se forem despachar

Isso não faz diferença alguma.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos em aviões (2023) Empty Re: Contrabaixos em aviões (2023)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos