Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo e amplificador com foco em portabilidade

+11
rodolphoal
bilabizu123
Pedro Cavalcanti
Zubrycky
Fernando Zadá
dibass
rafael.buzzi.andrade
JAZZigo
manorawe
allexcosta
sony
15 participantes

Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por sony Qui Jul 06, 2023 9:43 pm

Olá, pessoal!

Estou em busca de um baixo que eu consiga levar para os lugares mais facilmente e a princípio eu iria pegar algum baixolão já que na teoria eu não iria precisar levar coisas extras, mas pelo que vejo a opinião mais comum é de que tirando alguns modelos específicos que nem fabricam mais, praticamente todos teriam que estar plugados para não sumir no meio de outros instrumentos, então não tem muito propósito para o que eu preciso.

Pensei então em pegar o menor short scale possível de 4 ou 5 cordas, porém não parece que temos muitas opções no Brasil, ainda mais se for algum com 24 trastes que é o que procuro. Uma das poucas opções que encontrei são do Samuel com os modelos Little Bass e Little Man e o preço deles não é um impeditivo. Alguém tem algo a dizer sobre o modelo padrão de ambos? Sei que muita coisa pode ser customizada, mas eu com certeza não estou em um nivel para entender dessas coisas a ponto de fazer muita diferença, então qualquer dica nesse sentido é bem-vinda também. Importar também não é algo que eu descarto se tiver alguma opção.

Sobre amplificador/combo, tem algum pequeno que também trabalhe com bateria?

Agradeço desde já!


Última edição por sony em Sex Jul 14, 2023 5:26 pm, editado 1 vez(es)

sony
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2023 10:21 pm

Bem-vindo.

Os baixos do Samuel são ótimos. Basta encomendar o que tem as características que você precisa. Uma conversa rápida com ele deve definir isso sem problemas.

Sobre o amp, precisa funcionar com bateria? Tem o BA-330 da Roland que é um PA portátil (não é um amp de baixo), mas é um equipamento excelente e vai aguentar baixo em volumes módicos sem muito grave, além de ter outros canais pra voz, base, etc...

E tem o Roland Micro Cube. Bem legal.

Tem também o Phil Jones Double 4 e o BlackStar Fly 3 que eu nunca testei.

Eu ficaria no universo Boss/Roland se possível.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por manorawe Sex Jul 07, 2023 9:14 am

allexcosta escreveu:Bem-vindo.

Os baixos do Samuel são ótimos. Basta encomendar o que tem as características que você precisa. Uma conversa rápida com ele deve definir isso sem problemas.

Sobre o amp, precisa funcionar com bateria? Tem o BA-330 da Roland que é um PA portátil (não é um amp de baixo), mas é um equipamento excelente e vai aguentar baixo em volumes módicos sem muito grave, além de ter outros canais pra voz, base, etc...

E tem o Roland Micro Cube. Bem legal.

Tem também o Phil Jones Double 4 e o BlackStar Fly 3 que eu nunca testei.

Eu ficaria no universo Boss/Roland se possível.


Sobre o BlackStar Fly 3, tive uma experiencia com as 2 caixinhas (ativa e passava 3+3), depois disso parei de me basear em vídeos no you tube kkk.
Caixinha até transmite um timbre legal mas praticamente sem grave nenhum. Talvez para a proposta de estudar no quarto funcione, mas exagerando um pouco, parecia um som de celular melhorado. Tenha em mente que ela realmente tem 3W de potencia. Deve custar por volta de R$700,00
Por sorte consegui um rolo com uma Roland cube bass rx (aquela com 4 falantes), ai a historia muda de figura. A caixa é bem maior mas é muito mais robusta, o som nem se compara. Deve pesar uns 5kg ao menos mas o som vem cheio, timbre e grave excelentes. Ela não aparenta ter apenas 6W, porem o custo beneficio dela não é bom, mas peguei ela com 2 bons negócios (entrou por 550 e saiu por 700, para pegar a roland por 1200). Hoje a Roland deve estar custando uns R$1500,00+

Uma dica que eu dou é uma interface (pode ser um pré amp, cuvave, ) e uma caixa JBL. Tenho uma de 12W e quebrou um galhao quando eu estava sem caixa em casa, no caso eu ligava a saída de fone do cabeçote no imput dela. Fala grosso a bixinha, fora que tem bateria interna. Então um setup legal ficaria cuvave + powerbank e JBL 12W ou mais.

manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por JAZZigo Sex Jul 07, 2023 9:46 am

Exemplo de rig compacto/portátil:

Baixo e amplificador com foco em portabilidade IMG-0464
- S.Martyn Fluence Little Bass Custom Short Scale (29.5’’) Headless
- Trace Elliot ELF Ultra Compact Bass Amplifier + Trace Elliot ELF 1x10'' Speaker Cabinet

P.S.: Mas tem de ligar na tomada.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jul 07, 2023 1:42 pm

Talvez um pouco de contexto da tua situação seria legal:
- Você precisa de um set compacto para gig? para estudar em outros lugares?
- Você tem carro ou vai de uber/busão/trem?

Dependendo do caso um ubass + m-vave baby podem ser o ideal para o teu caso...

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Images?q=tbn:ANd9GcRzQ-mXmcV9r4F-HUkCezIHTA5tdK1jKkw2z0snY87z_YfZfMOV22FFgxotSw_ZNcw7cdU&usqp=CAU

Baixo e amplificador com foco em portabilidade 9k=

ou não heheheh... mas concordo que qualquer coisa da Roland é interessante

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1911
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por sony Sex Jul 07, 2023 3:13 pm

Agradeço pelas respostas! Irei dar um pouco mais de contexto.

Atualmente estou sem baixo, então procuro um setup que seja compacto suficiente para atender perfeitamente em casa e que consiga levar em viagens de avião ou ônibus, que já foram frequentes, sem muita dor de cabeça. O que eu tinha era um de 4 cordas com 24 trastes, não me recordo o tamanho da escala, mas já era grande o suficiente para levar para os lugares, ainda mais com meu cubo nada leve.

Uma das possibilidade é arranjar um baixolão, que não é exatamente pequeno, mas na teoria eu não precisaria levar nada extra. Sei bem a opinião da maioria sobre esse tipo de instrumento, então eventualmente teria que utilizá-lo plugado e isso perde o propósito.

A segunda possibilidade que pensei foi em comprar o menor short scale com os mesmos 24 trastes que o meu tinha, o problema aqui parece ser a falta de opções no mercado sem recorrer a um lithier e até o momento só encontrei o Samuel.

Por fim tem a questão do som, não preciso de algo para fazer apresentações, se tiver algo compacto e leve que seja suficiente para ouvir na sala ou acompanhar um violão em local aberto se precisar, já está de bom tamanho. Bateria não é essencial, apenas algo que seria legal ter.

sony
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jul 07, 2023 4:16 pm

sony escreveu:compacto suficiente para atender perfeitamente em casa e que consiga levar em viagens de avião ou ônibus
Legal. isso é bem importante saber.

Acho que você deveria esquecer o baixolão. Vai ser trambolhudo pra levar em um transporte coletivo.
Esse amp aqui (se houver orçamento disponível) deve atender bem: https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx/ e - se estiver em um local que exija mais, tu vai poder ligar ele no PA e continuar usando os efeitos e timbres que usa nele.
E ele aceita pilhas

Quanto ao baixo, vou dar duas ideias diferentes das outras só pra variar um pouco:
- Se você comprar um baixo de braço parafusado, pode desparafusar nas viagens que vai ocupar BEM menos espaço;
- Você viaja sempre pro mesmo lugar? Se sim, considere comprar 2 baixos (um pra cada lugar). Se não, ignore essa ideia;

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1911
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por allexcosta Sex Jul 07, 2023 5:29 pm

Que bom que bateria não é essencial, porque é agonia isso...

Pode pegar um short do Samuel e um TC Electronic, um Ibanez Promethean, um kit desse do Jazzigo, um combozinho Roland ou algo assim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por dibass Sex Jul 07, 2023 6:21 pm

Pode pegar também uma caixa ativa a serie Sr da staner acho bem boa ai vc escolhe o modelo/tamanho/potência que te atende e se quiser algo um pouco mais caro tem as caixas da yamaha na mesma proposta

Baixo eu já tive um S. Martyn ( não o little ) e é excelente
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jul 08, 2023 1:21 pm

Se valor for impeditivo pega um Precision Jr da PHX que segura bem a onda
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Zubrycky e rodolphoal gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 08, 2023 1:25 pm

Outro amp bom: Peavey Max 208.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 09, 2023 11:21 am

Fernando Zadá escreveu:Se valor for impeditivo pega um Precision Jr da PHX que segura bem a onda

Sigo o relator aqui.

Em tempo: O little é uma velha GAS minha... hide notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Pedro Cavalcanti Ter Jul 11, 2023 1:22 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
sony escreveu:compacto suficiente para atender perfeitamente em casa e que consiga levar em viagens de avião ou ônibus
Legal. isso é bem importante saber.

Acho que você deveria esquecer o baixolão. Vai ser trambolhudo pra levar em um transporte coletivo.
Esse amp aqui (se houver orçamento disponível) deve atender bem: https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx/ e - se estiver em um local que exija mais, tu vai poder ligar ele no PA e continuar usando os efeitos e timbres que usa nele.
E ele aceita pilhas

Quanto ao baixo, vou dar duas ideias diferentes das outras só pra variar um pouco:
- Se você comprar um baixo de braço parafusado, pode desparafusar nas viagens que vai ocupar BEM menos espaço;
- Você viaja sempre pro mesmo lugar? Se sim, considere comprar 2 baixos (um pra cada lugar). Se não, ignore essa ideia;

Tenho um Peavey Max 150... É legal quanto o Peavey Max 208 indicado.
Toda forma, achei muito legal a proposta do Boss Dual Cube Bass LX - https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx
Só não achei para vender por aqui. Por quanto deve chegar???
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por bilabizu123 Qua Jul 12, 2023 8:57 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, achei muito legal a proposta do Boss Dual Cube Bass LX - https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx

10W em 2 falantes de 5 polegadas? Só se for pra tocar em casa, e com o ventilador desligado pra não cobrir o som do bichinho! Laughing Laughing

Confesso que não entendo muito o apelo de um amp desse... Alguém já usou algo similar? Em que situação?
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por manorawe Qua Jul 12, 2023 9:25 am

bilabizu123 escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, achei muito legal a proposta do Boss Dual Cube Bass LX - https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx

10W em 2 falantes de 5 polegadas? Só se for pra tocar em casa, e com o ventilador desligado pra não cobrir o som do bichinho!  Laughing  Laughing

Confesso que não entendo muito o apelo de um amp desse... Alguém já usou algo similar? Em que situação?

A cara, essa potência é meio relativa. Como eu disse acima, por experiência própria, o Blackstar eram 3+3W e parecia um celular tunado. Já o Roland que são 2,5+2,5W nem se compara em questão de volume, pressão e qualidade. Acho que para a proposta de estudo e acompanhamento de um violão ela atenderia 100%
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por bilabizu123 Qua Jul 12, 2023 9:32 am

manorawe escreveu:
bilabizu123 escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, achei muito legal a proposta do Boss Dual Cube Bass LX - https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx

10W em 2 falantes de 5 polegadas? Só se for pra tocar em casa, e com o ventilador desligado pra não cobrir o som do bichinho!  Laughing  Laughing

Confesso que não entendo muito o apelo de um amp desse... Alguém já usou algo similar? Em que situação?

A cara, essa potência é meio relativa. Como eu disse acima, por experiência própria, o Blackstar eram 3+3W e parecia um celular tunado. Já o Roland que são 2,5+2,5W nem se compara em questão de volume, pressão e qualidade. Acho que para a proposta de estudo e acompanhamento de um violão ela atenderia 100%

Um violão desplugado né?
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por manorawe Qua Jul 12, 2023 9:46 am

bilabizu123 escreveu:
manorawe escreveu:
bilabizu123 escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, achei muito legal a proposta do Boss Dual Cube Bass LX - https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx

10W em 2 falantes de 5 polegadas? Só se for pra tocar em casa, e com o ventilador desligado pra não cobrir o som do bichinho!  Laughing  Laughing

Confesso que não entendo muito o apelo de um amp desse... Alguém já usou algo similar? Em que situação?

A cara, essa potência é meio relativa. Como eu disse acima, por experiência própria, o Blackstar eram 3+3W e parecia um celular tunado. Já o Roland que são 2,5+2,5W nem se compara em questão de volume, pressão e qualidade. Acho que para a proposta de estudo e acompanhamento de um violão ela atenderia 100%

Um violão desplugado né?
Boa pergunta, mas teria que testar, é claro que levando uma caixa para o violão com as mesmas características.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por allexcosta Qua Jul 12, 2023 10:04 am

Ir por specs é furada.

Precisa escutar e/ou ir por reviews.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por rodolphoal Sex Jul 14, 2023 3:51 pm

Fernando Zadá escreveu:Se valor for impeditivo pega um Precision Jr da PHX que segura bem a onda
Tenho um e achei bem legalzinho. Teve um membro do forum que converteu ele pra headless, ficando mais portátil ainda.
Quanto ao amp, eu recomendaria um Promethean, mas tá impossivel de achar um desse..
Talvez o Spark Mini (funciona a bateria e tem um preço até que bem atrativo):
Baixo e amplificador com foco em portabilidade SparkMINI_Black_1
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por sony Sex Jul 14, 2023 6:32 pm

Como a ideia é voltar para o baixo depois de muitos e muitos anos, é provável que um baixo mais em conta atendesse perfeitamente, o único porém, e talvez a única exigência, é que ele tenha pelo menos 24 trastes e seja o mais compacto possível.

Nesse sentido eu talvez nem mesmo precisasse de um modelo feito por luthier, mas não encontrei algo no mercado com essas características, então por isso que comentei do Little Bass e do Little Man ainda que eu também não entenda sobre o que customizar em termos de som, se é que é necessário. Cheguei a entrar em contato, mas não obtive resposta além da primeira mensagem. Olhei no sub-fórum Luthieria e não encontrei algum outro que pareça fazer modelos com premissa similar.

Realmente não tinha pensado sobre um baixo com braço parafusado e a opção até se tornou interessante pelas circunstâncias, porém se for o caso talvez seja melhor abrir outro tópico. Ubass eu até consideraria se tivesse outro disponível em casa.


Última edição por sony em Dom Jul 16, 2023 12:25 pm, editado 1 vez(es)

sony
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Jul 15, 2023 3:25 am

manorawe escreveu:
bilabizu123 escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Toda forma, achei muito legal a proposta do Boss Dual Cube Bass LX - https://www.boss.info/br/products/dual_cube_bass_lx

10W em 2 falantes de 5 polegadas? Só se for pra tocar em casa, e com o ventilador desligado pra não cobrir o som do bichinho!  Laughing  Laughing

Confesso que não entendo muito o apelo de um amp desse... Alguém já usou algo similar? Em que situação?

A cara, essa potência é meio relativa. Como eu disse acima, por experiência própria, o Blackstar eram 3+3W e parecia um celular tunado. Já o Roland que são 2,5+2,5W nem se compara em questão de volume, pressão e qualidade. Acho que para a proposta de estudo e acompanhamento de um violão ela atenderia 100%

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Images14


O Boss Dual Cube Bass LX é 5W + 5W = 10W
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Jul 16, 2023 6:07 pm

Quanta opção nova de ampli "mini", em que tipo de gig esses amplis dão conta do recado?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Fabio Linhares Dom Jul 16, 2023 9:16 pm

SUgestão:
Baixo Little Martin, ou Steinberger, ou honher tipo steinberger.
Ampli: head tc eletronic Bam200 e uma caixa de 10 (uso com uma de 12 e é bem legal).
Tenho um ibanez promethean e é menos portatil pelo tamanho e peso do head de 500w.
Se for pra tocar pra si, um VOX amplug bass resolve bem tb.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por rodolphoal Dom Jul 16, 2023 9:21 pm

Fabio Linhares escreveu:SUgestão:
Baixo Little Martin, ou Steinberger, ou honher tipo steinberger.
Ampli: head tc eletronic Bam200 e uma caixa de 10 (uso com uma de 12 e é bem legal).
Tenho um ibanez promethean e é menos portatil pelo tamanho e peso do head de 500w.
Se for pra tocar pra si, um VOX amplug bass resolve bem tb.

Onde achou esse promethean? Kkk


Última edição por rodolphoal em Dom Jul 16, 2023 10:00 pm, editado 1 vez(es)
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Fabio Linhares Dom Jul 16, 2023 9:25 pm

Tenho ele há alguns anos. Comprei aqui no forum na epoca.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

rodolphoal gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Jul 17, 2023 8:00 am

Breno_Barnabe escreveu:Quanta opção nova de ampli "mini", em que tipo de gig esses amplis dão conta do recado?
Olha... eu ganhei de brinde um Joyo 10-B. Ele não tem um timbre ruim e até levei ele como retorno pra gig não muito barulhenta (se ficar longe do baterista ajuda).
Fica show de bola? Não.
Funciona? Sim.

Imagino que - no caso do boss ali em cima - ele deva funcionar como "pedalboard" (pela porrada de efeitos que vem junto) e como retorno... e como amp de estudo. Nesse caso eu vejo um certo apelo.

Mas dependendo do preço que conseguir aqui dentro, você compra tudo isso separado e ainda sobra dinheiro pra um baixo novo. Então eu entendo a apelo dele lá fora.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1911
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 16, 2023 12:36 pm

Qual seria um mínimo de potência de um cubo para usar em uma gig, diagamos 200 a 300 pessoas, se for usar apenas como retorno individual? Tendo em vista que uma menor potência geralmente está acompanhada de maior portabilidade, no caso de cubos. Pergunta
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 16, 2023 12:55 pm

^ Acredito que em torno de 100w. 
Pois é,  watt não é volume, mas dá pra ter uma noção do quanto um amp legal de mais ou menos 100w entrega de volume e acredito que seja por aí o mínimo necessário. 

Considero importantíssimo um retorno em que você se escute bem e com qualidade no palco. Não se escutar bem por conta de um equipamento ruim de retorno é uma experiência demais de desgostosa.

Edit: me vem a lembrança de uma galera aí que elogia muito o Hartke A70 nos palcos como retorno. E ele tem 70w. É um combo 1x12. Deve ser um projeto bem legal e enxuto, sempre escutei elogios dele.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 16, 2023 1:11 pm

Jãozeiro escreveu:^ Acredito que em torno de 100w. 
Pois é,  watt não é volume, mas dá pra ter uma noção do quanto um amp legal de mais ou menos 100w entrega de volume e acredito que seja por aí o mínimo necessário. 

Considero importantíssimo um retorno em que você se escute bem e com qualidade no palco. Não se escutar bem por conta de um equipamento ruim de retorno é uma experiência demais de desgostosa.

Edit: me vem a lembrança de uma galera aí que elogia muito o Hartke A70 nos palcos como retorno. E ele tem 70w. É um combo 1x12. Deve ser um projeto bem legal e enxuto, sempre escutei elogios dele.
No estúdio que eu ensaio, utilizo um A100 e tem muito som aquele cubo! Eu coloco no volume 3 mais ou menos é é suficiente pra um ensaio de banda de metal com baixo, 2 guitarras, batera e 2 vocais. O Hartkezinho é somzeira!  Very Happy
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por allexcosta Qua Ago 16, 2023 4:07 pm

B3ck1m2n escreveu:Qual seria um mínimo de potência de um cubo para usar em uma gig, diagamos 200 a 300 pessoas, se for usar apenas como retorno individual? Tendo em vista que uma menor potência geralmente está acompanhada de maior portabilidade, no caso de cubos. Pergunta

Essa pergunta não é fácil de responder por vários fatores, passando pelas características de cada gig, de cada banda e o fato de potência de um amp ser apenas uma das grandezas a serem consideradas.

Uma gig de 300 cabeças na platéia não é uma gig pequena. Já fiz gig desse tipo em ambiente relativamente grande com combo do tipo A70 e A100 e faltava bastante, mesmo só para eu me ouvir. Num ambiente menor, com o combo elevado e próximo da cabeça talvez chegasse próximo do suficiente.

Se é uma banda que toca alto, com batera mão pesada, retornos fortes no palco, guitarristas que usam distorções e coisas assim, o mínimo é um amp tipo o 400RB com uma caixa 4x10 ou 2x12.

Se muita coisa vem no fone, o batera é comedido, guitarristas usam simuladores e tal, dá pra fazer com um combo arredonando as coisas.

Na verdade o amp que você precisa ter pra não se preocupar se vai se ouvir ou não é 800RB, 1001RBII, 700RBII, HA3500, HA5500, amps assim... Aí você leva uma ou duas caixas bem construídas dependendo da necessidade.

Combos com um falante são pra ensaio comedido, barzinho, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54451
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 16, 2023 4:18 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Qual seria um mínimo de potência de um cubo para usar em uma gig, diagamos 200 a 300 pessoas, se for usar apenas como retorno individual? Tendo em vista que uma menor potência geralmente está acompanhada de maior portabilidade, no caso de cubos. Pergunta

Essa pergunta não é fácil de responder por vários fatores, passando pelas características de cada gig, de cada banda e o fato de potência de um amp ser apenas uma das grandezas a serem consideradas.

Uma gig de 300 cabeças na platéia não é uma gig pequena. Já fiz gig desse tipo em ambiente relativamente grande com combo do tipo A70 e A100 e faltava bastante, mesmo só para eu me ouvir. Num ambiente menor, com o combo elevado e próximo da cabeça talvez chegasse próximo do suficiente.

Se é uma banda que toca alto, com batera mão pesada, retornos fortes no palco, guitarristas que usam distorções e coisas assim, o mínimo é um amp tipo o 400RB com uma caixa 4x10 ou 2x12.

Se muita coisa vem no fone, o batera é comedido, guitarristas usam simuladores e tal, dá pra fazer com um combo arredonando as coisas.

Na verdade o amp que você precisa ter pra não se preocupar se vai se ouvir ou não é 800RB, 1001RBII, 700RBII, HA3500, HA5500, amps assim... Aí você leva uma ou duas caixas bem construídas dependendo da necessidade.

Combos com um falante são pra ensaio comedido, barzinho, etc...
No caso, seria um ambiente fechado com acústica boa (um teatro), palco com piso de madeira, baterista toca moderado, guitarras com som controlado até certo ponto (é banda de metal). O palco tem bom sistema de PA, bem distribuído. Não lembro muito bem, mas ah uns 20 anos atrás eu toquei nesse mesmo lugar com um Meteoro RX100 e deu conta (não lembro a que volume!). Na época era só os Amps no palco, nem usavam o PA...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo e amplificador com foco em portabilidade Empty Re: Baixo e amplificador com foco em portabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos