Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seizi vs SX

+11
HenriqueBessa
rodolphoal
JAZZigo
WHead
bodhan
allexcosta
CSergio
Bananoise
Zubrycky
Jãozeiro
Vtrpira
15 participantes

Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Seizi vs SX

Mensagem por Vtrpira Ter Jul 25, 2023 9:14 pm

Salve.

Estou pensando em adquirir um SX precision, porém vi esse modelo precision da Seizi que achei bem interessante. Gostaria de saber da opinião do pessoal daqui que conhece o baixo o que é mais negócio: Seizi ou SX?


O baixo seizi que vi é esse:
https://www.seiziguitars.com.br/produto/contrabaixo-seizi-seido-precision-4-ash
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 26, 2023 5:57 am

As supostas vantagens do Seizi apenas com base no que tá escrito seriam os trastes em Inox (mas de que adianta ser em Inox se o fretwork for ruim?) e esse Alnico V (que muitas vezes é só um nome bonito). O nut do Sx se não me engano é em osso também. 
Sei la, é um baixo desconhecido, enquanto o Sx tá no gosto do povo há uns 20 anos quase.

E puts...mais de 3k. As coisas estão a preços inaceitáveis, eu não pago isso nesse baixo. O povo tá engolindo, tá aceitando, tá comprando, não vai ter fim isso. 

Fiquei até com receio de ir ver quanto tá custando um Sx novo hoje em dia.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Zubrycky Qua Jul 26, 2023 8:04 am

Bom, é melhor gastar 3K num pb Seizi do que em um pb da Garcia's...

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Bananoise Qua Jul 26, 2023 8:16 am

HSUHUHSAUHSUAHSUAHUAHUSHASUHUSAHSAUH
Essa me quebrou no meio Ri Muito

Sobre o bass, eu parei nesse Seizi no headstock No
Eu iria de Sx usado geek
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por CSergio Qua Jul 26, 2023 9:20 am

Jãozeiro escreveu:
E puts...mais de 3k. As coisas estão a preços inaceitáveis, eu não pago isso nesse baixo. O povo tá engolindo, tá aceitando, tá comprando, não vai ter fim isso. 

Sim.

Jãozeiro escreveu:
Fiquei até com receio de ir ver quanto tá custando um Sx novo hoje em dia.

Novo de 4 cordas tá uns R$ 1400-1500.
Engraçado é nos usados, achar vários anúncios nesse mesmo patamar ou até mais.
Já comentei em outro tópico, parei de "jogar confete" nessa galera que revende e está com preços absurdos.

Zubrycky escreveu:Bom, é melhor gastar 3K num pb Seizi do que em um pb da Garcia's...

lol!
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por CSergio Qua Jul 26, 2023 9:27 am

Vtrpira escreveu:Salve.

Estou pensando em adquirir um SX precision, porém vi esse modelo precision da Seizi que achei bem interessante. Gostaria de saber da opinião do pessoal daqui que conhece o baixo o que é mais negócio: Seizi ou SX?


O baixo seizi que vi é esse:
https://www.seiziguitars.com.br/produto/contrabaixo-seizi-seido-precision-4-ash

Não peguei na mão esses Seizi.

Vai no que achar mais em conta.
Ou no que te agradar mais visualmente.

Ou o que te der na telha geek

Eu iria no SX, ou no mais barato; pegava a sobra do $, mandava pro luthier regular e fazer blindagem.
Se quisesse já emendava umas cordas novas.
Ou deixava a graninha separada para um futuro próximo.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por allexcosta Qua Jul 26, 2023 10:52 am

Os SX são bons pelo preço há décadas.

Nunca tive um Seizi em mãos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por bodhan Qua Jul 26, 2023 2:13 pm

E essa configuração das tarraxas 3x1 do baixo Seizi ? Tem alguma vantagem?
Acho meio estranho. Precision é um design pra lá de consolidado, só se realmente for uma evolução do design!
Na dúvida vou de SX.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por allexcosta Qua Jul 26, 2023 3:12 pm

bodhan escreveu:E essa configuração das tarraxas 3x1 do baixo Seizi ? Tem alguma vantagem?

Algumas.

bodhan escreveu:Acho meio estranho. Precision é um design pra lá de consolidado, só se realmente for uma evolução do design!

O criador do Precision achou que o headstock 3x1 era uma evolução de design e o adotou numa criação posterior.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

HenriqueBessa e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por WHead Qua Jul 26, 2023 3:58 pm

^Quais vantagens, Allex?


____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por allexcosta Qua Jul 26, 2023 4:18 pm

WHead escreveu:^Quais vantagens, Allex?

Headstock mais curto melhora portabilidade do instrumento e equilíbrio.

Melhor distribuição de massa altera possíveis pontos de deadspots. Instrumentos 3x1 ou 2x2 em teoria não terão dead spots próximos da C da primeira corda, que é uma região bastante usada no instrumento.

Tarraxas mais próximas do nut diminuem ou eliminam necessidade de rebaixador de cordas.

Ergonomia para rodar as tarraxas é supostamente melhor (discutível).

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

bodhan e WHead gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por JAZZigo Qua Jul 26, 2023 5:34 pm

allexcosta escreveu:Melhor distribuição de massa altera possíveis pontos de deadspots. Instrumentos 3x1 ou 2x2 em teoria não terão dead spots próximos da C da primeira corda, que é uma região bastante usada no instrumento.
A despeito de aspectos técnicos e vantagens, segundo Sterling Ball, CEO da Ernie Ball Music Man, a intenção de Leo Fender com a disposição das tarraxas em 3+1 no projeto original do StingRay foi meramente estética, para ser diferente. Vide: https://blog.music-man.com/uncategorized/history-of-the-ernie-ball-music-man-stingray-bass/

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por rodolphoal Qua Jul 26, 2023 5:47 pm

Se tiver num preço bom, pega o SX, e se não gostar revende, eles são bem procurados e não perde muito valor na revenda.

Eu gosto bastante dos SX, já tive vários. Seizi nunca toquei, mas parecem bons, e já vem com a semi-case.


Última edição por rodolphoal em Qua Jul 26, 2023 8:38 pm, editado 1 vez(es)
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por allexcosta Qua Jul 26, 2023 8:29 pm

JAZZigo escreveu:A despeito de aspectos técnicos e vantagens, segundo Sterling Ball, CEO da Ernie Ball Music Man, a intenção de Leo Fender com a disposição das tarraxas em 3+1 no projeto original do StingRay foi meramente estética, para ser diferente.

Não me leve a mal, mas eu duvido...

Se você conhece outras histórias sobre Leo Fender e decisões de design sobre vários instrumentos, e sei que conhece, sabe bem que ele sempre tentou aliar motivos técnicos a decisões estéticas.

O que é narrado no link possui pouco valor histórico, na minha opinião, pois é alguém com visão de designer conversando com um músico. E músico visto como "de rock", imagine você... Nada contra, mas músicos de rock nunca foram vistos como os mais interessados nos aspectos mais técnicos dos instrumentos. Em outras palavras, um Gene Simmons da vida nunca será um Anthony Jackson...

Pra mim que costumo conversar sobre essas coisas com luthiers, enxergo perfeitamente um deles respondendo "pra mudar um pouco" quando uma pergunta é feita por alguém que ele sabe não possuir visão tão técnica sobre construção de instrumentos.

E a frase "he wanted the 3+1 headstock for differentiation" não traduz exatamente para "a disposição era meramente estética", longe disso. A expressão "differentiation" invoca mudança de qualquer ou várias naturezas, não só estética...

Outras tantas reportagens e entrevistas que já lemos ao longo dos anos demonstram que Leo Fender queria realmente melhorar o design dos baixos em cada mínimo detalhe ao projetar os MM. Sabemos que ele passava horas na prancheta, mexendo em uma coisa ou outra, e numa piscina feita numa mesa de testes onde colocava o captador em lugares distintos para escutar o som e decidir pelo sweet spot.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Vtrpira Qua Jul 26, 2023 8:47 pm

Já ouvi dizer que o headstock com 3+1 tarraxas é pra lidar com deadspots. Esse é um problema comum nos modelos Fender.

Achei interessante essa proposta do baixo precision com essa correção no headstock, porém não achei no fórum alguém que tenha experiência com esses baixos Seizi.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por JAZZigo Qua Jul 26, 2023 10:55 pm

allexcosta escreveu:Não me leve a mal, mas eu duvido...

Se você conhece outras histórias sobre Leo Fender e decisões de design sobre vários instrumentos, e sei que conhece, sabe bem que ele sempre tentou aliar motivos técnicos a decisões estéticas.

O que é narrado no link possui pouco valor histórico, na minha opinião, pois é alguém com visão de designer conversando com um músico. E músico visto como "de rock", imagine você... Nada contra, mas músicos de rock nunca foram vistos como os mais interessados nos aspectos mais técnicos dos instrumentos. Em outras palavras, um Gene Simmons da vida nunca será um Anthony Jackson...

Pra mim que costumo conversar sobre essas coisas com luthiers, enxergo perfeitamente um deles respondendo "pra mudar um pouco" quando uma pergunta é feita por alguém que ele sabe não possuir visão tão técnica sobre construção de instrumentos.

E a frase "he wanted the 3+1 headstock for differentiation" não traduz exatamente para "a disposição era meramente estética", longe disso. A expressão "differentiation" invoca mudança de qualquer ou várias naturezas, não só estética...

Outras tantas reportagens e entrevistas que já lemos ao longo dos anos demonstram que Leo Fender queria realmente melhorar o design dos baixos em cada mínimo detalhe ao projetar os MM. Sabemos que ele passava horas na prancheta, mexendo em uma coisa ou outra, e numa piscina feita numa mesa de testes onde colocava o captador em lugares distintos para escutar o som e decidir pelo sweet spot.
Eu também achava que tinha a ver com a neutralização de deadspots, mas, depois de ler esse relato do Sterling Ball, sei lá!  Suspect  Se realmente fosse isso, por que então Leo Fender teria voltado para a configuração de 4 tarraxas em linha no projeto do G&L L-2000? Pergunta

Seizi vs SX G-L-L-2000

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por HenriqueBessa Qui Jul 27, 2023 8:20 am

Só lembrando que, até onde sei, a intenção desses instrumentos da Seizi não é ser exatamente de entrada, como seriam os SX. Teria mais relação com os Studebakers e a linha Tagima Brazil Series.
Vejam que não estou dizendo qual seria melhor, mesmo pq tb nunca toquei em um baixo Seizi.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Jãozeiro Qui Jul 27, 2023 8:52 am

rodolphoal escreveu:Seizi nunca toquei, mas parecem bons, e já vem com a semi-case.

Achei que tá mais pra uma bag mesmo. Na descrição eles chamam de bag deluxe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Jãozeiro Qui Jul 27, 2023 8:56 am

bodhan escreveu:E essa configuração das tarraxas 3x1 do baixo Seizi ? Tem alguma vantagem?
Acho meio estranho. Precision é um design pra lá de consolidado, só se realmente for uma evolução do design!
Na dúvida vou de SX.

É, por mais que o SX tenha a disposição das tarraxas em linha e fiel ao PB original, ele tem aquele headstock bicudinho que dá uma boa quebra na harmonia do conjunto. Isso já chegou a me incomodar mais, mas, enfim, está lá. 

Pra mim o headstock do Seizi é mais bonito.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

SeuRafinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex Jan 05, 2024 11:36 am

Eis uma opinião de quem pegou os dois:

Seizi vs SX Imagem12



SX está virando uma "grife" meio cara nos últimos tempos...
Seizi vs SX Imagem13

A Seizi é uma opção legal e num preço similar, e de quebra já vem com uma capa...
Seizi vs SX Imagem14

Se eu tivesse de olho em um SX desse preço, iria logo de Seizi kkk
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por CSergio Sex Jan 05, 2024 3:39 pm

Ja vi um Seizi Jazu desses, em vitrine de loja em outra cidade próximo de onde moro; natural de 5 cordas igual a esse do vídeo, achei bonita a combinação de madeiras claras e marcação em bloco clara.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por fheliojr Sáb Jan 06, 2024 10:11 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Eis uma opinião de quem pegou os dois: [...]

Cuidado, que essa opinião pode ser tendenciosa.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por manorawe Seg Jan 08, 2024 8:52 am

fheliojr escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Eis uma opinião de quem pegou os dois: [...]

Cuidado, que essa opinião pode ser tendenciosa.

Ptz mano, bass tube é massa, ele nao iria puxar pra uma marca por merchan ou algo do tipo.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 08, 2024 9:16 am

Pelo preço, é bom mesmo que o Seizi seja muito melhor do que o SX...

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por fheliojr Seg Jan 08, 2024 11:51 pm

manorawe escreveu:
fheliojr escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Eis uma opinião de quem pegou os dois: [...]

Cuidado, que essa opinião pode ser tendenciosa.

Ptz mano, bass tube é massa, ele nao iria puxar pra uma marca por merchan ou algo do tipo.

Não o conheço e, tb, não duvido que sua impressão sobre ele esteja certa, mas devemos ter certa cautela com o que é postado na net.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Jãozeiro Ter Jan 09, 2024 4:38 am

Por esse preço não compro nem Seizi, nem SX.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jan 09, 2024 10:31 am

fheliojr escreveu:
manorawe escreveu:
fheliojr escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Eis uma opinião de quem pegou os dois: [...]

Cuidado, que essa opinião pode ser tendenciosa.

Ptz mano, bass tube é massa, ele nao iria puxar pra uma marca por merchan ou algo do tipo.

Não o conheço e, tb, não duvido que sua impressão sobre ele esteja certa, mas devemos ter certa cautela com o que é postado na net.

Pelo que já vi do canal, ele fala de várias marcas e faz review de vários produtos, não parecendo "puxar a sardinha" pra nenhuma em específico. Mas com relação à crítica eu vejo que ele é meio comedido, tentando ficar meio neutro nessa questão. Então acho que dá pra confiar nos reviews deles, mas não 100%, é bom dar uma checada a mais em outros reviews por aí. Nesse quesito eu gosto mais do Ernani Júnior e de alguns outros que acompanho, mas não lembro o nome agora...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por allexcosta Ter Jan 09, 2024 11:04 am

JAZZigo escreveu:Se realmente fosse isso, por que então Leo Fender teria voltado para a configuração de 4 tarraxas em linha no projeto do G&L L-2000? Pergunta

Só li essa pergunta agora e peço desculpas por isso.

Consigo imaginar uma série de cenários que justificam essa dúvida, desde a diferenças do 3x1 não terem feito diferença significativa na prática, se comparando à fase de projeto, até questões de mercado e supostas preferências do público por uma configuração mais clássica.

Posso também supor que o projeto G&L tenha corrido com menos afinco à essas tecnicalidades e talvez uma tentativa de popularização desses instrumentos no mercado.

No fim das contas são só conjecturas, mas se você já conviveu com alguém que projeta bens funcionais, deve saber que essas pessoas não se desligam de conceitos básicos de equilíbrio, praticidade, balanceamento geral de partes, forças contrapostas, etc...

Tenho um amigo com background em engenharia que quando carrega três pessoas no caro (fora ele dirigindo) sempre estima o peso de todos (ou até pergunta) e distribui os passageiros de forma que o lado esquerdo esteja carregando peso similar ao lado direito. Pra pegar estrada vá lá, até entendo. Mas ele faz isso se estiver saindo com a família ou amigos pra comer uma pizza.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seizi vs SX Empty Re: Seizi vs SX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos