Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como refazer furações?

4 participantes

Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Qui Ago 03, 2023 7:33 pm

Esse baixo está com parafusos fora do padrão no captador bem maiores; onde eram as roldanas, assim como no rebaixador/retentor de cordas (este o maior motivo de abrir o tópico).

Queria saber as boas formas de fechar essas furações:
- se com espetos de churrascos + cola de madeira
- se mistura de pó de madeira + cola
- ou outro método, outra madeira mais robusta (pinus, bambu, taquara, outra?)

Nas roldanas e captador imagino que nem seja tanto problema, mas fico imaginando se no rebaixador/retentor suportaria a tensão das cordas.
Consigo achar fácil o espeto de churrasco, mas o "poleiro de galinheiro", mencionado em um tópico aqui do fórum, não sei dizer se acharei na minha cidade.

Como refazer furações? 20230803-202128
Como refazer furações? 20230803-202151
Como refazer furações? 20230803-202312
Como refazer furações? 20230803-202320

O captador será trocado por um outro, será usado parafuso padrão então não vai caber na cratera feita; na roldana o buraco está tão grande que entra a cabeça do parafuso que normalmente estaria ali.
No rebaixador de cordas, o atual parafuso está folgando.

Pedido de ajuda
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por vcrz Sex Ago 04, 2023 3:35 pm

Palito de dente, super Bonder. Depois uma broca fina pra refazer o furo e pode colocar o parafuso direto, aconselho usar aquelas ceras em pastaou sabão em barra, vc funda o parafuso nela, facilita na hora de entra e sair.

Assim que fazemos aqui na oficina.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Dom Ago 06, 2023 10:54 am

Como refazer furações? 20230812

Consegui alguns espetos de churrasco Smile 3mm
A cola já tinha. Não me inspira muita confiança: devido a marca, e porque dá ultima vez que peguei já estava perto do vencimento, isso há meses atrás.

Acho que comprarei um tubo pequeno de Titebond Original.

Como refazer furações? Captur57

Ontem apliquei fita de cobre; dá pra ver os parafusos atuais e o tamanho que ficou a sede na madeira.

Como refazer furações? 20230813
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Dom Ago 06, 2023 11:14 am

vcrz escreveu:Palito de dente, super Bonder. Depois uma broca fina pra refazer o furo e pode colocar o parafuso direto, aconselho usar aquelas ceras em pastaou sabão em barra, vc funda o parafuso nela, facilita na hora de entra e sair.

Assim que fazemos aqui na oficina.

Farei uma roldana com Super Bonder e ver como se sai.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Dom Ago 06, 2023 12:51 pm

Como refazer furações? Transf12

* Edit: os buracos estão muito largos com 5mm; o espeto de 3mm é pequeno. O "consagrado dono anterior" usou parafusos muito mais grossos facepalm  :hmm:

Como refazer furações? 20230806-134205

Resolvi pegar o paquímetro e...

Como refazer furações? 20230806-134244
Como refazer furações? 20230806-134548

Terei de achar e usar um espeto mais grosso.
Ou preencho com uma mistura de cola + pó de madeira e uso o espeto de 3mm.
Porém cola Super Bonder tem muito pouco tempo de trabalho, é aplicar e endurecer; se tiver de fazer mistura pó de madeira + cola, tem de ser outra.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por Bananoise Dom Ago 06, 2023 2:23 pm

Vai de super bonder ou melhor, MAXX BOND 880
SUHAUHSUAHSUAHUSHAUSA
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por patrickqueres Dom Ago 06, 2023 2:44 pm

CSergio escreveu:
* Edit: os buracos estão muito largos com 5mm; o espeto de 3mm é pequeno. O "consagrado dono anterior" usou parafusos muito mais grossos facepalm  :hmm:
Terei de achar e usar um espeto mais grosso.

Rapaz, desde que vi as fotos do primeiro post que eu tento entender pq o antigo dono usou esses parafusos totalmente fora do padrão.
O baixo de um amigo estava com straplock bambo e eu usei um palito de dente para preencher e apertar o parafuso novamente, nem precisou de cola!

Uma sugestão para os 5mm: varetas de aromatizadores costumam ser de 4mm.. 5 mm e são vendidas avulsas nessas casas de essência.
Ou compra um aromatizador desses de mercado, usa 1 vareta e de quebra deixa o ambiente mais cheiroso.  Laughing


Como refazer furações? Aroma10
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Dom Ago 06, 2023 6:22 pm

Como refazer furações? Eu-nem-sei-o-que-te-dizer-agora-i-dont-even-know-what-to-say-to-you-now

Só posso imaginar teorias.
Fui buscar ele no interiooorrr de Minas, pelo OLX; talvez o dono não soubesse onde procurar os parafusos certos, fosse dificil achar na cidade dele, não quis gastar tempo e dinheiro e usou o primeiro que viu, etc, etc.

Aproveitei uma promoção de frete grátis por cadastro novo no(a) Shopee e hoje mesmo mandei vir uma Titebond 255g.

Como refazer furações? Captur60
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por patrickqueres Dom Ago 06, 2023 11:24 pm

Bastaram algumas poucas buscas sobre restauração de instrumentos no Google que agora meu Youtube só sugere isso.
Agora pouco estava assistindo uma dessas sugestões: um vídeo de restauração de uma guitarra Fender que foi parcialmente queimada. Além disso fizeram 5 furos para roldana e o rapaz preferiu alargar os furos e preencher com vareta de madeira e Titebond. Essa parte começa no minuto 7:15

Como refazer furações? Tite110


patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Seg Ago 07, 2023 10:01 am

Estou pensando um mix na solução:

- cola Titebond
- pó de madeira
- lascas de palito
- espeto de 3mm

* misturar cola + pó de madeira + algumas lascas de palito
* preencher na cavidade do buraco
* colocar o espeto
* deixar curando/secando pelo menos 1 dia

Em coisas que não tenho experiência, procuro basear a solução em mais de uma fonte, por isso procurei ajuda aqui também no fórum Wink up

Tem esse video também, com algumas soluções; achei o melhor até agora e com opções, por fim apresenta a que considera a melhor

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Ter Ago 22, 2023 1:21 pm

Chegou a cola Titebond e dias depois fui a um aniversário, comi uns crepes, dai vi aqueles espetinhos e pensei "vai que me serve".
Por sorte é uma madeira mais resistente que os espetos que eu já tinha arrumado.

Como refazer furações? 20230822-094839
Como refazer furações? 20230822-094903

No buraco maior de uma roldana, juntei três espetos, joguei cola no buraco, fechei.
Na outra roldana estava um buraco menor, precisou apenas um espeto. Mesmo processo nos parafusos do captador.
O maior trabalho de tudo foi passar o espeto numa lixa 80 até ficar num tamanho bom, que não ficasse saltando para fora dos buracos (não tenho formão, nem serra); enfiei os espetos,coloquei um pano em cima e bati com martelo de borracha.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Ter Ago 22, 2023 1:23 pm

Como o escudo que veio foi cortado no facão, peguei um novo no AliExpress; dos 13 furos, só 1 coincidiu, dai resolvi também fechar todos os buracos para o novo escudo.
Furação desse novo escudo vai ser com o luthier.

Como refazer furações? 20230822-094927
Como refazer furações? 20230822-095743

Os dois ultimos furos ficaram ligeiramentes maiores; no dia seguinte isolei com fita crepe e passei lâmina de estilete para acertar.

Como refazer furações? 20230822-094256
Como refazer furações? 20230822-094802
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Ter Ago 22, 2023 1:27 pm

Não é assunto do tópico: já viram tarraxa feita na marra, com solda e tudo mais?
Com elas montadas, achava estranho o visual.

Como refazer furações? 20230821-162158
Como refazer furações? 20230821-171036
Como refazer furações? 20230821-171606

Quando desmontei, para colocar as novas, deu para analisar melhor e notei que a placa de metal tem um visual diferente, e com marcas de solda.
Só uma tarraxa é mais ou menos original, porque ela tá muito nova para ser original desse baixo.

As tarraxas novas, também deixarei pro luthier instalar, pois precisa refurar; também a ponte, que vai precisar fechar os buracos que estão grandes demais; idem o rebaixador de cordas (o qual procurei em todas as lojas locais e nehuma tinha; verei com o luthier para fechar e usar o parafuso certo).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por patrickqueres Sex Ago 25, 2023 3:20 pm

CSergio escreveu:Como o escudo que veio foi cortado no facão, peguei um novo no AliExpress; dos 13 furos, só 1 coincidiu, dai resolvi também fechar todos os buracos para o novo escudo.

Será que é pedir muito que os fabricantes usem furação padrão?? kkkkkkkkkk
Estou sofrendo pra conseguir um escudo para o Giannini, mas que é um baixo de 30 anos e que os padrões de fabricação eram duvidosos.

Também tenho um SX Precision e por sorte consegui pegar com corpo e escudo nas cores que eu queria. Se quisesse trocar o escudo seria outro sofrimento.

CSergio escreveu:As tarraxas novas, também deixarei pro luthier instalar, pois precisa refurar; também a ponte, que vai precisar fechar os buracos que estão grandes demais; idem o rebaixador de cordas (o qual procurei em todas as lojas locais e nehuma tinha; verei com o luthier para fechar e usar o parafuso certo).

rapaz... o antigo proprietário tinha um sério problema em conseguir parafusos corretos scratch
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Sex Ago 25, 2023 3:56 pm

Só troquei o escudo porque aos meios olhos estava feio; o corte não tava legal (até já dei para um amigo que gosta desse visual).
E por R$ 50 um escudo, entregue na sua casa, não tem como negar do AliExpress.

Já peguei escudo de Jazz Bass por lá, e coube 100% igual, não foi preciso fazer nada num Squier Affinity; já neste Squier Precision coreano, ano 94 não teve o mesmo destino.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Sex Ago 25, 2023 3:59 pm

patrickqueres escreveu:
rapaz... o antigo proprietário tinha um sério problema em conseguir parafusos corretos scratch

Sim Laughing

O que eu pude adiantar nele, eu fiz; tapei os buracos, esperei 2 dias para cola secar, antes de meter a furadeira para as novas roldanas.
Depois um pingo de nada de graxa nos parafusos novos, para ajudar a entrar melhor, e pronto.

Agora está entregue ao luthier que fará o resto:
* novas tarraxas - precisa fazer nova furação
* nova ponte - precisa fechar os buracos que estão grandes
* parafuso correto do rebaixador - precisa fechar o buraco e devido não ter achado em loja local
* novo escudo - fazer nova furação
* captador - ajustar ao novo escudo e refazer os buracos que fechei

Eu mesmo não tapei os buracos da ponte e do rebaixador porquê como é uma alteração mais estrutural, que na minha cabeça precisaria suportar a tensão das cordas, deixei a cargo do luthier; e o escudo porquê como será instalado um novo captador, ele faz o alinhamento de tudo (ponte, captador, escudo).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por CSergio Sex Set 08, 2023 11:07 am

Pronto e fui buscar no pré-feriadão:

Como refazer furações? 20230912

Observações:

- meu enxerto na roldana do chifre/horn ficou 100%
- na roldana proximo à ponte ficou 90%, não preencheu tudo, mas está ok
- tarraxas couberam sem necessidade de refurar
- furações da ponte, luthier fez enxerto
- parafusos agora todos corretos em rebaixador, roldanas, escudo, captador, escudo

O enxerto na furação do captador ficou 110%, tão duro que segundo o luthier dificultou ao usar a broca para refurar e adequar ao novo captador What a Face
Luthier perguntou que madeira usei: espeto de crepes + cola Titebond (pelo jeito, cola até demais) clown
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por patrickqueres Sex Set 08, 2023 1:08 pm

CSergio escreveu:Pronto e fui buscar no pré-feriadão:

Boa! Esse baixo está bonito!

Só ontem eu consegui buscar o escudo que eu havia comprado para o meu Giannini. Domingo saberei se as furações irão bater ou se precisarei de novas.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como refazer furações? Empty Re: Como refazer furações?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos