Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decorar musicas

+2
vinibassplayer
caiovotta
6 participantes

Ir para baixo

Decorar musicas Empty Decorar musicas

Mensagem por caiovotta Sáb Set 16, 2023 4:12 pm

Ola pessoal.
Tenho trabalhado em navio de cruzeiro.
O repertório de uma banda varia em torno de 300 músicas ai termino um contrato e vem outra banda com mais um monte de música que não tocava.

Eu tenho muita dificuldade em decorar musicas.
Eu entendo de harmonia, penso em graus e cadências.
Acredito que o meu maior tendão de Aquiles seja a percepção. Ela já não é das melhores e quando fico nervoso ela quase que desaparece. Quanto melhor a perpecao mais confiança por consequência. Quero conseguir tocar mais confortável.
Acabo tocando muita coisa lendo aí o play e o conforto em tocar não são os melhores. A parte técnica e rítmica não é um problema para o trabalho que desenvolvo.

Sou um músico esforçado que começou tarde e demora para aprender as coisas.
Esse post é para saber de pessoas que passaram por algo parecido e uma dica de metodo que me ajude a resolver isso. Vou abraçar algum método e focar nele nos próximos meses.
Já tentei alguns métodos de perpecao que são para todos e então não utilizam o baixo no estudo. Quero um método de perpecao para baixistas.
Nesse sentido o que me pareceu mais interessante até agora é metodo do Frank herzberg. Tem bastante cantar as notas que acredito que vai me ajudar. Apesar de ele vender o curso como um curso de improvisação.

https://instagram.com/frankherzberg_bassist?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
caiovotta
caiovotta
Membro

Mensagens : 161
Localização : São Paulo

Tiago.Alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por vinibassplayer Sáb Set 16, 2023 5:58 pm

decorar/aprender a melodia da voz, e entender como essas notas se encaixam nos acordes. aí naturalmente vc vai saber quais acordes vc vai tocar casando com a melodia.. se quiser pegar uma musica e tocar nota por nota, é melhor saber escrever msm, ou ouvir repetidamente até decorar a linha e saber cantar/reproduzir ela

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por allexcosta Sáb Set 16, 2023 6:12 pm

Se sei cantar, sei tocar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

MarceloSouza gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por Jãozeiro Sáb Set 16, 2023 7:24 pm

caiovotta escreveu:Tenho trabalhado em navio de cruzeiro.[...]

Acabo tocando muita coisa lendo [...]

Sou um músico esforçado que começou tarde e demora para aprender as coisas. [...]

Cara, você chegou aonde muitos músicos que começaram cedo não chegariam. Gigs em navio de cruzeiro nessa posição não são pra qualquer um. Conheço amigos que trabalham em cruzeiro e realmente é como você falou, são repertórios gigantescos e variados, e tudo muda. Toca-se lendo e com pouquíssimo (ou nenhum) tempo de preparo ou demais ensaios. 
Não é pro carinha que faz uma gig aqui e ali com a banda cover das músicas que ele gosta, muito menos pra músico de quarto (com o devido respeito a estes).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 18, 2023 2:13 pm

Você tem o costume de montar mapas das músicas?
Acho que pode te ajudar a enxergar coisas em comum entre elas
Tipo pega uma folha de papel divide cada linha em 4 compassos e escreve a harmonia básica e que parte é o que o que é verso, o que é refrão e etc...
Isso pode te ajudar a entender melhor as métricas no geral.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por gustavo.muniz.10 Sex Set 22, 2023 1:23 pm

Cara, não sei se minha opinião vai ajudar, pois vai soar meio obvia, mas acho que não tem muito pra onde correr, o melhor estudo pra decorar músicas é simplesmente sentar e decorar.

Tinha um repertório que eu tocava lendo, e tocava ele 3 vezes por semana, durante 2 anos. Se tirasse a partitura da minha frente eu errava, esquecia. Isso coisas simples, harmonias comuns. Por outro lado tem repertorios que nunca toquei lendo, muito mais complexos, que lembro de cabeça.

O que quero dizer é que enquanto vc tiver lendo não vai decorar, não importa o tempo que toque, o método de percepção que trabalhe, se continuar lendo não vai decorar.

O caminho é parar em casa e tocar sem o papel, errou olha a part, mentaliza e tenta de novo sem ela. E sempre que possível, tire a música de ouvido, assim ela ja vai ficar na sua memória

gustavo.muniz.10
gustavo.muniz.10
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por caiovotta Qua Out 18, 2023 3:26 am

Pessoal.
Muito obrigado pelas respostas. Todas fazem muito sentido.
Sao coisas "óbvias" mas é bom ler para lembrar onde focar.
Continuo na busca de tocar com mais conforto e dar conta do trampo.
caiovotta
caiovotta
Membro

Mensagens : 161
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decorar musicas Empty Re: Decorar musicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos