Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A melhor música é a que sai da Inglaterra?

+4
WHead
rafael.buzzi.andrade
Fernando Zadá
allexcosta
8 participantes

Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por allexcosta Qui Out 05, 2023 6:00 pm

Dia desses vi um podcast com uma pessoa afirmando isso como se fosse lugar comum e informação amplamente aceita. Era um brasileiro falando até...

Qual parte exatamente?

Rolling Stones, que é uma das bandas mais famosas deles, não amarra os sapatos de Milton Nascimento. Pra não mencionar esses azedume que começam com "the".

A maior cantora inglesa pop da história não é 1/3 da artista que Elis foi.

Uma pessoa ou outra achar isso não tem problema,  mas falar como se fosse ponto pacífico? Complicado.

Só um desabafo genérico mesmo.


Última edição por allexcosta em Qui Out 05, 2023 9:39 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Out 05, 2023 6:03 pm

Coisa de rocker cabeça fechada.

E a famosa síndrome de vira-latas esta gritando ai também.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 06, 2023 9:56 am

Primeira vez que ouço essa afirmação.

Minha opinião é que o que a Inglaterra exporta de música realmente é acima da média (sendo que a média dos últimos anos não é lá essas coisas), mas por terem sido o centro do mundo por muito tempo e um caldeirão cultural eu acho até meio que obrigação;
Claro que, se a pessoa gosta do estilo "Rock Inglês", a Inglaterra vai ser a melhor nisso...rsrs

Agora...
allexcosta escreveu:A maior cantora inglesa pop da história não é 1/3 da artista que Elis foi.
éééééééé não sei. Com quem exatamete tu tá comparando ela?

Ás vezes parece Elis Regina é carta especial que se usa sempre pra justificar que música brasileira é boa.
Não discordo de que música brasileira seja boa.
Não discordo que Elis Regina seja considerada um dos ápices da música brasileira.

Eu não me entendia por gente ainda quando ela morreu, então pra mim Gal Costa tem mais relevância que Ellis (na minha vida. Não to falando do contexto geral agora).

Se as "cartas" de relevancia que estão na mesa do brasil são Milton e Ellis, isso diz muito sobre a média da produção nacional atual.

Não que eu ache que toda produção esteja ruim.
Na verdade acho que nunca se fez tanta música boa no Brasil e no Mundo.
O problema é que nunca se fez tanta música ruim também e a ruim tem mais destaque na média.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por WHead Sex Out 06, 2023 10:20 am

Puro viralatismo. 
Mas não é exclusividade dos roqueiros.. Aliás, quem é esse ser de conhecimento e sensibilidade ímpar capaz de afirmar isso? 

Tá certo que podcasts são supervalorizados ultimamente mas até pra esse ambiente de horas-perdidas-e-conversa-jogada-fora essa afirmação soa mais como evidência da ignorância do próprio autor do que o contrário. 

Mas Umberto Eco avisou, né?

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2740
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por allexcosta Sex Out 06, 2023 10:50 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Primeira vez que ouço essa afirmação.

A melhor música é a que sai da Inglaterra? 200w

rafael.buzzi.andrade escreveu:Minha opinião é que o que a Inglaterra exporta de música realmente é acima da média

Concordo dentro da minha ignorância. Inclusive deve produzir as melhores coisas dentro da Europa.

Não me incomodo com essa afirmação. Tampouco com o indivíduo A ou B achar que a música que sai de lá é a melhor.

Me incomodo com o fato de alguém, especialmente alguém que supostamente entende de música, falar como se isso fosse algo que nem deve ser discutido, o que por si só demonstra que a pessoa não entende de música.

rafael.buzzi.andrade escreveu:éééééééé não sei. Com quem exatamete tu tá comparando ela?

Não sei quem seriam... Winehouse? Adele? Conheço essas duas...

rafael.buzzi.andrade escreveu:Ás vezes parece Elis Regina é carta especial que se usa sempre pra justificar que música brasileira é boa.

É carta especial quando o assunto é cantoras brasileiras, simplesmente porque é a melhor que já tivemos. Natural mencioná-la.

rafael.buzzi.andrade escreveu:Se as "cartas" de relevancia que estão na mesa do brasil são Milton e Ellis, isso diz muito sobre a média da produção nacional atual.

A pessoa falou como se fosse produção histórica, por isso me senti à vontade para mencionar Milton e Elis.

rafael.buzzi.andrade escreveu:Na verdade acho que nunca se fez tanta música boa no Brasil e no Mundo.

Aí teremos que concordar em discordar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Jãozeiro Sex Out 06, 2023 1:35 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
allexcosta escreveu:A maior cantora inglesa pop da história não é 1/3 da artista que Elis foi.
éééééééé não sei. Com quem exatamete tu tá comparando ela?

Eu coloco tranquilamente Elis Regina entre as maiores cantoras que já existiram no mundo, e sem esforço. Pau a pau com as negona do jazz e R&B. E um equivalente no rock seria Janis Joplin. 

Trabalho com uma cantora de jazz que apanhou pra conseguir cantar umas música da Elis com o Tom. No geral as melodias de Jazz são bem bobinhas comparadas com as da Bossa. No Jazz geralmente é nota alvo com conexão de 3a e 7a (o que ém muito bonito, aliás). Mas na Bossa muitasdas melodia são negócio torto e dissonante (e ao mesmo tempo bonito pra caramba). É um tal de cromatismo e voz repousando em quinta diminuta e nona bemol que vou te falar.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Andremoura gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 06, 2023 2:02 pm

allexcosta escreveu:
rafael.buzzi.andrade escreveu:Se as "cartas" de relevancia que estão na mesa do brasil são Milton e Ellis, isso diz muito sobre a média da produção nacional atual.
A pessoa falou como se fosse produção histórica, por isso me senti à vontade para mencionar Milton e Elis.
Ok, isso elimina toda a questão de "carta especial". Se o contexto era histórico, então a comparação é totalmente válida.

Jãozeiro escreveu:
rafael.buzzi.andrade escreveu:
allexcosta escreveu:A maior cantora inglesa pop da história não é 1/3 da artista que Elis foi.
éééééééé não sei. Com quem exatamete tu tá comparando ela?
Eu coloco tranquilamente Elis Regina entre as maiores cantoras que já existiram no mundo, e sem esforço.(...)
Idem.
Minha questão era com relação a quão contemporânea era essa comparação que o autor da pérola tinha feito.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por allexcosta Sex Out 06, 2023 2:22 pm

Eu viajo muito nessa de "como que essa pessoa chegou a isso?"

Estou falando de um sujeito de meia idade, vestindo camisa do The Clash ou The Smiths, que começa a frase assim:

**Favor ler com sotaque da Mooca**

"Orra meu, todo mundo sabe que nada se compara à produção musical britânica dos anos 60 e 70, tá ligado? Mas menção honrosa pro grunge de Seattle" e blá blá blá...

Acho que o roqueiro precisa aprender a inserir as expressões "no rock", "dentro do universo do rock", "no mundo do rock", quando for falar de música... ou então entender que a música do mundo é feita de vários estilos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Out 06, 2023 6:37 pm

Saiu muita coisa que acho legal de lá, se é a melhor, pior, a gente pode discutir uns 8 anos aqui e chegará a conclusão nenhuma.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb Out 07, 2023 12:26 am

allexcosta escreveu:(...)"Orra meu, todo mundo sabe que nada se compara à produção musical britânica dos anos 60 e 70, tá ligado? Mas menção honrosa pro grunge de Seattle" e blá blá blá...

Acho que o roqueiro precisa aprender a inserir as expressões "no rock", "dentro do universo do rock", "no mundo do rock", quando for falar de música... ou então entender que a música do mundo é feita de vários estilos.

Bom, década de 60 e 70 na inglaterra dá pra contar:
- Queen;
- Black Sabbath;
- Led Zeppelin;
- Fleetwood Mac;
- Cream (por tabela Eric Clapton);
- Yes;
- Kate Bush;
- Pink Floyd (por tabela David Gilmour e Paul Rodgers)
- e mais um catatau.

Goste ou não dessa lista (não curto todos) são nomes relevantes.

Mas, só no Brasil temos:
- Ellis Regina;
- Milton Nascimento;
- Tom Jobim tava em atividade;
- O movimento da tropicalha;
- Os novos baianos;
- Caetano, Gil, Chico, Gal etc etc etc...

aí fica difícil pra inglaterra Razz Razz Razz Razz

e mais uma citação honrosa pra Astor Piazolla, só pq eu gosto.


Honestamente eu acho tão besta esse tipo de argumento: "não dá pra comparar"... claro que não dá pra comparar. São movimentos artísticos que não competem. Se complementam. Dá pra curtir tudo isso aí sem fazer "rinha de artista"

Povo transforma tudo em esporte e medição de vocês-sabem-o-que

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Andremoura gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 07, 2023 4:16 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
allexcosta escreveu:(...)"Orra meu, todo mundo sabe que nada se compara à produção musical britânica dos anos 60 e 70, tá ligado? Mas menção honrosa pro grunge de Seattle" e blá blá blá...

Acho que o roqueiro precisa aprender a inserir as expressões "no rock", "dentro do universo do rock", "no mundo do rock", quando for falar de música... ou então entender que a música do mundo é feita de vários estilos.

Bom, década de 60 e 70 na inglaterra dá pra contar:
- Queen;
- Black Sabbath;
- Led Zeppelin;
- Fleetwood Mac;
- Cream (por tabela Eric Clapton);
- Yes;
- Kate Bush;
- Pink Floyd (por tabela David Gilmour e Paul Rodgers)
- e mais um catatau.

Goste ou não dessa lista (não curto todos) são nomes relevantes.

Pode crer. Sem contar The Beatles e Iron Maiden. hide  Realmente saiu muita coisa boa de lá, pra não dizer o Santo Graal do gênero. 
Quando leio "Inglaterra" me vêm à mente essas rockaiada toda aí, aquele lugar é sinônimo disso, hehe.

Agora, Blues, Jazz, Funk, Soul...aí o Novo Mundo manda um abraço para os ingleses. Mesmo o rock americano tem expoentes sagrados (Hendrix, por exemplo). E creditam a criação do rock a americanos como Chuck Berry, Buddy Holly,  Elvis, etc.. 

Mas realmente não é competição. Gostamos de tudo essas poha aí, principalmente o Alex.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Ivanov_br Qua Out 11, 2023 8:14 am

Pensando aqui, temos que levar alguns pontos em consideração tendo em conta a influência da cena musical da Inglaterra na música internacional. De novo: "a influência da cena musical da Inglaterra na música internacional", pois acho que é isto que o zé ruela mencionado pelo Allex quis dizer.

- O inglês é a o idioma mais capilarizado por midias no mundo, considerando as decadas de 1920 em diante, temos que considerar o rádio e depois a TV.



- Os ingleses avançaram muito rápido na tecnologia de captação decente e gravação com qualidade de registros audiofônicos, contribuindo para uma percepção de melhor qualidade do que vinha de la. Para isto, recomendo o video com a história do Abbey Road:



- Não é o só o brasileiro que consegue pegar elementos de outra cultura e transformar em algo próprio. Os ingleses, cosmopolitas desde a época do "império onde o sol nunca se põe", já estavam expostos a diferentes elementos culturais.



- Historicamente, os governantes ingles investem muito em arte e cultura.




Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

rafael.buzzi.andrade e WHead gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Sonikado Ter Nov 21, 2023 8:53 pm

O termo "melhor música" é errado.

Mas sabemos todos que tudo gira em torno da máquina de propaganda. Dinheiro e propaganda.

Inglês ajuda, mas aí pegamos outra máquina de propaganda que se azeitou pelos últimos 10 anos e me diz quem entende algo de coreano? E tá bombando aqui, no Brasil, onde falamos português.

Por muitos anos a Inglaterra teve uma máquina de propaganda MUITO eficiente em cima de seus músicos e o contexto musical (e muitas outras coisas né). Por acaso muita música boa veio junto. Ser "bom" e ser "bem sucedido" são coisas BEM diferentes porém propositalmente vendidas como a mesma coisa para alienar seus fãs mais assíduos.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

A melhor música é a que sai da Inglaterra? Empty Re: A melhor música é a que sai da Inglaterra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos