Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

5 participantes

Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Sáb Out 07, 2023 7:50 am

Ola pessoal tudo bom?  

Peguei um Blaver 3/4  por ....R$1200...dono anterior, uma escola de musica que encerrou atividades... Não tive tempo de perguntar antes de fechar negocio, apenas peguei, por isso as perguntas vem agora, rsrsrsrsrs
A questão é a seguinte, ele é praticamente zero, muito novo,  mas está com 2.4mm de curvatura empeno no meio do braço, altura do tróculo para trás; se o espelho for desbastado, esse empeno some pelo menos uns 2mm
O espelho é  maple pintado (segundo informações) porém olhando por baixo do mesmo, me parece uma madeira avermelhada, não parece maple. Levando  em consideração que eu nunca tive contato com um acústico, não sabendo o que é aceitável ou não; e que não tenho mesmo como levar em um luthier nos próximos meses; as perguntas são as seguintes:
1-Qual é o tolerável de empeno? A pergunta pode parecer boba, mas é que eu nunca havia chegado perto sequer de um baixo acústico, não sei o que é normal ou não.
2-E comum esses chinas virem assim de fábrica?
3- Existe algum fornecedor, que VENDE essas peças tipo o espelho? (ipê, rosewood, roxinho, pau ferro, etc) A princípio não quero recorrer ao Aliexpress.

Tenho experiência com lutheria de baixos e guitarras, baterias. etc,  (construí alguns instrumentos no passado) embora eu tenha total consciência que isso é totalmente diferente; até tentaria arriscar a trocar esse espelho caso fosse necessário ou conseguisse um. Pra mim esse baixo é mais uma diversão e experimento, se eu gostar de verdade, quem sabe não pego algo realmente bom e pronto.

Agradeço qualquer resposta, valeu, obrigado a todos!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb Out 07, 2023 11:14 pm

Por 1.200 mangos acho que até eu pegava esse Blaver sem olhar... heheheh... Bem-vindo e parabéns pela aquisição (eu acho... espero)

J. Filho escreveu:mas está com 2.4mm de curvatura empeno no meio do braço, altura do tróculo para trás
Eu não consigo visualizar a que exatamente você está se referindo. Um foto ajudaria bastante

Já que você não tem como levar a um luthier nesse momento, sugiro você encontrar um professor e ir usando ele como der.

Há pelos menos dois bons luthiers no seu estado: Eliel Marcos e Paulo Gomes.
Pelo preço que pagaste nesse, vale até trocar o braço todo se necessário. Quando for possível.

Mas vai curtindo ele assim e não se estressa.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Dom Out 08, 2023 1:19 am

Obrigado Rafael
Não consigo colocar uma foto infelizmente, realmente é difícil imaginar...                                          
Vamos ver se consigo explicar, do meio do braço
até o final do espelho, ele (espelho) empenou para cima:   ___-----  acabando a 5mm de distancia da corda "E" e a 3mm da corda "D", entendeu?

Não sei qual seria a distancia aceitável/ideal das cordas em relação a borda do espelho, para tocar com arco ou pizzicato, entende?

Não achei essa informação mesmo pesquisando e não conheço ninguém que tenha um ou professor, embora tenha começado a procurar.
Obrigado pela resposta!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por allexcosta Dom Out 08, 2023 10:30 am

Fala brother.

Não conheço de baixo acústico, mas é a barriga normal que dá num baixo com tensor desregulado?

Esses baixos não possuem tensor ou algo para regular ou contrapor a força das cordas?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom Out 08, 2023 1:03 pm

Se a corda E do seu baixo está 5mm distante no ponto mais agudo do espelho (ou seja, onde ele acaba) então está normal.

Meu baixo está com essa altura e tenho ele regulado pra tocar tanto pizzicato quanto arco. Eu inclusive tenho que cuidar quando faço sons muito fortes, senão a corda bate no espelho.

Dado o que foi relatado até aqui, eu não mexeria em nada nele.

Isso imaginando que a distância vai aumentando gradativamente.

allexcosta escreveu:Esses baixos não possuem tensor ou algo para regular ou contrapor a força das cordas?
Até hoje só vi tensor em EUBs
O braço de um baixo acústico é grosso o suficiente pra não precisar de tensor.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por allexcosta Dom Out 08, 2023 2:45 pm

Se não há tensor só mexendo na estrutura do instrumento com profissional experiente, que vai decidir se desbastar é uma opção, ou precisa mesmo descolar e trocar uma peça.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Dom Out 08, 2023 3:41 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Se a corda E do seu baixo está 5mm distante no ponto mais agudo do espelho (ou seja, onde ele acaba) então está normal.

Meu baixo está com essa altura e tenho ele regulado pra tocar tanto pizzicato quanto arco. Eu inclusive tenho que cuidar quando faço sons muito fortes, senão a corda bate no espelho.

Dado o que foi relatado até aqui, eu não mexeria em nada nele.

Isso imaginando que a distância vai aumentando gradativamente.

allexcosta escreveu:Esses baixos não possuem tensor ou algo para regular ou contrapor a força das cordas?
Até hoje só vi tensor em EUBs
O braço de um baixo acústico é grosso o suficiente pra não precisar de tensor.

Muito obrigado  Rafael, é exatamente essa informação que eu precisava!  Devido ao empeno do fim da escala, mantendo a 5mm afeta entre as posições "G e B" (da corda Mi) e ele tem uns 4mm de altura. Esses 4mm chegariam a 2mm caso eu retificasse a parte final do espelho e baixasse a ponte. Agora, se se eu baixasse a ponte do jeito que está para ter 2mm nessas posições, ele teria 3mm no final do espelho... Como vc disse; acho melhor deixar assim mesmo pois a ponte é fixa e se não ficar legal, não posso voltar atrás.

Só mais uma pergunta boba, existe alguma marca ou tipo  corda com tensão menor? Todas as cordas tem essa capa de nylon por fora?

Valeu!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por allexcosta Dom Out 08, 2023 5:15 pm

J. Filho escreveu:existe alguma marca ou tipo  corda com tensão menor? Todas as cordas tem essa capa de nylon por fora?

Existem muitos modelos de corda. Quando o pessoal quer tensão menor, usa cordas solo em afinação padrão. O Nico sempre fez isso... Utilizava Thomastik Spirocore Solo, como ele mencionou num workshop que fui, se a memória me serve bem...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom Out 08, 2023 5:59 pm

allexcosta escreveu:(...)Quando o pessoal quer tensão menor, usa cordas solo em afinação padrão(...)
Exato.

J. Filho escreveu:(...)Todas as cordas tem essa capa de nylon por fora?
Quase nenhuma corda tem capa de nylon. Acho que nem deve dar pra usar arco com essas cordas.

Eu acho, inclusive, que a tensão dessas cordas já deve ser baixa.

Aqui é um bom site pra comprar cordas (https://www.encorda.com.br/produto-categoria/contrabaixo/?orderby=price&paged=1)

Tenta não cair pra trás quando olhar os preços. Esse aí é o preço normal pra barato de encordoamento de baixo acústico.
Meu atual jogo de cordas deve estar fazendo 5 anos e está super de boa.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Dom Out 08, 2023 11:11 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
allexcosta escreveu:(...)Quando o pessoal quer tensão menor, usa cordas solo em afinação padrão(...)
Exato.

J. Filho escreveu:(...)Todas as cordas tem essa capa de nylon por fora?
Quase nenhuma corda tem capa de nylon. Acho que nem deve dar pra usar arco com essas cordas.

Eu acho, inclusive, que a tensão dessas cordas já deve ser baixa.

Aqui é um bom site pra comprar cordas (https://www.encorda.com.br/produto-categoria/contrabaixo/?orderby=price&paged=1)

Tenta não cair pra trás quando olhar os preços. Esse aí é o preço normal pra barato de encordoamento de baixo acústico.
Meu atual jogo de cordas deve estar fazendo 5 anos e está super de boa.

Nossa, ainda bem que vc avisou Rafael, o tombo foi menor, kkkkkk. Vou ficar com essas um bom tempo ainda brincando, e depois num luthier, e se eu gostar da brincadeira, passo direto para outro instrumento melhor. Agora é entender as nuances, ver vídeos e descobrir coisas, já tenho um norte, valeu brother

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Dom Out 08, 2023 11:13 pm

allexcosta escreveu:
J. Filho escreveu:existe alguma marca ou tipo  corda com tensão menor? Todas as cordas tem essa capa de nylon por fora?

Existem muitos modelos de corda. Quando o pessoal quer tensão menor, usa cordas solo em afinação padrão. O Nico sempre fez isso... Utilizava Thomastik Spirocore Solo, como ele mencionou num workshop que fui, se a memória me serve bem...

Cara, que louco isso! jamais passaria pela minha cabeço, valeu peça dica, vou anotar!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 09, 2023 2:53 pm

Outra opção de luthier excelente é o Fernando Fonterrada que fica próximo ao Butantã
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Andremoura gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Seg Out 09, 2023 6:42 pm

Fernando Zadá escreveu:Outra opção de luthier excelente é o Fernando Fonterrada que fica próximo ao Butantã



Olá Fernado, beleza?
Olha, não conheço o luthier citado mas qualquer que praticar os mesmo preços surreais de dois que eu consultei, (obviamente não citarei nomes) não farei o menor esforço em procurar. É muito provável que eu mesmo “arrisque” (depois de um estudo, tenho consciência do meu desconhecimento) a fazer todos os reparos que forem necessários.
Primeiro, pq eu tenho conhecimentos em lutheria tendo construído, reparado, restaurado muita coisa, embora isso seja um hobby para mim, e basicamente me concentre em elétricos (atualmente estou trabalhando um Charvel-Jackson anos 90 ativo )
Segundo, pq pedir $800, (isso mesmo, dólares), numa escala de madeira nacional, para eu mesmo trocar, ou dizer, “para trocar é caro,” pra mim é surreal.
Vou aprender mais sobre o instrumento; tentando entender a mecânica da sonoridade dele, no momento adequado farei as correções. O fato é que eu preciso ver mais destes contrabaixos, falar com professores e músicos para saber onde eu me encontro atualmente.
Grande abraço!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 09, 2023 7:07 pm

Cara conversa com o Fernando. Reparos em acústicos são uma encrenca mesmo mas o Fernando já fiz serviços com ele e recomendo de olhos fechados.
Você encontra peças para trocar em sites especializados gringos e as vezes vale a pena se arriscar se já tem alguma habilidade com madeiras.
Eu acho acústico um instrumento mais tenso de mexer e quando peguei o meu chinês comecei eu mesmo a lixar o braço para afinar mas desisti e levei lá e ficou excelente
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Seg Out 09, 2023 8:01 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara conversa com o Fernando. Reparos em acústicos são uma encrenca mesmo mas o Fernando já fiz serviços com ele e recomendo de olhos fechados.
Você encontra peças para trocar em sites especializados gringos e as vezes vale a pena se arriscar se já tem alguma habilidade com madeiras.
Eu acho acústico um instrumento mais tenso de mexer e quando peguei o meu chinês comecei eu mesmo a lixar o braço para afinar mas desisti e levei lá e ficou excelente



Fernando, obrigado!  Depois vou procurar o contato de seu xará, perguntar para ele e um dia que for pra SP, levar sem compromisso, mas estou desesperançoso com os preços. Vc concorda que 800 Bidens é muito dinheiro para uma escala em madeira nacional?
Eu mesmo fabriquei em ipê, roxinho, pau ferro e garanto que uma régua radial bem seca não custa 300barbas, o restante é lucro do fabricante. Não tenho o “gabarito” se tivesse (vou começar a procurar deve existir a venda em algum lugar) começaria esse projeto.
Claro que todo mundo tem que ganhar, mas pow estamos no Brasil, não dá pra cobrar preço de Europa.
Além disso, seria desperdício gastar tanto dinheiro nesses chinas de materiais de segunda. Se fosse para gastar 2700, prefiro guardar o dinheiro e comprar coisa melhor no futuro... Fiquei me perguntando, qto seria para trocar um braço?
Uma outra coisa também, infelizmente existe uma cultura no Brasil de dizer que tudo é difícil, regular, ajustar, reparar, tudo é difícil. Nem tudo é fácil realmente, mas se torna realizável a partir do momento que vc se propõe a fazer. Tem gente que não troca nem cordas, regula um captador, oitavas ou ponte, fora do luthier com medo de quebrar algo; eu sempre digo que o pai do medo é o Satanás! Muita gente deixa e fazer muita coisa legal e ter ótimas experiências por medo. Esse mesmo medo alimenta muito bem um monte de gente que não tem medo, rsrsrsrs. Esses tempos atrás regulei uma Floyd; um professor de musica que tocou na guitarra gostou muito da regulagem, ficou surpreso e eu mais ainda;  Como pode um professor de guitarra não saber trocar as cordas e regular uma FD?
A propósito; vc desistiu de “lixar” seu baixo, pq lixar é difícil mesmo, fato. Vou chutar q provavelmente vc não tem pequenas plainas e laminas manuais, talvez se tivesse teria ido até o fim, acertei?

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Out 10, 2023 7:36 am

Bem... se tu consegue ler inglês, talvez esse doc te ajude:
https://www.roger-hargrave.de/PDF/Bass/Bass_Making_Part_12_72.pdf

No aliexpress tem um fingerboard:
https://www.aliexpress.com/item/32548054435.html?spm=a2g0o.productlist.main.64.3d85feaFfeaFUB&algo_pvid=0ad58f5a-6481-4d91-b0df-7592d8823b4f&algo_exp_id=0ad58f5a-6481-4d91-b0df-7592d8823b4f-32&pdp_npi=4%40dis%21BRL%21421.95%21392.41%21%21%21569.43%21%21%402101d8f416969339204261747ead97%2158027450330%21sea%21BR%21759046845%21&curPageLogUid=mHIUoQnRsdIL

O Eliel vende espelhos também (não sei se ele foi um dos que tu se assustou e nem quero saber também... hehehe):
https://elielmarcos-luthier.blogspot.com/p/acessorios.html

eu lembro que já perguntei e aaaacho que ele vende os gabaritos já prontos pra alguma coisas (eu acho)

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 10, 2023 4:20 pm

J. Filho escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Cara conversa com o Fernando. Reparos em acústicos são uma encrenca mesmo mas o Fernando já fiz serviços com ele e recomendo de olhos fechados.
Você encontra peças para trocar em sites especializados gringos e as vezes vale a pena se arriscar se já tem alguma habilidade com madeiras.
Eu acho acústico um instrumento mais tenso de mexer e quando peguei o meu chinês comecei eu mesmo a lixar o braço para afinar mas desisti e levei lá e ficou excelente



Fernando, obrigado!  Depois vou procurar o contato de seu xará, perguntar para ele e um dia que for pra SP, levar sem compromisso, mas estou desesperançoso com os preços. Vc concorda que 800 Bidens é muito dinheiro para uma escala em madeira nacional?
Eu mesmo fabriquei em ipê, roxinho, pau ferro e garanto que uma régua radial bem seca não custa 300barbas, o restante é lucro do fabricante. Não tenho o “gabarito” se tivesse (vou começar a procurar deve existir a venda em algum lugar) começaria esse projeto.
Claro que todo mundo tem que ganhar, mas pow estamos no Brasil, não dá pra cobrar preço de Europa.
Além disso, seria desperdício gastar tanto dinheiro nesses chinas de materiais de segunda. Se fosse para gastar 2700, prefiro guardar o dinheiro e comprar coisa melhor no futuro... Fiquei me perguntando, qto seria para trocar um braço?
Uma outra coisa também, infelizmente existe uma cultura no Brasil de dizer que tudo é difícil, regular, ajustar, reparar, tudo é difícil. Nem tudo é fácil realmente, mas se torna realizável a partir do momento que vc se propõe a fazer. Tem gente que não troca nem cordas, regula um captador, oitavas ou ponte, fora do luthier com medo de quebrar algo; eu sempre digo que o pai do medo é o Satanás! Muita gente deixa e fazer muita coisa legal e ter ótimas experiências por medo. Esse mesmo medo alimenta muito bem um monte de gente que não tem medo, rsrsrsrs. Esses tempos atrás regulei uma Floyd; um professor de musica que tocou na guitarra gostou muito da regulagem, ficou surpreso e eu mais ainda;  Como pode um professor de guitarra não saber trocar as cordas e regular uma FD?
A propósito; vc desistiu de “lixar” seu baixo, pq lixar é difícil mesmo, fato. Vou chutar q provavelmente vc não tem pequenas plainas e laminas manuais, talvez se tivesse teria ido até o fim, acertei?

Acertou não tinha mesmo e estava com pressa! Rssss
Hoje em dia talvez tivesse ido até o fim mas o Fernando mexeu em tanta coisa que acabou compensando.
Mas luthier dificilmente cobra barato mesmo. O Fernando costuma ser mais em conta mas é bem requisitado e caprichoso então achei que valeu a pena, o meu era chinês também gastei tipo 1200 nele na época e na regulagem e geral que ele deu gastei mais uns 700 na época mas compensou cada centavo.

Tinha uma loja acho que GUllier alguma coisa que tinha muita coisa a venda.

Minha única curiosidade ficou sobre seu comentário sobre madeira nacional.... Eu até prefiro madeira nacional do que gringa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por Jãozeiro Ter Out 10, 2023 5:11 pm

J. Filho escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Cara conversa com o Fernando. Reparos em acústicos são uma encrenca mesmo mas o Fernando já fiz serviços com ele e recomendo de olhos fechados.
Você encontra peças para trocar em sites especializados gringos e as vezes vale a pena se arriscar se já tem alguma habilidade com madeiras.
Eu acho acústico um instrumento mais tenso de mexer e quando peguei o meu chinês comecei eu mesmo a lixar o braço para afinar mas desisti e levei lá e ficou excelente


 Vc concorda que 800 Bidens é muito dinheiro para uma escala em madeira nacional?
Eu mesmo fabriquei em ipê, roxinho, pau ferro e garanto que uma régua radial bem seca não custa 300barbas, o restante é lucro do fabricante. Não tenho o “gabarito” se tivesse (vou começar a procurar deve existir a venda em algum lugar) começaria esse projeto.

Se vc mexe com madeira a ponto de já ter restaurado e construído instrumentos não tem por que procurar luthier...descobre as medidas que você precisa e sai cortando as madeira tudo.

Ou então compra escala pronta e substitui (com toda certeza do mundo existe essa peça à venda por aí).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por allexcosta Ter Out 10, 2023 5:31 pm

J. Filho escreveu:Vc concorda que 800 Bidens é muito dinheiro para uma escala em madeira nacional?
Eu mesmo fabriquei em ipê, roxinho, pau ferro e garanto que uma régua radial bem seca não custa 300barbas, o restante é lucro do fabricante. Não tenho o “gabarito” se tivesse (vou começar a procurar deve existir a venda em algum lugar) começaria esse projeto.

Deve encontrar meio fácil online.

Nem precisa ser radial. Não existem estudos sérios provando que cortes radiais são mais estáveis que transversais *. Uma peça seca de madeira boa tu acha por 50 conto. Dá até pra mandar cortar numa CNC de alguma empresa. Esse tipo de serviço deve existir aos montes em Campinas.

Problema é que quando fala "é pra luteria" aumenta 500%.

J. Filho escreveu:Uma outra coisa também, infelizmente existe uma cultura no Brasil de dizer que tudo é difícil, regular, ajustar, reparar, tudo é difícil. Nem tudo é fácil realmente, mas se torna realizável a partir do momento que vc se propõe a fazer. Tem gente que não troca nem cordas, regula um captador, oitavas ou ponte, fora do luthier com medo de quebrar algo; eu sempre digo que o pai do medo é o Satanás! Muita gente deixa e fazer muita coisa legal e ter ótimas experiências por medo. Esse mesmo medo alimenta muito bem um monte de gente que não tem medo, rsrsrsrs.

Isso é natural em sociedades com economia fraca onde a pessoa tem poder aquisitivo muito baixo e não terá como comprar outro bem se aquele estragar.

J. Filho escreveu:Esses tempos atrás regulei uma Floyd; um professor de musica que tocou na guitarra gostou muito da regulagem, ficou surpreso e eu mais ainda;  Como pode um professor de guitarra não saber trocar as cordas e regular uma FD?

Regular Floyd Rose é Belzebu encarnado na Terra. Trocar corda da mesma bitola uma vez regulado é tranquilo se você troca uma por uma e afina.

* https://liutaiomottola.com/myth/quartersawn.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

J. Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 10, 2023 5:41 pm

Floyd Rose é a coisa mais chata do mundo para regular. Eu fujo de guitarra com alavanca desse tipo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Ter Out 10, 2023 6:03 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Bem... se tu consegue ler inglês, talvez esse doc te ajude:
https://www.roger-hargrave.de/PDF/Bass/Bass_Making_Part_12_72.pdf

No aliexpress tem um fingerboard:
https://www.aliexpress.com/item/32548054435.html?spm=a2g0o.productlist.main.64.3d85feaFfeaFUB&algo_pvid=0ad58f5a-6481-4d91-b0df-7592d8823b4f&algo_exp_id=0ad58f5a-6481-4d91-b0df-7592d8823b4f-32&pdp_npi=4%40dis%21BRL%21421.95%21392.41%21%21%21569.43%21%21%402101d8f416969339204261747ead97%2158027450330%21sea%21BR%21759046845%21&curPageLogUid=mHIUoQnRsdIL

O Eliel vende espelhos também (não sei se ele foi um dos que tu se assustou e nem quero saber também... hehehe):
https://elielmarcos-luthier.blogspot.com/p/acessorios.html

eu lembro que já perguntei e aaaacho que ele vende os gabaritos já prontos pra alguma coisas (eu acho)

Rafael muito bom isso, dei uma lida superficial, “perdi” algumas palavrinhas, rsrsrsrs, mas  é muito bom material!

Muito interessante notar também, ele não tinha conhecimento prévio de construção em baixos, usou as guidelines de um baixo Amati incompleto e/ou adulterado adaptando medidas. Cara, é tudo muito bom para quem se interessa em lutheria, muito elucidativo a parte do braço, espelho e outros detalhes, baixei e guardei para ler com mais calma, valeu!
Esse link que vc mandou do Ali, é 1/5 do custo daqui para menos se não for taxado, se for boa peça, (deve ser pq tem 2 reviews de 5 estrelas) com certeza pegarei num futuro não distante... coloquei no meu carrinho, vou aguardar um pouco para ver o que acontece após dia 15/10 qdo começa o novo programa de taxação embutida do Ali.

Qto ao seu comentário, obviamente não citarei nome de ninguém, todos precisamos viver, não é mesmo?  

Em poucos dias com o baixo em mãos, pesquisando sobre o instrumento, eu já tenho uma noção (não sei se real ou equivocada) do porque ele não é popular no Brasil. Meio que surreal o pensamento geral sobre este instrumento, isso devido a uma manipulação de informações (ou desinformações) e inserções psicológicas (sobre manutenção, aquisição, reparação, etc) que acabam afastando as pessoas do aprendizado. Fazendo uma analogia; é quase o pensamento que se tinha a respeito do piano no Brasil no século 20, (Apenas no Brasil; pois EUA e Europa não era assim o pensamento) esse sim extremamente complexo e com um processo fabril custoso, manutenção complicada,  de aquisição final pelo musico extremamente cara. Quem possuía um piano no Brasil 120 anos atrás?  Já não é mais assim hoje em dia graças a mudança de mentalidade e a chegada das fabricas abertas pelos imigrantes alemães que  promoveu uma mudança nas concepções básicas de uma "comunidade seleta"  -   mudou o paradigma e abriu portas para termos excelentes pianistas. (Chega, tô fugindo do assunto, isso dá papo para semanas, rsrsrsrsrs).

Voltando, para quem se interessa em fazer, construir, trabalhar melhorias simples; encontrei algumas coisas, essa ajuda e muito:
https://gollihurmusic.com/parts-repair-and-upgrades/double-bass-bridges/upright-bass-setup-template-gauge/


Continuarei procurando, achei um artigo bem legal nessa busca:
. https://www.pinocazzaniga.it/wp-content/uploads/2017/02/brescian_style_doublebass.pdf


Obrigado pelos links e ajuda, valeu!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Ter Out 10, 2023 6:09 pm

Fernando Zadá
"Tinha uma loja acho que GUllier alguma coisa que tinha muita coisa a venda.

    Exato achei coisas lá

'Minha única curiosidade ficou sobre seu comentário sobre madeira nacional.... Eu até prefiro madeira nacional do que gringa'.

   Eu quis dizer que é muito dinheiro por uma escala em madeira nacional...Por exemplo; ipê vc faz deck de piscinas, é relativamente comum e barato, existe em abundancia  e é menos nobre que o ébano ou  jacarandá....Madeiras nacionais são tão boas qto gringas, mas não são tradicionais e não servem para tudo, para o que ela serve no entanto, deveria custar bem menos como disse Alex Costa...Se vc disser que é para lutheria, pronto, eu não diria que é 500% mais caro eu chutaria uns 1000%. Acho que qdo (e se)  surgir uma empresa nacional fabricando em quantidade toda gama de instrumentos isso mudaria, aliás, já mudou com os violões Gianninis sólidos.

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Ter Out 10, 2023 6:13 pm

Joãozeiro

Se vc mexe com madeira a ponto de já ter restaurado e construído instrumentos não tem por que procurar luthier...descobre as medidas que você precisa e sai cortando as madeira tudo.

Ou então compra escala pronta e substitui (com toda certeza do mundo existe essa peça à venda por aí).


Vc tem razão total, é exatamente isso!

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por J. Filho Ter Out 10, 2023 6:20 pm

Alex Costa
Deve encontrar meio fácil online.

Nem precisa ser radial. Não existem estudos sérios provando que cortes radiais são mais estáveis que transversais *. Uma peça seca de madeira boa tu acha por 50 conto. Dá até pra mandar cortar numa CNC de alguma empresa. Esse tipo de serviço deve existir aos montes em Campinas.

Problema é que quando fala "é pra luteria" aumenta 500%.


Esses estudos eu não conheço,. preciso pesquisar então.... cara, eu diria, eu diria não; tenho certeza q se tu falar que é pra lutheria é 1000% ... dá uma olhada no mercadolivre as madeiras pra  escala de guitarra

J. Filho
Membro

Mensagens : 26
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por allexcosta Ter Out 10, 2023 7:04 pm

J. Filho escreveu:Esses estudos eu não conheço

Justamente.

Tais estudos, ao menos segundo o Liutaio Mottola (link na minha resposta acima), não existem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando entender e ajeitar e um baixo chines Empty Re: Tentando entender e ajeitar e um baixo chines

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos