Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como tocar com baterista ruim

+10
Christian
lcs.
B3ck1m2n
vinibassplayer
rafael.buzzi.andrade
JAZZigo
Cantão
WHead
allexcosta
caiovotta
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Como tocar com baterista ruim

Mensagem por caiovotta Sáb Mar 09, 2024 2:18 pm

Boa tarde.
No meu trabalho eu toco cerca de 4 meses com o mesmo batera. O agente junta a banda e você torce para que sejam boas pessoas e bons músicos.

Dessa vez o batera é bem ruim. Tendência a atrasar, não conhece ritmos latinos, nao tem repertorio e não tem consistência no padrão bumbo caixa.
Ele é um cara bem legal. Já conversei com ele e melhorou; deu uma enxugada em um monte de nota que ele gostava de tocar mas ainda tem muitas horas de treino que não tem muito o que fazer. Clássico batera de rock, professor de batera que caiu em uma guig profissional mas não esta preparado. O público não percebe, mas para quem está tocando as vezes é bem difícil.

Mas a grande coisa é como colocar o baixo nessa situação.
Uma opção é esquecer ele e tocar super cravado para a banda ter onde se apoiar. O baixo fica engessado e a batera sempre fica off tempo em relação ao baixo( ele tem tendência em atrasar).
Tocamos muitas vezes com cajon aí funciona legal.

As vezes ele está em um bom dia aí a batera vem mais legal. Aí começo a tocar um baixo mais solto e a música começa a ficar mais legal; de repente vem aquela caixa, bumbo ou virada que não era pra estar ali que quase derruba a banda.


caiovotta
caiovotta
Membro

Mensagens : 163
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2024 2:33 pm

Como tocar com baterista ruim Starlord-finger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

dibass e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Sáb Mar 09, 2024 2:37 pm

snax

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Cantão Sáb Mar 09, 2024 3:58 pm

Vish , aí é osso brother , vai ter que sentar a banda toda com o cara e explicar os problemas, aí ele vai se corrigindo aos poucos , caso não consiga , aí é o que o Alex falou , degola... Laughing

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 09, 2024 5:37 pm

Já passei por isso muitas vezes. Solução: demissão, com ilustrou o tio Allex acima.  Twisted Evil

Certa vez, em meados dos anos 80, aconteceu uma entressafra de baterista decente (enquanto músico e enquanto gente) aqui em BSB, que obrigou minha banda a apelar para a drum machine. Foi assim que me tornei expert em programação de bateria eletrônica (haja saco!). Primeiro, com uma Boss DR-220A Dr. Rhythm, (vídeo abaixo), em 1986, depois, com uma Alesis HR-16, em 1990, e, por último, com uma Alesis SR-16, em 1997 (quando fui morar em Sampa). Esta última, guardo comigo até hoje, por prevenção! Razz


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Renato e patrickqueres gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2024 9:23 pm

Tem uma parada que eu falo aqui há 15 anos e já deixei muita gente com raiva.

O músico que fica a vida toda no universo do rock se fecha pra o mundo. Não consegue tocar em banda de garagem de outra coisa. Não consegue fazer uma brincadeira no aniversário do filho.

E, aquela coisa, se o cara entende isso e quer que se exploda qualquer coisa não rock, tudo bem... Mas são portas fechadas...

Se Michael Jackson ressuscitar e for chamar você pra última turnê mundial, conhecendo 80 países e ganhando 50.000 dólares por show, você não vai... Vai o cara que tocou rock e tocou outras paradas.

Músico de outro estilo não tem isso. Ao menos eu nunca vi. Nunca vi um músico de forró negar gig e dizer "só toco forró". Ou de qualquer outro estilo. Isso meio que não existe. O músico toca o que há pra ser tocado. Claro que não se espera que o músico brasileiro médio toque música oriental, ou que o baixista de gig de NYC seja exímio conhecedor de polca paraguaia. Mas esse bitolação de rock limita muito o músico.

Acho que isso que o Juninho quis dizer por "estilo limitado". Não é o estilo em si, mas o que ele causa no músico que vive assim, com antolhos...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

dibass, patrickqueres e luisporto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom Mar 10, 2024 6:45 pm

Quando a banda é de amigos, ou por hobbie, ou pra um serviço voluntário (como é em boa parte das igrejas) eu acho válido dar os toques e se adequar a limitação dos membros "mais fracos" desde que esses se comprometam a estudar e melhorar.

Mas foi mencionado que é uma gig profissional.
Nesse caso acho válida uma conversa sincera, sem "hard feelings" e dispensar pra chamar alguém que dê conta.

Isso na teoria, sei que na prática a história pode ser um pouco diferente, mas enfim...
ou paga-se o preço de dispensar o cara ou paga-se o preço de manter ele na banda.
"pick your poison"

allexcosta escreveu:(...)Mas esse bitolação de rock limita muito o músico.(...)

O mais irônico é que geralmente os "ídolos" dessa galera não são bitolados como eles e curtem outras coisas. ouvem outras coisas. E justamente por isso é que conseguem trazer coisas novas e interessantes.
Acho que foi um diretor de cinema que falou algo como "se você se inspira em 3 ou 4 coisas diferentes, você está copiando. Mas se você tem centenas de fontes de inspiração, então você consegue fazer algo original".

Enfim...

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Dom Mar 10, 2024 8:43 pm

Curiosidade: por que o agente chamou um baterista ruim?
Eu perguntaria pro agente o que fazer..

Não me parece um baterista ruim, só parece estar "no lugar errado"..
No futebol o jogador não tem culpa de ser ruim (se jogar "fora de posição" então.. menos ainda), mas se o técnico escala e põe pra jogar... tem que explicar na coletiva, não é?

Obs.: me lembrei dessa história, com Dominguinhos:


____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Dan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por vinibassplayer Seg Mar 11, 2024 8:57 am

profissional ruim a gnt demite, simples assim.

nao caça briga, chega no dono da banda e expõe a situação. se o batera for amigo do dono e ta na gig por causa da amizade, é mais facil vc ser mandado embora msm. se vc acha q tem esse risco, fica calado, tenta se adequar à pegada dele.

é melhor vc se adequar a ele e ter o minimo de sincronia, do q vc cravar e ficar parecendo q ta tudo errado na banda.

agr, se a banda é um grupo de amigos, ou todo mundo tem a mesma força, ai ces se reunem, da um ultimato, bota um metronomo, ou entao corta fora.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 10:28 am

allexcosta escreveu:Tem uma parada que eu falo aqui há 15 anos e já deixei muita gente com raiva.

O músico que fica a vida toda no universo do rock se fecha pra o mundo. Não consegue tocar em banda de garagem de outra coisa. Não consegue fazer uma brincadeira no aniversário do filho.

E, aquela coisa, se o cara entende isso e quer que se exploda qualquer coisa não rock, tudo bem... Mas são portas fechadas...

Se Michael Jackson ressuscitar e for chamar você pra última turnê mundial, conhecendo 80 países e ganhando 50.000 dólares por show, você não vai... Vai o cara que tocou rock e tocou outras paradas.

Músico de outro estilo não tem isso. Ao menos eu nunca vi. Nunca vi um músico de forró negar gig e dizer "só toco forró". Ou de qualquer outro estilo. Isso meio que não existe. O músico toca o que há pra ser tocado. Claro que não se espera que o músico brasileiro médio toque música oriental, ou que o baixista de gig de NYC seja exímio conhecedor de polca paraguaia. Mas esse bitolação de rock limita muito o músico.

Acho que isso que o Juninho quis dizer por "estilo limitado". Não é o estilo em si, mas o que ele causa no músico que vive assim, com antolhos...

Pode até ser a realidade para alguns, mas acho que vcs generalizam demaissss... Tudo bem, entendo vcs não gostarem de rock, entendo não gostarem do rockeiro ou metaleiro estereotipado... mas desses músicos de outros estilos que vc falou aí, duvido muito quem nunca tocou ou teve banda de rock no início da carreira! Muitos saem do rock, não por não gostarem mais, mas porque percebem que é nos outros estilos que vão fazer dinheiro se quiserem ser músicos profissionais (uma triste realidade!). Esses rockeiros esteriotipados que vcs conhecem por aí, que falam muita m#$%¨, a maioria nem toca nada na verdade! kkkk!

Cara, quem continua no rock geralmente é por amor ao estilo e por, muitas vezes, terem outras profissões (como é o meu caso), sendo assim não precisam tocar o que não gostam, porque é isso que "dá dinheiro!". Simples assim!

Outra coisa, discordo com esse pensamento que não dá pra evoluir se vc ficar só dentro do estilo do rock, pois como já falei, o rock é bem diversos e inclusive absorve um pouco de outros estilos também como RAP, Funk, Ska, Reggae, etc, etc, etc. Não acho que seja um estilo limitado, pelo contrário, acho o Rock um estilo sem limites, sem regras, que tá sempre se renovando! Acho que limitados podem ser os pensamentos de alguns músicos (incluindo rockeiros). Mas é válido também se aventurar por outros estilos, apenas entendam que essa não é a única maneira de evoluir, pois pensar dessa maneira também é limitar seu pensamento! think
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 10:47 am

WHead escreveu:Curiosidade: por que o agente chamou um baterista ruim?
Eu perguntaria pro agente o que fazer..

Não me parece um baterista ruim, só parece estar "no lugar errado"..
No futebol o jogador não tem culpa de ser ruim (se jogar "fora de posição" então.. menos ainda), mas se o técnico escala e põe pra jogar... tem que explicar na coletiva, não é?

Obs.: me lembrei dessa história, com Dominguinhos:


Concordo, acredito que também que ele não seja ruim, talvez só não seja "o mais adequado pra essa vaga". Mas essa questão de se adequar, depende da pessoa... Tem gente que pega e se adapta rápido, outros podem ter mais dificuldade... Tem que ver se compensa então manter o rapaz na banda. Isso é normal dentro de uma banda, mesmo em bandas não profissionais, avaliar se um determinado membro tá alinhado com a banda em diversos sentidos e, se caso não e se perceba que a coisa não vai sair disso, chegar, conversar e dispensar a pessoa numa boa. Alguns saem chateados, normal também. São coisas do mundo da música...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Seg Mar 11, 2024 11:50 am

Essa história tem tantas camadas que eu acho que o colega caiovotta ficou sem resposta..
Afinal, dentro da realidade apresentada, "esquecer ele e tocar super cravado para a banda ter onde se apoiar é a única opção"?  
Outra curiosidade, agora minha: se "o público não percebe", é tão essencial realizar esse ajuste ou é excesso de preciosismo dos músicos?

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Dan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 11:58 am

WHead escreveu:
Outra curiosidade, agora minha: se "o público não percebe", é tão essencial realizar esse ajuste ou é excesso de preciosismo dos músicos?

Bem colocado, Whead!

Quando li o texto a primeira vez, até me ocorreu a possibilidade de ser uma "disputa de duas estrelas tentando brilhar e uma ofuscando o brilho da outra" kkkk
Digo, ninguém quer segurar a base! (função essencial, do batera e do baixista), cada um quer dar suas viajadas saindo do tempo... Não seria coisas de combinar certinho pra cada um ter o seu momento, ou até cortar um pouco dessas coisas, se estiver atrapalhando? Posso estar enganado, mas foi a impressão que me passou... Se não for isso, então desconsidere meu comentário e fique apenas com os comentário anteriores que já havia feito!


Última edição por B3ck1m2n em Seg Mar 11, 2024 12:56 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2024 12:44 pm

WHead escreveu:Obs.: me lembrei dessa história, com Dominguinhos:

É uma boa história.

Não nos foi passado mais informações sobre o batera em questão, se é arrimo de família, se tem 8 bocas pra alimentar, se passaria necessidade, portanto não considerei essas situações na resposta. Se for o caso, é um ítem importante na equação.

WHead escreveu:Outra curiosidade, agora minha: se "o público não percebe", é tão essencial realizar esse ajuste ou é excesso de preciosismo dos músicos?

Dúvido que não perceba...

Se uma banda não tenta tocar sempre da melhor maneira possível, é melhor ela nem tocar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Seg Mar 11, 2024 1:16 pm

"A melhor maneira possível" nem sempre é a perfeita, né?
Não sei se consigo me fazer entender nesses termos...

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Seg Mar 11, 2024 2:51 pm

Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por lcs. Seg Mar 11, 2024 3:32 pm

O colega comentou que no cajon os sons tem ficado legais. Na impossibilidade de achar alguém pra substituí-lo, eu tentaria manter desta forma, sem bateria mesmo e só no cajon, e sendo bastante transparente com o baterista sobre a necessidade de aprender melhor os ritmos e o repertório antes de retomar os sons com bateria.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 357
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 3:41 pm

lcs. escreveu:O colega comentou que no cajon os sons tem ficado legais. Na impossibilidade de achar alguém pra substituí-lo, eu tentaria manter desta forma, sem bateria mesmo e só no cajon, e sendo bastante transparente com o baterista sobre a necessidade de aprender melhor os ritmos e o repertório antes de retomar os sons com bateria.
Deixar ele de castigo no "banquinho do pensamento" (cajon), então? Kkkk
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2024 4:18 pm

WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Não.

lcs. escreveu:O colega comentou que no cajon os sons tem ficado legais. Na impossibilidade de achar alguém pra substituí-lo, eu tentaria manter desta forma, sem bateria mesmo e só no cajon, e sendo bastante transparente com o baterista sobre a necessidade de aprender melhor os ritmos e o repertório antes de retomar os sons com bateria.

Eu não tinha entendido que é ele mesmo que toca cajón. Achei que era o percussionista da banda. Mas se ele toca bem cajón, deixa ele lá e toca sem batera.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por lcs. Seg Mar 11, 2024 4:20 pm

B3ck1m2n escreveu:
lcs. escreveu:O colega comentou que no cajon os sons tem ficado legais. Na impossibilidade de achar alguém pra substituí-lo, eu tentaria manter desta forma, sem bateria mesmo e só no cajon, e sendo bastante transparente com o baterista sobre a necessidade de aprender melhor os ritmos e o repertório antes de retomar os sons com bateria.
Deixar ele de castigo no "banquinho do pensamento" (cajon), então? Kkkk

Acho que é isso mesmo. O músico (ainda mais o profissional) tem que servir à música. Se no cajon está melhor do que na bateria, não tem muito pra onde fugir.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 357
Localização : SP

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 4:21 pm

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Não.


Ri Muito Allex sendo o Tio Allex nas respostas!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Christian Seg Mar 11, 2024 4:26 pm

^tem que respeitar o rock....
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2024 4:32 pm

Christian escreveu:^tem que respeitar o rock....

Na verdade o rock e seus adeptos que precisam respeitar a música e entender que o mundo é maior que eles.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 4:42 pm

allexcosta escreveu:
Christian escreveu:^tem que respeitar o rock....

Na verdade o rock e seus adeptos que precisam respeitar a música e entender que o mundo é maior que eles.
Porque tanto ódio no coração contra o rock, Alex? Deixa o povo ser feliz, cara!  rock
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Seg Mar 11, 2024 4:56 pm

Na minha biblioteca tem uma revista com uma entrevista do Darryl Jones (baixista que desde 1993 toca com The Rolling Stones e já acompanhou Cher, Sting, Peter Gabriel, Ziggy Marley, B.B. King, Joe Cocker, Madonna, Eric Clapton e Joan Armatrading, entre outros) na qual ele expressa um ponto de vista bem interessante justamente sobre este assunto.

Me lembro do que ele disse na época (As palavras dele me ajudaram muito) mas, ao invés de parafraseá-lo, vou procurar e colocar aqui as palavras exatas daquela entrevista.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por vinibassplayer Seg Mar 11, 2024 5:19 pm

caramba, esse papo de "respeitar o rock" como se o rock fosse uma entidade superior divinizada é simplesmente ridiculo, e ficar discutindo isso é ainda pior

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Seg Mar 11, 2024 5:54 pm



"O quêeeeee? Você não gosta de rock? É gente como você que ajudou a financiar a ditadura militar neste país!"

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 5:54 pm

vinibassplayer escreveu:caramba, esse papo de "respeitar o rock" como se o rock fosse uma entidade superior divinizada é simplesmente ridiculo, e ficar discutindo isso é ainda pior
Cara, no meu entender ele só falou que vcs estão sendo desrespeitosos (o que eu concordo, mas até o momento estou levando tudo isso na brincadeira, pois acho até engraçado essa "rockfobia" de vcs!). Vcs viajam, hein!? Kkkk
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Seg Mar 11, 2024 6:06 pm

allexcosta escreveu:
Christian escreveu:^tem que respeitar o rock....

Na verdade o rock e seus adeptos que precisam respeitar a música e entender que o mundo é maior que eles.

Confesso que não entendi a relação...

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 6:28 pm

WHead escreveu:
allexcosta escreveu:
Christian escreveu:^tem que respeitar o rock....

Na verdade o rock e seus adeptos que precisam respeitar a música e entender que o mundo é maior que eles.

Confesso que não entendi a relação...
Generalizações sem sentido: 

1) Adeptos do rock não respeitam a música! (sendo que muitos ouvem pra caramba, respiram música, praticam música, gastam muita grana com música... Se isso não é respeitar, então eu não sei!)

2) Adeptos do rock não entendem que o mundo é maior que eles! (como não? Muitos até viajam pra outros países para assistir shows, trabalham, tem vidas para além do rock, etc, etc, etc)


Última edição por B3ck1m2n em Seg Mar 11, 2024 6:41 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por caiovotta Seg Mar 11, 2024 6:30 pm

Tocamos em navio de cruzeiro. Tocamos em 5 palcos diferentes. Dois deles necessariamente se toca com bateria. Tocamos 70,80,90, jazz e latin; tudo lado A
A banda é um catado de gente. O agente não se importa muito ele quer a porcentagem dele e se não der certo em último caso ele manda para casa.
O trampo em questão é um trio.
Eu e o batera(britanico) fazendo nossa função e ajudando nos back vocal.
Cantor/violão(italiano). O cara é bem bom. Bastante experiência. Super voz, base violão boa, sola bem...
O batera é menos experiente. Principalmente em repertório latin que tem bastante. É um inglês; então é super duro.
A questão é que são só 3 pessoas tocando. Quando ele tá tocando torto é beeeeeem difícil dar uma base firme para o front ficar confortável. Tem que ficar sempre bem ligado.

A opção dele ser cortado da gig não existe. Ele não é tão ruim, da conta do trabalho mas é difícil fazer uma base sólida para o front ficar confortável. E nem quero que ele caia da gig; ele é super sangue bom.
O tópico eu criei com a intenção de "escutar" o que músicos mais experientes fazem em situações que estão trabalhando com pessoas menos experientes. Os grandes músicos conseguem fazer soar com o que tem disponível.
Essa situação vai acontecer mais vezes na minha vida e na de todo músico; acho uma discussão valida.

Tem uma discussão interessante tambem sobre músico bom e ruim. Toquei com músico super experiente mas com 0 tesão em tocar, faz tudo certo mas parece um robô: batera que não tira timbre de caixa, baixista mão de alface, guitarrista que não escuta o que está acontecendo em volta... Entre esse e um cara que tem um pouco de dificuldade mas toca com tesão eu prefiro tocar com o cara feliz.

Sobre o rock.
Se você está feliz fazendo seu som seja feliz. Agora se tem vontade de ser profissional é necessário ver outras coisas.
Mas eu também gostaria de dizer que música é uma delícia e o rock é só uma camada e sensação que voce pode ter. A sensação de uma banda suingando junto é maravilhosa.


Última edição por caiovotta em Seg Mar 11, 2024 6:43 pm, editado 1 vez(es)
caiovotta
caiovotta
Membro

Mensagens : 163
Localização : São Paulo

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2024 6:42 pm

WHead escreveu:
allexcosta escreveu:
Christian escreveu:^tem que respeitar o rock....

Na verdade o rock e seus adeptos que precisam respeitar a música e entender que o mundo é maior que eles.

Confesso que não entendi a relação...

Pois é.

Ninguém desrespeitou o rock, pra começar... Então também não entendi o comentário do Christian.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 6:50 pm

caiovotta escreveu:Tocamos em navio de cruzeiro. Tocamos em 5 palcos diferentes. Dois deles necessariamente se toca com bateria. Tocamos 70,80,90, jazz e latin; tudo lado A
A banda é um catado de gente. O agente não se importa muito ele quer a porcentagem dele e se não der certo em último caso ele manda para casa.
O trampo em questão é um trio.
Eu e o batera(britanico) fazendo nossa função e ajudando nos back vocal.
Cantor/violão(italiano). O cara é bem bom. Bastante experiência. Super voz, base violão boa, sola bem...
O batera é menos experiente. Principalmente em repertório latin que tem bastante. É um inglês; então é super duro.
A questão é que são só 3 pessoas tocando. Quando ele tá tocando torto é beeeeeem difícil dar uma base firme para o front ficar confortável. Tem que ficar sempre bem ligado.

A opção dele ser cortado da gig não existe. Ele não é tão ruim, da conta do trabalho mas é difícil fazer uma base sólida para o front ficar confortável. E nem quero que ele caia da gig; ele é super sangue bom.
O tópico eu criei com a intenção de "escutar" o que músicos mais experientes fazem em situações que estão trabalhando com pessoas menos experientes. Os grandes músicos conseguem fazer soar com o que tem disponível.
Essa situação vai acontecer mais vezes na minha vida e na de todo músico; acho uma discussão valida.

Tem uma discussão interessante tambem sobre músico bom e ruim. Toquei com músico super experiente mas com 0 tesão em tocar, faz tudo certo mas parece um robô: batera que não tira timbre de caixa, baixista mão de alface, guitarrista que não escuta o que está acontecendo em volta... Entre esse e um cara que tem um pouco de dificuldade mas toca com tesão eu prefiro tocar com o cara feliz.

Sobre o rock.
Se você está feliz fazendo seu som seja feliz. Agora se tem vontade de ser profissional é necessário ver outras coisas.
Mas eu também gostaria de dizer que música é uma delícia e o rock é só uma camada e sensação que voce pode ter. A sensação de uma banda suingando junto é maravilhosa.
Concordo com vc sobre essa parte do rock! (Até que enfim alguém aqui com uma visão/argumento descente!). 

Agora que vc contextualizou melhor, acredito que talvez essa falta de intimidade do batera com os ritmos latinos seja mais por questão cultural mesmo! O pessoal da Inglaterra, geralmente, é mais no mundo deles mesmo e esse aí parece não fugir à regra. Nesse caso, pode ser uma boa troca de experiência um aprender com o outro. Vai dando umas sujestões pro cara de coisas pra ele ouvir pra abrir a mente e corrigindo o que for possível. Também tendo um pouco mais de tolerância com as suas dificuldades, tendo em vista o cara estar se esforçando e estar dando conta do recado.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 6:58 pm

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:
allexcosta escreveu:
Christian escreveu:^tem que respeitar o rock....

Na verdade o rock e seus adeptos que precisam respeitar a música e entender que o mundo é maior que eles.

Confesso que não entendi a relação...

Pois é.

Ninguém desrespeitou o rock, pra começar... Então também não entendi o comentário do Christian.
Se está falando que não, então beleza! Pegando o contexto de tudo que já foi falado aqui nesse fórum nos últimos tempos me parece sim um certo preconceito e desrespeito com o rock, mas pode ser só impressão! De repente é tudo uma grande piada da parte de vcs (estou tentando encarar dessa forma!). Mas enfim, vamos parar com essas desvirtuações de tópico sem sentido, que o negócio já tá ficando chato! Por mim parei por aqui!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2024 7:13 pm

caiovotta escreveu:Já conversei com ele e melhorou

Parece que o melhor conselho está na postagem original.

Conversar, mostrar gravações dos estilos que ele não domina pra ficha cair um pouco. E assim é...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Seg Mar 11, 2024 7:18 pm

caiovotta escreveu: (...)

Cara, muito legal essa sua experiência! Espero que você desfrute e absorva o máximo possível de tocar com gente diferente, que pensa diferente, com backgrounds diferentes. Não sou alguém que pode te sugerir uma saída técnica para a situação de palco, é claro, mas concordo com você quando diz que "grandes músicos conseguem fazer soar com o que tem disponível". Conheço histórias dos mais diversos gênero de artistas que passaram por situações tão ou mais delicadas que essa sua e sobreviveram. A história contada pelo Sandro Haick tá aí pra provar. Particularmente penso que, no seu lugar, depois de conversar e tentar ajeitar as coisas ao máximo - e já que a performance não está tão ruim a ponto de causar reclamações - eu relaxaria e tentaria não sofrer tanto com os detalhes que, como mencionei acima, passam longe da percepção da maioria dos públicos, a meu ver. Músicos tendem a ser perfeccionistas, também a meu ver, mas não sei se, diante de algo já posto, vale a pena perseguir o inalcançável  e deixar passar o prazer de estar vivendo uma experiência única (pro bem ou pro mal).
Ah! Eu conversaria com o sujeito que escolheu os músicos. Ele sim, me parece ser o responsável pelo mal-estar.
Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por CSergio Seg Mar 11, 2024 8:15 pm

Pelo que li, o jeito é seguir com o barco (até acabar a jornada).

Na próxima fala com o agente para previamente testar a formação do catadão.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Seg Mar 11, 2024 8:27 pm

CSergio escreveu:Pelo que li, o jeito é seguir com o barco (até acabar a jornada).

Na próxima fala com o agente para previamente testar a formação do catadão.
Literalmente com o barco! Kkkk
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Mar 12, 2024 9:51 am

Chamaram o cara errado, não avaliaram ou o cara disse que dava conta sem nem saber o que ia tocar, enfim... se o cara está disposto a melhorar, ouvir, é bom, tomara que essas conversas dêem resultado.

Eu não posso dar muitas dicas disso pois normalmente eu sou o músico ruim da gig, kkkkk.
Algumas vezes aconteceu, tanto de me darem feedback de que determinada musica não tava legal ou de eu ter que falar com alguem da banda, e a conversa foi o que resolveu, sempre em tom ameno, pra evitar ficar clima chato, e na maioria da vezes funcionou. Mas meu contexto é muito longe da realizada profissional que o colega comentou

Em tempo: em Janeiro deste ano eu estive em Londres e fui a um lugar chamado "Piano Works". Basicamente dois cantores/pianistas que vão revezando em musicas pedidas pelo público, em alguns momentos com banda, outros não. Tem literalmente de tudo.

Um amigo nosso pediu uma música meio lado B (na verdade beeeem lado B) e a cantora chamou ele e explicou que aquela música em si não iria rolar, mas quando descobriu que ele era brasileiro disse que ia tentar cantar algo em português. Mandou um Michel Teló e ensinou a banda meio que na hora. Segue o registro:



Depois conversamos com ela, que disse que tinha ouvido um musico brasileiro tocando isso uma vez e ficou na cabeça, se um dia precisasse ela ia mandar essa música.

Talvez o inglês não seja tão duro assim ou talvez tenham colocado músicos com uma bagagem maior.


Última edição por Breno_Barnabe em Ter Mar 12, 2024 10:47 am, editado 2 vez(es)
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Ter Mar 12, 2024 10:09 am

B3ck1m2n escreveu:
CSergio escreveu:Pelo que li, o jeito é seguir com o barco (até acabar a jornada).

Na próxima fala com o agente para previamente testar a formação do catadão.
Literalmente com o barco! Kkkk

Essa é, literalmente, uma daquelas situações "sink or swim"! Shocked pirat

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Ter Mar 12, 2024 10:17 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Não.

cyclops

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Bananoise Ter Mar 12, 2024 12:58 pm

WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Eu concordo com isso hein
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por allexcosta Ter Mar 12, 2024 3:34 pm

Se em alguma fase do período que fui músico eu tocasse só pra satisfação do público, teria parado imediatamente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Ter Mar 12, 2024 3:42 pm

allexcosta escreveu:Se em alguma fase do período que fui músico eu tocasse só pra satisfação do público, teria parado imediatamente.

Deixou de ser músico, como assim Allex? Agora é só consultor para assuntos aleatórios mesmo? Pergunta

Conte mais sobre isso, da sua trajetória pela não-música e sua habilidades com o "Air Bass" Razz


Última edição por B3ck1m2n em Ter Mar 12, 2024 3:45 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Ter Mar 12, 2024 3:42 pm

Bananoise escreveu:
WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Eu concordo com isso hein

Eu também concordo.

Vale lembrar que boa parte do público não possui a visão tecnicista que os instrumentistas têm a respeito da música.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por B3ck1m2n Ter Mar 12, 2024 3:51 pm

Zubrycky escreveu:
Bananoise escreveu:
WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Eu concordo com isso hein

Eu também concordo.

Vale lembrar que boa parte do público não possui a visão tecnicista que os instrumentistas têm a respeito da música.

Ainda mais com boas doses de alcool etílico no sangue e o olhar distraído vendo as garotas dançando animadas com a música... Ou seja, pro público o que fica é uma percepção geral de o quão legal foi o momento, se a banda animou, tocou músicas que trouxeram uma certa emoção à tona, enfim... Mas uma nota desafinada ainda soa desafinada! kkkk (e microfonias, então? Só funcionava com o Nirvana! He he!)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Ter Mar 12, 2024 3:56 pm

Esse tópico me fez lembrar dos meus primórdios de estudante no Instituto Artístico Musical, o IAM, uma escola de música do meu bairro.

Naqueles tempos, eu era o único estudante de contrabaixo e, na época das apresentações na minha escola, eu acabava acompanhando todo mundo (exceto nos números em que meu professor tocava baixo) porque, além de eu ser o único estudante de contrabaixo, naquela época eu tinha adotado a política de tocar com todo mundo, em qualquer lugar, sempre que pudesse.

Por causa disso, na época das apresentações, eu tocava com os estudantes de bateria, que obviamente estavam muito longe de serem profissionais. Nessas festas da escola, toquei com criança, adolescente e adultos. Por mais iniciante que o baterista fosse, tudo isso muito instrutivo para mim porque, além de eu também estar aprendendo (Como aprendo até hoje), também acabei percebendo, desde muito cedo, que eu precisava tocar junto com os alunos de bateria e fazê-los brilhar naquele palco porque eu sabia que um fracasso ali criaria um trauma que faria os meus companheiros desistirem de vez da música.

Olhando para trás agora, sou muito grato à todos eles por tudo o que eles me ensiram.


Última edição por Zubrycky em Ter Mar 12, 2024 4:35 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Ter Mar 12, 2024 3:58 pm

B3ck1m2n escreveu:
Zubrycky escreveu:
Bananoise escreveu:
WHead escreveu:Muitos detalhes, que para músicos experientes são gritantes, para a maior parte dos públicos são imperceptíveis. Não sei onde o colega caiovotta está tocando, nem o quão capacitado é - ou não é - o baterista em questão, mas se "o público não percebe", está perfeito diante das condições postas, não acha?

Eu concordo com isso hein

Eu também concordo.

Vale lembrar que boa parte do público não possui a visão tecnicista que os instrumentistas têm a respeito da música.

Ainda mais com boas doses de alcool etílico no sangue e o olhar distraído vendo as garotas dançando animadas com a música... Ou seja, pro público o que fica é uma percepção geral de o quão legal foi o momento, se a banda animou, tocou músicas que trouxeram uma certa emoção à tona, enfim... Mas uma nota desafinada ainda soa desafinada! kkkk (e microfonias, então? Só funcionava com o Nirvana! He he!)

O barulho, o volume, a distorção, a algazarra, o povo gritando, o povo conversando e o teor etílico disfarçam muita coisa.


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

B3ck1m2n e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por WHead Ter Mar 12, 2024 4:42 pm

allexcosta escreveu:Se em alguma fase do período que fui músico eu tocasse só pra satisfação do público, teria parado imediatamente.

Acho que ninguém espera isso, né?
Mas já vi músicos profissionais tocando por obrigações contratuais mesmo estando em condições técnicas, emocionais e/ou psicológicas que claramente os deixavam insatisfeitos. Muitas vezes o público sequer percebeu... Acho que são os tais "ossos do ofício"..

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Zubrycky Ter Mar 12, 2024 4:49 pm

Zubrycky escreveu:Na minha biblioteca tem uma revista com uma entrevista do Darryl Jones (baixista que desde 1993 toca com The Rolling Stones e já acompanhou Cher, Sting, Peter Gabriel, Ziggy Marley, B.B. King, Joe Cocker, Madonna, Eric Clapton e Joan Armatrading, entre outros) na qual ele expressa um ponto de vista bem interessante justamente sobre este assunto.

Me lembro do que ele disse na época (As palavras dele me ajudaram muito) mas, ao invés de parafraseá-lo, vou procurar e colocar aqui as palavras exatas daquela entrevista.

Promessa é dívida!

Fui na minha biblioteca e encontrei a edição americana de agosto de 2005 da revista Bass Player.

Eis aqui a parte - em inglês mesmo - da resposta do Darryl Jones a respeito de como tocar com bateristas ruins.

Espero que as ideias de Darryl possam ser úteis para vocês como elas me são úteis. Os grifos, itálicos e sublinhados são meus.

Com vocês, Darryl Jones.

(...)

Bass Player: Do you have any tips on how a young musician could go about landing a job with a higher-profile artist?

Darryl Jones: "When I talk to a young bass player about this kind of thing, it usually starts with them telling me how they're frustrated with their musical situation, whether it be a high school band, a college band, or a bar band. They'll tell me they want to do something more, to play with musicians of a higher caliber. I tell them - and this goes back to my lessons with Miles (Davis) - that if you're playing with a drummer who has time problems, it's part of your job as a bassist to figure out how to play with him without fighting him. If a drummer is dragging, you can't play faster and think that'll fix it. It's about active listening, and making the best choices under the circumstances, and you have to hone that skill. Before you get on a great gig with a bunch of great musicians, the person who's going to give you that gig is going to see you at a bar playing with a drummer you don't dig playing with. So you've got to figure out a way to make it work, because that's part of your entreé into the new gig."

(...)


Última edição por Zubrycky em Ter Mar 12, 2024 5:14 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Breno_Barnabe, rafael.buzzi.andrade e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar com baterista ruim Empty Re: Como tocar com baterista ruim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos