Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

caixas fechadas

3 participantes

Ir para baixo

caixas fechadas Empty caixas fechadas

Mensagem por Rico Seg Set 29, 2008 2:55 pm

Caro Allex,
Visto sua notória experiência com os mais variados tipos de equipamentos, gostaria de saber sua opinião a respeito de algumas questões:
As caixas tradicionais com 1x15, podem apresentar ou não dutos para saída de ar. Todavia, já ví caixas como a que uso, da Mesa, com 1x15, toda fechada, sem nenhuma ventilação.
Qual a diferença? No resultado final, me parece que as caixas dutadas apresentam mais volume, mas um pouco menos de qualidade nas respostas mais graves. Nas não ventiladas, parece que ocorre o contrário. Mais qualidade, e menos volume... Ví algumas fotos das Bergantino, e me interessei, pois parecem menores que as tradicionais, faciltando assim o transporte, e além do mais, você falou no outro tópico que essas caixas falam uma barbaridade. Todavia, no site, me pareciam fechadas. Pode dar maiores informações????
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por allexcosta Ter Set 30, 2008 1:30 am

Queria comecar dizendo q nao sou expert em falantes, caixas e amplificadores de forma alguma. Tenho minhas opinioes baseado nas experiencias do dia-a-dia e principalmente relacionado ao q funciona em ambientes de banda grande, com varios percussionistas e metais, tocando geralmente ao ar livre ou em cima de trios eletricos, q sao minha escola...

Dito isso, entendo q caixas fechadas tenham um volume de ar interno constante. O ar oferece resistencia contra o percurso do falante, isso faz com o q haja menor pressao sonora e menos movimento de ar na frente da caixa. Tenho 10 caixas Bergantino, todas com abertura na frente. As unicas Berg seladas sao as da serie NV, q tentam buscar um som mais vintage. A NV610 fala tanto quanto 2 8x10 Ampeg e com mais qualidade. Eu nao diria q caixas seladas tem maior qualidade, mas sem duvida elas tem um "kick" nos medio-graves, q sao percebidos pelo ouvido como "punch". Tudo depende tambem da afinacao da caixa e de qual frequencia minima q ela consegue falar, alem de varios outros fatores q provavelmente eu nao entenda bem. Sei q a caixa selada tem dificuldade em atingir frequencias muito baixas (abaixo de 40hz) e por isso nao sao uma grande opcao pra quem usa baixo de 5 cordas (a Si grave fala 31.5hz). O volume interno da caixa, tipo de material, presenca de bracadeiras e o corte do crossover sao outros fatores q determinam a resposta final de um sistema de amplificacao... O Cid faz otimos reviews de equipamento e tenho certeza q ele sabera descrever bem a Bergantino dele quando ela chegar, adicionando ao q jah falei...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por allexcosta Ter Set 30, 2008 1:53 am

Soh mais algumas observacoes, Rico!

Caixas 1x15 q vc chama de tradicionais estao praticamente extintas do mercado e a Ampeg jah transferiu sua fabrica pro Vietnam ha mais de um ano. As acoes da Loud (nova dona da Ampeg) estao em baixa e parece q a tendencia eh piorar cada vez mais. A Ampeg perdeu o barco da evolucao, enquanto todo mundo tah tentando modernizar, diminuir tamanho e peso, a Ampeg fica vivendo dos louros do passado, lancando uma linha hibrida q nao vingou, e com precos cada vez mais caros. Eh uma pena, mas se a Ampeg nao repensar tudo estara pedindo falencia em pouco tempo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por Claudio Ter Set 30, 2008 7:09 am

allexcosta escreveu:
(...) A Ampeg perdeu o barco da evolucao (...)
se a Ampeg nao repensar tudo estara pedindo falencia em pouco tempo...

Há bastante tempo que eu tenho essa mesma impressão da Ampeg... e outra que parece estar tomando o mesmo caminho é a Laney, pelo menos com relação aos amplificadores pra contrabaixo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por allexcosta Ter Set 30, 2008 9:28 am

ClaudioBass escreveu:e outra que parece estar tomando o mesmo caminho é a Laney, pelo menos com relação aos amplificadores pra contrabaixo!

Vixe, a Laney jah perdeu umas 10 viagens do ferry-boat.
Toquei em um Laney valvulado pra baixo ha muitos anos atras. O amp era uma *$(#*@!

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por Claudio Ter Set 30, 2008 9:55 am

Eu tive um Laney Hardcore 100, não era de todo ruim não... eu só usava pra tocar em barzinhos bem pequenos, na época em que eu tocava na noite ainda com baixo elétrico.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por Rico Ter Set 30, 2008 10:05 am

Caro Allex. Obrigado pela resposta. É uma pena que não possamos fazer um test drive nessas caixas aquí no Brasil. Sabe, eu também já estive fora, na Inglaterra mais precisamente. Lá você podia testar tudo o que tivesse nas lojas, desde cópias asiáticas a instrumentos vintage, desde lançamentos dos mais caros até instrumentos dos mais bizarros... Enfim, outro mundo. Aquí, somente as mesmas coisas. Atendimento péssimo, falta de opções... Quer saber? Liguei uns meses atrás para uma conceituada fábrica de falantes aquí no Brasil. O que eu queria? Precisava trocar 1 falante de 15, e queria pôr 2x12 em outra caixa. Um set mais leve, em que eu pudesse optar por um ou outro, ou ainda as duas juntas. Como a tal firma não se garantia em dar informações básicas a respeito de rendimento, frequências e etc. sabe o que me sugeriram??? "Bom, você compra, testa e depois diz prá gente como ficou, que se o projeto for bom, disponibilizamos no nosso site".... Isto dito pelo papa da tal empresa... É lamentável. Nós, baixistas , continuaremos com as mesmas opções por aquí, por muito tempo ainda. Dica: Quando voltar, traga tudo o que puder trazer, não esqueça até mesmo de parafusos para substituir no escudo dos seus instrumentos. Se não puder trazer as caixas, traga os falantes, cantoneiras e tudo mais que puder trazer, ou você vai acabar fazendo review da Meteoro ou Warm Music...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por allexcosta Ter Set 30, 2008 10:15 am

Rico escreveu:Caro Allex. Obrigado pela resposta. É uma pena que não possamos fazer um test drive nessas caixas aquí no Brasil.

Olha Rico, o Cid comprou uma Berg. Se vc for lah em Fortaleza garanto q ele faz um test-drive com vc. Tem algumas coisas no Brasil q soh de ouvir falar eu sinto ateh arrepios. Mas nao se pode perder a esperanca, com educacao e vergonha na cara nosso pais tem jeito. Qdo eu for embora vou alugar um container pra levar meu equipamento, nao se preocupe q vai tudo comigo...

PS - Essa resposta aih do dono da empresa de falante foi otima, hein...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por Rico Ter Set 30, 2008 10:27 am

É, pelo menos o dono da empresa (se vocês soubessem o nome...mas aí, eu estaria sendo mal educado, e isso não vou fazer) me deu uma estória engraçada para contar... Quando voltei, também trouxe tudo o que podia, baixos, amplificadores... Alguns já vendí. A m****, foi que achei que caixas não seriam problema, e não trouxe nenhuma. Resultado: comprei aquí e paguei valores acima do que pagaria fora. Bem acima inclusive. Por isso, fiz a pergunta em relação as caixas fechadas e sua relação com volumes e qualidade. Minhas caixas são completamente fechadas, o falante entra por trás da Buffer Board e o fundo é parafusado. Tem um bom som, mas fiquei curioso a respeito de caixas com aberturas...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por allexcosta Ter Set 30, 2008 11:10 am

Rico escreveu:Por isso, fiz a pergunta em relação as caixas fechadas e sua relação com volumes e qualidade. Minhas caixas são completamente fechadas, o falante entra por trás da Buffer Board e o fundo é parafusado. Tem um bom som, mas fiquei curioso a respeito de caixas com aberturas...

Pois eh, eu nao uso caixa selada, tampouco busco um som vintage. Se minha praia fosse essa, com certeza usaria Bergantino serie NV. Vc jah deve ter tocado em varias caixas com abertura, a grande maioria eh assim... Esse foi o mini-set q mencionei no outro topico, eh da altura da sua coxa, c carrega cada caixa com uma mao, mando 1000W nas duas e falam UM HORROR. Se fossem seladas nao daria nem pro gasto...

caixas fechadas IP112EX112%20A

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

caixas fechadas Empty Re: caixas fechadas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos