Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Fev 08, 2010 10:51 pm

A quem puder ajudar, opinar agradeço.
Bom eu quase que diariamente costumo estudar (tocar) com o baixo no meu quarto, um ambiente de mais ou menos 5X4 mts. Geralmente eu ligo um rádio, coloco alguma música e vou tocando junto. As vezes eu deixo apenas uma bateria (da pedaleira) e fico tocando junto com a bateria. Bom no caso da bateria não sinto que o som fica muito ruim, mas quando toco com o rádio, não sei se é problema de acústica mesmo ou se é equalização (do rádio, ou do meu amplificador) mas o som embola um pouco, se eu toco com o volume do baixo baixo, o som do instrumento quase que some, perde muito o timbre do Jazz Bass, agora se eu aumento um pouco o som do baixo aparece em excesso e as vezes embola. Perto das caixas de som fica legal, mas se eu fico perto da parede oposta dá pra ouvir praticamente só o baixo, e olha que fico um tempo pra acertar uma equalização mais agradável, pra sentir o radio e o baixo. As vezes acho que é por causa da diferença de tamanho dos auto-falantes do rádio comparado com o do amplificador (o rádio têm 2 caixas com falantes de 6" e eu toco numa VX115, com falante de 15"). As vezes penso também que o próprio som do rádio já tem o som grave, e eu tocando junto acaba dobrando as frequencias baixas, deixando o som bem mais grave.
Quando ensaio com a banda, o som fica bem melhor dá pra escutar direitinho o baixo, sentir o timbre, assim como o resto dos instrumentos.
Se alguém souber de algum macete, ou alguma coisa que pode melhorar, ou diminuir este problema agradeço, se a solução está apenas na equalização, no posicionamento das caixa.... enfim, agradeço.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por djmmaster Seg Fev 08, 2010 11:22 pm

como é a reverberação no ambiente???
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por ricardo_hiendl Ter Fev 09, 2010 6:47 pm

djmmaster escreveu:como é a reverberação no ambiente???
Tem bastante reverberação porque o piso é frio, tem cortina só em uma das paredes, o teto é de forro de madeira, isso ameniza um pouco.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por djmmaster Ter Fev 09, 2010 6:53 pm

provavelmente tah embolando por causa disso
alguns materiais absorventes jah podem melhorar
ou bass traps
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por rodsom Ter Fev 09, 2010 6:55 pm

quando vc toca com musica, vc escuta dois baixos(o seu e o da musica), por isso o som fica estranho. quando vc toca com a banda ou com a bateria da pedaleira, vc escuta apenas o seu, ai o som fica redondinho. da pra melhorar isso tirando um pouco de grave do seu som(da musica, nao do baixo)
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por allexcosta Ter Fev 09, 2010 6:57 pm

Tente cortar um pouco das frequencias em torno de 150-200hz.
Diminuir o volume também ajuda. Quanto mais, alto, mais reflexão, menor inteligibilidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por ricardo_hiendl Qua Fev 10, 2010 7:03 pm

allexcosta escreveu:Tente cortar um pouco das frequencias em torno de 150-200hz.
Diminuir o volume também ajuda. Quanto mais, alto, mais reflexão, menor inteligibilidade.

Então Allex, minha dúvida também é a seguinte:
Por exemplo, deixando o amplificador tudo flat, tudo zerado...Aí abaixo as frequencias 1/3, todas as frequencias (agudo; grave e médios) e subo 1/3 do volume geral, isso altera o som em geral, ou acaba dando na mesma? Eu acredito que dá uma diferença sim, pelo menos tenho a impressão que o som fica menos embolado, mas teoricamente o efeito é o mesmo.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por rodsom Qui Fev 11, 2010 12:20 am

teoricamente da na mesma, mas no som de casa altera sim. se vc achou melhor, faz assim entao.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos Empty Re: Dúvida equalização (Acústica) em ambientes pequenos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos