Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trompete...

+23
Zubrycky
fheliojr
joabi
GilliamGatto
Cayo Castro
basslave
Caledonian
rodsom
wellrod
Tarcísio Caetano
cahsantos
KIQ
Rdg Bass
Eduardo Chaves
Filipe Castro
Nando Vasques
Renato Vieira
LuCaSbass
Glauco
Cid
Jackson
allexcosta
Claudio
27 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 13, 2008 9:42 am

Prezados,

Finalmente, após mais de 3 anos de tentativas, estou começando esse mês meus estudos de Trompete, sempre tive uma p*** fissura pelo som desse instrumento. Pelo o que pude reparar, não existem comunidades sérias e bem organizadas como a nossa (parece que isso é exclusivo dos baixistas mesmo), a coisa é muito confusa, várias informações divergentes e desencontradas inundam a Internet.

Como sou principiante e não conheço absolutamente nada sobre a execução desse instrumento, recorro a ajuda dos amigos... se alguém tiver alguma apostila, método, links ou qualquer outra coisa sobre Trompete com afinação em Bb, peço que me enviem por e-mail.

Desde já agradeço a colaboração!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por allexcosta Seg Out 13, 2008 10:24 am

Q massa Claudio! Sou louco por trumpete tambem!! Tenho um conhecido q toca muito (tocou com Tito Puente em Salvador sem ensaio, chegou no show em cima da hora e nao errou uma nota) e ele sempre falava em praticar muito serie harmonica e arpejo, bem devagar, tipo cada nota durando 30 segundos. Alem disso ele estudava muito soh com a boquilha...

Aqui um solo perfeito de 1989 tocado pelo grande Bill Ortiz (hoje trumpetista e arranjador de metais do Santana)



Última edição por allexcosta em Seg Out 13, 2008 10:35 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 13, 2008 10:32 am

allexcosta escreveu:
(...)ele sempre falava em praticar muito serie harmonica e arpejo, bem devagar, tipo cada nota durando 30 segundos. Alem disso ele estudava muito soh com a boquilha...

São essas dicas (atalhos) que estou querendo pegar agora no início...

Você ainda tem contato com esse seu amigo? será que ele não tem algum material básico pra principiante?

Chegar de primeira assim pra tocar com o Tito, o cara com certeza tem que se garantir muuuuito! nem de longe tenho esse tipo de pretensão... acho que nem vou conseguir estar vivo pra chegar num nível desse!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por allexcosta Seg Out 13, 2008 10:41 am

ClaudioBass escreveu:Você ainda tem contato com esse seu amigo? será que ele não tem algum material básico pra principiante?

Nao tenho mais o contato, mas vou tentar conseguir. Ele deve ter muita coisa, eh formado em trumpete pela UFBA. Por enquanto vc poderia gravar um CD com um piano ou teclado tocando escalas cromaticas, series harmonicas e arpejos (30 segundos por nota). Isso jah vai te dar muito controle do instrumento. Se vc tem duvidas com embocadura, deveria tomar algumas aulas particulares, na minha opiniao. Adicionei um video lah em cima. Veja se gosta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 13, 2008 11:05 am

allexcosta escreveu:
Nao tenho mais o contato, mas vou tentar conseguir. Ele deve ter muita coisa...

Beleza... em geral esses caras feras têm bom material.

allexcosta escreveu:
poderia gravar um CD com um piano ou teclado tocando escalas cromaticas, series harmonicas e arpejos (30 segundos por nota).

Pra acompanhamento eu já tinha pensado nisso... tenho um método do Abshold com várias trilhas de audio com os acompanhamentos de piano, baixo e bateria separados por trilhas. Devo usar esse material pra estudar!

allexcosta escreveu:
Se vc tem duvidas com embocadura, deveria tomar algumas aulas particulares, na minha opiniao. Adicionei um video lah em cima. Veja se gosta.

Sem dúvidas vou precisar de um professor... eu sempre curto muito o Trompete, mas nunca tive contato físico com esse instrumento, tudo (quase nada) o que eu conheço é apenas de ficar ouvindo o papo entre o pessoal das gigs que faço. Professor pra ensinar o básico como linha popular é meio complicado, aqui no Rio eu só conheço o Marco Belchior da banda Vitória Régia (Tim Maia), mas falar com o Marco é tarefa quase impossível... raramente ele está no Rio, e mais raro ainda atende celular!

Lá na Escola de Música Erudita onde estudo acústico, tem até uns professores sim, mas são uns caras muito chatos que têm formação em Orquestra e Fanfarra, cheios de sacanagens e preconceitos quando se fala com eles sobre Jazz, Bossa, MPB e afins... eles querem seguir a linha de estudos totalmente voltada pro Clássico, e eu quero estudar Trompete pra tocar Incognito, Count Basic, Liquid Soul e coisas do gênero! isso pros caras é a morte... são radicais demais!

Essa semana vou até a Escola Vila Lobos pra ver se alguém me indica um professor!

Quanto ao vídeo, ainda não pude ver... só quando chegar em casa... aqui na Empresa o firewall não deixa!

Valeu pela ajuda!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por allexcosta Seg Out 13, 2008 11:15 am

Acho q a formacao erudita aliada ao estudo auto-didata te daria ferramentas pra vc tocar qualquer estilo q queira. Eu voto na escola onde vc jah estuda baixo. Nao precisa conversar com os professores sobre seus gostos. Se vc fizer as aulas certinho vai evoluir rapido. Esse amigo meu eh formado em escola erudita, mas nem por isso se limita a esse estilo. Na verdade qualquer metodo funciona se feito com dedicacao e persistencia.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Jackson Seg Out 13, 2008 11:33 am

Fala galera!

Compartilho com vocês a paixão por este instrumento, tanto que comprei um há um mês (um shelter para começar)!

Como estava com dificuldades para soprar resolvi comprar uma vídeo aula, ela é bem simplezinha, mas dá pra aprender um bocado de coisa.

Cláudio, se quiser eu faço uma cópia pra vc. Vc trabalha no centro?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Cid Seg Out 13, 2008 12:30 pm

A dica que eu posso dar é o seguinte:
Toque sempre num lugar que tenha um bom abafamento acustico, pra vc continuar com um bom relacionamento com seus vizinhos e seu casamento nao entrar em crise hehe.

MEu irmao uma epoca inventou de aprender tocar trombone de vara, pense num desespero pros outros...

Tinha hora que ele parecia um jumento relinchando.... KKKKK minha mae so faltava enlouquecer...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 13, 2008 12:54 pm

Jackson escreveu:
Compartilho com vocês a paixão por este instrumento, tanto que comprei um há um mês (um shelter para começar)!

Pois é... quando eu ouço a música "Movo In The Right Direction" do Count Basic, aquele som de Trompete bem carregado nos médios, me tira do sério... quando ouço o CD Luz Negra da Leny Andrade com o saudoso Marcio Montarroyos encaixando aquelas linhas de Samba e Gafieira, eu também fico alucinado... até esqueço que o baixista é o Nico Assumpção. Definitivamente, Trompete é meu segundo instrumento!

Eu também tô nessa onda de "Shelter só pra começar".... Dolphin é cruel demais!

Jackson escreveu:
Como estava com dificuldades para soprar resolvi comprar uma vídeo aula, ela é bem simplezinha, mas dá pra aprender um bocado de coisa.
Cláudio, se quiser eu faço uma cópia pra vc. Vc trabalha no centro?

Beleza... trabalho no Centro sim... Presidente Vargas esquina com Rio Branco, em frente a Candelária! vou te mandar uma MP!

Valeu... obrigado!

allexcosta escreveu:
(...) Eu voto na escola onde vc jah estuda baixo. Nao precisa conversar com os professores sobre seus gostos.

Vou pensar melhor nisso... aqueles caras são muquiranas demais!

Cid escreveu:
Toque sempre num lugar que tenha um bom abafamento acustico

Essa dica eu vi num site... a construção de um caixote 50x50 com placas de isopor 10cm ajuda muito pra estudar... e quando já estiver dominando bem o intrumento, a utilização de uma Surdina também é recomendada!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Sáb Out 18, 2008 2:35 pm

Segue abaixo a foto do filho mais novo do meu Set. Bonitão né?

Instrumento extremamente complexo, dificil pra cacete... pra quem só tocou contrabaixo a vida toda e só está acostumado com Clave de Fá, é necessário fazer uma espécie de reeducação musical em claves de Sol e Dó... tô levando uma p*** surra nessa primeira semana de estudos... mas assim mesmo já consegui executar minhas primeiras tríades e a escala natural de Dó... trata-se de um instrumento melódico de infinitas possibilidades, porém, de execução complexa.

Assim que eu conseguir tocar uma linha melódica inteira, eu posto um som aqui pra galera... com uma base de baixo acústico é claro!

trompete - Trompete... Trompe10

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Glauco Sáb Out 18, 2008 2:46 pm

Bonito mesmo...tá ai um instrumento q eu tenho ate medo de tentar...
Me lembro a muitos anos atrás um amigo meu iniciando no trompete, ele deixava rolando um Lp do Bocato e "acompanhava" putz era insupórtável ouvir...e ele ainda achava q estava igualzinho auahuhaua agente para não magoar...fazia de contas q não tava tão ruim.... hj ele é profissional disso e ja demos boas risadas lembrando dessas passagens!!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Sáb Out 18, 2008 5:44 pm

Glauco escreveu:
(...) putz era insupórtável ouvir...

Pra evitar esse tipo de coisa é que eu comprei uma surdina com regulagem pra mute, e só estudo com ela acoplada ao Trompete... tenho um senso crítico muito forte comigo mesmo...

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 18, 2008 5:49 pm

eu sempre quis saber e nunca tive coragem de perguntar como o trompete funciona... qual a função daqueles botoes? e vc tem q soprar a nota q quer tocar, eh isso?

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Sáb Out 18, 2008 7:15 pm

Vou tentar explicar como funciona... apesar de estar estudando há uma semana apenas, a teoria básica já deu pra compreender!

Pra tirar som do Trompete, você tem que usar os seguintes elementos:

1 - Respiração abdominal
2 - Lábios
3 - Língua
4 - Vogais A, E, I
5 - Válvulas (Pistos)

A respiração abdominal é a que retém a maior quantidade de ar, que proporcionará uma sustentação maior do som.

Quem produz o som no Trompete é o bocal... o corpo do Trompete é responsável apenas por amplificar esse som. O bocal amplifica o som emitido pela vibração dos lábios.

A língua deve trabalhar sempre atrás dos dentes, nunca entre eles e nem em contato com o bocal. a função da língua é controlar a quantidade de ar que passa pro bocal, e também direcionar as vogais A, E, I.

A vogal "A" é responsável pelos sons graves, e para serem entoados a língua deve estar repousada atrás dos dentes inferiores. A vogal "E" é responsável pelos sons médios, e a língua deve estar posicionada no centro da boca. A vocgal "I" é responsável pelos sons agúdos, e a língua deve estar em contato com o céu da boca.

Existe uma combinação de pistos soltos e pressionados para atingir as notas. As combinações básicas são:

1 - Todos os pistos soltos: Notas Dó, Sol e Mi
2 - Apenas pisto 1 pressionado: Notas Lá#, Fá e Ré
3 - Apenas pisto 2 pressionado: Notas Si, Fá# e Ré#
4 - Apenas pisto 3 pressionado: Nota Mi
5 - Apenas pistos 1 e 2 pressionados: Notas Mi, Lá e Dó#
6 - Apenas pistos 1 e 3 pressionados: Notas Sol e Ré
7 - Apenas pistos 2 e 3 pressionados: Notas Sol# e Ré#
8 - Todos os pistos pressionados: Notas Fá# e Dó#

Até aí, parece tudo normal né?

A grande complexidade do Trompete consiste no seguinte:

Repare que numa mesma combinação de pistos, você tira várias notas diferentes. Por exemplo, veja que com apenas o pisto 1 pressionado é possível atingir as notas Lá#, Fá e Ré.

Repare também que por exmplo, a nota Ré# pode ser atingida com somente o pisto 2 pressionado ou com os pistos 2 e 3 pressionados.

Com apenas o pisto 1 pressionado, o que vai fazer você atingir o Lá# ou Fá ou Ré, é a conjunção de respiração+posicionamento da língua+vibração dos lábios+intensidade do fluxo de ar. Essa é a parte complexa desse instrumento...

Mas... se você dedicar pelo menos 2 horas de estudos por dia, você consegue tirar um som, e a cada dia de estudos você sente a evolução e fica maravilhado com as possibilidades melódicas desse belo instrumento.

Trompete exige leitura de pauta, não dá pra tocar só com cifras... você precisa conhecer a altura das notas pra poder dispensar a quantidade de ar correta pra atingir os tons!

Agora... se fosse fácil, 99% dos músicos seriam Trompetistas What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Renato Vieira Sáb Out 09, 2010 5:19 pm

Ola Pessoal vi esse tema e me interessei.
Eu sou trompetista e acho bacana que outros musicos de outros instrumentos se interessem pelas trompas...eu começei no teclado e fui parar no trompete...


Esse fundamento basico que o Claudio colocou é importante, sendo que a embocadura tem que ser de acordo com a boca da pessoa, da arca dentaria , pq alguns professores obrigam seus alunos a praticarem embocadra que eles querem, e nao é por ai!

temos uma base para tirar o som, porem tem que ser de uma maneira que nao venha danifica os labois da pessoa e sim trabalha bem a musculatura...

bom é sempre bom aprender...eu amo mto o som do contra baixo, dentre outros instrumentos!!!
Renato Vieira
Renato Vieira
Membro

Mensagens : 6
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 7:04 pm

Claudão, muita nota longa!!

Arpejos e etc, mas primeiro notas isoladas mesmo, depois mudança de uma pra outra, devagar, afinando...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Sáb Out 09, 2010 10:45 pm

Pode crer, eu estudo arpejos direto tocando junto com o Finale... mas ainda tenho dificuldades pra afinar algumas notas graves (baixas)... até quem toca Trompete há muitos anos diz que algumas notas são complicadas mesmo... Gosto muito do som do Trompete, e mais ainda do Flugelhorn, pena que não tenho o tempo necessário pra me dedicar como eu gostaria.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 10:57 pm

Também sou doido pelo Flugel, mas não teria nem disposição pra começar a estudar (nem coragem), instrumentos que exigem muita dedicação pra desenvolver a emissão do som básico me desanimam hehehe

Outra coisa bacana, é tocar notas longas com um acompanhamento harmonico gravado, afinando por ele... Coisas simples, tipo um ciclo de 4 acordes, 1 nota pra cada... Exemplo

Acordes | Dm7 | G7(b9) | C7+ | A7(b9) |
Notas A | Ab | G | F# | F | E | D | C# | C | C# | D | D# | etc...

E por aí vai... Vai tocando 1 nota por acorde, subindo ou descendo em graus conjuntos, sempre ajustando "a escala do acorde que vc tá tocando... Isso é um ótimo exercício pra fazer no contrabaixo tb, corda por corda... Vc vai dominando o braço em toda a sua extensão.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Renato Vieira Dom Out 10, 2010 2:49 pm

Tudo vem de uma boa embocadura, pq qdo vc vai subindo a escala no trompete, por exemplo, num Dó Grave, qdo se vai subindo na escala xegando nas notas mais agudas exige mto da embocadura, tem q força mais um pouquinho pra sai a nota. Á um controle , a embocadura no trompete é td...é a sua chave para ir para o agudo, e descer , etc...

bom sou novato neste forum, ainda nao conheco ninguem, mais logo logoo estarei colocando uns videos meus de trompete no you tube...claro nao sou nenhum profissional , pois tenho q estuda mto...mais alguma coisa sei fazer neste brinquedinho.

Claudio esse Baixo q ta em sua foto é show di bola, eu me amarro neste som tocado num Jazz, fazendo aqela marcaçao e passeando na escala...mto bom!
Renato Vieira
Renato Vieira
Membro

Mensagens : 6
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Dom Out 10, 2010 7:42 pm

Legal Renato, depois manda os links para seus videos... já que você é do Rio também, vou te arrumar umas gigs pra fazer de Trompete.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Nando Vasques Dom Out 10, 2010 7:51 pm

Nao seria Trumpete... Pergunta
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Dom Out 10, 2010 7:54 pm

hehe não, essa é uma confusão por causa da palavra em inglês...

Em português, segue a lógica:

Trombone
Trompa
Trompete

Trombeta Tonto


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Renato Vieira Dom Out 10, 2010 11:51 pm

e ainda tem outro nome tambem: "PISTON".
hehe
Renato Vieira
Renato Vieira
Membro

Mensagens : 6
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 9:26 am

Como diria um amigo trompetista, "Cê tem que soprar todo dia".


Acho que trompete deve ser um dos intrumentos complicados de se dominar técnicamente. Essa musculação labial deve ser o fim do mundo. uh! Bom divertimento aí Claudião! Que instrumento é maravilhoso eu concordo plenamente.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 11, 2010 12:34 pm

Filipe Castro escreveu:
Acho que trompete deve ser um dos intrumentos complicados de se dominar técnicamente.

Sim, ao invés de "achar", pode passar a ter certeza... ô troço enrolado... a afinação em SI bemol em Clave de SOL dá um nó na cabeça! What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 12:39 pm

heheh, ô louco meu!

Quem toca acústico, elétrico e trompete é o Larry Grenadier né?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 11, 2010 12:44 pm

Filipe Castro escreveu:
Quem toca acústico, elétrico e trompete é o Larry Grenadier né?

Sim, o pai dele era Trompetista, e por conta disso, sua porta de entrada para o Jazz acabou sendo o Trompete!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 12:48 pm

O Flea tb toca baixo e trompete hehehe facepalm

Sem brincadeira agora: esse lance do Flea mostra uma diferença em relação ao Brasil e os EUA... Todo mundo estuda música na escola lá... Então quando um cara gringo diz: "sou auto-didata", tem que relativizar... Pois a grande maioria teve boas noçoes de teoria musical e em geral um ou mais instrumentos no colégio... É o caso do Flea, por exemplo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 12:48 pm

O Larry é absurdo! Será por isso que ele improvisa tão bem?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 12:49 pm

Filipe Castro escreveu:O Larry é absurdo! Será por isso que ele improvisa tão bem?

Certamente tem muito a ver...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 12:57 pm

Soprista geralmente improvisa melhor... eu queria entender porque, será a concepção da execução/estudo do instrumento (essa coisa de tirar notas da série harmonica e tals),?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Out 11, 2010 12:59 pm

Boa Claudio! Eu toquei 6 anos clarinete na minha adolescencia... O segredo é estudo intenso mesmo. Muito treino com embocadura, muito treino com sopro, notas longas. Depois as triades, que no caso do trompete é diferente do clarinete, escalas, afinação pelo sopro... É bem complexo. E outra... A boca fica dormente mesmo... heheh! Dói o queixo, o peito, abdomem... a força q se faz no começo é grande. rsrs! MAs vc chega lá. Instrumentos de sopro exigem mais dedicação a esses detalhes do que instrumentos de corda.

Boa! Sinto muita falta do clarinete. É um instrumento interessante! up
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 1:01 pm

Filipe Castro escreveu:Soprista geralmente improvisa melhor... eu queria entender porque, será a concepção da execução/estudo do instrumento (essa coisa de tirar notas da série harmonica e tals),?

Tem a ver com várias coisas:

- o cara já direciona a escuta e a vivencia musical pro lado melodico desde cedo.
- faz parte da exigência do instrumento, que é em sua essencia solista
- muitas vezes o cara já começa a tocar motivado por isso, muitas vezes ouvindo estilos musicais que trazem a cultura do improviso
- soprista não tem que estudar grooves de vários estilos, aprender a cozinhar com o baterista, o pianista... Claro que o grande músico tem noção de todas essas coisas, mas enquanto a gente tá engatinhando nisso, o soprista já tá tocando temas e montando seu repertório melódico desde cedo, logo após resolvidas as questões inicias de sonoridade e digitação.

Entre outras coisas, provavelmente.

Por isso o Jaco frisava: "Aprendam a tocar melodias no baixo!"

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 1:03 pm

Inha, não tinha pensado por esse lado Sá!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 1:05 pm

Um ótimo estudo, que na minha opinião vale mais que 200 mil escalas subindo e descendo:



Peço desculpas por desvirtuar o tópico... Embarassed

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Seg Out 11, 2010 1:16 pm

Eduardo Chaves escreveu:
Boa! Sinto muita falta do clarinete. É um instrumento interessante! up

Então compre um Clarinete e volte a tocar... eu comecei a estudar Trompete só por satisfação pessoal mesmo, não tenho pretensões sequer de fazer gigs com o instrumento... apenas gosto muito do som, e desde mais novo eu já imitava o som do Trompete com o cantinho da boca... pode ser que um dia eu tome coragem e venha a gravar algo com o Trompete, mas por hora é só pra tocar em casa mesmo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 1:18 pm

ClaudioBass escreveu:
Então compre um Clarinete e volte a tocar...

Pelamordedeus, não desperdiça isso que é ouro! Clarinete é um dos meus instrumentos prediletos, ao lado do violoncelo e de um tal de Baixo Elétrico.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Rdg Bass Seg Out 11, 2010 2:45 pm

Eu comecei com o Trompete, na banda da escola (passei o ensino fundamental todo tocando na banda), depois ganhei um Sax do meu pai e passei a estudar mais, até me encontrar no baixo e hoje não tenho mais trompete e toco muito pouco o sax, mas levo umas melodias e improviso um pouquinho. Agora sobre o trompete pretendo comprar outro mais pra frente e tocar de vez enquanto em casa. Claudio o segredo do som é estudar notas longas sempre, trabalhando a embocadura e os golpes de língua, e lembre-se de afinar o trompete.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por KIQ Seg Out 11, 2010 2:56 pm

Toquei 5 anos em fanfarras ... mas toquei trombone ...

Minha recomendação é, entre em uma fanfarra ou banda marcial ... as peças são bem elaboradas, existem muitos músicos bons e os campeonatos entre fanfarras costumam ser bem disputados =)

Quanto maior o desafio, maior a evolução!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Renato Vieira Seg Out 11, 2010 10:53 pm

Poxa é uma honra fazer parte deste forum, mtas pessoas experientes...hehe
é bom q vou adquirindo as experiencias e os comentarios de vcs...

amo musica...
Renato Vieira
Renato Vieira
Membro

Mensagens : 6
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Renato Vieira Seg Out 11, 2010 11:02 pm

Sobre o trompete, tem um exercicio q meu professor sempre fala pra eu faze q é, pra alguns conhecido de "Abelhinha": Soprar o bocal pra achar uma melhor embocadura! sempre qdo estou em casa ou na cassa de amigos eu estou sempre com o bocal no bouço...é mto importante.!.

no meu trompete a nota ré e sol# qdo tocadas eu tenho q abrir a valvula da mao esqerda para soa melhor essas notas!! mto gostoso o estudo do trompete!!! mais isso em nota longa, ja qdo faço escalas de jazz penta blues num compasso rapido ai sobressaio com a embocadura.

OBS:: A embocadura é tudo no trompete!!! Pego embocadura boa o resto é mais facil, na minha opiniao!!!

Renato Vieira
Renato Vieira
Membro

Mensagens : 6
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por cahsantos Qua Fev 23, 2011 5:33 pm

Boa tarde pessoal.. sou novo aki no forum e me interessei por este topico...
Comprei um Trompete pocket da marca Waldman... Alguem conhece esse instrumento e a marca? Ele é bom????
Tem uma semana que o tenho e antes disso nunca tinha soprado um metal... ja tirou algumas notas e tal... só que não sei se estão saindo as notas certas... Alguém saberia me dizer se tem algum afinador digital para PC ou algum outro tipo de programa para me auxiliar???? Tiro algumas notas graves limpas ligadas.... notas mais altas so consigo tirá-las se tocá-las curtas...será que estou no caminho certo???? Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato... Se alguém quiser trocar umas idéias meu msn é cahsantos@hotmail.com..
Desde ja agradeço a atençao de todos e aguardo respostas....

cahsantos
Membro

Mensagens : 5
Localização : Salvador Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Qua Fev 23, 2011 6:02 pm

Bem...

Caminho certo mesmo seria procurar um professor (mas nem eu fiz isso). Trompete é um instrumento difícil pacas. Eu estudo Trompete paralelamente há uns 2 anos, e até hoje não tive coragem de tocar ao vivo.

Tem muito material didático bom para Trompete espalhado pela Internet, mas antes de mais nada é necessário você descobrir se o seu Trompete está afinado em Si Bemol ou em DÓ.

Uma dica que me ajudou bastante a identificar as notas foi a seguinte:

Instalei o Finale (software para edição de partituras). Abri uma pauta em Clave de Sol com afinação em Si Bemol. Percorri toda a escala de DO Maior utilizando somente a Semibreve, para trabalhar as notas de longa duração. Fiz uns 8 compassos para cada nota da escala.

Depois repeti o exercício usando a Minima, para trabalhar as notas de média duração, e por fim repeti tudo usando a Seminima, para trabalhar notas de curta duração.

Sempre antes de começar a estudar, eu fazia esses 3 exercícios, com o Finale tocando as notas e eu acompanhando no Trompete, pra ir acostumando o ouvido e pegando os macetes de empostação e coluna de ar.

No trompete, uma mesma combinação de pistos, pode produzir notas diferentes. O que vai determinar a nota é a embocadura e a coluna de ar.

Outra coisa... pra estudar Trompete e conseguir realmente evoluir, é necessário leitura. Fica impraticável tocar Trompete por cifras, pois as cifras não te dão informações fundamentais como altura e duração das notas.

Se pra você, uma partitura equivale e um Dalmata em 2D, então aconselho que comece seus estudos por aí... leitura!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por cahsantos Qui Fev 24, 2011 1:13 pm

Valeu pelas dicas Cláudio......
Meu trompete é em si bemol ..... eu tenho o encore aki isntalado da epoca que estudei violão classico na UFBA.... fiz 2 anos da oficina de violão lá...mas parei tem uns 7 anos ou mais.... fiquei estudando em casa esse tempo.. mas não como deveria.. antes eu até lia partitura... hj gaguejo...mas voltando a ter contato com a leitura acho que nao terei maiores dificuldades não... Realmente o ideal era um professor..mas por questões de força maior (dinheiro)...rs... vou ter que esperar mais um pouco.... até porque qt eu mais me familiarizar com o instrumento antes de começar as aulas melhor... Na verdade comprei o trompete para treinar meu pulmão..eu tenho asma e minha capacidade respiratoria está muito ruim.... acho que o trompete vai me ajudar muito... nunca pensei em tocar ao vivo...rs... nem para minha mãe aki em casa.... por sinal ela já está odiando a zuada....ahahhaha
Valeu irmão mais uma vez pelas dicas....
Só mais uma coisa...o finale é melhor que o encore em que???? Digo com o encore daria para fazer o mesmo exercicio que vc propos na boa né???
Abraço

cahsantos
Membro

Mensagens : 5
Localização : Salvador Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Fev 24, 2011 1:22 pm

Cláudio,

será que a Voila não consegue algum material com os trumpetista da orquestra, não?

Gostaria muito de aprender flauta-baixo (acho que é assim mesmo que diz. É aquela do video do Hermeto brigando com uma mulher na platéia) e fagote. Mas é melhor deixar prá lá...

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por wellrod Qui Fev 24, 2011 1:50 pm

Instrumentos de sopro em geral exigem também um aprendizado físico, principalmente se tratando do nosso diafragma... a respiração diafragmática, conhecer onde está esse músculo, e saber utiliza-lo para a respiração é um fator também importante no aprendizado... não vai bastar só aprender a posição dos dedos...

Na minha época de quartel, me lembro que o aprendizado inicial era o de respiração e o de "embocadura", que é simplesmente aprender a tirar o som daquela parte inicial do instrumento, SEM o instrumento... lembro que meus amigos ficavam horas sobrando aquelas boquilhas (boquilha é de sax... não sei é o mesmo nome no trompete) até pegar a manha da embocadura... coisas como aquecimento, essas coisas, eles tinham que desenvolver...

Se não forem observados esses pontos "humanos" do aprendizado, você poderá adquirir vícios prejudiciais à sua saúde, à estética da sua boca e até mesmo dos dentes, no caso se tratando de saxofones...

É válido lembrar alguns trompetistas da antiga, que ao soprar o instrumento ficavam com aquelas bochechas enormes... Dizzy Gillespie, por exemplo...

Uma boa referência pra ouvir seria o Chet Baker...

Aqui no Rio é capaz de você encontrar o Clauton "Neguinho" Sales... inclusive ele estará fazendo show amanhã (sexta) com o Kiko Continentino lá na rua do Lavradio...
Que eu saiba, é o único cara no mundo que consegue tocar trompete e bateria AO MESMO TEMPO e MUITO BEM!!!

Derrepente ele te dá umas dicas... é um cara super super super humilde e gente boa...


____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por wellrod Qui Fev 24, 2011 1:52 pm

E complementando, o mail, a respiração diafragmática é algo importante a se estudar e praticar quando começamos a praticar instrumentos de sopro... já li que quando somos bebês já nascemos utilizando a respiração diafragmática e quando vamos crescendo vamos deixando de utiliza-la e passamos a respirar "de forma errada"... então na verdade é um "reaprendizado" conhecer e voltar a utilizar esse músculo do corpo...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Claudio Qui Fev 24, 2011 2:02 pm

cahsantos escreveu:
Só mais uma coisa...o finale é melhor que o encore em que???? Digo com o encore daria para fazer o mesmo exercicio que vc propos na boa né???

Apesar de ser mais básico, o Encore é um excelente programa de edição, o Finale está num nível mais profissional, tem recursos adiconais para trabalhar composições, arranjos e harmonia. A maior parte dos Song Books que você encontra aqui no Brasil foram editados no Finale.

Mas... para esses trabalhos simples e corriqueiros, o Encore consegue dar conta do recado sem problemas. Se você já possui e sabe utilizá-lo, então não necessita do Finale.


Tarcísio Caetano escreveu:
será que a Voila não consegue algum material com os trumpetista da orquestra, não?

É provável que ela consiga sim, mas um material desse nível está muito além da minha capacidade no instrumento. Eu não sou Trompetista, eu gosto e estudo Trompete... existe aí uma sutil diferença!

Tarcísio Caetano escreveu:
Gostaria muito de aprender flauta-baixo e fagote(...) Mas é melhor deixar prá lá...

Ué... mas por que deixar pra lá? se você curte o som desses instrumentos, então encare o desafio, compre um e comece a estudar... o estudo paralelo de outros instrumentos, ajudam muito a evolução no Contrabaixo, ampliam a visão, mostram outras possibilidades.

Outro instrumento que recomendo muuuito para baixistas é o Bongô... esse aí eu toco, já fiz até gig.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Fev 24, 2011 2:37 pm

Cláudio,

até os maiores trOmpetistas da história do instrumento, começaram pelo beabá...
Até mesmo você, no contrabaixo acústico, começou do início (lógico, né. Começou do fim? facepalm )...talvez, algum destes trOmpetistas, tenha um método para iniciantes ou "vol 1"...

Entendo o que vc quis dizer, mas ou me dedico ao baixo, ou nem uma coisa nem outra. Não tenho muito tempo para estudar, então preciso me concentrar em um objetivo de cada vez...
Dar aula é muito estressante e é exigido muito, principalmente na área que atuo. São muitos questionamentos e não dá para deixar de responder da forma mais embasada e coerente possível.

Quem sabe um dia...

Mas sei que o estudo de outro instrumento, principalmente um que ajude na melodia e até harmonia, é ótimo. Inclusive, no vídeo do Jaco, ele fala sobre isso. Que os baixistas precisam aprender e tocar melodicamente, não só "servir" ao ritmo da música; e entender harmonia...saber o que acontece no todo.

Se o pessoal do seminário ver este post - erros do "O" - perco o emprego...

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por wellrod Qui Fev 24, 2011 2:43 pm

Meu tio sempre falou que as pessoas que tocam muitos instrumentos, não tocam nenhum BEM...

Sei lá... sempre tive isso na mente... mas não sei na real se é verdade ou não... com dedicação tudo se consegue...

Como é o caso que citei acima... do Clauton "Neguinho" Sales... o cara é fantástico na bateria e sem igual no trompete... e detalhe... tocando OS DOIS ao mesmo tempo...

Agora, levando pro lado mais pessoal, talvez eu tenha na minha utilizado essa frase do meu tio como uma espécie de "bengala" ou "desculpa", pra não me dedicar às coisas que amo, que é principalmente a música...

Toco alguns instrumentos bem variados... mas na real, NUNCA me dediquei completamente a nenhum deles... aí, nesse caso a afirmação do meu tio se aplica perfeitamente...

Mas nunca é tarde pra mudar esses nossos conceitos né...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

trompete - Trompete... Empty Re: Trompete...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos