Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendendo trompete

+2
Fernando Zadá
Kitsunee
6 participantes

Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Aprendendo trompete

Mensagem por Kitsunee Qua Jan 27, 2021 9:13 am

Oi! E aí!
Esses dias estava ouvindo um cover muito bom no YouTube (esse aqui) e me surgiu a vontade de tocar trompete. O quão difíci seria aprender a tocar trompete? Nunca tentei tocar nada de sopro.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 27, 2021 9:16 am

Deus proteja seus vizinhos! Rssss

Brincadeiras a parte manda ver que o importante é se divertir.
Eu uma época cismei com clarinete e deu até pra se divertir mas abandonei com o tempo que pra tocar de verdade é beeem trabalhoso.
Eu acho que toda diversão é válida.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Kitsunee gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por Uchoa Qua Jan 27, 2021 10:04 am

Meu primeiro instrumento foi o Trompete .

Passei penando na embocadura para controlar o som e notas, os "pistos" ou chaves lhe dão mais notas que uma corneta é claro.

Meus vizinhos na época sofreram sim , mas estudei e fiz parte de banda musical e tudo lendo partitura que era uma maravilha...

O segredo todo é a embocadura e não é soprar e sim um tipo de pru dentro do bocal , isso que tem que controlar . Apertar as chaves para notas é decoreba que depois sai sossegado.

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por allexcosta Qua Jan 27, 2021 10:45 am

Tocar o alvorada ou toque de recolher meio desafinado igual fazem no quartel? Relativamente simples...

Tocar a vera? Muito difícil... E quem toca sopro tem que ler igual gibi... Busque por uma banda sinfônica na sua cidade e veja se dá pra entrar num curso livre ou algo assim. Aí você compra um instrumento de estudante e vê se é pra você.

Galera que toca sopro legalzinho estuda ao menos umas 4 horas por dia por uns 3 anos. Legalzinho que digo é afinadinho, no tempo, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por Jãozeiro Qua Jan 27, 2021 11:31 am

Curto pra caramba trompete (embora curta mais o som do trombone, mais grave e macio). Acho demais aqueles filtros que usam muito no jazz (acho que é surdina o nome do acessório), tipo a surdina wah-wah, hahaha, muito legal.

Devem ser dos intrumentos mais difíceis de tocar. Embora os de corda também sejam difíceis no começo, dá pra arranhar de forma mal tocada alguma melodia bobinha simples e ficar feliz. Agora nesses metais não, você não consegue sequer fazer sair som algum sem dificuldade, esforço e técnica correta.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por Claudio Qua Jan 27, 2021 12:19 pm

Kitsunee escreveu:Oi! E aí!
Esses dias estava ouvindo um cover muito bom no YouTube (esse aqui) e me surgiu a vontade de tocar trompete. O quão difíci seria aprender a tocar trompete? Nunca tentei tocar nada de sopro.

Bem, posso falar sobre isso por experiência própria.

Por volta de 2008 comprei um Trompete, mas o que eu queria mesmo era um Flugelhorn, o qual comprei 1 ano depois do Trompete. (foi difícil achar um Flugel com bom custo/benefício para estudos).

Além de curtir demais o som do Flugel, minha idéia era fazer um estudo mais profundo dos sons das notas e utilizar isso em favor do Contrabaixo. Nesse tipo de instrumento é obrigatório conhecer o som das notas, e você é quem tem que alcança-las, não existe "nota pronta". Uma mesma combinação de pistos pode produzir notas diferentes, quem vai determinar a nota que está sendo tocada é: coluna de emissão de ar + posição da língua + embocadura = você!  

Então, para emitir por exemplo uma nota DÓ, seus ouvidos precisam conhecer o som dessa nota, caso contrário você não tem como saber se está na nota certa.

O caminho mais fácil para o Trompete/Flugel é desistir dele logo na primeira semana. É um instrumento difícil pra cacete, numa afinação (Bb) na qual não estamos acostumados. Mas, se você tiver muita paciência e persistência, como o Allex falou, em coisa de 3 anos você já começa a se dar bem com o instrumento. Tocar afinado 100% do tempo é muito complicado, e a menos que você seja um fenômeno no aprendizado de instrumentos,  ou frequentar um centro espírita para incorporar Chet Baker, você tão cedo não estará habilitado a participar de uma gig como Trompetista.

Hoje, 13 anos depois, eu sigo estudando o Flugel (não tenho mais o Trompete), mas toco somente em casa para minha distração mesmo, porque curto muito o som. Mas, não me sinto confortável em participar de uma gig, e são poucos os amigos que sabem que toco esse tipo de instrumento.

Uma dica boa é: Faça uma big playlist com Chet Baker e Miles Davis. Ouça muito isso, e foque na percepção da emissão.

Outra: Estude a emissão de ar e embocadura utilizando apenas a boquilha, sem estar conectada ao instrumento.

E....  cuidado pra não desistir, essa é parte mais fácil!



PS: Em 2008 abri esse tópico do link abaixo, tem muita informação bacana lá sobre o instrumento, dá uma olhada:

https://www.contrabaixobr.com/t549-trompete?highlight=trompete#6652



Nesse outro link abaixo, tem uns fundamentos bem básicos sobre o instrumento:

https://www.contrabaixobr.com/t549-trompete#7210

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Kitsunee gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por Kitsunee Qua Jan 27, 2021 1:56 pm

Parece complicado, mas não impossível.
Vou dar uma estudada, guardar um dinheiro para comprar o instrumento e me dedicar. Depois da prova do MEXT, claro.
Obrigado a todos pelas respostas =)
Se tiverem mais alguma experiência, gostaria de ouvir (ler) também.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo trompete Empty Re: Aprendendo trompete

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos