Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre Captadores

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por MacCa Sáb Mar 06, 2010 4:36 am

Primeiramente, se isso já foi tratado antes, mil perdões! Não consegui localizar (são 4 da manhã!)... Também me desculpo de antemão pelas questões bobas.

Muito bem, durante muito tempo fui o que poderia ser definido como um baixista "plug-and-play", estritamente satisfeito em tocar, sem interesse nenhum pelas demais minúcias do instrumento. Fiquei uns anos parado, e agora que voltei a ativa, venho buscado entender um pouco mais os fatores que se fazem um diferencial para a qualidade e sonoridade de um instrumento.

Comecei minha jornada rumo a iluminação abrindo um tópico spbre madeiras, e agora o leigo aqui gostaria de informações sobre como as peculiaridades dos captadores (braço, ponte, único, etc) influenciam o som do baixo. Talvez cada marca formate os cps de forma diferente, mas acredito haver um consenso, não? Por exemplo, li que baixos JB possuem um captador JB atras (ponte) e um Precision na frente (braço?). Que diferença eu teria no som se abrisse um dos captadores e cortasse o do outro?

Acho a questão relevante para inexperientes (como eu) que estejam pensando em trocar a captação de seus baixos (geralmente de segunda linha) visando um timbre mais ideal. Essa noção sobre a contribuição de cada cap para o som do baixo pode inclusive ajudar a encontrar uma regulagem mais interessante entre baixo e amplificador.
MacCa
MacCa
Membro

Mensagens : 146
Localização : Campos, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2010 10:40 am

MacCa escreveu:Por exemplo, li que baixos JB possuem um captador JB atras (ponte) e um Precision na frente (braço?). Que diferença eu teria no som se abrisse um dos captadores e cortasse o do outro?

Você quer dizer baixos PJ não é?

Cara, generalizando, quanto mais o captador está pra ponte, mais agudo ele capta. Quanto mais pro braço, mais grave.
Quanto mais estreito o captador, tem um timbre mais limpo mas com um som menos encorpado. A recíproca é verdadeira.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por MacCa Sáb Mar 06, 2010 10:56 am

allexcosta escreveu: Você quer dizer baixos PJ não é?

Cara, generalizando, quanto mais o captador está pra ponte, mais agudo ele capta. Quanto mais pro braço, mais grave.
Quanto mais estreito o captador, tem um timbre mais limpo mas com um som menos encorpado. A recíproca é verdadeira.

Muito bom, Allex! Já me tirou do escuro. E como funciona essa relação entre os captadores e o som num JB?
MacCa
MacCa
Membro

Mensagens : 146
Localização : Campos, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2010 10:59 am

MacCa escreveu:Muito bom, Allex! Já me tirou do escuro. E como funciona essa relação entre os captadores e o som num JB?

Me desculpe a sugestão meio captão-óbvio, mas 5 minutos com um na mão rodando botão vão valer mais que mil palavras que eu escreva aqui...
Em geral, mais pra ponte, mais agudo, mais pro braço, mais grave. Como eu disse acima...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por MacCa Sáb Mar 06, 2010 11:17 am

Entendi... é só uma questão de falta de oportunidade de por a mão na massa mesmo... aqui na minha cidade é dificil achar um instrumento de primeira linha, então eu teria que trazer de fora.

Pra piorar, quando visito uma loja, os caras além de não saberem passar informações adequadas (como a tal história do SX em mapple), eles entram numa de se exibir. Pegam o instrumento que você estava humildemente testando, e começam a solar, firular com slaps, etc, como quem diz, "aqui, filhote, é assim que se faz".

Essas noções que você deu, por mais básicas que sejam, eram meio que "conhecimento informal", entende? Mas agora já me dão mais objetividade sobre como buscar o timbre que quero tirar, seja naquela oportunidade de tocar num baixo ao vivo, ou ao atentar para as especificações de um produto à distância.

Obrigado mais uma vez, principalmente pela paciência. Wink
MacCa
MacCa
Membro

Mensagens : 146
Localização : Campos, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2010 11:36 am

Já que você não tem acesso a lojas mas tem net, apela pra o tio Tube... Exemplos:

Captador da ponte:

https://www.youtube.com/watch?v=fgK5VygLxbc

Vídeo que mostra vários sons:

https://www.youtube.com/watch?v=Mpd7r0PdVnU

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por MacCa Sáb Mar 06, 2010 12:51 pm

Valeu, mestre!

Coisa de louco aquele Lakland, hein?
MacCa
MacCa
Membro

Mensagens : 146
Localização : Campos, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2010 12:53 pm

MacCa escreveu:Valeu, mestre!

Coisa de louco aquele Lakland, hein?

Só se for mestre dos magos. A careca é igualzinha...

Laklands são mortais né?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Captadores Empty Re: Dúvidas sobre Captadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos