Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação DGCF

+3
DeathCoreBass
Lapetina
jaopiao
7 participantes

Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Afinação DGCF

Mensagem por jaopiao Seg Mar 08, 2010 4:15 pm

Espero estar criando o tópico no lugar certo.

Vamos lá.
Estamos começando uma banda de rock (católico) um pouco mais pesado. Das musicas que ja tiramos, a maioria pede um D grave. Já que apesar de tocar ja ha bastante tempo, não tenho experiencia com afinações alternativas, gostaria de saber a opinião das feras aqui do forum. Será que um encordoamento 0.50 ajudaria a manter a altura das cordas mais baixas? Usei uma vez e achei legal, mas com a afinação normal. Se alguem puder me ajudar, muito obrigado.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Lapetina Seg Mar 08, 2010 4:18 pm

que tal um baixo de 5 cordas?

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por DeathCoreBass Seg Mar 08, 2010 4:25 pm

Lapetina escreveu:que tal um baixo de 5 cordas?

Concordo up.
DeathCoreBass
DeathCoreBass
Membro

Mensagens : 87
Localização : São Simão-SP

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004934253236

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por DenisLM Seg Mar 08, 2010 4:30 pm

jaopiao escreveu:Espero estar criando o tópico no lugar certo.

Vamos lá.
Estamos começando uma banda de rock (católico) um pouco mais pesado. Das musicas que ja tiramos, a maioria pede um D grave. Já que apesar de tocar ja ha bastante tempo, não tenho experiencia com afinações alternativas, gostaria de saber a opinião das feras aqui do forum. Será que um encordoamento 0.50 ajudaria a manter a altura das cordas mais baixas? Usei uma vez e achei legal, mas com a afinação normal. Se alguem puder me ajudar, muito obrigado.
além dos 5 cordas sugeridos, tente afinar em drop d ( GDAD) que dessa forma não fica tão frouxa as cordas.
e sim, um encordoamento mais "tenso" ajuda, mas não necessariamente ele vai ser de uma bitola maior.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por jaopiao Seg Mar 08, 2010 4:37 pm

A situação é meio complicada. Passei os ultimos 2 anos da minha existencia pagando um Music Man Sting Ray e to pra comprar um baixo acustico pros meus estudos. Até tenho um Condor 5 cordas, mas é fretless e não rola. Se tivesse grana comprava ate um de 6 pros riffs e solos juntos com a guitarra, teclado e batera e tal, mas não vai dar por enquanto... hehehe.

DenisLM
É muito valida sua opinião. Tinha até pensado nisso mesmo ( Obrigado por me dizer como se chama, rsrs). O unico Ruim é que terei de passar mais algumas semanas treinando os riffs e solos, pois mudaria bastante a digitação. Mas é uma alternativa muito valida.

Obrigado pelas opiniões.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por DenisLM Seg Mar 08, 2010 5:11 pm

jaopiao escreveu:A situação é meio complicada. Passei os ultimos 2 anos da minha existencia pagando um Music Man Sting Ray e to pra comprar um baixo acustico pros meus estudos. Até tenho um Condor 5 cordas, mas é fretless e não rola. Se tivesse grana comprava ate um de 6 pros riffs e solos juntos com a guitarra, teclado e batera e tal, mas não vai dar por enquanto... hehehe.

DenisLM
É muito valida sua opinião. Tinha até pensado nisso mesmo ( Obrigado por me dizer como se chama, rsrs). O unico Ruim é que terei de passar mais algumas semanas treinando os riffs e solos, pois mudaria bastante a digitação. Mas é uma alternativa muito valida.

Obrigado pelas opiniões.

outra dica seria substituir uma das suas tarrachas por uma Hipshot X-tender
http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=54
tenho isso nos meus dois baixos, e só uso quando a música pede, senão vou de afinação padrão mesmo.

Afinação DGCF DSC01183

verifique se o modelo é exatamente o mesmo, eu sou chato quanto a isso, no marcus miller eu troquei todas as tarrachas por causa disso, tinha uma pequena diferença na "borboleta" (uma tinha rebite, outra não), mas a furação bateram certinho, no precision nem teve chabu pq a tarracha original é hipshot (mas sem X-tender)
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Amagomes Seg Mar 08, 2010 6:46 pm

DenisLM escreveu:
jaopiao escreveu:Espero estar criando o tópico no lugar certo.

Vamos lá.
Estamos começando uma banda de rock (católico) um pouco mais pesado. Das musicas que ja tiramos, a maioria pede um D grave. Já que apesar de tocar ja ha bastante tempo, não tenho experiencia com afinações alternativas, gostaria de saber a opinião das feras aqui do forum. Será que um encordoamento 0.50 ajudaria a manter a altura das cordas mais baixas? Usei uma vez e achei legal, mas com a afinação normal. Se alguem puder me ajudar, muito obrigado.
além dos 5 cordas sugeridos, tente afinar em drop d ( GDAD) que dessa forma não fica tão frouxa as cordas.
e sim, um encordoamento mais "tenso" ajuda, mas não necessariamente ele vai ser de uma bitola maior.


Se a questão é só um "D" grave de vez em quando , vc não quer optar pelo baixo de cinco,e não quer ter trabalho com afinações alternativas, faça como o tio Marquinhos. Simplesmente afine DADG... :
http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/marcus-miller-c-cabrera-t2666.htm?highlight=cabrera


Veja:
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por CG Seg Mar 08, 2010 7:36 pm

Vai de hipshot Xtender, o único problema é que ela é meio dificil de encontrar..

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Lapetina Seg Mar 08, 2010 10:12 pm

ou então, pegue um 5 cordas e use uma pestana(não sei se é assim que se chama, mas ele pressiona todas as cordas para mudar o tom em violões) na terceira casa, assim você teria DGCFB

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Rex Ter Mar 09, 2010 12:29 am

Acho que isso daqui seria interessante para voce, eu estou interessadissimo em testar este pedal, mas ainda nao encontrei nenhum por ai (na verdade nem corri atras, hahaha).



Pra quem prefere os baixos de 4 cordas como eu (nada contra os de 5, 6, 8, 12, 14, 35, 43...hehehe), se realmente funcionar legal é uma excelente opçao.

____________________________
Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Rex
Rex
Membro

Mensagens : 202
Localização : Curitiba - PR

http://www.cronogramaengenharia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Lapetina Ter Mar 09, 2010 12:58 am

hummm sei não
se o pedal rolar em notas mais graves
se ele for bem transparente
ai deve ser interessante!
mas duvido um pouco
acho meio mascarado mostrar esse tipo de pedal com uma p*** distorção

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por jaopiao Ter Mar 09, 2010 1:04 am

DenisLM escreveu:
outra dica seria substituir uma das suas tarrachas por uma Hipshot X-tender
http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=54
tenho isso nos meus dois baixos, e só uso quando a música pede, senão vou de afinação padrão mesmo.

Muito bom. pra falar a verdade nunca tinha ouvido falar nessa tarracha. Achei usada no ML uma pra Music Man e GeL por R$ 300,00. Ta carinho, mas nao chega a ser inviavel.

Amagomes escreveu:

Se a questão é só um "D" grave de vez em quando , vc não quer optar pelo baixo de cinco,e não quer ter trabalho com afinações alternativas, faça como o tio Marquinhos. Simplesmente afine DADG... :
http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/marcus-miller-c-cabrera-t2666.htm?highlight=cabrera


Veja:

É o geito. Com as tarrachas que o DenisLM falou, ficaria facil... hehehe
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por jaopiao Ter Mar 09, 2010 1:09 am

Rex escreveu:Acho que isso daqui seria interessante para voce, eu estou interessadissimo em testar este pedal, mas ainda nao encontrei nenhum por ai (na verdade nem corri atras, hahaha).
Pra quem prefere os baixos de 4 cordas como eu (nada contra os de 5, 6, 8, 12, 14, 35, 43...hehehe), se realmente funcionar legal é uma excelente opçao.

Lapetina escreveu:hummm sei não
se o pedal rolar em notas mais graves
se ele for bem transparente
ai deve ser interessante!
mas duvido um pouco
acho meio mascarado mostrar esse tipo de pedal com uma p*** distorção

Exatamente. Não acredito que funcione tão bem em um baixo. Cá entre nós, o nosso querido contra baixo exige muito mais. não dá pra maquiar. Será que funciona?
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Rex Ter Mar 09, 2010 7:51 am

Lapetina escreveu:...se o pedal rolar em notas mais graves...

Nao entendi, porque ele nao rolaria com as notas mais graves ? Voce acha que embolaria o som, é isso ?

____________________________
Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Rex
Rex
Membro

Mensagens : 202
Localização : Curitiba - PR

http://www.cronogramaengenharia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Lapetina Ter Mar 09, 2010 11:44 am

isso mesmo
é muito comum pedais de guitarra não ficarem bons em baixos

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por jaopiao Ter Mar 09, 2010 2:03 pm

Exatamente. Tambem acho que prejudicaria o som.
Mesmo tendo parado de usar pedais, percebo que o melhor pra se usar no contra baixo é aquilo feito para contrabaixo. Até mesmo os cabos, Direct e tal, se não estou falando besteira. Por menos que possamos perceber, da uma diferença de qualidade.
Além do mais, quanto maior a qualidade do som natural do instrumento, mais eu tenho medo de usar recursos desse tipo. Parei de usar pedais de efeitos e equalizadores pra não correr o risco de prejudicar o som em vez de melhorar.

Desculpa de quem não sabe regular direito? Talvez... hehehe
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação DGCF Empty Re: Afinação DGCF

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos