Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pizzicato diferente?

+10
Cantão
DUDUBASS
Christian
Rafael do Baixo
allexcosta
Renato
Luciano Carvalho
gobatto
webercar
Romano
14 participantes

Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Pizzicato diferente?

Mensagem por Romano Ter Mar 23, 2010 2:46 pm

Sou baixista a pouco tempo. Comecei com o pizzicato(dedo 1 e dedo 2),como todos...
Depois de algum tempo estudo (bem pouco) a técnica de 3 dedos.
Vi q pra algumas coisas ficavam boas outras nem tanto.Abandonei a técnica de 3 dedos.

Mas me pegava ,por diversas vezes fazendo o pizzicato,com o DEDO 1 E DEDO 3 !
Me senti muito confortavel,e minha velocidade,precisão e "explicação " das notas aumentaram.

A unica explicação pode ser,e que os dedos 1 e 3(ao menos os meus) são quase do mesmo tamanho !
Já o dedo 1 para o dedo 2(q é maior) tem essa diferença normal!

Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?
Se não,experimentem e contem !

P.S: Não me chamem de maluco !rsrs..Abç

____________________________
Seja musical!
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por webercar Qua Mar 24, 2010 12:40 pm

Cara, se vc está achando mais confortável tocar deste jeito é válido. Mas cuidado, talvez isto possa causar algum tipo de lesão nas articulações dos dedos no futuro. Pois mecanicamente este pizzicato não seja a maneira adequada para se tocar. Eu, particulamente, procuraria saber se tocar deste jeito tecnicamente não me causaria problemas futuros.

Abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por gobatto Qua Mar 24, 2010 12:43 pm

Eu já ouvi bastante gente que usou o pizzicato com os dedos 1 e 3 pra "fortalecer" o dedo 3 para usar técnica de 3 dedos.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Luciano Carvalho Qua Mar 24, 2010 12:51 pm

Amigo não sei se sou conservador demais, mas acho que usando os dedos 1 e 3 o dedo 2 poderia até atrapalhar numa digitação mais rápida da mão esquerda, dependendo da divisão, ainda, pode até ficar mais difícil de se tocarsíncopes ou músicas mais sincopadas.
Bem, essa é minha opinião!!! Wink

____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013

Equipamento:

Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Luciano Carvalho
Luciano Carvalho
Membro

Mensagens : 402
Localização : Campos dos Goytacazes/RJ

http://www.myspace.com/luciano_carvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Romano Qua Mar 24, 2010 2:17 pm

Webercar : Me preoucupo com lesões sim !

Gobatto: Parece q fortaleci mais o dedo 3 do que o dedo 2 !

Luciano : Estou experimentando todas digitações possíveis,salto de cordas e etc... e tudo fica melhor com o dedo 1 e 3 !

Exemplo ,a música "Teen Town " do Jaco.. minha velocidade e precisão aumentaram ao fazer o pizzi de dedo 1 e 3 !
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Renato Qua Mar 24, 2010 3:09 pm

No Festival da Revista Baixo Brasil de Campinas o Felipe Andreoli se apresentou usando a técnica dos 3 dedos. Quando perguntado o porque disso, respondeu ser necessário pela velocidade das músicas que toca, que com 2 dedos não estava "dando conta".

Particularmente já tentei o pizicatto com os dedos 1, 2 e 3 e 1 e 3 mas não acostumo (quem sabe com muito treino), uso habitualmente os dedos 1 e 2.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por allexcosta Qua Mar 24, 2010 3:23 pm

romanobass escreveu:Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?

Já sim, várias vezes nas gigs de trio quando o dedo 2 começa a sangrar primeiro ou então está doendo muito por causa das bolhas. Acho normal...

Tocando carnaval geralmente eu começo com dedos 1 e 2, depois 1 e 3, depois 3 e 4, depois só slap, no último dia tô só na palheta...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Rafael do Baixo Qua Mar 24, 2010 3:27 pm

Eu uso muito esse tipo de pizzicato,eu comecei a estudar assim em 2004,mas com o objetivo de fortalecer o dedo 3 para executar o pizzicato de 3 dedos,mas como hoje não uso mais o pizzicato de 3 dedos com tanta frequência,aproveitei as minhas horas com esse tipo de estudo e hoje acabo usando muito o pizzicato com os dedos 1 e 3,gosto de usá-lo em músicas ou trechos muito rápidos [metal,funk tipo ToP,e outras coisas com linhas bem busy],onde eu costumo até brincar um pouco com essa técnica,tocando um compasso com os dedos 1 e 2,e outro com os dedos 1 e 3,as vezes toco música sim música não com essa técnica,tocando assim não forço muito a minha musculatura,e acho muito confortável tocar dessa maneira inclusive.

O lance é você tocar do modo que lhe der mais conforto,mas tenha atenção com a sonoridade dessa técnica,já que o som produzido pelo dedo 3 é normalmente mais fraco e descontrolado,mas com algum estudo você consegue desenvolver a igualdade no som desses dedos.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Christian Qua Mar 24, 2010 3:38 pm

Em educação Física devemos respeitar o moviment do corpo, então acredito que na música seja livre tambem, existe postura correta sim, mas a ponto de utilizar uma e poder gerar lesão acho meio difícil, ainda mais quando é uma adaptação neural dos musculos.... Ex: o individuo com escoliose, pode realizar corridas sem problema, des de que se respeite a integridade do seu movimento, algumas vezes corrigir faz é atrapalhar. Mas deve-se cuidar de posicionamento, na academia onde trabalho, aparece muitos músicos com queixa de Ler ou mesmo dor em coluna, que já passaram por fisiotereapia e foram encaminhados para fortalecimento muscular... emfim nem sei se precisava escrever isso talvez nem seja pertinente....
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Convidado Qua Mar 24, 2010 3:40 pm

tempos atras, eu tentei com os dedos 1 e 3, porque vi o Steve Bailey fazendo isso, mas não me pareceu eficiente. me atrapalhava todo e até errava as cordas.

depois por conta de uma tendinite no pulso direito, comecei a tocar de palheta, mas não me adaptei 100%.

então conheci a técnica do garry willis, que permite tocar com o pulso mais reto, mas aquilo dá um nó na cabeça quando vc começa a treinar escalas, por exemplo.

de uns tempos pra ca, tento usar aquela tecnica de 4 dedos do matthew garrison (p-i-m-a). Procurando no youtube, achei um maluco que gravou uma aula bem legal sobre essa técnica que comecei a praticar. não causa tanto estranhamento pq ja fiz aula de violão, mas to demorando pra pegar o jeito. Ainda uso palheta a maior parte do tempo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por DUDUBASS Ter Mar 30, 2010 9:05 am

Não vejo problema nisso, pra mim é somente uma questão de adaptação, já vi várias vezes o Stanley Clarke utilizando os dedos 1 e 3, até no baixo acústico.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Cantão Ter Mar 30, 2010 10:32 pm

Quando toco , dependendo da música , uso os 3 ... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Convidado Sáb Abr 03, 2010 9:52 pm

O Christian McBride toca assim tb, descobri esses dias vendo um video incrível dele tocando baixo elétrico:


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Romano Dom Abr 04, 2010 5:22 am

Uau! É mesmo... Não sou o unico doido !!! Virarei um genio do contrabaixo?rsrsr

Peço a todos q já usaram a tecnica de 3 dedos,tentem tocar assim..E diga o q aconteceu
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por zeponi Qui Nov 21, 2013 11:26 am

Uma coisa que não observei nos post, que se você prestar atenção na anatomia da mão, vera que o dedo 1 e 3 são mais compatíveis em questão de tamanho, talvez por isso possa ocasionar maior conforto ao tocar.
Única questão que o dedo 2 terá que ficar levantado ou encolhido para não atrapalhar, com isso pode acabar gerando stress no nervo, talvez uma das melhores opções que o allexcosta disse, ir alterando conforme o dedo vai cansando, seja pela velocidade da música ou pelo período que ficará tocando.

Tópico antigo, espero que não leve uma advertência por reviver ele... Very Happy
zeponi
zeponi
Membro

Mensagens : 19
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por brucce Qui Nov 21, 2013 11:33 am

allexcosta escreveu:
romanobass escreveu:Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?
Já sim, várias vezes nas gigs de trio quando o dedo 2 começa a sangrar primeiro ou então está doendo muito por causa das bolhas. Acho normal...

Tocando carnaval geralmente eu começo com dedos 1 e 2, depois 1 e 3, depois 3 e 4, depois só slap, no último dia tô só na palheta...
affraid affraid affraid affraid affraid 
Cara... um dia quero ser que nem você! Pizzicato no 3 e 4 é coisa de ninja lol! lol! 
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por allexcosta Qui Nov 21, 2013 12:41 pm

zeponi escreveu:talvez uma das melhores opções que o allexcosta disse, ir alterando conforme o dedo vai cansando, seja pela velocidade da música ou pelo período que ficará tocando.
Não vejo necessidade.

Só fiz isso por motivos de força maior, como bolhas grandes ou dedos sangrando. E em situações extremas, como micaretas, que é uma gig de 8 horas por dia durante 4 dias.

Acredito que a grande maioria de vocês não passe por esse tipo de situação.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por webercar Qua Fev 05, 2014 12:01 pm

Desculpas pelo desenterro deste tópico, mas achei melhor pôr aqui.

Já vi baixistas tocarem usando o dedo polegar, mas nunca vi com tanta intensidade como este cara. O som não curti muito não.



webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por fgbass Qua Fev 05, 2014 12:23 pm

Todo direto usando os dedos 1 e 3 por conta de meu dedo mais "forte", ou o que tenho mais controle ser o dedo 3.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Zubrycky Qua Fev 05, 2014 6:50 pm

Quando comecei a tocar, eu usava os dedos 2 e 3...  notme 
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Pizzicato diferente? Empty Re: Pizzicato diferente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos