Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnica - Vibratos

4 participantes

Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Técnica - Vibratos

Mensagem por Pedro Meneguelli Seg maio 03, 2010 11:56 pm

Opa, galera! Então...toco baixo há uns 5 anos. Meu desejo sempre foi tocar baixo, mas ao pedir meu primeiro instrumento pros meus pais, eles me deram uma guitarra e disseram que o baixo não aparece na música. bem, depois de uns anos tocando guitarra, enchi o saco daquele instrumento e resolvi correr atrás do que eu sempre quis.

Devido à minha base "guitarrera", me habituei a realizar vibratos na vertical (subindo e descendo a corda). Mas venho observado há algum tempo que baixistas usam o vibrato na horizontal, vibrando ao longo da corda num movimento muito mais rapido e preciso. Existe alguma diferença, fora a estética entre as duas técnicas? Acho que o vibrato horizontal é mais confortavel, já que no baixo as cordas são mais "grosseiras" que as das guitarras. Como posso me desabituar e aperfeiçoar esse "vibrato horizontal"?

Abraços
Pedro Meneguelli
Pedro Meneguelli
Membro

Mensagens : 139
Localização : Florianópolis/Salvador, sim é estranho.

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Re: Técnica - Vibratos

Mensagem por rafammbass Ter maio 04, 2010 12:06 am

Olha, no meu ver você está habituado com "bending". Vibrato é outra coisa. Vem lá da família das rabecas e foi a minha segunda aula de violino lá no século XVII...

Na minha opinião, o vibrato dá um feeling diferente na linha e, dependendo da velocidade pode até ser meio mal. Acho que o lucasBass postou um vídeo no fretléis dele aqui falando sobre isso.
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Re: Técnica - Vibratos

Mensagem por Pedro Meneguelli Ter maio 04, 2010 12:08 am

bend é uma coisa, vibrato é outra rabbit

bend vc usa pra alcançar outro tom... blz! vou procurar pelo vídeo!!

abs
Pedro Meneguelli
Pedro Meneguelli
Membro

Mensagens : 139
Localização : Florianópolis/Salvador, sim é estranho.

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Re: Técnica - Vibratos

Mensagem por gobatto Ter maio 04, 2010 12:42 am

^ Eu sempre toquei baixo e até hoje não consigo fazer o vibrato "na horizontal" direito. Pra mim saiu meio que natural o vibrato "vertical".

A única diferente que eu percebo, é que no "vertical" eu não consigo a mesma velocidade do "horizontal".
Por ser uma variação rápida, se tiver uma variação de timbre vai ser difícil perceber.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Re: Técnica - Vibratos

Mensagem por Davi Motta Qui maio 06, 2010 8:07 am

O vibrato na horizontal, vc "escorrega" o dedo, passando para a proxima casa da que está tocando, mas é um movimento rapido de ida e volta, pode ser só uma vez ou mais, vc nem chega ao outro traste. Só atento ao cuidado de não soar como se tivesse tocando o semitom acima, dependendo da ocasião, não soará como vibrato, mas como slide, e na pior das hipóteses, se o semitom acima for uma nota fora da tonalidade da música, pode soar desafinado.

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Re: Técnica - Vibratos

Mensagem por Davi Motta Qui maio 06, 2010 8:12 am

a diferença entre os dois...
Na horizontal: por ser um movimento rápido, o torna mais agressivo.
Na vertical: é mais suave, e vc controla a "desafinação" da nota, fazendo um vibrato delicado, ou mais "exagerado", dependendo da musica, do baixista ou do ânimo dele na hora....srsrsrsr

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica - Vibratos Empty Re: Técnica - Vibratos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos