Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baterias de íon de lítio

+3
Gomba
mum
Ber
7 participantes

Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Baterias de íon de lítio

Mensagem por Ber Sex Jun 18, 2010 5:19 pm

"Em primeiro lugar, permitam-me contribuir para extinção de um mito que, enquanto você acha que protege sua bateria, está na verdade danificando-a: baterias de íon de lítio não têm efeito memória. Isso significa que você pode carrega-las quando quiser, sempre que achar necessário. Não é necessário descarregar a bateria inteira antes de recarrega-la.

Aliás, é aconselhável que você recarregue seu gadget muito antes que a bateria esteja morrendo. Baterias de íon de lítio tem uma vida de aproximadamente 400-500 ciclos (ou seja, entre 400 e 500 recargas completas, de 0% a 100%). Cada vez que você deixa a bateria morrer antes de recarrega-la, você está usando um ciclo inteiro dela. É muitíssimo preferível recarregar mais cedo. Se seu iPhone indica que tem 76% de bateria ainda restando, não tenha medo de pluga-lo no computador antes de sair daqui meia hora.

Essa crendice vem dos tempos das baterias de níquel-cádmio, muito menos eficientes, e que tendiam a “lembrar” o ponto em que foram recarregas. Quando a bateria atinge aquele ponto novamente, a voltagem cai e a bateria aparenta estar morrendo muito mais cedo. Baterias de íon de lítio, praticamente predominantes no mercado atualmente, não apresentam esse problema. Por isso, se você é do tipo que espera até o último momento pra carregar o seu gadget, PARE COM ISSO."

FONTE: www.hbdia.com

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por mum Sex Jun 18, 2010 5:24 pm

Pois é. Tem um tiozinho que trabalha aqui do meu lado que sempre espera a carga do notebook dele chegar a 2% pra ele ligar o carregador dele. Uma vez o note dele começou a apitar no 10% e ele não estava, então coloquei o carregador do meu lá. Ele ficou bravo achando que ia estragar o notebook dele. Falei que isso de efeito memória é coisa só pra gadget antigo, e que se fosse um 386 beleza, mas é um IBM/lenovo. O cara não acreditou em mim hahaha, isso pq trabalhamos na IBM!

Meu Ipod touch vive tomando carga a partir do 80%, 50%, e até hj a bateria dele ta durando que é uma beleza
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Ber Sex Jun 18, 2010 5:26 pm

Se bobiar até hoje alguns vendedores das lojas de celulares dão instruções erradas sobre a bateria e a recarga. Coisas do tipo: carregar por x horas antes de usar e essa de não "viciar" a bateria.

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Gomba Sex Jun 18, 2010 5:29 pm

Falando nisso, bem lembrado.
Tenho que carregar meu cel =p

E gente, cel pode passar o dia inteiro plugado no carregador? Eu sempre quis perguntar isso mas nunca tive a quem. Digo, ele faz que nem o note, que quando tá totalmente carregado, só manda energia pro pc?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Ber Sex Jun 18, 2010 5:33 pm

O Blog que eu usei como fonte fala sobre isso especificamente com baterias de laptop:

"Esta eu acredito que é mais conhecida, porém não custa nada ajudar aqueles dois ou três leitores desinformados: calor é inimigo de baterias. Como você deve lembrar das aulinhas de química, calor é um catalizador. Ele acelerará o processo químico que acontece dentro de uma bateria, descarregando-a muito mais rapidamente. Lembra daquele número de ciclos que sua bateria é capaz de fazer antes de morrer? Então, uma bateria operando em temperatura elevada gasta mais ciclos. Ela vai pro saco mais rapidamente.

Aqui vai uma que eu aprendi da pior maneira – se você usa um laptop como substituto de um desktop, e deixa-o constantemente plugado no carregador, ARRANQUE A BATERIA IMEDIATAMENTE. Pare de ler o texto e tire a bateria. Um laptop utilizado dessa forma terá a bateria estragada em questão de um ano, talvez até menos.

E isso acontece por dois motivos. Primeiro, baterias tendem a esquentar durante o processo de recarga, e como sabemos isso é também horrível pra bateria. E em segundo lugar, baterias precisam de um fluxo constante de elétrons que só o processo natural de uso confere.

Deixar a bateria plugada no carregador e eternamente nos 100% (o que acontece quando você deixa o notebook plugado na tomada o tempo todo) é o equivalente a guardar uma bateria completamente carregada – algo que praticamente todos os fabricantes aconselham você a não fazer. Eis as considerações da Dell, da Apple, e da HP. E tem este artigo também, de um sujeito que é essencialmente uma das maiores autoridades mundiais em baterias recarregáveis."

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Gomba Sex Jun 18, 2010 5:36 pm

^ Eu queria poder fazer isso, mas aqui adora dar um pico de luz. Então eu, por precaução, estouro minha bat, mas deixo meu pc morrer :s
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por mum Sex Jun 18, 2010 5:37 pm

Ja fodi um note la em casa assim. A bateria deve durar uns 2 minutos Sad
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Rodrigodw Sex Jun 18, 2010 5:42 pm

^ Dessa eu não sabia!!!!

faço isso direto com o meu Notebook
Rodrigodw
Rodrigodw
Membro

Mensagens : 878
Localização : Brasilia/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Claudio Sex Jun 18, 2010 7:34 pm

Uma dúvida:

Tenho um note Sony Vaio, nas configurações de energia, você estabelece uma margem mínima de carga da energia, e depois que a carga atinge aquele ponto, ele corta a transmissão de energia para a bateria.

Mesmo assim eu teria que retirar a bateria do meu note?

Se sim, tô lascado, porque hoje eu não tenho mais no-break, se eu estiver usando o note e faltar energia, vou perder tudo o que estou fazendo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jun 18, 2010 7:38 pm

De bateria eu sou perito ..

Realmente só as Ni-CD que tinha efeito memória, as Ni-MH já não tinha estes problemas, e as íon de lítio muito menos.

Mas esqueçam tudo o que conhecemos sobre bateria, inventaram uma tal de A123 que chegou para revolucionar tudo, cargas até 30 vezes mais rapida, maior discarga, maior vida util ... Enfim .. íon de lítio é passado já ..

Mas isso é usado em Aeromodelismo e Automodelismo, não sei se já tem algum fabricante de informatica colocando essa tecnologia em seus produtos.

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Thales_Sr Sex Jun 18, 2010 7:39 pm

E gente, cel pode passar o dia inteiro plugado no carregador? Eu sempre quis perguntar isso mas nunca tive a quem. Digo, ele faz que nem o note, que quando tá totalmente carregado, só manda energia pro pc?

Pode deixar o cel a noite inteira no carregador.
Sobre o que ele vai fazer com a energia, depende.
Tem uns que ao carregar a bateria, simplesmente desconectam (internamente) o carregador, e passam a consumir a bateria. Quer dizer, se você botar pra carregar e deixar lá por um tempão, uma hora ele descarrega a bateria toda, como se não estivesse com o carregador conectado.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jun 18, 2010 7:41 pm

ClaudioBass escreveu:Uma dúvida:

Tenho um note Sony Vaio, nas configurações de energia, você estabelece uma margem mínima de carga da energia, e depois que a carga atinge aquele ponto, ele corta a transmissão de energia para a bateria.

Mesmo assim eu teria que retirar a bateria do meu note?

Se sim, tô lascado, porque hoje eu não tenho mais no-break, se eu estiver usando o note e faltar energia, vou perder tudo o que estou fazendo!

Neste caso não, se o seu Sony vaio tiver esta opção, porque na bateria existem varios terminais, o +/- de carga e o de balanceamento das células ....

O software deve cortar o +/- e apenas gerenciar o balanceamento.

Só por curiosidade qual é o modelo ?

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Claudio Sex Jun 18, 2010 7:48 pm

Alexandre Lopes escreveu:
ClaudioBass escreveu:Uma dúvida:

Tenho um note Sony Vaio, nas configurações de energia, você estabelece uma margem mínima de carga da energia, e depois que a carga atinge aquele ponto, ele corta a transmissão de energia para a bateria.

Mesmo assim eu teria que retirar a bateria do meu note?

Se sim, tô lascado, porque hoje eu não tenho mais no-break, se eu estiver usando o note e faltar energia, vou perder tudo o que estou fazendo!

Neste caso não, se o seu Sony vaio tiver esta opção, porque na bateria existem varios terminais, o +/- de carga e o de balanceamento das células ....

O software deve cortar o +/- e apenas gerenciar o balanceamento.

Só por curiosidade qual é o modelo ?

Modelo VGN-NW260AF (com Blueray, HD500, 8GB e mais outros extras). Ele tem um monte de coisas "penduradas" e a bateria dura bastante tempo, cerca de quase 3 horas.

O sistema aconselha que se eu estiver usando o Battery Safe Care, que eu deixe descarregar até o valor que coloquei de limite, e depois plugue o cabo de força... coloquei esse limite pra 50%... quando a bateria chega nesse nível, a energia começa a recarregá-la até 100%, e depois "desliga" a carga.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Jun 20, 2010 1:42 pm

Pô .. Claudião .. Configuração top do notebook ...

Bom saber do esquema desse Battery Safe Care ....

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias de íon de lítio Empty Re: Baterias de íon de lítio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos