Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

+2
Pedroswaldo
ct.colela
6 participantes

Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 2:42 am

Bom estou abrindo este topico para falar sobre as experiencias e o conhecimento que adiquiri num periodo de 9 anos ,,,quando trabalhei em oficinas de luthieria em sao paulo e como vendedor em lojas de instrumentos
experimentei varios captadores e varios circuitos e varios baixos sempre procurando buscar o porque do som de cada instrumento
e cheguei a uma conclusao minha de pura observaçao
vamos falar do instrumento no que se refere as madeiras
nao importa qual madeira a ser usada nem o fator construçao perfeita..... um instrumento tem seu som ,,,cada instrumento é unico em si
nao existe instrumentos iguais
existem instrumentos de sons parecidos,,,claro existem madeiras melhores para determinados padroes de construçao ,,tipo madeiras melhores para serem usadas em braços e madeiras melhores para serem usadas e corpos,,,mas mesmo assim isso nao garante que o instrumento tenho um p*** som
isso vi na pratica
um exemplo.......trabalhei com um luthier que fazia de tudo, violoes eletricos, gritarras e baixos,,,,e por muitas vezes vi clientes entrarem em sua oficina e encomendarem baixos e guitarras com madeira tal para o braço madeira tal para o corpo caps tal pontes tal enfim eram obras de arte depois de prontos
so que quando eram montados e testados ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,desculpem minha franqueza ,,,,,,UM LIXO,,,,,,,,instrumento comum som comum sem vida,,,, som de baixo malacabado,,, so que olhando ,,,,,,, maravilhosa construçao tudo top ,,,,,,,assim como vi baixos do mesmo calibre com sons perfeitos(meu gosto)isso nao quer dizer que se voce mandar um luthier fazer um baixo com as melhores madeiras e as melhores peças voce tera um bom baixo,,,,,,no maximo um belo instrumento com um maravilhoso timbre,,,,,,,,ou no minimo um marvilhoso baixo mais com som comum,,,,,,resumindo mandar fazer um instrumento é sempre um tiro no escuro,,,,feliz é aquele que mandou fazer e deu sorte no resultado final,,,,,por isso volto a afirmar instrumento é igual a gente cada um tem uma personalidade uns bonitos outros feios mais sempre diferentes


Eletrica e peças

eu sempre achava que se eu colocasse o pre do music man no meu jazz bass eu teria o som do music man certo??
ERRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAADDooooooo
os pres dos instrumentos nada mais sao do que um circuito potencializador ,,,,,o som do baixo vem da madeira ,,caps e onde é posicionado esses caps ,,o pre é só um amplificador disso tudo ,,,,cada pre tem suas frequencias de atuaçao o que no resultado final é só uma pequena parte do processo
eu copie varios modelos de pres e instalei varios tipos de pres em varios modelos de baixo sempre analisando o seu resultado
e descobri que um dos segredos principais dos baixos mais famosos assim digamos é o tipo de captador e onde ele é posicionado no corpo
parece bobagem mais nao é.
eu tinha um jazz bass japones sunburst com o braço do 73 frisos e blocos ,,corpo de ash e braço de maple escala clara
esse baixo foi minha usina de experiencias,,,,,primeiro num rolo com meu ex patrao ganhei um cap bass lines music man,,,,olhei para ele e falei mete broca aqui entre os dois jj do jazz bass,,, ele abriu e eu instalei achando que eu teria o som do music man
bom tive um resultado sonoro diferente mais nao um som rasgado como é presente no music man
ai numa dessas conversas de fim de trampo na oficina me ex patrao me falou que leo fender tinha colocado um braço com cordas numa bancada e e aponte em outra e com um par de captadores ficou testando quais seriam as melhores posiçoes ,,quais os melhores sons se poderia obter levando um cap para frente e para tras ,,,isso tudo foi anotado em um caderninho,,,,ai veio o estalo ,,,,,,,se pararmos para observar os melhores sons de baixo (Mais famosos)ou melhor os melhores timbres existentes sao criaçoes leo fender
posso citar alguns
precison
jazz bass
music man
e por ultimo
o music man sabre
onde foi lançada a moda dos dois caps humbuckers continuanda na g&L
o resto com exceçao dos Rickembacker sao derivados das criaçoes de leo fender
ai pensei essas posiçoes podem ser a chave da sonoridae desses instrumentos
desse dia entao tudo que cruzou meu caminho digo baixos que tinha um timbre bom um som bom
eu tirava as medidas de onde estava os caps que caps eram usados e que pre eram usados
e na maioria que tinha som de verdade estavam sempre nas posiçoes criadas de leo fender

agora como cheguei ao resultado do meu instrumento frank que montei
depois de medir um gianinni antigo que sinceramente foi um dos baixos toscos com maior som que ja vi na vida ,som de fender de discos de funk das antigas maravilhoso só que um giannini branco malacabado
bom vi que seu primeiro j estava na mesma posiçao do meu fender japones e que seu j traseiro era um centimetro afastado da posiçao do meu j da ponte tomei nota depois fui saber que aquela posiçao era a posiçao dos primeiros jazz bass de 60 onde aquele gianinni foi copiado
logico mandei furar o j traseiro um centimetro para tras ,,,,depois de pronto,,, senti um sonoridade bem parecida com o do gianinni,,,,e ao refazer as mediçoes notei que se eu removesse as orelhinhas onde fica os parafuso do cap j da ponte
o music man caberia exatamente na posiçao leo fender claro nao pensei duas vezes removi as ditas orelhinhas e instalei o cap music man colado com o ultimo j da ponte
quando liguei qual foi a minha surpresa aquele som rasgado do music man
e por fim eu mandei furar o ultimo j atras do j da ponte de pura curiosidade
ai instalei 5 chaves micro switch cada uma comandava o liga e desliga de cad bobina pois tinha 5 bobinas no baixo
e nesse liga e desliga das 5 bobinas descobri uma combinaço de 3 caps que me davam um som diferente(5 pick)
alem das ja tradicionais combinaçoes leo fender
depois conheci a super chave da fender onde poderia fazer combinaçoes de ligaçoes
ai montei as ligaçoes padroes que hoje se encontram no modelo frank que montei ,,para quem nao viu o instrumento segue o link com fotos e sons do baixo
claro que o resultado final dessa experiencia é bem parecida com os modelos originais ,,nunca seria igual porque ae entra os fatores modelos de ponte e formatos dos corpos e braços assunto para mais outro topico
depois falarei sobre o meu pre como foi desenvolvido

http://bass.forumeiros.com/classificados-forum-contrabaixo-br-f7/topico-exclusivo-para-anuncio-de-servicos-t6306.htm

quero deixar claro que tudo que falei sao experiencias minhas com opinioes minhas
muitas coisas que disse acima talves gere controversia ,,,so estou expondo o que tomei como aprendizado nesses anos que trabalhei vendendo e fabricando
pres

esperam que tenham entendido
abraços a todos os apaixonados por contra baixo


Última edição por ct.colela em Qui Jul 08, 2010 10:59 am, editado 2 vez(es)
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por Pedroswaldo Qui Jul 08, 2010 8:50 am

Massa. Gosto desse espírito de professor pardal. Acho que é muito gostoso inventar essas modas.

E a história sobre o Leo Fender e os captadores soltos entre as bancadas é uma história interessante... já anotei a idéia.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por dibass Qui Jul 08, 2010 9:15 am

muito bom cotela

e qt a instrumentos passivos (sei que vai ficar sem a chave das 5 posiçoes ) vc ja fez algum tipo de mudança ?

mesmo sem um pré como foi o resultado final ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por SILVIAO Qui Jul 08, 2010 9:25 am

ct.colela amigo o que voce acha do Timbre dos captadores ativos x passivos?

È uma questão de gosto mesmo, porque eu tenho no meu jazz bass e gosto bastante, mas percebo um certo PRÉ CONCEITO quanto a esta tecnologia,tipo ja li varias vezes declarações do tipo captador ativo tem sempre o mesmo som, som artificial, mas para mim é um capatdor comum, ele apenas transforma as vibrações das cordas e transforma em sinal de audio, como o passivo, e esta sujeito as mesmas condições tipo qualidade das cordas, madeiras , posicionamento, afinal o captador passivo também tem caracteristicas Eletrônicas proprias e distintas .
Na minha opinião:
Instrumento ruim+captador ativo=timbre ruim
Instrumento bom +captador ativo=timbre bom.
Na boa na minha opinião se fosse feito um teste cego com o mesmo instrumento com captadores ativos, e depois com captadores passivos, a maioria iria se confundir!!abraços

SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por cristianosantos Qui Jul 08, 2010 10:13 am

^^ colela, que saga hein ! Smile

Gostei dos sons! Pena que no momento posso embarcar em um projeto desses ...
No mais, parabéns pelo projeto e boa sorte up
cristianosantos
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por Rodrigodw Qui Jul 08, 2010 10:36 am

também curti os sons pacas, ficou muito legal essa construção do (franksteins)
hehehehehehe!!!

Ps. cara edita o título do tópico para não have nenhum tipo de zuação "Experiência"
Rodrigodw
Rodrigodw
Membro

Mensagens : 878
Localização : Brasilia/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 11:06 am

Rodrigodw escreveu:também curti os sons pacas, ficou muito legal essa construção do (franksteins)
hehehehehehe!!!

Ps. cara edita o título do tópico para não have nenhum tipo de zuação "Experiência"

KKKKKKKK Ja editei e corrigi alguns erros de portuga do texto kkkkk
Relaxa eu nao dou bola para os erros nao ,,,,eu fugi da escola mesmo ,,nesse ponto tenho que pagar o preço
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por Rodrigodw Qui Jul 08, 2010 11:10 am

^tranquilidade mano!!!

a vida é assim mesmo.... por exemplo

o som que vc tira no baixo eu não faço nem metade!!!

vc é bom nisso.. ja eu to querendo ficar bom!!!!
Rodrigodw
Rodrigodw
Membro

Mensagens : 878
Localização : Brasilia/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 11:17 am

cristianosantos escreveu:^^ colela, que saga hein ! Smile

Gostei dos sons! Pena que no momento posso embarcar em um projeto desses ...
No mais, parabéns pelo projeto e boa sorte up

Esse projeto Cristiano voce pode fazer do mesmo jeito que outros ja fizeram,,,,é ir comprando as peças aos poucos ,,,depois de tudo comprado,,,o resto é facil,,o pre e a mao de obra eu sempre parcelei para os caras pq sei que dinheiro nao cai do ceu
quanto a minha parte é a que menos preocupa o caro seriam as peças mesmo,,,mais depois de pronto o projeto vale a pena o preço gasto,,com menos de 3000 reais que seria a soma de tudo mais o baixo voce nao compraria nenhum baixo top nesse preço,, somente baixo de medio porte o que no final acabaria sendo caro
e outra gastar 6000 reais 8000 reais em baixos de marca é meio complicado,,,,com esse valor de 6000 eu monto um baixo honesto bacana e um set gigantesco de pedais ,,,claro que um baixo de 6000 seria legal desde que ele tenha um timbre bom,, mais consigo ter o som bem proximo desses baixos caros sem gastar horrores e a vantagem de ter tudo isso num unico instrumento
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 11:20 am

Rodrigodw escreveu:^tranquilidade mano!!!

a vida é assim mesmo.... por exemplo

o som que vc tira no baixo eu não faço nem metade!!!

vc é bom nisso.. ja eu to querendo ficar bom!!!!

O cara aquelas linhas gravadas la nao sou eu nao ,,,quem me dera tocar daquele jeito
aquelas linhas la sao do dono do baixo que é membro do forum seu nome é vitor comenero
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por Rodrigodw Qui Jul 08, 2010 11:22 am

^ah ta... mas mesmo assim... vc deve tocar naquele nível!!!
Rodrigodw
Rodrigodw
Membro

Mensagens : 878
Localização : Brasilia/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 11:40 am

SILVIAO escreveu:ct.colela amigo o que voce acha do Timbre dos captadores ativos x passivos?

È uma questão de gosto mesmo, porque eu tenho no meu jazz bass e gosto bastante, mas percebo um certo PRÉ CONCEITO quanto a esta tecnologia,tipo ja li varias vezes declarações do tipo captador ativo tem sempre o mesmo som, som artificial, mas para mim é um capatdor comum, ele apenas transforma as vibrações das cordas e transforma em sinal de audio, como o passivo, e esta sujeito as mesmas condições tipo qualidade das cordas, madeiras , posicionamento, afinal o captador passivo também tem caracteristicas Eletrônicas proprias e distintas .
Na minha opinião:
Instrumento ruim+captador ativo=timbre ruim
Instrumento bom +captador ativo=timbre bom.
Na boa na minha opinião se fosse feito um teste cego com o mesmo instrumento com captadores ativos, e depois com captadores passivos, a maioria iria se confundir!!abraços

Opa Siviao antigamente eu odiava caps ativos hoje aprendi a respeita-los
hoje prefiro nessa sequencia caps passivos depois caps ativos e por ultimo caps passivos de novo kkkkk os outros pres tipo de eq estao fora da minha lista
ate hoje nunca vi um que nao plastificasse o som do baixo
os caps ativos em alguma ocasioes sao muito bem vindos
no caso que voce citou
instrumento ruim+captador ativo=som um pouco melhor
emg por exemplo é um cap pronto com vida propria
todos os instrumentos que voce instala emgs soam emgs sendo instrumentos bons ou ruins ,,,claro uns melhores e outros piores mais no fundo voce sente o som emg
agora falando de caps passivos sempre achei o som de caps passivos infinitamente melhores (minha opiniao)no meu caso o cap passivo me da mais controle sobre a dinamica de execuçao em qualquer estilo que eu toque,, ja os ativos em geral sao meio comprimidos nao que sejam ruins nao é isso
é que o passivo tem um textura sonora mais agradavel principalmente os alnicos
agora Silviao nesses anos que trabalhei com pres fui pesquizando um forma de construir um pre que desse um gas no baixo mais que mantivesse as caracteristicas do som passivo
foi ae que cheguei a esse resultado um pre ativo que da a porrada sem mudar o som original do cap
Cara nao sou formado em eletronica todo que sei sobre o assunto foi de curiosidade eu mal sei escrever kkkkkkkkk todo mundo ta vendo ae no forum os erros basicos da lingua portuga
abraço


ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 11:48 am

dibass escreveu:muito bom cotela

e qt a instrumentos passivos (sei que vai ficar sem a chave das 5 posiçoes ) vc ja fez algum tipo de mudança ?

mesmo sem um pré como foi o resultado final ?
Esse frank que montei a principio era passivo todo projeto de inicio era passivo mesmo com as chaves seletoras
eu fabricava copias de pres mais nao gostava do resultado
conhece aquela estoria de quem cosinha sempre acha sua comida ruim ,,,,,esse era meu caso
2 anos atras eu consegui montar um pre que tinha o som que eu sempre procurei ai ele foi incorporado no projeto frank ,,e digo que ele melhorou muito com esse pre ,,,ganhou vida kkkkkkkkkk(o raio que deu vida ao frankintein kkkkkkkkkk)hoje uso esse pre e recomendo
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por cristianosantos Qui Jul 08, 2010 1:22 pm

ct.colela escreveu:
... 2 anos atras eu consegui montar um pre que tinha o som que eu sempre procurei ai ele foi incorporado no projeto frank ,,e digo que ele melhorou muito com esse pre ,,,ganhou vida kkkkkkkkkk(o raio que deu vida ao frankintein kkkkkkkkkk)hoje uso esse pre e recomendo

E ai Colela, blz!
Aproveitando esse assunto e também o Preamps e derivados ... esse Super Merga Plus++ ct.Colela BassPreAmp ®️ que você falou .... Razz

Rola de postar para nos ou é segredo de estado .... poke

up
cristianosantos
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 2:06 pm

cristianosantos escreveu:
ct.colela escreveu:
... 2 anos atras eu consegui montar um pre que tinha o som que eu sempre procurei ai ele foi incorporado no projeto frank ,,e digo que ele melhorou muito com esse pre ,,,ganhou vida kkkkkkkkkk(o raio que deu vida ao frankintein kkkkkkkkkk)hoje uso esse pre e recomendo

E ai Colela, blz!
Aproveitando esse assunto e também o Preamps e derivados ... esse Super Merga Plus++ ct.Colela BassPreAmp ®️ que você falou .... Razz

Rola de postar para nos ou é segredo de estado .... poke

up

Ae Cristiano o meu projeto esse eu nao vou estar disponibilizando ,,,mais depois colocarei outros projetos de pre de baixos de marcas a disposiçao de todos
se voce estiver afim de montar um legalzinho monte esse aqui o primeiro que eu acabei de editar colocando uma foto para voces poderem montar sem a nescessidade de uma placa pci
http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/preamps-e-derivados-t7744.htm
de uma olhada
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por cristianosantos Qui Jul 08, 2010 3:10 pm

^ Colela, sem problemas up
Vou pesquisar mais um pouco ... vou ver se consigo elaborar um projeto mais limpo e utilizar o IC OPA2134 para testar ....

cristianosantos
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por ct.colela Qui Jul 08, 2010 4:12 pm

cristianosantos escreveu:^ Colela, sem problemas up
Vou pesquisar mais um pouco ... vou ver se consigo elaborar um projeto mais limpo e utilizar o IC OPA2134 para testar ....

Ae Cristiano pelo que vi no esquema do opa2134 ele é estereo meu pre usa dois ic monos no caso seria o opa134
esse seu ic opa2134 serve para outros modelos de pre
vou para o interior na cas de meus pais onde esta guardado todos os meus outros projetos assim que voltar disponibilizo o pre do jazz bass delux da fender de grave medio e agudo ,,,para voce testar esse opa2134
outra coisa voce ja encontrou esse opamp a venda no mercado???
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por cristianosantos Qui Jul 08, 2010 4:35 pm

Colela,
Justamente, ele é um opamp duplo.
Encontrar no Brasil é difícil mesmo! Quando encontra é caro.
O lance é comprar fora do BR. Tenho um que veio em um Mod Kit.
Encomendei mais alguns para um outro projeto que tenho .... criar meu próprio Mod para um pedal da Boss ... mas isso é outra novela Smile
Eles devem chegar no final do mês.

Aguardo então o projeto up
cristianosantos
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins) Empty Re: Experiencias e pesquisa com instrumentos musicais (franksteins)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos