Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

5 participantes

Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por Paulo Penna Qui Ago 26, 2010 9:22 am

Amigos, vou fazer uma caixas para usar com meu gk1001rb e estou com uma dúvida sobre qual material usar.
Compensado ou mdf?
A caixa 1 será para um falante de 15", inicialmente um selenium antigo meu e no futuro um wpu 1505X de 600rms, a caixa 2 sera para 4x10", provavelmente os 10w3 da selenium.

Minha dúvida se dá em função do peso do MDF. As caixas terão em torno de 150 litros líquidos de volume interno, 62x62x50cm externo... quan dara o peso de uma caixa assim em MDF? estou com medo de ficar muito pesada, mas tb temo que fiquem muito leves em compensado...

Alguem aqui no forum tem esperiência com construção de caixas para dar uma luz?
Me falem tb da espreriencia se mandou fazer caixas, qual o resultado?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por URSOBHZ Qui Ago 26, 2010 9:27 am

Compensado!! Mais rigido e firme que o MDF. Menor tendencia a ter problemas com umidade..., maior resistência a impactos, etc.

A vantagem do MDF é que você consegue um acabamento melhor com ele. Mas nada que uma boa serra não resolva
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por Pedroswaldo Qui Ago 26, 2010 10:16 am

Mas use o compensado naval, porque é colado com cola de resina fenólica, muito melhor que a cola branca usada nos outros, além de deixar impermeabilizado.

Outra coisa, é bom usar parafusos e sarrafos. E nesse caso, fure antes com uma broca mais fina que o parafuso. Isso ajuda a não "abrir" (tanto o MDF quanto o compensado).

Edit: Em tempo, a densidade do MDF é entre 750 a 600 Kg/m3, enquanto a do compensado naval é de 650kg/m3. A diferença de peso não será tão grande, considerando chapas com a mesma espessura.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por URSOBHZ Qui Ago 26, 2010 11:17 am

Ocorre que o MDF precisa e uma chapa mais grossa para conferir a mesma resistência. Logo, acaba sendo mais leve. Uma chapa de MDF de 20mm pode ser substituida por uma de compensado de 17mm.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por Pedroswaldo Qui Ago 26, 2010 12:11 pm

Isso eu não sabia, bom saber...

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por AJIFU Qui Ago 26, 2010 12:58 pm

Paulo, eu fiz uma caixa 1X12 com 50L de volume interno, usei compensado naval de 18mm, para a fixação utilizei prego e cola para madeira, se eu fosse fazer uma caixa nas dimensões que você informou eu utilizaria o mesmo tipo de fixação, a unica diferença seria inserir reforços estruturais entre os tampos frontais e traseiros.

AJIFU
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Vicente-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por Cantão Qui Ago 26, 2010 11:59 pm

Compensado naval , sem sombra de dúvida... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por URSOBHZ Sex Ago 27, 2010 7:21 am

Só para completar, o compensado naval é fácil de ser encontardo no comércio, pois é muito utilizado para fazer o fundo cas carrocerias de caminhão, em razão da maior resistência a umidade aliada ao peso menor.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compensado ou mdf? qual usar em caixa? Empty Re: Compensado ou mdf? qual usar em caixa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos