Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião - Cabo Dimarzio

+5
joabi
allexcosta
jhugor
Thales_Sr
Ber
9 participantes

Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Ber Ter Ago 31, 2010 2:00 pm

Aproveitando que tinha um amigo nos EUA pedi pra ele trazer pra mim alguns jogos de cordas e um cabo Dimarzio. A escolha do cabo foi pelo Fórum mesmo. Sempre lia o Allex falando muito bem da marca.

Comprei na Musician's Friends (clique aqui) por cerca de U$ 30. No Brasil, eu vi só na Grellman (clique aqui). Está esgotado, mas lembro que o preço era R$ 170.

Antes do cabo Dimarzio e de frequentar o Fórum com frequência eu não dava a devida atenção pra isso. Sempre usei em shows e pra estudo cabos bem mais simples e baratos. Atualmente estava usando o Hayonik de tecido.

VISUAL:
Comparando com o Hayonik, o cabo em questão é bem mais grosso e rígido o que eu acho que vai ajudar a não deixá-lo torcido. O plug também é um pouco maior.

SOM:
Essa é a parte que mais me interessava. Fiquei quase uma hora tocando sempre o mesmo tema e trocando os cabos pra tentar notar alguma diferença. Depois de muitos testes notei que o Hayonik soa um pouquinho mais baixo e mais abafado do que o Dimarzio.

CURIOSIDADE:

Meu pai é professor e Doutor em Engenharia Elétrica. Queria saber com ele se teria como fazer algum teste que fornecesse dados concretos pra eu colocar aqui. Ele não é músico e me disse que muito provavelmente eu não notaria nenhuma diferença entre os cabos. Na opinião dele, a única vantagem que um cabo muito mais caro pode ter é transmitir menos interferência e deixar o som mais limpo, mas nada que seja muito perceptível.

Pra ele, essa questão de som é muito mais "mística" do que concreta. Inclusive, comparando-se válvula e transistor no osciloscópio, ele me disse que os sinais são muito parecidos.

CONCLUSÃO:
Como li muito e sempre notei que os músicos mais experientes aqui são unânimes em dizer que é essencial usar bons cabos, resolvi fazer a compra. Como consegui trazer por um amigo dos EUA, o preço saiu muito em conta e valeu a pena. Assim que minha banda voltar a ensaiar em estúdio vou fazer mais alguns testes.

A única desvantagem em ter um cabo desses é esquecer em algum lugar! Tomara que não aconteça!

Abaixo algumas fotos:
Opinião - Cabo Dimarzio Dimarzio002

Opinião - Cabo Dimarzio Dimarzio004

Opinião - Cabo Dimarzio Dimarzio005







____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 31, 2010 2:07 pm

Como li muito e sempre notei que os músicos mais experientes aqui são unânimes em dizer que é essencial usar bons cabos, resolvi fazer a compra.
Bons cabos são importantes. O problema é que pra ser bom, não necessariamente precisa ser caro. O ponto onde presto mais atenção é no plug.

Inclusive, comparando-se válvula e transistor no osciloscópio, ele me disse que os sinais são muito parecidos.
São praticamente iguais, na parte linear.
O lance é que um amplificador é um pouco mais que só uma válvula ou um transistor. E é aí que começam a aparecer as diferenças...
Mas ele tá certo, pra AMPLIFICAÇÃO DE SINAL (pura e simples), os transistores são superiores às válvulas em todos os aspectos. Quando eu falo isso pra um guitarrista só falta o sujeito me bater... rsrrs

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Ber Ter Ago 31, 2010 2:24 pm

^ Por isso que li bastante coisa aqui no Fórum pra simplesmente não gastar dinheiro a toa. Acho que foi uma boa escolha. Mais uma vez a carga tributária tá aí pra assustar a gente. Se fosse depender de comprar aqui no Brasil, sei lá quando eu teria comprado.

Essa questão de válvula e transistor vai ser sempre uma eterna discussão! Não sei se teria paciência pra tratar disso com guitarrista também não, Thales.

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por jhugor Sex Set 21, 2012 7:39 am

obrigado pelo topico srs

acabo de tomar a decisao de nao gastar R$ 120,00 num planet wave

vou procurar um outro bom cabo

valeu

____________________________
Cort GB75!
https://www.facebook.com/jocelius
Clubes: MG#068, Gospel#168, Cort#101.
jhugor
jhugor
Membro

Mensagens : 233
Localização : Contagem - MG

https://www.facebook.com.br/rapinabrasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por allexcosta Sex Set 21, 2012 7:47 am

Tive um cabo quase igual a esse, era prateado e tudo. Acho que era um pouco menor. Muito som, inclusive já comparei com Monster e Planet Waves e o Dimarzio sempre falou mais.

Conversar sobre esses assuntos com engenheiros e técnicos não dá outra: os caras sempre vão tentar nos convencer de que tudo é um mito. Na prática, a diferença entre válvula e transistor é absurda. Não dá nem pra discutir...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Thales_Sr Sex Set 21, 2012 9:08 am

Conversar sobre esses assuntos com engenheiros e técnicos não dá outra: os caras sempre vão tentar nos convencer de que tudo é um mito.
Não é que seja mito. Mas músico (principalmente guitarrista) tenta mistificar demais. Acha que válvula é produto mágico e que se botar uma válvula em cima do fio o timbre vai melhorar 300 vezes. E isso não é verdade. Quem já usou o MIC200 da Behringer sabe que só ser valvulado não significa nada.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por allexcosta Sex Set 21, 2012 9:39 am

^ Pegue uma guitarra boa e toque em um amp valvulado de qualidade e um transistorizado com mesmo pré, falante e potência...

A diferença é como dia e noite, independente do que o osciloscópio diga.

Pra mim válvula é um produto mágico. E quando falo válvula não estou me referindo a uma mísera 12AX7 sufocada em um projeto sub-dimensionado de um preamp da Behringer que tem um led laranja no fundo para simular incandescência.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Thales_Sr Sex Set 21, 2012 10:42 am

allexcosta escreveu:^ Pegue uma guitarra boa e toque em um amp valvulado de qualidade e um transistorizado com mesmo pré, falante e potência...

A diferença é como dia e noite, independente do que o osciloscópio diga.

Pra mim válvula é um produto mágico. E quando falo válvula não estou me referindo a uma mísera 12AX7 sufocada em um projeto sub-dimensionado de um preamp da Behringer que tem um led laranja no fundo para simular incandescência.
Já toquei em guitarra BOA com amplificador BOM. Valvulado, sim.

Sobre o Behringer, você acabou de mostrar que não é produto mágico. Sem um projeto bom, válvula sozinha não faz nada. Esse mito de "se é valvulado, é bom" complica as coisas. Pra mim, "se é bom, é bom". Não olho questão de ser valvulado ou não...

Você prefere os GK transistorizados ou os valvulados da Ampeg?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por allexcosta Sex Set 21, 2012 10:48 am

Projeto bom + válvula = timbre 1
Projeto bom + transistor = timbre 2

Mesmo que a teoria nos diga que o transistor tenha uma performance melhor que a válvula (e tem), muitos engenheiros e técnicos não levam em consideração a psicoacústica, ou como o ser humano interpreta uma informação auditiva. Um sinal melhor não necessariamente significa uma qualidade melhor no áudio. CD tem sinal muito melhor que vinil, mas o prazer em se ouvir um bom vinil é incomparável.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Thales_Sr Sex Set 21, 2012 12:58 pm

Mesmo que a teoria nos diga que o transistor tenha uma performance melhor que a válvula (e tem)
Tem? Depende. Para coisas mensuráveis, até posso dizer que sim. Transistor é mais rápido, consome menos energia, é menor, esquenta menos, fora outros parâmetros mais técnicos.
Porém, em áudio, as vezes são os DEFEITOS que fazem soar legal. O overdrive nada mais é do que o circuito de amplificação chegando no limite e não fazendo o serviço direito.
Em amplificação de instrumentos, é a mesma coisa: Quase ninguém quer hi-fi. O pré é justamente um "estragador de sinal", pois modifica o sinal original.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por joabi Sex Set 21, 2012 1:28 pm


Para a maioria das pessoas um som muito "clean" vai parecer "magrelo" e sem personalidade. Parte do glamour que existe em torno dos valvulados e gravadores de Tape está relacionado com distorção, compressão e ruídos, tudo em doses pequenas, mas perceptíveis para um ouvido treinado.

Sobre o assunto do tópico, a qualidade do cabo, para mim, está relacionada com baixas perdas, bom isolamento contra interferências eletro-magnéticas e boa durabilidade no uso diário (cabo e plugs).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por allexcosta Sex Set 21, 2012 1:31 pm

Thales_Sr escreveu:
Mesmo que a teoria nos diga que o transistor tenha uma performance melhor que a válvula (e tem)
Tem? Depende. Para coisas mensuráveis, até posso dizer que sim.

É disso que o pai do colega estava falando, imagino eu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Ber Sex Set 21, 2012 2:17 pm

^ Exatamente.

Inclusive ele ficou bem empolgado quando viu meu MB 200. Achou muito interessante essa leva dos Classe D.

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Fabio Linhares Seg Nov 05, 2012 10:50 pm

Acho os cabos da fender bem legais, e nao sao caros.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por RaphaelM Sex Nov 23, 2012 4:53 am

Fabio Linhares escreveu:Acho os cabos da fender bem legais, e nao sao caros.

Onde vende? Nunca vi cabos da Fender.

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Sex Nov 23, 2012 10:22 am

Thales_Sr escreveu:O pré é justamente um "estragador de sinal", pois modifica o sinal original.

claps

Gostei da definição, muito bom.

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Rick Charles Sex Nov 23, 2012 1:00 pm

Fabio Linhares escreveu:Acho os cabos da fender bem legais, e nao sao caros.

Vish, se o subgrave ler isso, ele passa mal. :troll:

Agora falando sério, eu uso cabos da benson, tem muito tempo que tenho ele (desde 2010 se não me engano), até hoje não deu problema, um dia vou experimentar um cabo desses tops, para ver se percebo diferença.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião - Cabo Dimarzio Empty Re: Opinião - Cabo Dimarzio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos